(10/09/2011) LEITURA ORANTE DA BÍBLIA - Lição 2
[B] A MÍSTICA QUE ANIMA A LEITURA ORANTE
A leitura orante é a mística que inspira a vida à luz da palavra de Deus
Os sete pontos da Mística da leitura:
b) Invocar o Espírito Santo: escutar Deus. Dependemos de Deus em capacitar-nos, por isso sejamos humildes e pequenos, pedindo auxílio ao Espírito de Deus para “abrir” nosso coração.
c) Criar ambiente: é o caminho mais curto. Ler a Bíblia é como conversar com um amigo. Exige atenção, amizade, respeito, entrega, escuta atenta e SILÊNCIO interno.
e) Imitar São Paulo: Paulo vê na escritura a Ressurreição do Senhor. É só pela fé que a sabedoria leva à salvação. Para ele a melhor carta de Deus é a comunidade: “Vocês são a Carta de Deus!” (2Cor 3,3).
g) Ser fiel na interpretação: 3 exigências:
1) Confrontar com a fé da Comunidade Eclesial;
2) Confrontar com a realidade;
3) Confrontar com o resultado d
exegese (explicação, interpretação).
► Para Santo Agostinho: “Querer estabelecer o sentimento do espírito sem fundamentá-lo na Letra, é construir castelo na areia. É cair no engano do fundamentalismo”. Precisamos de bom senso para que o estudo bíblico seja sério.
DISCÍPULOS DE EMAÚS
►1º Passo - partir da realidade: Jesus encontra os 2 discípulos desorientados, perdido e com medo de tudo e, pior, fugindo sem esperança pela morte do Mestre. Jesus os vendo, pergunta: “De que estão falando e com essa tristeza?” (Eles não o reconheceram). No 1º passo: caminhar junto, escutar, fazer perguntas, ajudar e olhar a realidade com olhar crítico, unindo a leitura à situação em que se vive: porque o povo sofre e o que falam? Qual o “papo” da comunidade eclesial, da família?
“NÃO ARDIA NOSSO CORAÇÃO QUANDO ELE FALAVA PELO CAMINHO E NOS EXPLICAVA AS ESCRITURAS?”(Lucas 24,32). Assim a leitura da Bíblia deve abrir nossos olhos e fazer arder nosso coração, ilumina nossa vida, tornando luz e força para nossa caminhada.
wlimar@yahoo.com.br
► † ◄ † ► † ◄ † ► † ◄
(30/08/2011) LEITURA ORANTE DA BÍBLIA (1º PARTE)
OS 4 DEGRAUS: (método CRIADO PELO Monge Guigo em 1150 para orientar os Monges)►2) Meditação: é entrar em diálogo com o texto, i. é, ruminar, refletir e atualizar o que a PALAVRA nos quer dizer, perguntando: o que o texto quer me dizer, neste momento. É bom relacionar seu conteúdo com outros textos Bíblicos.
►3) Oração: é o falar com Deus e ouvi-LO, num diálogo íntimo e pessoal, respondendo: O que a Palavra me diz ou me faz dizer de Deus. É o momento de louvar, do pedir perdão e da ação de graças. Leia novamente, reze e louve a Deus (o AUTOR DA PALAVRA). Deixar o Espírito falar, sussurrar...
►4) Contemplação (compromisso): É ver o mundo com os olhos de Deus. A leitura colocou colírios em nossos olhos, abrindo-os para uma nova visão, nova realidade que nos compromete com essa transformação. Aí devemos pensar não do nosso jeito, de nosso interesse, mas DO JEITO do SENHOR, PENSAR, AGIR COMO DEUS (“Amar como Jesus amou, olhar como Jesus olhou”...). É saborear as alegrias eternas, assumindo um compromisso de vida como prática concreta.
►Oração: Deus, por amor, nos fez a sua imagem e semelhança, por isso pedir perdão pela falta de amor;
►Contemplação: com o amor de Deus, devemos amar. Ser o rosto, o coração de Deus: somos TEMPLOS DO ESPÍRITO SANTO.
►O que a palavra de Deus nos faz VER, ENSINAR e CELEBRAR.