quarta-feira, 6 de julho de 2011

15º Domingo do Tempo Comum, 10/07/2011

A SEMENTE DO REINO, A PALAVRA DE DEUS, CAIU EM TERRA BOA E DEU FRUTO
A Palavra de Deus é para ser acolhida e vivenciada com nosso testemunho na comunidade
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRf_NpFpcdHMvxKPonBu_XwrjpGZFXm2K8zz7tDGFeuLZYOu0lBwwNa liturgia de hoje o próprio Deus nos convida a fazer a experiência de sua Palavra, dando vida nova à caminhada de fé, iniciada no batismo. Que esta celebração, acolhida de coração puro e receptivo, nos encha de esperança, conscientes da importância da mensagem Divina, e disponibilidade para transformar em vida nova nossa relação com Deus e com o próximo. Acolhedora e salvífica, a Palavra, a Semente do Reino, é a revelação do mistério de Deus e de sua vontade que é sempre eficaz, levado-nos a experiência com o Infinito.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSqDxhbDZLmRxH4At5tIszXbon4Hc_9aURe6cXceU1voCLdkVBp
As leituras nos convidam a meditar sobre a eficácia da palavra de Deus em nossa vida. Como a chuva que desce do céu para fecundar a terra, possamos ser a sementeira do Reino, produzindo frutos abundantes de amor solidário em benefício de toda a criação. Cristo é a Palavra viva do Pai que é, no contexto litúrgico, a palavra presente, com toda a sua ciência, na celebração que se apóia no amor de Deus, enriquecendo a própria Palavra de uma nova interpretação e riqueza.
Primeira Leitura: Isaias 55,10-11 A chuva faz a terra germinar.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSPaSuCWbfMpUGTxd2jLksxd1gWG8uFBnvDEzl4nnoRat-7JSGaO texto é a revelação fecunda e eficaz da Palavra de Deus e nos traz esperança e ânimo, indicando o caminho a percorrer, que só produz frutos na lógica de Deus, fugindo aos interesses e critérios humanos.  O profeta mostra a palavra salvífica de Deus, levando Israel a um novo êxodo e a um caminho de renovada libertação, fazendo com que a humilhação, a desolação, o choro, sejam coisas do passado. É necessário, portanto, fixar o olhar com esperança na manifestação da bondade de Deus, a salvação.  A palavra de Deus é como a chuva que fecunda a terra, fazendo germinar a semente onde a voz de Deus não volta sem realizar o seu plano de amor.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTnDQ4CpuaOQVcWwHOVwJ3QrMy4KOPsuwc9Nzyva7wyzdDOXiVwdBZ9UwTUO autor, na sua missão entre os exilados, procura consolar e manter acesa a esperança do povo de Deus rumo à terra prometida e restauração de Jerusalém. O povo, farto de promessas, está impaciente e o ceticismo vai minando a fé dos exilado, levando o profeta lembrar que Deus que não esqueceu seu povo e usa como imagem a chuva e a neve que cai, fecundando a terra com vida nova aos campos. É a palavra de Jahwéh, criando vida plena a seu Povo. 
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQi-5ROOPr60IKpeK0p-4YxMODL_xeN5A0GUS3ORH44-VLzdgZ8tAAssim, a palavra de Deus aquece e entusiasma nosso coração de felicidade pela vida plena, fazendo a exclamar: “que bom estarmos aqui!” Aí surgem as decepções, o desencanto pela corrupção, violência, egoísmo e falta de amor, levando os bons, os pobres e desamparados a humilhações e sofrimentos.
Salmo Responsorial - A semente caiu em boa terra e deu muito fruto.
Segunda Leitura: Romanos 8,18-23
A criação está esperando ansiosamente o momento de revelar os  filhos de Deus.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTy4XO_YAH54SpLczg8l2-obhigZulDJUC42QsQJEg42ofHIC1-YQ Paulo faz eco ao otimismo escatológico da parábola do semeador ao sentir a natureza, como em dores do parto, a espera pela manifestação da glória de Deus. Superar o egoísmo é para quem vive a plenitude do Espírito e, produzindo bons frutos, tem diante de si a perspectiva de um mundo melhor que busca superar o egoísmo e viver a esperança da vitória final. A humanidade e a natureza esperam se libertar das amarras do egoísmo e da falta de solidariedade. Um novo mundo será alcançado mediante o esforço e o sofrimento solidário dos homens e da natureza, comparado às dores de parto. O texto apresenta um tema (a solidariedade entre a criação e a humanidade) aparentemente divergente da temática central (a Palavra de Deus), no entanto, é a Palavra de Deus que orienta o homem a viver solidário com a natureza e construir um novo céu e nova terra.   
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ7Wt7z_FLxVnUE2CJx0rGMWSxxI74vhsg06RksXUjxnLBi9UuLGgA catequese de Paulo nos oferecer o caminho a seguir para acolher a salvação oferecida por Deus. A salvação é um dom gratuito, fruto da bondade e do amor de Deus através de Jesus Cristo que nos impele a seguir Seu caminho, fugindo dos pecados da carne (egoísmo, orgulhos) para aderir à vida segundo o Espírito (amor a Deus e aos homens). E a natureza, a criação depende da escolha do homem, porque o pecado gera o egoísmo e a desordem que interfere na vida. Aderir a Cristo e viver segundo o Espírito, é gerar vida abundante, liberdade e solidariedade entre os homens e a natureza, nascendo o novo Céu e a nova Terra. Por isso Paulo nos exorta a optar pela vida segundo o Espírito, a opção pelo amor total, fraterno e sem egoísmo.
Evangelho: Mateus 13,1-23 - O semeador saiu para semear.
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQmO0zIDmzX3iqH2B0GzKZV-owF1FTKwn8AIxNb36GdeUqzK63MWg
É o inicia do discurso em parábolas (imagens, alegorias), onde Jesus apresenta a natureza do Reino. A semente que cai em terreno sem condições adequadas, impedindo que germine, não produz frutos. As que caem em terra boa produzem, em quantidade e qualidade, conforme as condições do solo. É assim que Jesus mostra a eficácia da semente do Reino, da palavra de Deus, apesar das dificuldades. Jesus, como semeador, é o enviado do Pai para oferecer a salvação à humanidade, espalhando sementes generosamente. O texto nos apresenta uma reflexão de como acolher a Palavra e por em prática. Seguir o caminho do Senhor e aceitar a proposta do Reino é transformar-se em terra boa e adequada para produzir abundante colheita.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSNmeFcn-talPYws-EaYkD5rYyzytu3WqRMqdkbhDWQftjHyjl0O objetivo da parábola, numa linguagem sugestiva, rica, interpeladora e clara, é avaliar a acolhida da Boa-Nova do Reino e ser uma imagem evocadora, exortando o povo à fé perseverante como testemunho de vida. Jesus fala em parábolas para revelar o que acontece com a Palavra de Deus na história e na comunidade eclesial, onde sua eficácia depende de quem a recebe. 
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR49xR0hcien0-B1l4tnvQXw8UCXWG0BJIUL5ti6yClVPJYzQ41tg
A missão da Igreja é semear, inserindo-se na sociedade como fermento de transformação que supere incredulidades e rejeições. Na voz de Bento XVI: é condição à Igreja missionária o conhecimento vivencial da Palavra de Deus, lendo e meditando para que ela se torne alimento para sua vida e fundamento da missão. E a preocupação de Mateus é com a vida comunitária com exortação, ânimo e fortalecimento da fé, através das parábolas.
A explicação da Parábola é passar da exortação a uma reflexão de como a comunidade deve acolher a Palavra de coração puro. 
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSAo4u0P4tq5xgjWQ1HlQe0IahnSj9DPQsL8pupyX1VuZ6M28WCO Semeador e a Semente é um convite à reflexão sobre a riqueza da Palavra de Jesus desde que essa reflexão faça parte de nossas comunidades cristãs, sendo a Palavra a referência fundamental na construção de sua vida, como um terreno fértil. Já nos corações insensíveis, egoístas, orgulhosos, a terra dura, espinhosa e seca, não há lugar para a Palavra de Deus nem para os valores do Reino. O evangelho não é caminho para os fracos e vencidos, os que vivem à margem de Deus, mas para os corações sensíveis e capazes de aderir as proposta de Jesus e abraçar a aventura do Reino, onde encontram o caminho de libertação e vida plena.
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS11q2FbcOvzzLH5IwLw-wwGwZMX60XHJufRCEqqnT84IBcXX9GNão podemos admitir que a Palavra de Deus seja um ópio do povo, no sentido de um Deus esperança e de sonhos irrealizáveis. É preciso entender que Deus não prescinde de nós para agir na historio humana. Sua Palavra nos abre horizonte do melhor caminho a seguir e agir no mundo em que vivemos, revelando seus projetos para o mundo e para os homens. Portanto, devemos fugir do ‘oba! Oba!’, do “tempo é dinheiro”, do sem tempo para Deus e para as pessoas, do sem tempo para nós onde achamos que Deus deve seguir nosso ritmo e resolver nossos problemas, adaptando-se a nossos interesses.

A PALAVRA NA MISSÃO DA IGREJA

 wlimar@yahoo.com.br