quarta-feira, 2 de outubro de 2013


27º Domingo do Tempo Comum-06/10/2013
 
A FÉ É DOM E GRAÇA DE DEUS
 
 
                        OUTUBRO, mês do Rosário,
              Mês Missionário
 Brasil missionário, partilha de fé!
        Tema: Juventude em Missão.
Lema: “A quem eu te enviar, irás”
No mês das Missões a Igreja nos convida a refletir sobre a vocação. Pelo Batismo nos tornamos discípulos missionários do Senhor, voltados à vocação que Ele nos confia. A confiança no poder e na Palavra de Deus é a força que transforma e realiza nossa a vida pessoal e social, no amor de Cristo. É Deus quem fortalece nossa fé e nossa coragem, abre nosso coração ao serviço da vida, dos irmãos necessitados, levando a todos a esperança e a mensagem salvadora. A Palavra Deus nos propõe vários temas nesse domingo (fé, salvação, missão), sobressaindo a reflexão sobre a atitude do homem diante do Reino de Deus. A liturgia nos convida a reconhecer, com humildade e fé, nossa finitude e limitações no compromisso com o Reino e, sem exigências, acolher com gratidão os dons de Deus, entregando-nos confiantes em Suas mãos. Fé, como atitude pessoal, nos relaciona com Cristo.  (Os discípulos pedem que Jesus lhes aumente a fé): Cremos para caminhar como cristãos/discípulos.
No final do ano da fé, vamos pedir a Cristo, seguindo o Evangelho de hoje: Aumenta nossa fé!
1º Leitura: Habacuc 1,2-3;2,2-4 O justo viverá por sua fé.
O profeta, como uma sentinela vigilante, interpela o Senhor para intervir no mundo, vendo a realidade negativa do povo diante da opressão, violência, além da injustiça: “Até quando clamarei sem que me escutes, Senhor?”, ele questiona a atitude complacente do Senhor, mas confiante, suplica-Lhe que o preserve pela promessa libertadora do Deus da aliança, na história do povo.
Deus, na sua infinita misericórdia, proclama que o justo viverá por sua fidelidade e fé viva no projeto de Deus, através de ações solidárias, de paz e de fraternidade. A resposta de Deus é uma mensagem de esperança no seu povo: O justo triunfara! Se Deus existe, porque tantos sofrimentos e injustiças no mundo? Questões que obstaculizam a crença em Deus, afastando muitos da fé, quando a verdade está na liberdade que Deus nos deu diante de sua bondade e sabedoria. Os caminhos de Deus são diferentes dos nossos: FALTA AOS HOMENS CONFIANÇA E FÉ EM SUA INFINITA SABEDORIA. 
Salmo Responsorial: O apelo do salmista: abri o coração, escutai a voz de Deus, o Pastor e guia do povo. Não fecheis o coração; ouvi a voz de Deus:
2º Leitura: 2Timóteo 1,6-8,13-14 Não te envergonhes de testemunhar Nosso Deus.
O texto convoca os discípulos a reavivar cada dia o seu compromisso com Cristo e com o Reino. Recebemos de Deus um espírito de luta, coragem e amor, por isso, exorta Paulo: Não se deixe vencer frente às dificuldades e  dúvida na fé, sendo fiéis aos ensinamentos recebidos.
Não se envergonhe de testemunhar o evangelho e ser exemplo para seu irmão, animando com amor a comunidade que lhe foi confiada.  É preciso guardar o precioso bem que nos foi confiado com a força do Espírito Santo que habita em nós. Aceitar o Batismo é optar por Cristo e seu Evangelho, confiando no amor misericordioso de Deus para enfrentar os desafios e ser um autêntico discípulo.
Os sacramentos são formas privilegiadas de comunhão com Cristo,
de oração, de escuta e de partilha da Palavra de Deus.
Evangelho: Lucas 17,5-10 Se vós tivésseis fé mesmo pequena como minúsculo grão.
Os apóstolos pedem ao Senhor mais fé para anunciar a Boa Nova, curar os enfermos e vencer o mal... A fé verdadeira é como uma pequena semente de mostarda que se transforma em grande arbusto, capaz de realizar maravilhas. FÉ É ADERIR À PESSOA DE CRISTO.
A imagem do trabalhador da terra ou de quem cuida os animais a serviço do patrão, nos remete à missão apostólica a serviço do reino: o discípulo chamado à evangelização.  Numa comunidade de amor e fé todos estão a serviço uns dos outros, seguindo o exemplo de Jesus: Eu estou no meio de vós como aquele que serve”. Aderir a Cristo é colocar-se a serviço, na gratuidade, lembrando que a Eucaristia é o alimento que gera força e fé na missão.
O Evangelho é um convite de Jesus a aderir, com fé e coragem radical, Seu projeto de vida nos conscientiza de que somos, apenas, instrumentos nas mãos de Deus no Seu projeto de salvação. O apóstolo fiel age como “Servo: aquele faz o que deve fazer com fé”. Os apóstolos têm consciência de que essa Fé é um caminho difícil que exige compromisso e luta contra a própria fragilidade:
A coragem de abandonar a vida fácil, o egoísmo para seguir um caminho de exigência. Pedir fé, portanto, pedir coragem para abraçar e seguir a missão: é entregar-se às mãos de Deus: VEM E SEGUE-SE. Jesus coloca aos discípulos atitudes de dimensões diferentes: Os que abraçam as obras do Reino, diante da perfeição de Deus, esperando recompensa, e os que cumprem seu papel com humildade, sentindo-se, apenas, servo disponível, corajoso.
O reino é uma obra inacabada para cada um de nós: como de agir (homem/mulher), diante das dificuldades, egoísmo, violência, e se posicionar frente à proposta de Cristo, lembrando que a fé é um Dom de Deus, uma semente que devo cultivar com amor?  A marca indelével do Batismo em nós é a Missão que dá acabamento ao Reino preparado por Cristo. Somos ciosos dos nossos direitos e créditos, pelas nossas boas obras: este Deus contabilista não existe. O Evangelho de hoje nos pede não exigir nada de Deus, porque fomos escolhidos para cumprir, com humildade, a missão que Ele nos confiou. Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer”.
   VIVER A FÉ É SER FELIZ,  É LUZ NOS OLHOS,
É JANELA QUE SE ABRE PARA A VIDA.
É VIDA QUE PULSA.
É SER PRESENTE PARA SI E PARA O OUTRO 
 
 
Pelo e-mail, wlimar@yahoo.com.br Participe, dando sua sugestão.