►O JEJUM QUE LEVA À SALVAÇÃO◄
Cristo, para uma nova vida com Deus, além da Vigília que leva à Páscoa. O uso das cinzas simboliza a consciência de nossos pecados e o arrependimento de nossas faltas. É uma cerimônia que se realize no contexto Eucarístico, onde o sacrifício agradável a Deus é o arrependimento e conversão. Vamos Rogar ao Senhor, nosso Pai, que olhe com compaixão e não despreze nosso espírito humilde e arrependido, o que Ele tanto espera de todos nós.
Primeira Leitura – Joel 2, 12-18
O profeta nos adverte que a verdadeira conversão é condição pra alcançar a misericórdia Divina. Que a atitude exterior seja uma expressão do que vai em nosso coração sincero e contrito. Deus é o fiel da reconciliação, esperando que nós, homens, estejamos de coração aberto a sua generosidade, de modo especial, no convite que CNBB nos faz na Campanha da fraternidade, por amor à vida e em respeito à natureza.
Salmo Responsorial – Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos!
Segunda Leitura – 2 Coríntios 5.20-6,2
Evangelho – Mateus 6.1-6.16-18
IMPOSIÇÃO DAS CINZAS
Como expressão da penitência, neste tempo de preparação para a Páscoa, o Senhor nos convido a receber o sinal da cruz, símbolo da nossa salvação, traçado em nossa testa com cinza, com o seguinte verbete:
"Lembra-te, homem, que és pó e que ao pó hás de tornar". Convertei-vos do pecado e sede fieis a Cristo. E que o Deus todo poderoso, perdoe todos os corações arrependidos e tende misericórdia de nós. Perdoa e nos livre de todos os pecados, confirmando, nos fortaleça em todo o bem e nos guarda para vida eterna!
Campanha da Fraternidade 2011
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe a cada ano um itinerário evangelizador fortemente voltado para a conversão pessoal e comunitária, em preparação à Páscoa.
O objetivo da CF decorre da missão evangelizadora que a Igreja recebeu de Jesus Cristo de despertar e nutrir a solidariedade entre os irmãos, visando a promoção e edificação de uma sociedade justa e solidária na busca de um bem comum, propondo em sua 47ª edição:Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta.
Lema: “A Criação Geme em Dores de parto" (Rm 8,22).
Em 2011 o grito é sobre meio ambiente, a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas – causas e conseqüências. Aquecimento global, mudanças geológicas nada mais é do que reações as nossas ações. É um alerta crucial, convocando toda sociedade para salvar nosso planeta, nossa Casa.
Temos consciência que, a cada catástrofe, o planeta geme e a humanidade sofrendo as conseqüências.
SE CADA UM FIZER A SUA PARTE, AINDA HÁ TEMPO PARA REVERTER A SITUAÇÃO.
NÃO É, PORTANTO, UMA UTOPIA.
SOMOS RESPONSÁVEIS: eu, tu, nos. . .