quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

1º DE JANEIRO DE 2011


.Solenidade de Maria, Mãe de Deus.
DIA MUNDIAL DA PAZ
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQVQwLJuQ4KkHJnuxniNauLuOMRo_wbT3IZgQv8QqqeljkQhCoN5wAo iniciar o novo ano, sob o olhar da Mãe de Deus, é importante que cada um de nós pense e medite a melhor alternativa de paz, de harmonia e de esperança que leve o mundo um caminho de solidariedade e de entendimento, fazendo com que todos se sintam valorizados como verdadeiros filhos de Deus. 
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSM0WUgwVL1VWErxVtW8O_dEZ8MOoAdQxLCRyy9klDkEzwjxpEn9QOitava do Natal, significa para nós que iniciamos o ano contemplando o mistério da encarnação que fez de Maria, a Mãe do Filho de Deus! (Título que mereceu a atenção de 2 Concílios: de Nicéia, em 325 e o de Constantinopla, em 381, que trataram da Consubstancialidade de Deus uno e trino, Jesus Cristo verdadeiro Deus e verdadeiro homem, por obra de Maria que O concebeu). O que, para nós, é o grande mistério: o Verbo assumindo nossa humanidade toma um corpo no seio de Maria, mantendo a Trindade Santa, una e trina e na qual reconhecemos uma só Divindade. Por isso Maria, a Santíssima Virgem, é a Mãe de Deus (o que mereceu do terceiro Concílio Ecumênico, em 431, declaração: Santa Maria, a Mãe de Deus).
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRRkOUYDsU5TSWOMDQ7Ln6BJ6SOaALUGJcYZCDFMBmKwt5PsbTACom razão, portanto, a Igreja, que exalta a Virgem Maria, a Mãe de Deus, convida-nos a contemplar nela o Mistério de Cristo, que iluminou a terra e salvou a humanidade, abrindo o caminho da redenção. Convida-nos, da mesma forma, como comemoramos com júbilo o Ano Novo, a celebrar o Dia Mundial da Paz. Especialmente nós, que somos chamados a seguir Cristo, inspirando-nos em Maria, Mãe do Príncipe da Paz, buscando nos empenhar na construção de paz por todos os meios que estiverem ao nosso alcance. 
Primeira Leitura: Números 6,22-27- Invocarão meu nome e eu os abençoarei
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTWFceD63-qkw8BPzKMscz23XVDE_HHnebSEBU-leRXCRjVgUmBbQA bênção, que Deus confere aos abençoados, através dos ministérios, apresenta três dons: 1) a guarda e a proteção do Senhor, 2) estão cobertos por sua compaixão, e 3) o viver em paz. A paz é o efeito da bênção do Senhor, pois Ele volta seu rosto sobre as criaturas. A plenitude da vida derramada pelo Senhor traz a fecundidade, o bem-estar, a ausência de medo, a alegria profunda, a paz da mente e a paz com o mundo.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQM0XMy9it67GW7WuHkyU1Z-BReaqHfw3_DpYwD9wPsKqLzyAksmgNeste final de semana teremos a posse dos novos governantes. Pela política podemos construir um mundo com mais justiça social, distribuição de renda e fraternidade, construindo assim um mundo de paz, que é fruto da justiça, onde não haja explorados nem exploradores, escravos ou livres.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSCPI2Vy9A3cZEKvTUkxwi40hDkXepB_-1C2WcLvA2_L7_7AijltQ
A paz é feita de bênçãos do Senhor.  Peçamos que Ele volte seu rosto sobre as criaturas e sobre seus governantes. Que a plenitude da vida, derramada pelo Senhor, traga fecundidade, bem-estar, paz sem de medo e alegria profunda. Que a paz da mente seja a paz com o mundo.
Salmo 66 = Que Deus nos dê sua graça e sua bênção!
Segunda Leitura: Gálatas 4,4-7
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRohSsdc9hsOQdQ5ToZJbl8KJOp31MPZ3STgzVV7wzwpccR6_4_tADeus enviou seu Filho, nascido de uma mulher.
Paulo escreve aos gálatas que tinham acolhido generosamente o evangelho, mas que se deixaram influenciar por falsos missionários que pretendam impor práticas judaicas. Ele alerta que Jesus, com sua doutrina, anulou todos estes rituais. 
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTHYAV6Gb_zj_8APheqKt9sZ8qqtgUqOk7bM4KORPzLoBiLQtIFdA
Voltar atrás seria anular o que Jesus fez e, usando nomenclatura do tempo, fala em herdeiro, escravo, filho, herança, para explicar o sentido de chegou a plenitude dos tempos”, “Deus enviou Seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob a Lei”, para explicar a verdadeira filiação Divina. Éramos escravos, porém, o Pai marcou a emancipação para todos. Deus não só marcou esse tempo, mas o realizou em Jesus Cristo, tornando-nos herdeiros e, como tal, temos um Pai, por conseqüência, tomamos posse da herança pelo Batismo. http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSgNjKWE4Q2dtDJxdLGb27EUhDIQ-N3GUb37w32UzHDEbwK8KFi Já não é mais relação patrão-escravo e sim Pai-Filho. Pelo mesmo Espírito que animou a vida de Jesus e que está presente em nós é que podemos chamar a Deus de Abbá,  Pai! Temos um Pai e o Espírito Santo de Jesus- FILHOS DO FILHO.
Evangelho: Lucas  2, 16-21
Encontraram Maria, José e o recém nascido
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR2rsqiZu30tKpAhuEthIjLhkba4OQCbwLeBWmP8NIwYGtD98wBWgO encontro dos pastores a família de Nazaré, é a imagem do encontro da hu­manidade com Deus e cuja presença na história é fonte de bênção. Maria nos serve de modelo para o ano novo e com Ela devemos contemplar as maravilhas de Deus! Vendo as maravilhas de Deus, nós as interiorizamos e as meditamos em nosso coração. E o remédio para os males de um ano difícil é trabalhar com o coração.Nosso coração é o coração do mundo. É ali que nascem as soluções dos problemas. Depois de refletir o mundo e rezá-lo no coração, somos sábios o suficiente para encaminhá-lo. Maria é uma escola para nós.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTSVVYLBSbg3sPw9XwN3mP8YGdpCD3vP8bhJOhjf8NgYdmWs7FFO evangelho é retrato de uma cena bem familiar, após o nascimento de um filho. Maria e José estão junto ao recém-nascido que solicita toda a atenção e cuidados próprios de um bebê. As visitas saúdam os pais e os felicitam pelo novo membro da comunidade. A cena familiar revela o grande mistério de Maria, Mãe de Deus. Deus enviou o seu filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à lei. Jesus aparece como um verdadeiro filho. 
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTnUOq-qWFtgh3KGxhOldKwX0JDqpzauOMCbd6kHpF3pDb-bjZ8Toda mãe não é só mãe do corpo, mas da pessoa inteira do filho. Em Jesus, não podemos separar a humanidade da divindade. Em sua pessoa, é Deus mesmo que age e vive em carne humana. A maternidade de Maria caracteriza-se como um dom e como um serviço.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQXTvmpnWe5WMT3Hj3-Unh3CEMmBVUSmavLGI88rLfM0SFE3KmV7wA Igreja, desde cedo, viu em Maria a nova Eva, pois sua maternidade indica uma nova dimensão. É mãe de todos os viventes, fonte e origem da nova vida. Deus, que é vida e vida em plenitude, mostra o seu rosto em Maria de Nazaré
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRO5ttBQvVth2EKEXi9J9NHEy2vApj7PBMAX7brVSmWMeHTNnjfZwO ano novo se inicia com a força que o Espírito Santo nos dá. Deus tem os olhos sempre voltados para nós. E nos dá a paz. O ano será novo se nos dispusermos a ser fonte de bênção a todos que encontrarmos. Quem nos encontrar, encontre em nós a Paz que é Jesus, a Força que é o Espírito e o amor materno de Maria. Vamos, com carinho e amor, celebrar Maria, Mãe de Deus, recebendo Sua bênção. Não cortemos a árvore, Maria. Se cortarmos, não teremos o Fruto bendito que é Jesus.
QUE EM CADA DIA DO NOVO ANO, BRILHE EM NÓS A LUZ DE CRISTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário