sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

4-Feira de Cinzas 22/02/2012

EIS O TEMPO DE CONVERSÃO: ORAI, JEJUAI E VIVEI A CARIDADE
Campanha da Fraternidade 2012
Tema: "Fraternidade e saúde pública",
Lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra!"
Todos os anos no período quaresma,  empo de conversão, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) realiza a Campanha da Fraternidade, que tem por objetivo despertar a solidariedade de seus fiéis e de toda a sociedade em relação a um determinado problema que envolve a humanidade, na busca de uma solução.
Para 2012, a CNBB apresenta como tema "Fraternidade e Saúde Pública" e como lema "Que a saúde se difunda sobre a terra".
O objetivo desta campanha é refletir a dificuldade de milhões de brasileiros que necessitam da assistência pública de saúde. “É uma realidade que clama por ações transformadoras. A conversão pede que as estruturas de morte sejam transformadas”, alerta o texto-base da campanha.
A Campanha da Fraternidade, iniciativa da CNBB, acontece desde 1964 e convida todos os cristãos a refletir um tema atual e desafiador para a sociedade brasileira. A discussão do assunto acontece ao longo de todo o ano, mas é intensificada durante o tempo quarmesmal.
Com a imposição das cinzas, se inicia uma estação espiritual particularmente relevante para todo cristão que quer se preparar dignamente para viver o Mistério Pascal, quer dizer, a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.
Porque tu és pó e ao pó hás de voltar (Gn.3,19)
Convertei-vos e crede na Boa Nova (Mc.2,25)
Chegou o tempo da graça: a quaresma. Tempo de preparação para celebrar nossa fé na Páscoa do Senhor Jesus. De hoje até a 5ª-feira Santa, temos uma longa caminhada de oração, jejum e penitência para que o Senhor nos liberte de todo pecado e nos torne instrumentos do seu amor para lutar por justiça, paz e saúde para todos.
A Igreja, à luz da Palavra de Deus, deseja iluminar a dura realidade da Saúde Pública e, ao mesmo tempo, lutar para que os pobres tenham um atendimento digno como seres humanos.
Nossa Quaresma começa hoje fazendo ecoar novamente em nossos ouvidos estas inquietantes palavras do profeta Joel: “Rasgai vossos corações e não vossas vestes!”. O jejum proposto pelo profeta não se reduz a deixar de consumir determinados alimentos, ao mesmo tempo em que se gasta até mais com outros produtos, às vezes muito mais caros, como se vê hoje em dia. O jejum é um apela para uma conversão profunda, um retorno do povo a Deus. O jejum nos estimula a viver uma Quaresma de conversão. É um apelo à solidariedade com os pobres e marginalizados. O próprio Cristo se refere a três práticas religiosas: o jejum, a esmola e a oração. São gestos que marcam a nossa experiência de Deus, desde que seja com força interior e ligue  nosso coração a Deus e ao irmão.
Quando jejuo é um assunto entre eu e Deus que lê meu coração. A esmola exige meu encontre com o irmão necessitado. Nossa conversão significa abrir os olhos da consciência às privação que passam muitos os irmãos, alguns doentes como nos propõe a Campanha da Fraternidade. O jejum quaresmal deve nos ajudar a “sentir na própria carne” um pouco do sofrimento  que passam esses irmãos e nos fazer mais solidários na construção de um mundo melhor, onde não haja injustiça, marginalização, abandono, miséria, nem fome.
Jejum sem solidariedade é um simples ritualismo sem sentido. O tempo de conversão é agora! É abraçar a ocasião que Deus está nos oferecendo, pois Ele mesmo vem em nosso auxílio para nos tornar aptos a fazer o bem e cumprir a sua vontade na realização de seu projeto.
1ª Leitura: Joel 2,12-18 Rasgai o vosso coração e não as vossas vestes
2ª Leitura: 2Corínstios 5,20_6,2
Reconciliai-vos com Deus. É agora o momento favorável
Evangelho: Mateus 6,1-6.16-18
E o teu Pai, que vê o que está escondido,  te dará a recompensa

Neste tempo quaresmal de preparação para a Páscoa, vamos nos unir a Cristo e permanecer na fidelidade à vontade do Pai. A oração com a força de Sua palavra nos fortalece para resistir as propostas opostas ao plano de Deus e sermos construtores de um mundo novo.