terça-feira, 11 de outubro de 2011

29º Domingo do Tempo Comum-16/10/2011

 “Deus é o único Senhor da História!”
Vivemos o mês do Rosário e das  MISSÕES..Que Maria, a protetora das missões, nos ensine, através dos mistérios da redenção, a trilhar o caminho da santidade e do verdadeiro discípulo missionário
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRq-LXpUqU3W9bZrk20i_Vx3SiHRLtbM_AMRFnrzrqUXRZid-2gA liturgia nos convida a refletir a relação entre as realidades de Deus e as do mundo em que vivemos. Somos cidadãos do reino de Deus e do reino dos homens com diversidade de culturas, onde a fé nos diferencia, pelo Batismo, por isso Deus nos lembra que Ele é nossa prioridade; que a Ele devemos subordinar nossa existência e Ele nos convoca a um compromisso efetivo com a construção do mundo. Como filhos, que a Palavra de Deus nos oriente a cumprir nossa missão no meio em que vivemos e, com o coração cheio de esperança, recordar os fatos que marcam nossa vida, lembrando as pessoas que deixam suas famílias, seu país para se dedicar ao anúncio da Boa Nova do Evangelho.
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQO3Cor8qRAuO-o2cqUG3kzJ7HQKohNTWmwfN-gq4XGcI_BjZMJA liturgia da Palavra é o caminho que ilumina as relações entre fé e política, porque mostra como Deus se interessa pelos acontecimentos e as comanda de forma que tudo conduza e aconteça para o bem e para a felicidade do seu povo e de todos nós, batizados e batizadas, povo santo de Deus. O “Daí, pois, a César o que é de césar, e a Deus o que é de Deus”, é um dos limites dessa relação.
Primeira Leitura: Isaías 45, 1.4-6
Tomei Ciro pela mão direita, para que submeta os povos ao seu domínio.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSywZZ5YJJNfbwjbMhQtuFvsV-mmySP6gV660FPcVORHZGcoh5AsQ
Ciro, (553 a.C.) rei dos persas, ao derrubar o império babilônico, possibilitou ao povo de Deus, cativo, voltar para a sua terra. O texto nos apresenta Deus como o verdadeiro Senhor da história que conduz a caminhada do seu Povo rumo à felicidade e à realização de vida plena, retornando a sua terra para reconstruir Jerusalém. Os homens, partes da história, são apenas instrumentos de que Deus se serve para concretizar seu projeto de salvação. Ele é o poder para escolher quem Ele quer para agir em seu nome. Assim, esse Rei pagão, foi escolhido por Deus para estabelecer justiça na história e devolver a Deus o que Lhe pertence, o povo sofrido.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRS8KCNuNGuQSXmIvfm2zaBimq8qIL-J1K7bTI4JN6yTZbct21fA atividade profética de Isaias prepara o povo para o grande acontecimento, deixando-os felizes e perplexos, por se tratar de um libertador estrangeiro, para quem esperava o libertador de Jahwéh, o Deus dos exilados, e não um deus do pagão Ciro. Para manter a fé em Jahwéh, Isaias esclarece que Deus é o verdadeiro condutor de todo o processo que vai culminar na libertação de seu povo. Ciro recebeu, apenas, o Espírito de Deus com poder para uma missão, beneficiando o Povo de Deus: “por causa de Jacob, meu servo, e de Israel, meu eleito…”, mostrando a ação de Deus na realização de seu projeto de salvação. Jahwéh prova a Judá que deve confiar nesse Deus salvador e libertador.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSDB-zFRQjltDXRQ9XitWdC_v0e6RntqYM_rYTiwqP1bWoUkH-xxQComo exilados de Judá, ficamos, por vezes, perplexos e impacientes com o que nos acontece, por ignorar os rumos da história, sentindo-nos perdidos como veleiro sem leme. E Deus não se manifesta e parece nos esquecer. Nós, soberbos, perguntamos: onde está Deus que não nos socorre?  Que permite que o homem destrua o planeta, cultive a explora com injustiça, levando pessoas à miséria e à escravidão? Deus, apenas, deseja que o mundo cumpra sua parte, cabendo ao homem fazer o que está a sua altura e possibilidade. Nem sempre a lógica do homem, está apta em entender a mão divina. Devemos entender que Deus, como Senhor da história, conduz o mundo conforme Seu projeto de vida para os homens e para o mundo. Resta-nos confiar e nos entregar em suas mãos, cumprindo nossa parte.
Salmo Responsorial: Aclamemos o Senhor, rei do universo e Deus da justiça.
Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória!
Segunda Leitura: 1Tessalonienses 1,1-5-
Recordamos sem cessar da vossa fé, da caridade e da esperança
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQrzlPp4KdnR_PwA_J1ZUa9ESR5KKdQ6OmHmEIR3HnO1B00E--u6APaulo após anunciar o evangelho ao povo de Tessalônica, importante cidade da Macedônia, e traído pelos judeus, é perseguido, não podendo permanecer com essa nova comunidade. Refugia-se em Atenas e recebe notícias e lhes envia mensagem de ânimo. É o primeiro escrito do Novo Testamento que mostra o exemplo de uma comunidade que colocou Deus no centro do seu caminho, apesar das dificuldades, tornando-se modele a ser seguido pelo entusiasmo na fé, esforço da caridade e firmeza de esperança, comprometendo-se de forma corajosa com os valores e os desígnios Divinos.
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRoyaSEsjZgdveu-h4trZVmHBWlJfCrK21_n0Koden1ENmEck6DpgPaulo, consciente da incipiente formação doutrinal da comunidade, envia seu amigo para encorajá-los, recebendo boa notícia.  Feliz agradece a Deus, envia-lhes carta, esclarecendo dúvidas e os felicita como fiéis ao evangelho. Eles, gratos a Deus, respondem com fé generosa, caridade e gestos de doação e partilha. Escolhidos por Deus dentre outros povos, como comunidade cristã de origem pagã, privilégio do povo hebreu.  Paulo, Silvano e Timóteo louvam a Deus. Uma comunidade cristã, hoje, que cumpre sua missão, não será notícia pelo bem que faz, mas será explorada e noticiada quando acontece escândalo ou pela fraqueza de um padre. E nós cristão, muitas vezes, somos parte ativa da má notícia. Fé e compromisso devem andar de mão dadas.
Evangelho: Mateus 22,15-21 - Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQa3iUCnEemmNlspNpjXKYwq8wgsLrLKe9FnWEsQdvPyDwMVQJ8rg
Fariseus e herodianos, grupo simpático à dominação romana, estavam sempre à procura de pretextos para condenar Jesus, embora tratando-O com palavras elogiosas e simpáticas. Jesus, sempre hábil às provocações, combatia o ardiloso grupo com sabedoria, deixando-os embaraçados. O texto ensina que o homem, sem deixar de cumprir suas obrigações civis, é filho de Deus e só a Ele deve confiar sua existência. O “daí à César o que é de César”, é dever do cidadão cumprir a lei, o resto deve ser relativizado, inclusive a submissão política. Em meio a tanta corrupção, hoje, podemos reconhecer os poderosos que se colocam como deuses para roubar do Criador o povo que Lhe pertence, pretendendo que o poder político seja divino. Nossa dívida com Deus é o compromisso recebido de Seu Filho: amor fraterno e justiça.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRtgKaCZdjsC1klTvLq79EWAiOX3GNC8vQFKWB-uVtQ4rwG1meS O texto mostra a luta do poder divino com o poder judaico: Jesus x judaísmo. Jesus, na missão do Pai, tenta convencê-los a cair na realidade do Reino. Na retranca, esses dirigentes, instalados em seus preconceitos, recusam-se a aceitar a oferta  salvadora feita por Deus. No contexto das parábolas, apresentadas por Mateus, eles se irritam com as comparações feitas por Jesus, levando-os a encontrar pretextos para acusá-LO. O tema apresenta uma situação de justiça para Jesus, mas, para os dirigentes, uma armadilha para pegá-LO. Assim, o não pagar tributo a César, um usurpador, obrigação de todo o cidadão, era um delito grave para uma acusação.
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSGNwRwYOYEZp4Citbp60B4Fk2yOvrv9MRqGhoGqm91CwFtXRCFJesus não pretende que o homem divida suas obrigações entre o poder público e o religioso, mas deixa claro que o homem pertence a Deus, seu único senhor. Mas, o homem, embriagado pelas descobertas, consideram-se capazes, prescindindo de Deus, de criar o caminho da felicidade e vida. Colocam o orgulho e a prepotência acima de Deus. É mister redescobrir a centralidade de Deus em nossa existência: fomos criados para comunhão com Deus e Ele respeita nossa liberdade. O pior é que vivemos num mundo onde muitos deuses nos atraem: dinheiro, poder, êxito profissional, ascensão social... Tomam lugar do verdadeiro Deus e passam a comandar nossa vida. 
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRhdJO4N_ycetzuae81goApmJ3AIjMJZoPiGeeHE6ap9JsE9aDnggCom o poder nas mãos, milhões de pessoas, incluindo crianças e idosos, são maltratados, explorados e humilhados, gerando, para todos, frustração, escravidão, alienação, sofrimento e solidão. Nós, os cristãos, devemos nos sentir responsáveis e o dever de combater tais injustiças, lutar pela dignidade das pessoas humilhadas e exploradas, porque, como pessoas humanas, são imagens e semelhança de Deus.

 
MARIA, ALÉM DE CO-REDENTORA, DEU AO FILHO VERDADEIRA FORMAÇÃO COMO HOMEM, FAZENDO-O SENSÍVEL E ATENTO AS REAÇÕES HUMANAS.
Ela, a autêntica Mãe, vive no anonimato
 ELE É O SINAL, O MESSIAS ESPERADO.
Como exemplo, AS BODAS DE CANÁ.
wlimar@yahoo.com.br