sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

2 DE JANEIRO DE 2011

.Solenidade DA EPIFANIA DO SENHOR.
VIMOS SUA ESTRELA E VIEMOS ADORÁ-LO
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTXg0qCgxHAVSDYORN-sgg4HNLfFJSOCaNyBKX8a_kM4dhT8hk-QgA liturgia deste domingo nos leva à manifestação de Jesus como a Luz que atrai a si todos os povos da terra e ela entrou em nossa história, com o fim de iluminar os caminhos dos homens com uma proposta de salvação e libertação. A Igreja, a esposa de Cristo, é reconhecida como a Luz que brilha no meio das nações como – a Jerusalém  Celeste. É através dela que Cristo é revelado aos povos. Esse é o mistério da Epifania, ou seja, a manifestação da salvação a toda a humanidade.
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSwyb3sgyESXi1nKGusZyhqF8B2rrIEdanAMibKjU3SRVvvxlmHA humanidade é constituída de grande variedade de povos. Entretanto, o fundamental é a raiz da família humana, que permanece. A Epifania ressalta que o menino Deus, vindo ao mundo, não se esconde e se deixa apresentar a todas as gentes.  A missão da Igreja é mostrar que o Salvador – a luz dos povos - veio para todas as nações. 
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQqURqLZOtyD3nVz57-qWIxZoHVQsin0ME9Vm1TN7pWlugIj45wlQCelebramos a manifestação de Jesus ao mundo, tendo com símbolo os magos provenientes de terras distantes para adorar o Menino de Belém e oferecer-lhe presentes. De acordo com tradição antiga o ouro quis simbolizar a realeza de Jesus, o incenso, Sua divindade e, a mirra, Sua morte redentora na cruz. Façamos nosso este gesto de oferenda ao Salvador, transformando nossa comunidade num Presépio de simplicidade, adoração e paz. Dessa forma contribuiremos para que nossa cidade presenteie o Menino Deus, acolhendo com ternura os que buscam recuperar a dignidade e a vida.
Primeira Leitura: Isais 60,1-6  
Apareceu sobre ti à glória do Senhor. 
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRW3bkKQCsvxdCAbPM-M7Xl8WOnRAnQJ_McqDxoXkarrF4AXzyr1gA leitura anuncia a chegada da luz salvadora de Jahwéh que alegrará Jerusalém, por ser uma cidade iluminada com o sol da manhã e da tarde, que atrairá à cidade de Deus povos de todo o mundo. Trata-se de texto profético pós-exílio que exerceu o seu ministério numa Jerusalém, marcada pelo sofrimento passado e pela pobreza presente após o regresso do exílio da Babilônia, em torno de 530 a.C. Jerusalém estava vazia e em ruínas, num quadro de noite e escuridão. A humilhação já terminou, mas a cidade espera ainda a restauração do Templo.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRlp8Q5MVeMG_K44_eDil1taf8MO2CS1ZQV3up6lTE-Bzcx-1kVPQInspirado pelo sol nascente que ilumina as belas pedras da construção de Jerusalém, transfigurando a bela cidade, o profeta anuncia a luz salvadora de Deus que lhe dará um novo rosto. Essa luz vai concentrar nela os olhares de todos os que esperam a salvação. Assim Jerusalém será repovoada com o regresso de muitos filhos e filhas e os povos convergirão para ela, inundando-a de riquezas e cantando os louvores de Deus.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTocSCD_a9Yf_BxzKZXgcgeIRxoEzF_fxD3Emb-xiAbK4w-9OedObserve-se, na caminhada do Povo de Deus, a presença salvadora e libertadora de Deus que nunca abandona o seu Povo. Esta fidelidade amorosa aquece nosso coração, dando-nos garantia de que Deus nunca desiste e vai nos  proporcionar a salvação e a vida plena. O projeto que Cristo apresenta aos homens é a luz que vence as trevas e que dará um novo rosto ao mundo.
Nosso dever é criar espaço para todos aqueles que buscam esta luz libertadora de Deus. As diferenças, próprias da diversidade de culturas, devem ser vistas como uma riqueza que importa preservar, e não uma empecilho à uniformidade cristã.
Salmo 71 = As nações de toda terra hão de adorar-vos, ó Senhor
Segunda Leitura: Efésios 3,2-3a.5-6
Os pagãos são co-herdeiros da promessa
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS6PtWVQJzB6blDyxSLMp-rEWb5UutNgAU7SW6NhoS2V0S7RLAsO texto apresenta o projeto salvador de Deus como uma realidade que vai atingir toda a humanidade, unindo judeus e pagãos numa mesma comunidade de irmãos – a comunidade de Jesus. Na Carta, Paulo chama “mistério” a todo o desígnio salvador de Deus, definido desde toda a eternidade, escondido durante séculos, revelado e concretizado plenamente em Jesus, e dado a conhecer ao mundo pela Igreja: que chegou à salvação definitiva a todos os homens.  
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQvxpaqehxeehm_3O1ZZ7u9KjCb9b6bYZsaiiwFuTgFzd66r8VqAgora judeus e gentios são membros de um mesmo e único corpo – o corpo de Cristo ou Igrejaonde todos partilham o mesmo projeto salvador, como filhos de Deus.
A Igreja é o Sinal visível de Cristo, isto é, a comunidade daqueles que acolheram o mistério. Esta deve ser a nossa consciência de verdadeiros discípulos missionários, onde deve prevalecer a fraternidade, sem distinção de espécie alguma. Tal igualdade deve ser fundamental na relação dos que partilham conosco do mesmo sentimento Divino, traduzindo em mútua responsabilidade entre irmãos de fé ou separados de nós por diversidades culturais ou raciais.
Evangelho: Mateus 2, 1-12
Viemos do Oriente adorar o Rei!
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTxYsAzfAQD5ddByiWsJ8ooW1f1_vYT5hdSG5swhaOuZOmf0BBjJQO Evangelho nos apresenta a concretização dessa promessa: ao encontro de Jesus vêm os Magos do Oriente, atentos aos sinais da chegada do Messias, aceitando o menino como o salvador de Deus e O adoram. A salvação, rejeitada pelos habitantes de Jerusalém, torna-se agora uma oferta universal. A liturgia da Epifania nos apresenta a visita dos Magos ao menino de Belém. Trata-se de um episódio que tem provocado surpresa às fantasias cristãs. É um fato impactante sem ser uma reportagem jornalística de visita oficial de três chefes de Estado a um menino desconhecido
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTueuNsKQnRNRLY50UrN15Y7coBy1zHyc-yrBgGbyj9SGsdvG8ovwMateus nos quer mostrar que estamos diante de uma catequese sobre Jesus, destinada a apresentá-LO como o salvador e libertador de todos os homens, e não apenas um fato histórico. Ele está interessado em fornecer aos cristãos argumentos seguros para rebater aqueles que negavam que Jesus era o Messias esperado. O paradigma de tudo é que o povo de Israel rejeita Jesus, enquanto que os pagãos-Magos O adoram. Herodes e Jerusalém, perturbados com a notícia, planejam sua morte, enquanto os pagãos (Magos) sentem uma grande alegria e O reconhecem como seu Senhor.
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRJJPZXFB1fQ6JwrL5zIOevrlpQvlgdHHA5NpC2RcWYWzfJYcMaMeditemos sobre os personagens de Mateus (os Magos, Herodes, os príncipes dos sacerdotes e escribas) que diante de Jesus assumem atitudes diversas: da adoração até a rejeição total. Tal procedimento, hoje, é muito comum quando conhecedores das Escrituras e doutrinas, na hora de abraçar a verdade e valores de Jesus Cristo, passam ao longe, sem a devida atenção: “não é nada comigo, é coisa de padre, de igreja”, esquecendo que todo batizado é igreja. 
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTnBsx0DSxz54F10s7jiPyo7oeU3shSYcbw4fjjrr8b2sA4IimlzADevemos, portanto, ser como os magos, atentos aos sinais, isto é, capazes de ver e ler os sinais de nossa história à luz de Deus, percebendo sua vontade e desígnios. Como os magos, deixar tudo, arriscando tudo para ver e entender os sinais, sendo capazes de responder aos apelos que Jesus nos faz através dos irmãos.

Vimos sua estrela e viemos adorar o senhor!


quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

1º DE JANEIRO DE 2011


.Solenidade de Maria, Mãe de Deus.
DIA MUNDIAL DA PAZ
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQVQwLJuQ4KkHJnuxniNauLuOMRo_wbT3IZgQv8QqqeljkQhCoN5wAo iniciar o novo ano, sob o olhar da Mãe de Deus, é importante que cada um de nós pense e medite a melhor alternativa de paz, de harmonia e de esperança que leve o mundo um caminho de solidariedade e de entendimento, fazendo com que todos se sintam valorizados como verdadeiros filhos de Deus. 
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSM0WUgwVL1VWErxVtW8O_dEZ8MOoAdQxLCRyy9klDkEzwjxpEn9QOitava do Natal, significa para nós que iniciamos o ano contemplando o mistério da encarnação que fez de Maria, a Mãe do Filho de Deus! (Título que mereceu a atenção de 2 Concílios: de Nicéia, em 325 e o de Constantinopla, em 381, que trataram da Consubstancialidade de Deus uno e trino, Jesus Cristo verdadeiro Deus e verdadeiro homem, por obra de Maria que O concebeu). O que, para nós, é o grande mistério: o Verbo assumindo nossa humanidade toma um corpo no seio de Maria, mantendo a Trindade Santa, una e trina e na qual reconhecemos uma só Divindade. Por isso Maria, a Santíssima Virgem, é a Mãe de Deus (o que mereceu do terceiro Concílio Ecumênico, em 431, declaração: Santa Maria, a Mãe de Deus).
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRRkOUYDsU5TSWOMDQ7Ln6BJ6SOaALUGJcYZCDFMBmKwt5PsbTACom razão, portanto, a Igreja, que exalta a Virgem Maria, a Mãe de Deus, convida-nos a contemplar nela o Mistério de Cristo, que iluminou a terra e salvou a humanidade, abrindo o caminho da redenção. Convida-nos, da mesma forma, como comemoramos com júbilo o Ano Novo, a celebrar o Dia Mundial da Paz. Especialmente nós, que somos chamados a seguir Cristo, inspirando-nos em Maria, Mãe do Príncipe da Paz, buscando nos empenhar na construção de paz por todos os meios que estiverem ao nosso alcance. 
Primeira Leitura: Números 6,22-27- Invocarão meu nome e eu os abençoarei
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTWFceD63-qkw8BPzKMscz23XVDE_HHnebSEBU-leRXCRjVgUmBbQA bênção, que Deus confere aos abençoados, através dos ministérios, apresenta três dons: 1) a guarda e a proteção do Senhor, 2) estão cobertos por sua compaixão, e 3) o viver em paz. A paz é o efeito da bênção do Senhor, pois Ele volta seu rosto sobre as criaturas. A plenitude da vida derramada pelo Senhor traz a fecundidade, o bem-estar, a ausência de medo, a alegria profunda, a paz da mente e a paz com o mundo.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQM0XMy9it67GW7WuHkyU1Z-BReaqHfw3_DpYwD9wPsKqLzyAksmgNeste final de semana teremos a posse dos novos governantes. Pela política podemos construir um mundo com mais justiça social, distribuição de renda e fraternidade, construindo assim um mundo de paz, que é fruto da justiça, onde não haja explorados nem exploradores, escravos ou livres.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSCPI2Vy9A3cZEKvTUkxwi40hDkXepB_-1C2WcLvA2_L7_7AijltQ
A paz é feita de bênçãos do Senhor.  Peçamos que Ele volte seu rosto sobre as criaturas e sobre seus governantes. Que a plenitude da vida, derramada pelo Senhor, traga fecundidade, bem-estar, paz sem de medo e alegria profunda. Que a paz da mente seja a paz com o mundo.
Salmo 66 = Que Deus nos dê sua graça e sua bênção!
Segunda Leitura: Gálatas 4,4-7
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRohSsdc9hsOQdQ5ToZJbl8KJOp31MPZ3STgzVV7wzwpccR6_4_tADeus enviou seu Filho, nascido de uma mulher.
Paulo escreve aos gálatas que tinham acolhido generosamente o evangelho, mas que se deixaram influenciar por falsos missionários que pretendam impor práticas judaicas. Ele alerta que Jesus, com sua doutrina, anulou todos estes rituais. 
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTHYAV6Gb_zj_8APheqKt9sZ8qqtgUqOk7bM4KORPzLoBiLQtIFdA
Voltar atrás seria anular o que Jesus fez e, usando nomenclatura do tempo, fala em herdeiro, escravo, filho, herança, para explicar o sentido de chegou a plenitude dos tempos”, “Deus enviou Seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob a Lei”, para explicar a verdadeira filiação Divina. Éramos escravos, porém, o Pai marcou a emancipação para todos. Deus não só marcou esse tempo, mas o realizou em Jesus Cristo, tornando-nos herdeiros e, como tal, temos um Pai, por conseqüência, tomamos posse da herança pelo Batismo. http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSgNjKWE4Q2dtDJxdLGb27EUhDIQ-N3GUb37w32UzHDEbwK8KFi Já não é mais relação patrão-escravo e sim Pai-Filho. Pelo mesmo Espírito que animou a vida de Jesus e que está presente em nós é que podemos chamar a Deus de Abbá,  Pai! Temos um Pai e o Espírito Santo de Jesus- FILHOS DO FILHO.
Evangelho: Lucas  2, 16-21
Encontraram Maria, José e o recém nascido
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR2rsqiZu30tKpAhuEthIjLhkba4OQCbwLeBWmP8NIwYGtD98wBWgO encontro dos pastores a família de Nazaré, é a imagem do encontro da hu­manidade com Deus e cuja presença na história é fonte de bênção. Maria nos serve de modelo para o ano novo e com Ela devemos contemplar as maravilhas de Deus! Vendo as maravilhas de Deus, nós as interiorizamos e as meditamos em nosso coração. E o remédio para os males de um ano difícil é trabalhar com o coração.Nosso coração é o coração do mundo. É ali que nascem as soluções dos problemas. Depois de refletir o mundo e rezá-lo no coração, somos sábios o suficiente para encaminhá-lo. Maria é uma escola para nós.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTSVVYLBSbg3sPw9XwN3mP8YGdpCD3vP8bhJOhjf8NgYdmWs7FFO evangelho é retrato de uma cena bem familiar, após o nascimento de um filho. Maria e José estão junto ao recém-nascido que solicita toda a atenção e cuidados próprios de um bebê. As visitas saúdam os pais e os felicitam pelo novo membro da comunidade. A cena familiar revela o grande mistério de Maria, Mãe de Deus. Deus enviou o seu filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à lei. Jesus aparece como um verdadeiro filho. 
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTnUOq-qWFtgh3KGxhOldKwX0JDqpzauOMCbd6kHpF3pDb-bjZ8Toda mãe não é só mãe do corpo, mas da pessoa inteira do filho. Em Jesus, não podemos separar a humanidade da divindade. Em sua pessoa, é Deus mesmo que age e vive em carne humana. A maternidade de Maria caracteriza-se como um dom e como um serviço.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQXTvmpnWe5WMT3Hj3-Unh3CEMmBVUSmavLGI88rLfM0SFE3KmV7wA Igreja, desde cedo, viu em Maria a nova Eva, pois sua maternidade indica uma nova dimensão. É mãe de todos os viventes, fonte e origem da nova vida. Deus, que é vida e vida em plenitude, mostra o seu rosto em Maria de Nazaré
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRO5ttBQvVth2EKEXi9J9NHEy2vApj7PBMAX7brVSmWMeHTNnjfZwO ano novo se inicia com a força que o Espírito Santo nos dá. Deus tem os olhos sempre voltados para nós. E nos dá a paz. O ano será novo se nos dispusermos a ser fonte de bênção a todos que encontrarmos. Quem nos encontrar, encontre em nós a Paz que é Jesus, a Força que é o Espírito e o amor materno de Maria. Vamos, com carinho e amor, celebrar Maria, Mãe de Deus, recebendo Sua bênção. Não cortemos a árvore, Maria. Se cortarmos, não teremos o Fruto bendito que é Jesus.
QUE EM CADA DIA DO NOVO ANO, BRILHE EM NÓS A LUZ DE CRISTO.