quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Liturgia Dominical -Batismo de Jesus

NO BATISMO, A MISSÃO DE JESUS É REVELADA
BRILHE A VOSSA LUZ!
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSUbwvgeW1e5kEAQJP7kRgN5S0dO7zwKIzhnoT1fn1hE52_fQJBRecordamos, hoje, o dia em que Jesus foi batizado, revelando sua missão como Filho amado e fiel do Pai. Com esta festa encerramos o ciclo do Natal e iniciamos o Tempo Comum até a terça-feira que antecede as Cinzas, dando início à quaresma. Vamos renovar nosso compromisso batismal na esperança de que a luz do Senhor nunca se apague em nossa vida. No Batismo Jesus é reconhecido e manifestado como o Filho de Deus, inaugurando seu ministério, o anúncio do Reino de Deus.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRv1VtYCGlGCXlkbFee9FLy5VHXJ1Q_mjUzdXZM-e1-r_1Us6zUbgO Batismo do Jesus nos lembra o nosso Batismo como pertença ao Povo de Deus, pedras vivas que formam o Corpo Místico de Cristo – Sua Igreja, por isso Batizar nos compromete com o batizando no crescimento de sua fé e engajamento com a Igreja. O Batismo, sinal indelével de nossa filiação Divina, nos faz viver como irmãos e a nos reconhecer como morada de Deus e participantes de seu ministério como sacerdote, profeta e rei. 
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRnu5bA2C9qFYVwJgiMUB8t87qYXfCPhK85XhyuWelUtLNxxzgtA celebração do Batismo, que nos transforma e humaniza, deve ser para nós, uma das mais belas celebrações litúrgicas da Igreja. Lembremo-nos que o Batismo é a porta que nos abre aos sacramentos, para o compromisso de verdadeiros filhos de Deus e fiéis seguidores de Jesus Cristo. Batismo vem do grego e significa “mergulhar”. Mergulhar na água com Cristo na sua Morte e na sua Ressurreição como uma nova criatura, liberta do pecado.  
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRRu8sEui0vMNYEk3IL2Ex-6YdC9JZjiEYwoOPyMO3hCfT9E7Bp3gO nosso batismo é o inverso do batismo de Jesus. Enquanto sob o olhar de João Batista Jesus se mostra plenamente humano, descendo a nossa realidade, no nosso batismo há o inverso. Nós é que subimos para acolher a chama da divinização. Nós, seres humanos, vamos para o alto e somos inseridos na realidade de Deus
Sabemos a data de nosso nascimento para Deus:  
A FESTA DE  BATIZADO?!
Primeira Leitura: Isais 42,1-4.6-7
Eis o meu servo, nele se compraz minha alma.
Salmo Responsorial
Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!
Segunda Leitura: Atos 10, 34-38
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQZSOmo3X3GayB_OhpqBdF5ytUb87gx-VP2g0Mggk5SrlG21j6NqQPedro anuncia que Deus ungiu seu filho com o Espírito Santo, mostrando como Jesus realizou seu ministério. Ele faz uma verdadeira catequese de Sua vida, como Aquele que veio para ser o caminho, a verdade e a vida com o anuncia da boa nova da paz. O discurso de Pedro indica que Deus não faz distinção de pessoas e povos.  Se de um lado a iniciativa de aproximação é sempre de Deus, cabe ao homem responder e manifestar por atitudes de amor a Deus e de senso de justiça, tornando-o próximo de Deus pelo amor aos irmãos. É pelo batismo que Deus nos acolhe, revelando a missão que temos a fazer e cumprir, tendo em Cristo Jesus nosso modelo.
Evangelho: Mateus 3, 13-17  
Depois de batizado, Jesus viu o Espírito de Deus descer sobre Si.
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQzYSGEc7uACPASqqLSKzSPG_VMG2OI3UX1WxqP5VgCF1rOBfwWHA
Da Galiléia Jesus foi ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele. João recusava-se: Eu devo ser batizado por ti e tu vens a mim!  Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa. Então João cedeu. Depois que Jesus foi batizado, saindo da água, eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus. E do céu baixou uma voz: “Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição”.
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQXtQb-SeabL5mUxdNs0dZQ_sdDCmD3p8h2kb95qQuSGdZR_WuySg
Jesus, ao inicias o seu ministério, não quis ser diferente dos homens e começa recebendo o Batismo de João, que batizava no Jordão e seu batismo expressava o arrependimento dos pecados e conversão. 
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSPPBjQQ0HQTZXrUHT0jbZ3X1jkozaL9MxoWMVbqUsi-mNI_-okCom razão o batismo de João é chamado no evangelho (Mc 1,4) de “batismo de conversão”, em contraste com o batismo de Jesus, que é o “batismo no Espírito Santo” (At 19,1ss). “O batismo simboliza não apenas o início de uma vida em Cristo, mas também a morte da velha vida do pecado. Com o batismo, o cristão é purificado, santificado e justificado (1Cor 6,11). Cristo santifica a Igreja, purificando-a mediante o banho da água e com a palavra (Ef 5,26). O batismo simboliza e produz não apenas a incorporação do cristão em Cristo (Gl 3,27), mas também a sua união com os cristãos como membros do corpo de Cristo (1Cor 12,13).
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS29Bw8xOVKO0PT3C4WN0WghaeWyqouBRBsA9tij10eVjYGz0CtVgJesus não precisava ser batizado. Ele quis nos ensinar a obedecer às disposições divinas, por isso a importância do curso de preparação ao Batismo. Jesus quis ser batizado para cumprir a vontade de Deus e os Seus desígnios, e preparar a era messiânica, pois Jesus veio cumprir a Vontade do Pai na plenitude do Espírito Santo. 
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS5irgcHRWWNgt2vWn-PRk1LXm2iVvZAEppDs0tM8p-2JRxTbJeZw Com o Batismo Jesus inicia sua vida pública como o Messias prometido e nos é revelado, nEle, o Mistério da Santíssima Trindade. O Filho recebe no Batismo o Espírito Santo que desce sobre Ele e a voz do Pai dá o testemunho do Filho. Ele se humanizou para nos divinizar. O Divino, agora, é totalmente Humano.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTjs9HiymUhBGbwJxwCqLfzjgYms_ahyq7VwapYN40ty467dz8BCom o nascimento de uma criança, o pai faz seu registro civil. O registro é sua cidadania. Da mesma forma no Batismo. Somos batizados em nome da Santíssima Trindade para nos fazer filhos de Deus. 
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTZW6neVdR3tE-MxdcQao2Vr_ecbo5yI0Vy9z_3X1kwAkGCsshnSwAssim como o Registro faz o cidadão, o Batismo faz o cristão, pelo tríplice compromisso: como sacerdote, consagra sua vida e o mundo para Cristo; como profeta, anuncia o Plano de Deus e denuncia o que a ele se opõe; e, como rei, serve ao irmão, à Comunidade.