segunda-feira, 16 de dezembro de 2013


 O MESSIAS ESTÁ CHEGANDO: É O EMANUEL: DEUS ESTÁ CONOSCO, ALEGREMO-NOS!

Preparando o Natal do Senhor
Bendigamos ao Pai pela manifestação de seu Filho no meio de nós. Alegremo-nos como Maria, o mistério da infinita misericórdia Divina, na espera pelo tempo da graça. Ela nos trouxe a salvação, revelando Jesus Cristo com seu projeto de amor. . Neste Domingo do Advento tudo respira a presença do Messias, o Salvador. Que Deus abra nosso coração para a encarnação de Seu Filho!
A liturgia revela: Deus deseja estar conosco. Jesus, o DEUS-CONNOSCO, veio ao encontro dos homens para lhes oferecer uma proposta de salvação e de vida nova, tornando a humanidade “grávida” desse Reino como coadjuvante da justiça e da paz.
Essa é a missão de cada um de nós: ser o sinal do amor de Deus.
 “ABRI AS PORTAS PARA QUE O REI POSSA ENTRAR!”

1ª Leitura: Isaias 7,10-14 Eis que uma virgem conceberá.

O profeta Isaías anuncia que Jahwéh, Deus, não abandona o seu Povo e que quer percorrer, de mãos dadas com ele, o caminho da história. É n’Ele  que devemos colocar a nossa esperança. As falíveis seguranças humanas podem falhar... O rei Acaz se preocupa com a ameaça de destruição em tempo de guerra, mas o Profeta anuncia um sinal do amor de Deus: em vez de morte e destruição, haverá um nascimento como sinal de salvação. É n’Ele que devemos colocar a nossa esperança.
O Senhor vos dará um sinal: “uma virgem conceberá e dará à luz um filho e o seu nome será Emanuel”. Ouvi, pois casa de Davi!
O Mistério da Salvação pede nossa colaboração no projeto do Pai, a exemplo de Maria e José.

2ª Leitura: Romanos 1,1-7 Jesus Cristo, descendente de Davi, filho de Deus.

Para Paulo, quem teve a graça de conhecer Jesus, o Salvador, deve sentir-se mensageiro da Boa Nova, fazendo com que ela se torne uma realidade libertadora a todos os homens em todos os tempos e lugares. Como apóstolo por vocação, Paulo se preocupa com a expansão da Igreja. Ele percebe, na igreja de Roma, diferenças sociais e religiosas, por isso sua insistência no amor e fraternidade que os torne um único Povo de Deus.

O apóstolo, fiel ao Mestre e a sua mensagem libertadora, põe sua vida a serviço desse projeto missionário, desejando que o sigam os que se sentem chamados. Cristo, o enviado do Pai, veio trazer a promessa de salvação, um caminho seguro para chegar à vida plena de Deus

Ele nos diz que ser cristão é ser chamado a testemunhar os sinais da vida nova libertadora, apresentada por Cristo, não um cristão de fachada: Testemunhar é uma Missão que Deus nos confia.
Advento é o tempo da esperança salvadora que Deus vem nos oferecer.

Evangelho: Mateus 1,18-24
Jesus nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de Davi.
Mateus apresenta Jesus, a encarnação viva do Deus conosco, que vem ao encontro dos homens para apresentar uma proposta de salvação. Que os homens abram seu coração, acolhendo a proposta do Salvador e se deixem transformar por ela. O texto  nos apresenta Maria, comprometida com José e está grávida sem a consumação do casamento. José se preocupa,  imaginando traído pela prometida  (o casamento hebraico, duas fases: o da promessa – o noivado - e do compromisso definitivo), por isso como homem justo e por não entender os desígnios de Deus, pensa abandonar Maria. Deus intervém e o Mensageiro O designa filho de David, capacitando José para a missão de pai adotivo de Seu Filho, o qual deveria dar-Lhe o nome de Jesus- DEUS SALVA. José foi mais feliz que Zacarias, pai de João Batista, não duvidando da ordem recebida.

Segundo Mateus, Jesus é o “Deus que vem ao encontro dos homens”, oferecendo salvação. Denominou tal evento de A FESTA DO NATAL como encontro de cada um com Deus, de coração aberto para acolhê-LO. Natal não é festa pagã, consumista, de muitos presentes, seguida de ceia farta e muita bebida. A grande ceia deve ter sua apoteose na celebração litúrgica, num compromisso fraterno com os irmãos e irmãs.

Não podemos esquecer Maria e José. A Maria do “sim”, a Mãe sempre presente, disponível, seguindo os passos de  seu Filho até o fim e,  como mediadora, acolheu seus discípulos. José, o Pai adotivo e envolvido nos planos de Deus, foi um Homem fiel e obediente. Que eles sejam modelos e espelhos em nossa relação com Deus.
 
BENDIGAMOS AO PAI PELA MANIFESTAÇÃO DE SEU FILHO NO SEIO DE MARIA. POR ESSA RAZÃO, DEVEMOS NOS REUNIR E NOS “ENGRAVIDAR” COM MARIA DA PALAVRA DE DEUS E, NO AMOR, GERAR UM MUNDO NOVO, OUVINDO A VOZ DE DEUS.

Com Maria, adoremos o Senhor que se dá nos sinais da PALAVRA,
do PÃO e do VINHO consagrados!
____________________________________________________________________________


 

 

COLORIDO E COM IMAGENS

q

 O MESSIAS ESTÁ CHEGANDO: É O EMANUEL: DEUS ESTÁ CONOSCO, ALEGREMO-NOS!

Preparando o Natal do Senhor
https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRoCrk-3e33FEK1c7P8Y1CQHEzTnFDJ8dgruJZrTg1t_CVb0OmU Bendigamos ao Pai pela manifestação de seu Filho no meio de nós. Alegremo-nos como Maria, o mistério da infinita misericórdia Divina, na espera pelo tempo da graça. Ela nos trouxe a salvação, revelando Jesus Cristo com seu projeto de amor. . Neste 3º Domingo tudo respira a presença do Messias, o Salvador. Que Deus abra nosso coração para a encarnação de Seu Filho!
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRQcQX3ltsglO6CfIH-eK7DK14pfY-LYXSenQTCHZfNLaKbVCYw A liturgia revela: Deus deseja estar conosco. Jesus, o DEUS-CONNOSCO, veio ao encontro dos homens para lhes oferecer uma proposta de salvação e de vida nova, tornando a humanidade “grávida” desse Reino como coadjuvante da justiça e da paz.
Essa é a missão de cada um de nós: ser o sinal do amor de Deus.
 “ABRI AS PORTAS PARA QUE O REI POSSA ENTRAR!”
1ª Leitura: Isaias 7,10-14 Eis que uma virgem conceberá.
https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQYqTWLnNY_x2S_fNnCOU06rQwLf6-8OmCKvTWq0LblJWe6o45UO profeta Isaías anuncia que Jahwéh, Deus, não abandona o seu Povo e que quer percorrer, de mãos dadas com ele, o caminho da história. É n’Ele  que devemos colocar a nossa esperança. As falíveis seguranças humanas podem falhar... O rei Acaz se preocupa com a ameaça de destruição em tempo de guerra, mas o Profeta anuncia um sinal do amor de Deus: em vez de morte e destruição, haverá um nascimento como sinal de salvação. É n’Ele que devemos colocar a nossa esperança. O Senhor vos dará um sinal:
 “uma virgem conceberá e dará à luz um filho e o seu nome será Emanuel”. Ouvi, pois casa de Davi!
O Mistério da Salvação pede nossa colaboração no projeto do Pai, a exemplo de Maria e José.
2ª Leitura: Romanos 1,1-7 Jesus Cristo, descendente de Davi, filho de Deus.
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQTyBGE5OpXowDDw8hqeD8ILWg8K50ZfU5E0ujFLtMzjz_HWHkrWA Para Paulo, quem teve a graça de conhecer Jesus, o Salvador, deve sentir-se mensageiro da Boa Nova, fazendo com que ela se torne uma realidade libertadora a todos os homens em todos os tempos e lugares. Como apóstolo por vocação, Paulo se preocupa com a expansão da Igreja.
https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSYfMfOTt2RhOrAN9-CRetouhNryMSGG6-xpIOtZsjqV8fBCBKIEle percebe, na igreja de Roma, diferenças sociais e religiosas, por isso sua insistência no amor e fraternidade que os torne um único Povo de Deus. O apóstolo, fiel ao Mestre e a sua mensagem libertadora, põe sua vida a serviço desse projeto missionário, desejando que o sigam os que se sentem chamados. Cristo, o enviado do Pai, veio trazer a promessa de salvação, um caminho seguro para chegar à vida plena de Deus.

https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTRwJsiecSg4D1aOz9OcPEGie5xSfbYzXGhSUiplktbI55DS-Vg Ele nos diz que ser cristão é ser chamado a testemunhar os sinais da vida nova libertadora, apresentada por Cristo, não um cristão de fachada: Testemunhar é uma Missão que Deus nos confia.
 
Advento é o tempo da esperança salvadora que Deus vem nos oferecer.
Evangelho: Mateus 1,18-24
Jesus nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de Davi.
https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQJb9gDo8VqA_74YXOzn5wAAYhBgJzU_9e_wgbcRl5Ot2wd91gU4Q Mateus apresenta Jesus, a encarnação viva do Deus conosco, que vem ao encontro dos homens para apresentar uma proposta salvadora, e faz com que os homens abram seu coração, acolhendo a proposta do Salvador e se deixem transformar por ela. https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQkT1x29N1WvGPFYuJk0xnfH4m0r9n1rS-V6UGU-sdlbidKl5zbO texto  nos apresenta Maria, comprometida com José e está grávida sem a consumação do casamento. José se preocupa, imaginando traído pela prometida  (o casamento hebraico, duas fases: o da promessa – o noivado - e do compromisso definitivo), por isso como homem justo e por não entender os desígnios de Deus, pensa abandonar Maria. Deus intervém e o Mensageiro O designa filho de David, capacitando José para a missão de pai adotivo de Seu Filho, o qual deveria dar-Lhe o nome de Jesus - DEUS SALVA.
https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSiXRroza2GIb9adqOVr8RJBcCMgpZPj_SPRuvpQ3rCNF4lqurc José foi mais feliz que Zacarias, pai de João Batista, não duvidando da ordem recebida. Segundo Mateus, Jesus é o “Deus que vem ao encontro dos homens”, denominando tal evento de A FESTA DO NATAL como encontro de cada um com Deus, de coração aberto para acolhê-LO. Natal não é festa pagã, consumista, de muitos presentes, seguida de ceia farta e muita bebida. A grande ceia deve ter sua apoteose na celebração litúrgica, num compromisso fraterno com os irmãos e irmãs.
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSxNnAkeUY_OdqLAmVvL8w88bVavzffZDpiME3KaWpdFBqx8_GlggNão podemos esquecer Maria e José. A Maria do “sim”, a Mãe sempre presente, disponível, seguindo os passos de  seu Filho até o fim e,  como mediadora, acolheu seus discípulos. José, o Pai adotivo e envolvido nos planos de Deus, foi um Homem fiel e obediente. Que eles sejam modelos e espelhos em nossa relação com Deus.
https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSxNvYhMKmJvTvLeNQ3onXA48KEsFlA8z7ogP6gSoa-2paFUMsHDgBENDIGAMOS AO PAI PELA MA NIFESTAÇÃO DE SEU FILHO NO SEIO DE MARIA. POR ESSA RAZÃO, DEVEMOS NOS REUNIR E NOS “ENGRAVIDAR” COM MARIA DA PALAVRA DE DEUS E, NO AMOR, GERAR UM MUNDO NOVO, OUVINDO A VOZ DE DEUS.
 
Com Maria, adoremos o Senhor que se dá nos sinais da PALAVRA, do PÃO e do VINHO consagrados!
____________________________________________________________________________