terça-feira, 2 de novembro de 2010

32º DOMINGO DO TEMPO COMUM (07/11/10)

NOSSA VOCAÇÃO É A SANTIDADE   

A ALEGRIA DE TODOS OS SANTOS

AS BEM-AVENTURAÇAS OU O CAMINHO DA SANTIDADE, PROCLAMADAS PELO PRÓPRIO CRISTO, MERECEU DO PAPA JOÃO PAULO II A SOLENA EXCLAMAÇÃO: “O BRASIL PRECISA DE SANTOS, DE MUITOS SANTOS”. A LOUCURA DA SANTIDADE É A VIA ÁRDUA DOS CHAMADOS POR DEUS E DESTINADA AOS HERÓIS DA HUMANIDADE QUE, COM FERVOR, ABRAÇAM O CHAMADO DIVINO. E DEUS, ATRAVÉS DE SEU FUILHO, É FIEL A SEUS ESCOLHIDOS QUE, POR AMOR SEM LIMITES, VÃO AO EXTREMO DE TÃO SUBLIME OPÇÃO.
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQWJvO5WSWeK9cBHyQxy1SYOxN6ljO__VAjvpy53jjmX3iZADY&t=1&usg=__Dkr7JmgYRwMu76RvY4mRQu4CC9k=Jesus Cristo, como filho de Deus e em sua natureza humana, convoca os seres humanos à Santidade, como desejo e vontade de Seu Pai que, pelo batismo, nos fez santos. E a liturgia, por sua vez, nos leva a refletir sobre o desejo da felicidade eterna e a total dedicação a esta vocação como seguidores de Cristo.
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTLi_bk-g_3ARLUWg_7SNpogX_912_4xAVEocyJgGf56RC6LP4&t=1&usg=__SeKEGIMLZVn3xri86luvxZTtW80=Primeira leitura: como descrever a felicidade dos santos na sua vida celeste, por isso João se socorre de uma visão: “a salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro’ – É a glória dos Santos com o Pai..
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSkUNLKKvNaz3t5VmO5fA0xnkZ5BrH3M8kgdX63Tqk0VnHX_6w&t=1&usg=__tiWMyF5TOpKoZzgmpIMyDMdI100=Segunda leitura: Desde o nosso batismo, somos chamados filhos de Deus e o nosso futuro tem o sinal filiação Divina.
Evangelho: Que futuro reserva Deus aos seus amigos, no seu Reino celestial? Ele próprio é fonte de alegria e de felicidade para todos seus fies seguidores.
LITURGIA DA PALAVRA
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTH5j3rxi58IkiwhMGWJIgUheFuOtDlKLdMG42hFtnYLv3Lg6o&t=1&usg=__gpxX474jLxHU1s1fTzt7IS4oSlQ=
PRIMEIRA LEITURA (Ap 7,2-4.9-14): O apocalipse prevê a consolidação do amor de Deus para com seus fiéis seguidores que vieram da grande tribulação. Em Ap.7,3 (fine) “... até que tenhamos marcados na fronte os servos do nosso Deus, enumerando toda multidão que clamava: a salvação pertencente ao nosso Deus”.
O Salmo Responsorial como um grito triunfal, ecoa: É assim a geração dos que procuram o Senhor!
SEGUNDA LEITURA (1Jo 3,1-3)
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRT2c-fbZhBaSZr-R3Z0Cy567FkyKcPyIvDPKyCkXFzbYpT65o&t=1&usg=__OvnnU_dDInGdgt1G-TVK73-1n94=
Paulo nos dá uma mensagem de esperança e ele responde às nossas interrogações sobre o destino dos mortos. A resposta é uma dedução absolutamente lógica pois se Deus, como Pai compassivo, no seu imenso amor, faz de nós seus filhos, não nos pode abandonar. Ora, em Jesus, vemos já a que futuro nos conduz a pertença à família divina, quando seremos semelhantes a Ele.
EVANGELHO (Mt 5,1-12)  
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSZr4_9N3GMZCqEBw_A0k-kv228qiSNreIpFM7_cphofaW64-g&t=1&usg=__xjcu1CtD-M6YeOcgJquYDHxoisg= Depois de dizer quem é Jesus (Mt 1,1-2,23) e de definir a sua missão (Mt 3,1-4,16), Mateus nos apresenta sua grande missão, com palavras e com gestos, quando Jesus apresenta a seus discípulos e à multidão o verdadeiro discurso sobre o “Reino” e a sua lógica. Vejamos as características dessa verdadeira exortação que, segundo Mateus, reside na importância e profundidade de seus “enunciados”. Ao longo do Evangelho, aparecem cinco longos discursos (Mt 5-7; 10; 13; 18; 24-25), nos quais Mateus junta estes “enunciados” e ensinamentos proferidos por Jesus em várias ocasiões em seus sermões. Jesus não veio para mudar a Lei e, sim, aperfeiçoá-la, como sentimos nestes discursos, transparecendo uma nova visão da Lei, dada ao Povo por meio de Moisés. O Sermão da Montanha, sendo o primeiro e que celebramos hoje, é a realidade da missão do Salvador, por isso rezamos: CREIO NA COMUNHÃO DOS SANTOS. Assim, todos os santos que já passaram para a vida eterna, a começar pela Virgem Maria, formam esta comunhão: Felizes os puros de coração, porque verão a Deus e estão, ao mesmo tempo, em comunhão conosco. Com a mesma fé e a esperança eles, ainda, não podem se unir a nós, porque eles já gozam da visão eterna de Deus, mas se unem a nós pelo amor eterno. É este amor eterno que nos une juntamente com eles ao Pai, ao Cristo Ressuscitado e ao mesmo Espírito Santo, o Paráclito. É o mesmo amor que nos torna solidários e solícitos uns com os outros. Portanto, não veneramos os santos somente pelo exemplo que deram e, sobretudo, pela unidade no Espírito de toda a Igreja, que se fortalece na prática do amor fraterno, a verdadeira realidade do mistério salvífico de Cristo. Eles creram na salvação e nos animam a mesma fé e esperança como nossos irmãos intercessores junto ao Pai:felizes sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus”. É uma verdadeira festa como recompensa de quem acolheu a graça da fé. Por isso, bem-aventuraça significa “alegria futura” – a esperança universal de todo o batizado que crê e acolhe a graça Divina.
BENDIGAMOS A DEUS POR TODOS OS SEUS SANTOS, BEM-AVENTURADOS e RESSUSCITADOS EM CRISTO PELO BATISMO
 
Senhor de toda a graça, reuniste os teus santos na comunhão da Santa Igreja e criaste para eles alegria que ultrapassa o nosso entendimento; ajuda-nos a imitá-los na nossa vida diária
e conduz-nos com eles à glória eterna.
Por meio Jesus Cristo, nosso Senhor. Ámen
.
Wlimar C de Campos