terça-feira, 30 de agosto de 2011

Mês da Bíblia


(10/09/2011) LEITURA ORANTE DA BÍBLIA - Lição 2  
[B] A MÍSTICA QUE ANIMA A LEITURA ORANTE
A leitura orante é a mística que inspira a vida à luz da palavra de Deus
Os sete pontos da Mística da leitura:
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRUIdC9a2_41NbRdbvEFhAk4zWR1s6zzyYbrknJMYJiFRscVsz4a) Faça-se Sua Vontade: este tipo de leitura visa buscar experiências, não cultura. Escutar Deus falar, vivendo Como Jesus, fez Maira: “Faça-se segundo a tua palavra!”.
b) Invocar o Espírito Santo: escutar Deus. Dependemos de Deus em capacitar-nos, por isso sejamos humildes e pequenos, pedindo auxílio ao Espírito de Deus para “abrir” nosso coração.
c) Criar ambiente: é o caminho mais curto. Ler a Bíblia é como conversar com um amigo. Exige atenção, amizade, respeito, entrega, escuta atenta e SILÊNCIO interno.
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRsbcxJl7u121iGTLvc85svxgDQ7__RhJ4gdkl4Gyob_OaId4cuUwd) Receber a Bíblia: Abrir a Bíblia é abrir a Palavra de Deus (O Livro da Comunidade). É como entrar num rio da Igreja que atravessa séculos. É a luz luminosa que ilumina a noite de muitos.
e) Imitar São Paulo: Paulo vê na escritura a Ressurreição do Senhor. É só pela fé que a sabedoria leva à salvação. Para ele a melhor carta de Deus é a comunidade: “Vocês são a Carta de Deus!” (2Cor 3,3).

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSAV1wAV_rn2ksbSPvJbjMBYQp5N8lS6sv82m40JkAGuRvdhv4Pf) Descobrir na Bíblia o espelho do que vivemos hoje: a Leitura diária é como uma chuva mansa que aos poucos  fecunda a terra (Is.55,10-11). Quem dialoga com Deus, meditando Sua palavra, é como uma árvore plantada à beira de um rio (Sl 1,3). Ela, sem perceber, vai mudar de atitude consigo e com os outros: “É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa, Tua Palavra é assim, não passa por mil, sem deixar um sinal”
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSgP9_kLdjo4x_32sRJyVM5wrT7pw-Xo1KXpKnEPOIzSgTCHCi2
   g) Ser fiel na interpretação: 3 exigências: 
        1) Confrontar com a fé da Comunidade Eclesial;
2) Confrontar com a realidade;
3) Confrontar com o resultado d
exegese (explicação, interpretação).
Para Santo Agostinho: “Querer estabelecer o sentimento do espírito sem fundamentá-lo na Letra, é construir castelo na areia. É cair no engano do fundamentalismo”.  Precisamos de bom senso para que o estudo bíblico seja sério.
Aprender com Jesus a Leitura Orante no episódio:http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRsLvc1lCFhYfv9HgyXpQjufUMuXfJXOj92D4RsebKDz-nvuUI_uQ 
 DISCÍPULOS DE EMAÚS
1º Passo - partir da realidade: Jesus encontra os 2 discípulos desorientados, perdido e com medo de tudo e, pior, fugindo sem esperança pela morte do Mestre. Jesus os vendo, pergunta: “De que estão falando e com essa tristeza?” (Eles não o reconheceram). No 1º passo: caminhar junto, escutar, fazer perguntas, ajudar e olhar a realidade com olhar crítico, unindo a leitura à situação em que se vive: porque o povo sofre e o que falam? Qual o “papo” da comunidade eclesial, da família?
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT1FkmNUBBvH8-Rc4yhpwFUJHItRILuhOnv9QnVky52uutruPbyfg2º Passo: Iluminar a vida com a Bíblica: Jesus usa os textos Bíblicos não para dar aula, mas para iluminar e abrir o coração deles e mostrar que a história estava sob controle Divino. No 2º passo: situar o acontecimento no conjunto do plano de Deus, na história da salvação, transformando o sinal da morte (CRUZ) em sinal de vida (A RESSURREIÇÃO), trazendo esperança. Jesus abriu neles nova luz. Como fazer isso hoje?
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRKT4FLQDbnWp6DlOltiRAgkvgD5DREQJcIlOakzrm38G1oSMH_►3º Passo: Partilhar e celebrar na comunidade: Jesus fez o coração deles arder. É o gesto solidário, a hospitalidade, o partilhar o pão que faz enxergar e abrir o coração. Jesus, reconhecido, desaparece e eles renascem. Iniciou com o “fica conosco, já é tarde”!
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTXFTIlmtPh88rt7pMIPr8DD14QYzwl9agIl5SFPS9MpJJq3UCJxydVWKG- No 3º Passo: Criar um ambiente de fé, de fraternidade e de partilha, faz o Espírito atuar, fazendo-nos entender o que fez Jesus, produzindo em nós ressurreição e vida nova (“Ressuscitar é reconstruir a comunidade” Lc.24,33-35). O que fizeram os dois discípulos? Retornaram à Jerusalém para dar a Boa Nova de Jesus e trazer alegria pelo Cristo ressuscitado. Resultado:  A CORAGEM substitui o MEDO. ALEGRIA, FÉ E ESPERANÇA em lugar da tristeza, descrença e desespero. Ele retornam com consciência crítica e não fatalismo. Resumindo: VIDA EM VEZ DE MORTE.
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTINvDzW9ODH7igkre5koeYa3u4E9t0VVc3bsNrko7LV4q8DTID  A Leitura orante deve nos levar a uma nova realidade, novo olhar, coração ardente e coragem para renovações. Assim deve acontecer em cada celebração eucarística: ele está no meio de nós!
“NÃO ARDIA NOSSO CORAÇÃO QUANDO ELE FALAVA PELO CAMINHO E NOS EXPLICAVA AS ESCRITURAS?”(Lucas 24,32). Assim a leitura da Bíblia deve abrir nossos olhos e fazer arder nosso coração, ilumina nossa vida, tornando luz e força para nossa caminhada.
wlimar@yahoo.com.br

(30/08/2011)   LEITURA ORANTE DA BÍBLIA (1º PARTE)
OS 4 DEGRAUS: (método CRIADO PELO Monge Guigo em 1150 para orientar os Monges)
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQOalRXLc8kdnk6XIkn9EXMUzRQpPR0H_75aJIObiarhSuuS8eC1) Leitura: é o estudo assídua e atento de um texto. É mergulhar na história, com a seguinte orientação: a) O QUE ELE DIZ– ler com calma, b) prestando atenção nos LUGARES, PERSONAGENS, COISAS e c) nas AÇÕES E REAÇÕES DAS PESSOAS. Entrar em cena: recordar, memorizar, sentindo cada palavra e o sentido da frase no seu contexto, o que exige silêncio e escuta.
2) Meditação: é entrar em diálogo com o texto, i. é, ruminar, refletir e atualizar o que a PALAVRA nos quer dizer, perguntando: o que o texto quer me dizer, neste momento. É bom relacionar seu conteúdo com outros textos Bíblicos.
3) Oração: é o falar com Deus e ouvi-LO, num diálogo íntimo e pessoal, respondendo:  O que a Palavra me diz ou me faz dizer de Deus. É o momento de louvar, do pedir perdão e da ação de graças. Leia novamente, reze e louve a Deus (o AUTOR DA PALAVRA). Deixar o Espírito falar, sussurrar...
4) Contemplação (compromisso): É ver o mundo com os olhos de Deus. A leitura colocou colírios em nossos olhos, abrindo-os para uma nova visão, nova realidade que nos compromete com essa transformação. Aí devemos pensar não do nosso jeito, de nosso interesse, mas DO JEITO do SENHOR, PENSAR, AGIR COMO DEUS (“Amar como Jesus amou, olhar como Jesus olhou”...). É saborear as alegrias eternas, assumindo um compromisso de vida como prática concreta.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRduDk1booTrl74nUC2A81maG8EKRHEUVw7rSXAfoe0RLpFg7Xb Nem sempre é fácil distinguir um degrau do outro. Trata-se de um processo dinâmico de leitura, seguindo cada etapa - degrau, numa sequência lógica (LEITURA, MEDITAÇÃO, ORAÇÃO E CONTEMPLAÇÃO) da Lectio Divina. São atitudes seqüenciais que seguem uma lógica contemplativa, cada uma com sua intensidade conforme o degrau em que se encontra.   As características de cada etapa (degrau) devem ser vividas, seguindo a dinâmica da leitura orante.

Oração: Deus, por amor, nos fez a sua imagem e semelhança, por isso pedir perdão pela falta de amor;
Contemplação: com o amor de Deus, devemos amar. Ser o rosto, o coração de Deus: somos TEMPLOS DO ESPÍRITO SANTO.
O que a palavra de Deus nos faz VER, ENSINAR e CELEBRAR.