segunda-feira, 15 de outubro de 2012


29º Domingo do Tempo Comum-21/10/2012
 JESUS VEIO PARA DAR A SUA VIDA EM RESGATE DE MUITOS
âNo dia das Missões e da Infância Missionária, lembrando a gratuidade do amor, a liturgia nos convida a assumir a missão, iniciado por Jesus, como o Messias e enviado do Pai, para salvar a humanidade. Ele nos chama a uma ação missionária, no Seu estilo, para anunciar o Evangelho como servos, humildes e simples, dando testemunho de nosso jeito de ser e de viver que combine com o projeto do Reino.
Na obra missionária, devemos pensar nossa vocação como Igreja, cuja função, no mundo, é evangelizar. Ser Igreja é viver nossa existência a serviço de Deus como discípulo missionário, cumprindo seu mandamento: “Ide fazei discípulos em todas as nações, ensinando...” na certeza que a lógica de Deus é diferente da lógica do mundo.  
A vida cristã não é uma carreira religiosa em busca de prestígio social, elogios ou poder, mas um testemunho da ação do Evangelho que brilhe na comunidade. Jesus nos convida a repensar nossos planos pessoais de poder e grandeza e fazer da nossa vida uma ação fraterna. É no serviço do mandamento do amor que Deus oferece aos homens a vida eterna e verdadeira. Os dons e aptidões concedidos por Deus ao homem é para o exercício da fraternidade e união que os conduza a comunhão e evite a competição e disputa de poder que geralmente acontece entre nós mortais. Ser grande é ser o último e o servo de todos, a exemplo de Cristo.
“Servir para que outros possam viver”
Primeira Leitura: Isaías 53,10-11 
Oferecendo sua vida em expiação, ele terá descendência duradoura.
&O texto é um cântico que fala de um personagem misterioso e enigmático, designado Servo de Jahwéh: figura de um Servo insignificante e desprezado pelos homens, mas que revela a vida e a salvação oferecida por Deus. O enviado, cumprindo a missão de Servo, assume o sofrimento, as dores e os pecados da humanidade. YDeus, que rejeita o sofrimento das pessoas, exalta o Servo pela fidelidade a Sua vontade. O Seu desejo é a vitória da justiça e o triunfo dos pobres humilhados por uma sociedade injusta. ðLembra-nos que uma vida simples, humilde e sacrificada, vivida no dom e na entrega de si mesmo, não é, aos olhos de Deus, maldita, perdida ou fracassada, mas uma vida fecunda que Lhe é agradável pelo gesto de libertação e esperança ao mundo e aos homens. ÆPara os primeiros cristãos, em Jesus, este Servo de Jahwéh alcançou o seu pleno significado, como o Messias Salvador.
Na obra humana, Deus não aparece no brilho sedutor e majestoso: Ele está na simplicidade do amor que se faz dom, serviço e entrega humilde aos irmãos.
Salmo Responsorial: O salmista proclama que o Senhor ama o direito e a justiça e sua graça transborda em toda a terra.
Segunda Leitura: Hebreus 4,14-16
Aproximemo-nos, com confiança, do trono da graça.
&O texto ressalta a figura de Cristo, como o sumo e eterno Sacerdote da Nova e eterna Aliança. ÿ Ele é o sumo sacerdote magnífico, digno de todo o crédito e confiança: EleY ama os homens com amor sem limites e assume sua fragilidade; é solidário conosco, compadece-se de nossas fraquezas, fazendo-se um de nós, igual a nós, exceto no pecado. Não usa de seu poder como refúgio, mas aceita assumir a natureza humana para lhe oferecer o seu amor e a salvação.
ÆO objetivo de Paulo, para uma comunidade frágil em sua fé, é apresentar Jesus, servo fiel e misericordioso que o Pai enviou ao mundo para mudar o coração dos homens e aproximá-los de Deus. ðPede-lhe que acreditem e não esqueçam suas propostas, que as acolham no coração e as transformem em gestos concretos de vida e amor solidário. ÿEle veio ao encontro dos homens com Sumo Sacerdote, a fim de eliminar o pecado que impedia a comunhão entre os homens e Deus e levá-los à Nova Aliança, eterna e permanente. Ele manteve sua fidelidade a Deus e seus projetos, mostrando-nos que também nós podemos viver fiéis a Deus.   
O cristão é uma pessoa serena, com paz no coração, que não teme a Deus e olha a vida com serenidade e confiança porque sabe que Deus o ama.
Evangelho: Marcos 10,35-45 
O Filho do Homem veio para dar a sua vida como resgate para muitos
“Quem de vós quiser ser o primeiro, deverá se tornar o servo de todos”.
Tiago e João desejam sentar-se um à direita e outro à esquerda de Jesus quando Ele estiver na sua glória. Jesus convida os discípulos a não embarcar em sonhos pessoais de ambição, de grandeza, de poder e de domínio, mas fazer de sua vida um dom de amor e de serviço. Chamados a seguir o Filho do Homem “que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida,
os discípulos devem, sim, ser o Rosto do Mestre, seguindo seus passos e testemunhando seu Evangelho que trouxe nova ordem, propondo, com o seu exemplo, um mundo livre do poder que escraviza.  ÆA busca do poder gerou ciumeira nos demais discípulos. Quando os outros dez ouviram isso, começaram a ficar com raiva de Tiago e João”. 'O desejo do poder ficou escancarado entre os discípulos: cada um queria ter o lugar de honra e poder! âO vírus da dominação é contagioso! Infelizmente, em nossas comunidades (igreja), esse vírus não é raro.
 &O texto mostra que os discípulos não absorveram os ensinamentos recebidos do Mestre pelo ambicioso e impróprio pedido formulado: cada um pretendendo ser o maior. ðA resposta serena de Jesus os surpreende: “não sabem o que estão pedindo”! E os desafia, perguntando: “Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” O cálice e o batismo são imagens da agonia e da morte de Jesus. FÉ preciso ser servo, a exemplo do Filho do Homem que veio para servir, tanto que foi capaz de lavar os pés dos seus. Ser cristão é ser sinal como Jesus.
Ser poder/serviço é ser o maior, como fez Jesus. Esse é o caminho de glória para o verdadeiro discípulo de Cristo.

Amarás o Senhor, TEU DEUS, de todo o teu coração e o TEU PRÓXIMO como a ti mesmo (Mc 12.29-31)

wlimar@yahoo.com.br