quarta-feira, 27 de novembro de 2013


1º Domingo do Advento 01/dez/2013 - Ano A
VINDE e DEIXE-SE GUIAR PELA LUZ DO SENHOR (Isaias2,5)
AO ENCONTRO DO SENHOR COM O IRMÃO
Ficai atentos: não sabeis em que dia o Senhor virá
 
NICIAMOS O ANO LITÚRGICO na esperança de Graças e Bênçãos. A liturgia do Advento é um apelo: conversão, vigilância, alegria e esperança no Senhor que vem (a exemplo do povo de Deus durante séculos). O nascimento de Jesus, não como uma simples lembrança histórica, terá sentido em nossa vida se abrirmos nosso coração, nossos lares e comunidades. Advento é tempo de espera (“Quando virá Senhor o Dia...”). Vigilância é prontidão e desapego de tudo que nos afasta de Deus. Vigilância é oração e temperança permanente: “Sejam sóbrios e fiquem de prontidão” (1 Pedro 5,8-9). É se guiar pela luz do Senhor e aprender com Ele a fazer história, construindo uma nova sociedade.

Advento”, vinda, chegada: é o caminho ao encontro do Salvador que assume a natureza humana e revela o mistério amoroso de Deus. Tem dois pontos de chegadas: até 15 de dezembro prepara a segunda vinda do Senhor e no último domingo salienta o Natal: a vinda do Filho do Altíssimo. É o Maratá do cristão, que clama: vem, Senhor! Exige conversão e fé, assumidas no Batismo e atualizados na Páscoa.

1ª Leitura: Isaías 2,1-5
O Senhor reúne todas as nações para a paz eterna do Reino.
O texto é um poema de paz universal e de união de todos os povos em torno de Deus. É um convite para o encontro dos homens no monte do Senhor: ouvir sua Palavra de esperança e de paz sem fim. “Eles transformarão suas armas em ferramentas de trabalho. Povo algum levantará a espada contra outro povo e não haverá guerra”. É a criação de um mundo novo de paz entre as nações: verdadeiro prefácio da vinda gloriosa do Senhor no Juízo Final.

É a realização da profecia: “O verbo se fez carne e veio habitar entre nós, trazendo a paz aos homens”. Devemos estar preparados para acolher o Salvador: ouvindo sua Palavra e sua proposta de salvação. Ele cumpriu sua parte: venceu o mal e a morte para nos dar vida nova. Cabe aos homens fazer sua parte.

2ª Leitura: Romanos 13,11-14a 
A salvação está mais perto de nós.
É o domingo da vigilância. Vigiar é ser solidário com Jesus, assumindo a causa dos oprimidos e desprezados de nosso meio. Paulo inicia com um alerta: “Vós sabeis em que tempo vivemos: já é hora de acordar, pois nossa salvação se aproxima”. É um libertar-se do mundo das trevas para vestir-se da LUZ de Cristo. Paulo alerta que a porta está aberta a todos os que lutam por uma sociedade justa e pacífica: Para isso Jesus deu sua vida.  Em sua carta missionária, ele se reporta ao tempo presente com a vinda futura de Cristo: “A noite vai adiantada e o dia vai chegando, por isso é momento de fugir das trevas e vestir-se com as armas da luz”, acrescentando: “nada de orgias, comilanças, brigas ou rivalidades, pelo contrário: Revesti-vos do Senhor Jesus”.

Responsável pelas comunidades, Paulo recomenda: É para esta vida nova, livres do egoísmo e do pecado, que cada um deve trilhar o viver na Fé, no amor e no serviço. A questão fundamental para Paulo é a conversão: sair das trevas para a luz. “acordai e renovai o entusiasmo pelo evangelho e revesti-vos do Senhor Jesus que vem”.

EVANGELHO: Mateus 24, 37-44
Ficai atentos e preparados!
O texto é um apelo à vigilância. Mateus apresenta o último discurso de Jesus antes de Sua Paixão: um discurso de caráter escatológico, onde a questão central é a vinda do Filho do homem (anos 80), diferente de Marcos, referindo-se aos Sinais da destruição de Jerusalém (anos 65-70), épocas diferentes. Mateus, percebendo o desânimo do povo de Deus, pela espera do Senhor, sente ser o momento de renovar neles a esperança de construir o Novo Reino. Oportunas as palavras de Cristo sobre sua vinda gloriosa, compondo com elas uma exortação ao povo, como um fato certo e sem tempo determinado, mas que exige preparação, amor e fé no Salvador.

A linguagem desta mensagem é estranha e enigmática, do gênero da época. Uma mensagem apocalíptica, por revelar algo escondido. O objetivo é alertar as pessoas desanimadas e tristes, confortando-as de que a vitória final será de Deus e de Seus fiéis amigos. Em consequência apresenta três sinais: 1) A referência à arca de Noé: o povo se preocupava em gozar a vida, divertir-se, quando foram surpreendidos pelo dilúvio. Esqueceram de ligar a vida terrena à vida com Deus. 2) A preocupação com vida diária, como o trabalho e a família, sem negligenciar a vindo do Senhor. 3) Cuidado com suas propriedades para evitar o imprevisto, da mesma forma não negligenciar a relação com o Senhor que vem. Era fundamental incutir no povo a vigilância e preparação para a espera do Senhor, desviando-os do apego aos bens deste mundo.

Para nós cristãos “ESTAR VIGILANTES, ATENTOS e EPREPARADOS”, é um alerta à vida digna e preparada: “NA GRAÇA DO SENHOR” para que a morte não surpreenda, abrindo o coração às oportunidades de salvação oferecidas por Deus. Se Ele me desafia a uma missão e eu prefiro “vida” fácil, sem compromisso, desperdicei o amor de Deus. Deus nos abre muitas portas, esperando nossa participação. Ele nos fez livres para ir e vir: é fiel em seus desígnios, nada nos impondo: SOMO LIVRES PARA OPTAR ENTRE A VIDA E A MORTE.
Vigilante: é o Fiel que está sempre atento e preparado para acolher o Senhor que vem.
“FICAI PREPARADOS! PORQUE, NA HORA EM
QUE MENOS PENSAIS, o Filho do Homem Virá".


 

 

 

 

 

COLORIDO E COM IMAGENS

q

1º Domingo do Advento 01/dez/2013 - Ano A
VINDE e DEIXE-SE GUIAR PELA LUZ DO SENHOR (Isaias2,5)  
AO ENCONTRO DO SENHOR COM O IRMÃO
Ficai atentos: não sabeis em que dia o Senhor virá
https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQvu1USPcjAAumd6kCygRjGcmd1HuOYoBM2alNcQoXTIwQpNa7aaA INICIAMOS O ANO LITÚRGICO esperançosos de Graças e Bênçãos. A liturgia do Advento é um apelo: conversão, vigilância, alegria e esperança no Senhor que vem (a exemplo do povo de Deus durante séculos). O nascimento de Jesus, não como uma simples lembrança histórica, terá sentido em nossa vida se abrirmos nosso coração, nossos lares e comunidades. Advento é tempo de espera (“Quando virá Senhor o Dia...”). https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRLyIVyfyjd0pKbACo6IxgT3EQwTHeexBhASrH8VuqPwMzoIbdP0g
Vigilância é prontidão e desapego de tudo que nos afasta de Deus. Vigilância é oração e temperança permanente: “Sejam sóbrios e fiquem de prontidão” (1 Pedro 5,8-9). É se guiar pela luz do Senhor e aprender com Ele a fazer história, construindo uma nova sociedade
https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQFCDeln9GEifouaJQENXgOE-EDTQDuWphbRK_s6QmcXvCqIaT9 Advento”, vinda, chegada: é o caminho ao encontro do Salvador que assume a natureza humana e revela o mistério amoroso de Deus. Tem dois pontos de chegadas: até 15 de dezembro prepara a segunda vinda do Senhor e no último domingo salienta o Natal: a vinda do Filho do Altíssimo. É o Maratá do cristão, que clama: vem, Senhor! Exige conversão e fé, assumidas no Batismo e atualizados na Páscoa.

1ª Leitura: Isaías 2,1-5 O Senhor reúne todas as nações para a paz eterna do Reino.
https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS34vfJSUzpcvi_K0EAL3_gIBL4FQOxwhFtofqlvQao3SA-79vKnwO texto é um poema de paz universal e de união de todos os povos em torno de Deus. É um convite para o encontro dos homens no monte do Senhor: ouvir sua Palavra de esperança e de paz sem fim. “Eles transformarão suas armas em ferramentas de trabalho. Povo algum levantará a espada contra outro povo e não haverá guerra”. É a criação de um mundo novo de paz entre as nações: verdadeiro prefácio da vinda gloriosa do Senhor no Juízo Final. 
http://imgcdn.nrelate.com/image_cache/cleofas.com.br/d1c2c994ef7153fd0f6bce312d77c967_thumb_jesus-born-300x192.jpg É a realização da profecia: “O verbo se fez carne e veio habitar entre nós, trazendo a paz aos homens”. Devemos estar preparados para acolher o Salvador: ouvindo sua Palavra e sua proposta de salvação. Ele cumpriu sua parte: venceu o mal e a morte para nos dar vida nova. Cabe aos homens fazer sua parte.
É a realização da profecia:

2ª Leitura: Romanos 13,11-14a  A salvação está mais perto de nós.
http://shop.netstore.com.br/clubeculturadepaz/images/p/detail/preceVigEspJesus.jpg?format=jpg&width=200É o domingo da vigilância. Vigiar é ser solidário com Jesus, assumindo a causa dos oprimidos e desprezados de nosso meio. Paulo inicia com um alerta: “Vós sabeis em que tempo vivemos: já é hora de acordar, pois nossa salvação se aproxima”. É um libertar-se do mundo das trevas para vestir-se da LUZ de Cristo. https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgGk_oJAocmADADJ_jKkmlv0iB5SMWiEkIM-jkqGglXG_mDv6uCnnDaXDuOA3AzJQwovD5HVuNQpbL8Ej6H9m3dPrRM1LyEgVpDtlW9DSXQR_IFC_wwOv40jaxfVT387SxpCuqJ7s8h2ngb/s320/jesus+a+luz+do+mundo.jpgPaulo alerta que a porta está aberta a todos os que lutam por uma sociedade justa e pacífica: Para isso Jesus deu sua vida.  Em sua carta missionária, ele se reporta ao tempo presente com a vinda futura de Cristo: “A noite vai adiantada e o dia vai chegando, por isso é momento de fugir das trevas e vestir-se com as armas da luz”,  http://professorteodoro.com.br/wp-content/uploads/2012/12/Jesus-Christ-reborn-merry-christmans-papel-de-parede-de-natal-nascimento-de-jesus-cristo-pres%C3%A9pio-150x150.jpgacrescentando: “nada de orgias, comilanças, brigas ou rivalidades, pelo contrário:  Revesti-vos do Senhor Jesus”. Responsável pelas comunidades, Paulo recomenda: É para esta vida nova, livres do egoísmo e do pecado, que cada um deve trilhar o viver na Fé, no amor e no serviço. A questão fundamental para Paulo é a conversão: sair das trevas para a luz. “acordai e renovai o entusiasmo pelo evangelho e revesti-vos do Senhor Jesus que vem”.
EVANGELHO: Mateus 24, 37-44 Ficai atentos e preparados!
http://blog.cancaonova.com/padreanderson/files//var/www/blog.cancaonova.com/wp-content/blogs.dir/2968/files//2009/06/jesus-150x150.jpg O texto é um apelo à vigilância. Mateus apresenta o último discurso de Jesus antes da Paixão: um discurso de caráter escatológico, onde a questão central é a vinda do Filho do homem (anos 80), diferente de Marcos, referindo-se aos Sinais da destruição de Jerusalém (anos 65-70), épocas diferentes. Mateus, percebendo o desânimo do povo de Deus, pela vinda do Senhor, sente ser o momento de renovar neles a esperança de construir o Novo Reino. Oportunas as palavras de Cristo sobre sua vinda gloriosa, compondo com elas uma exortação ao povo, como um fato certo e sem tempo determinado, mas que exige preparação, amor e fé no Salvador.
A linguagem desta mensagem é estranha e enigmática, do gênero da época. Uma mensagem apocalíptica, por revelar algo escondido. O objetivo é alertar as pessoas desanimadas e tristes, confortando-as de que a vitória final será de Deus e de Seus fiéis amigos. Em consequência apresenta três sinais: 1) A referência à arca de Noé: o povo se preocupava em gozar a vida, divertir-se, quando foram surpreendidos pelo dilúvio. Esqueceram de ligar a vida terrena à vida com Deus. 2) A preocupação com vida diária, como o trabalho e a família, sem negligenciar a vindo do Senhor. 3) Cuidado com suas propriedades para evitar o imprevisto, da mesma forma não negligenciar a relação com o Senhor que vem. Era fundamental incutir no povo a vigilância e preparação para a espera do Senhor, desviando-os do apego aos bens deste mundo.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsj6FXctKBa2EEuIf_LVilBdiOVaKWxmKokuLH4h2jRk10GxEFX6FP1nJFz9R5yNJW7XOyfwsn9ktTRrh_ZFRX6vRyyCrxAd2pyV3Ea4BWvIhUM8JU2QD113pBrmjQBNQwow0R2uyqgug/s1600/tumblr_lw9vv0lqjM1r289s2_large.jpg Para nós cristãos “ESTAR VIGILANTES, ATENTOS e EPREPARADOS, é um alerta à vida digna e preparada: “NA GRAÇA DO SENHOR” para que a morte não surpreenda, abra seu coração às oportunidades de salvação oferecidas por Deus. Se Ele me desafia a uma missão e eu prefiro “vida” fácil, sem compromisso, desperdicei o amor de Deus que nos abre muitas portas, esperando nossa participação. Ele nos fez livres para cada um escolher seu caminho: é fiel em seus desígnios, não impõe.

Vigilante: é o Fiel que está sempre atento e preparado para acolher o Senhor que vem.

“FICAI PREPARADOS!”
“PORQUE, NA HORA EM
QUE MENOS PENSAIS,
O FILHO DO HOMEM VIRÁ”.