29º Domingo do
Tempo Comum-21/10/2012
JESUS VEIO PARA DAR A SUA VIDA EM RESGATE DE MUITOS
âNo dia das Missões e da
Infância Missionária, lembrando a gratuidade do
amor, a liturgia nos convida a assumir a missão, iniciado por Jesus, como o
Messias e enviado do Pai, para salvar a humanidade. Ele nos chama a uma ação
missionária, no Seu estilo, para anunciar o Evangelho como servos, humildes e
simples, dando testemunho de nosso jeito de ser e de viver que combine com o
projeto do Reino.
Na obra missionária, devemos
pensar nossa vocação como Igreja, cuja função, no mundo, é evangelizar. Ser
Igreja é viver nossa existência a serviço de Deus como discípulo missionário,
cumprindo seu mandamento: “Ide
fazei discípulos em todas as nações, ensinando...” na certeza que a lógica de Deus é diferente
da lógica do mundo.
“Servir para que outros possam viver”
Primeira
Leitura: Isaías 53,10-11
Oferecendo sua vida em expiação, ele terá descendência
duradoura.
&O texto é um cântico que fala de um
personagem misterioso e enigmático, designado Servo de Jahwéh: figura de um
Servo insignificante e desprezado pelos homens, mas que revela a vida e a
salvação oferecida por Deus. †O enviado, cumprindo a missão de Servo, assume
o sofrimento, as dores e os pecados da humanidade. YDeus, que rejeita o sofrimento das pessoas,
exalta o Servo pela fidelidade a Sua vontade. O Seu desejo é a vitória da
justiça e o triunfo dos pobres humilhados por uma sociedade injusta. ðLembra-nos que uma vida simples, humilde e
sacrificada, vivida no dom e na entrega de si mesmo, não é, aos olhos de Deus,
maldita, perdida ou fracassada, mas uma vida fecunda que Lhe é agradável pelo
gesto de libertação e esperança ao mundo e aos homens. ÆPara os primeiros cristãos, em Jesus, este Servo de Jahwéh
alcançou o seu pleno significado, como o Messias Salvador.
Na obra humana, Deus não aparece no
brilho sedutor e majestoso: Ele
está na simplicidade do amor que se faz dom, serviço e entrega humilde aos
irmãos.
Salmo
Responsorial: O salmista proclama que o Senhor ama o direito e a justiça e
sua graça transborda em toda a terra.
Segunda
Leitura: Hebreus 4,14-16
&O texto ressalta a figura de Cristo, como o
sumo e eterno Sacerdote da Nova e eterna Aliança. ÿ Ele é o sumo sacerdote magnífico, digno de
todo o crédito e confiança: EleY ama os homens com amor sem limites e assume
sua fragilidade; é solidário conosco, compadece-se de nossas fraquezas, †fazendo-se
um de nós, igual a nós, exceto no pecado. Não usa de seu poder como refúgio, mas aceita assumir a
natureza humana para lhe oferecer o seu amor e a salvação.
ÆO objetivo de Paulo, para uma comunidade frágil em sua fé, é
apresentar Jesus, servo fiel e misericordioso que o Pai enviou ao mundo para
mudar o coração dos homens e aproximá-los de Deus. ðPede-lhe que acreditem e não esqueçam suas
propostas, que as acolham no coração e as transformem em gestos concretos de
vida e amor solidário. ÿEle veio ao encontro dos homens com
Sumo Sacerdote, a fim de eliminar o pecado que impedia a comunhão entre os
homens e Deus e levá-los à Nova Aliança, eterna e permanente. Ele manteve sua fidelidade a Deus e seus projetos,
mostrando-nos que também nós podemos viver fiéis a Deus.
O cristão é uma pessoa serena, com
paz no coração, que não teme a Deus e olha a vida com serenidade e confiança
porque sabe que Deus o ama.
Evangelho: Marcos 10,35-45
O Filho do Homem veio para dar a sua vida como
resgate para muitos
“Quem
de vós quiser ser o primeiro, deverá se tornar o servo de todos”.
Tiago
e João desejam sentar-se um à direita e outro à esquerda de Jesus quando Ele estiver
na sua glória. Jesus
convida os discípulos a não embarcar em sonhos pessoais de ambição, de
grandeza, de poder e de domínio, mas fazer de sua vida um dom de amor e de serviço. †Chamados
a seguir o Filho do Homem “que não veio para ser servido, mas para
servir e dar a vida”,
os discípulos devem, sim, ser o Rosto do Mestre, seguindo seus passos e testemunhando
seu Evangelho que trouxe nova ordem, propondo, com o seu exemplo, um mundo
livre do poder que escraviza. ÆA busca do poder gerou ciumeira nos demais discípulos. “Quando os outros dez ouviram
isso, começaram a ficar com raiva de Tiago e João”. 'O
desejo do poder ficou escancarado entre os discípulos: cada
um queria ter o lugar de honra e poder! âO vírus da dominação é contagioso! Infelizmente, em nossas comunidades (igreja),
esse vírus não é raro.
&O texto mostra que os discípulos não
absorveram os ensinamentos recebidos do Mestre pelo ambicioso e impróprio
pedido formulado: cada um
pretendendo ser o maior. ðA resposta serena de Jesus os surpreende: “não sabem o que estão
pedindo”! E os desafia, perguntando: † “Por acaso podeis beber o cálice que eu vou
beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” O cálice e o batismo são imagens da agonia e da morte de
Jesus. FÉ preciso ser servo, a exemplo do Filho do Homem que veio
para servir, tanto que foi capaz de lavar os pés dos seus. †Ser cristão é ser sinal como Jesus.
Ser poder/serviço é ser o maior, como
fez Jesus. Esse é o caminho de glória para o verdadeiro discípulo de Cristo.
Amarás o Senhor, TEU
DEUS, de todo o teu coração e o TEU
PRÓXIMO como a ti mesmo (Mc 12.29-31)
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