quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

2º Domingo Tempo Comum-15/01/2012

O CONVITE DE JESUS PERMANECE: VINDE E VEDE
A passagem do tempo de Natal para o tempo comum (33 domingos) traz como tema “O ENCONTRO COM JESUS”. Deus nos chama pelo nome e nos convida a entrar no caminho do seu Filho amado.
Fala Senhor, que te escuto.  Deus toma a iniciativa e nos convoca a participar de seu projeto de salvação, esperando resposta sincera e fiel no seguimento de Seu Filho pela fé, escuta da palavra e disponibilidade para servir e testemunhar, repetindo a história como a de Samuel, de André, de Pedro... Ninguém veio ao mundo por acaso, o que nos leva a perguntar como cristãos: “Por que estou aqui e descobrir o sentido de minha  vida”. A vocação à vida é um chamado pessoal de Deus: “os fios de cabelo de nossa cabeça são contados e nenhum cai sem que o Senhor o saiba”, diz Mateus. Na verdade, fomos resgatados por alto preço, por isso a liturgia nos faz refletir sobre a disponibilidade para acolher os desafios de Deus.
O batismo nos torna membros do Corpo de Cristo e escolhidos anunciadores do Reino como testemunhos do Evangelho para que outros conheçam Jesus Cristo e promovam a vida nova da salvação a todos. O primeiro anúncio, o de João Batista, atraiu os primeiros discípulos que acreditaram no Cordeiro de Deus. Quem o descobriu passa a irradiá-LO. Quem dEle se aproxima o faz com motivação, sabendo o que deseja e o que procura. Não é uma aventura que se lança pelo inesperado ou a sorte de encontrar o tesouro da felicidade terrena. É o estar com Ele e, como o discípulo, não importando onde mora e quem O ama torna-O conhecido. Ele basta.
Primeira Leitura: 1Samuel 3,3b-10.19  - Fala, Senhor, que teu servo escuta.
O texto apresenta a vocação profética de Samuel, da tribo de Efraim, que desde menino é consagrado a Deus por sua mãe. Vive no templo do Senhor onde estava depositada a Arca da Aliança, servindo Eli. Samuel exerceu um papel ministerial relevante, como líder, durante a transição da época dos juízes para a dos reis, dando um resumo do caminho percorrido pelo Povo de Deus. A narração da vocação de Samuel mostra que o chamado é de iniciativa de Deus que espera de nós disponibilidade para escutar sua voz e seus desafios. A vocação é sempre uma iniciativa, misteriosa e gratuita de Deus que segue critérios que nos surpreendem, mas Ele dá sentido a tudo e escolhe, chama, interpela e desafia o homem.
A surpresa de Samuel, que desconhece a voz de quem o chama, comprova os desígnios de Deus que o chama em momento de tranqüilidade: Samuel dormia. É no silêncio que a voz de Deus torna mais perceptível ao vocacionado e quando o homem se abstrai de seus problemas, disponibilizando-se ao chamado. Diante dos apelos apresentados pelo mundo e que nos seduzem, sublinhe-se a dificuldade em identificar a voz de Deus que é paciente e persuasivo, até ouvir: “Fala Senhor; o teu servo escuta”.Eli foi instrumento de Deus. ►O pormenor sugere o quanto podemos ser úteis aos irmãos, abrindo-lhes o caminho para a percepção da vontade e chamado de Deus. O termo bíblico escutar significa acolher de coração o que ouviu como compromisso de vida. Samuel diz que aceita embarcar no desafio profético e ser um sinal vivo de Deus. O profeta se faz profeta porque ouve e escuta a voz de Deus.
Salmo Responsorial: O salmista agradece a Deus pelos benefícios recebidos e assume o compromisso de anunciar as maravilhas da salvação.
Segunda Leitura: 1Corintios 6,13c-15a.17-20 Vossos corpos são membros de Cristo.
Somos membros de Cristo que nos resgatou por alto preço por sua entrega na cruz, tornando-nos templos do Espírito Santo para glorificar a Deus. O texto mostra o desafio de Paulo em evangelizar a comunidade de Corintos, ensinando que a imoralidade contraria a vida do batizado que forma com Cristo um só corpo, por isso saber usar a liberdade e não fazer do corpo o que contraria essa união. A atitude do cristão deve ser compatível com as de Cristo a fim de testemunhá-Lo ao mundo.  Graças a sua dedicação apostólica criou uma comunidade forte e unida pela fé em Cristo.
Corintos era uma cidade portuária com população heterogênea em termos de raça e religião, portanto suscetível aos vícios dos prazeres e de vida fácil, onde a riqueza fácil de uns contrastava com a miséria de outros. Os cristãos viviam nesse ambiente que contrariava a pureza das mensagens evangélicas. Para Paulo, no corpo do cristão deve manifesta-se a realidade do corpo de Cristo.
O corpo não é desprezível, miserável, condenado, mas é criado com suma dignidade para manifestar ao mundo a realidade da vida Divina, porque no corpo o cristão vive a comunhão com Deus. Ora se o cristão é membro de Cristo, vivendo em comunhão com o Pai, atitudes desregrados, voltadas a interesses egoísticos e escravos do vício, tornam-se indignos e infiéis templos do Espírito.
O texto é um convite: “glorificai a Deus no vosso corpo”. È comum as comunidades através do clero, menos informado ou viciado pelo formalismo, preocupar-se com atitudes externas, esquecendo o essencial nas celebrações e posturas litúrgicas.
A celebração, em gestos concretos, deve levar o participante, como ser vivo, a sentir seu corpo vibrar e viver nele a morada e templo de Deus. É preciso, em todas as circunstâncias, que a vida do cristão seja uma entrega a serviço, doação, respeito, amor verdadeiro. A celebração, culto sagrado, deve agradar a Deus. Deus é simples porque seu amor, que é sem limites, também é simples. Nós complicamos, tornando Deus distante, quando Ele vive em nós.
Evangelho: João 1,35-42 Foram ver onde Jesus morava e permaneceram com ele.
O texto descreve o encontro dos primeiros discípulos com Jesus que é apresentado por João Batista como o Cordeiro de Deus. Na visão de João, discípulo é quem reconhece no Cristo que passa o Messias libertador e se disponibiliza a seguir-LO no caminho do amor e da entrega e, aceitando o convite, entra em sua casa e vive em comunhão com Ele. Discípulo é aquele capaz de testemunhar Jesus e anunciá-lo aos irmãos. Vinde e vede é o convite que Jesus faz ao discípulo que o procurava. Assim, os discípulos que buscam o Deus da salvação encontram em Jesus, o Servo sofredor da missão salvadora, que entrega sua vida como um cordeiro. Eles viram o Mestre e permaneceram com Ele aquele dia.
Com a apresentação dos três primeiros discípulos, Jesus começa a formar sua equipe para dar sequência a seu ministério. É um quadro vocacional com a marca do Messias, Cristo que inicia escolhendo os discípulos catequizados por Batista, o precursor, que sente cumprida sua missão quando o Messias “passa” e se torna realidade. Ele convida-os a segui-LO, “eis o cordeiro de deus” e sai de cena. A expressão define Jesus como o enviado do Pai para a nova Páscoa e realizar a libertação dos homens, como o novo Adão. Jesus veio, portanto, com a missão de eliminar as cadeias do egoísmo e da escravidão do pecado que prendem os homens, impedindo-os de chegar à vida plena.
“Seguir Jesus” significa caminhar com Ele, percorrer o mesmo caminho de amor e de entrega que Ele percorreu, adotar  seus objetivos e colaborar com Ele na missão. “Que procurais?” Não existe meio termo e os discípulos, pessoas simples, captaram, de pronto, a mensagem e simplesmente O seguem, largando tudo para fazer a experiência da partilha de vida com o Messias. Nasce, assim, o primeiro embrião da comunidade do Messias como uma nova Aliança. Aqui a dinâmica Missionária que forma a comunidade dos que encontram Jesus que passa, procuram n’Ele a verdadeira vida e  liberdade e, identificando-se com Ele, seguem seu caminho de amor e de entrega, dispostos a uma vida de total comunhão com Ele e com os irmãos, formando o caminho vocacional a nos dizer o é ser cristão e seguir Jesus.
O encontro com Jesus não é um caminho fechado, mas um caminho de encontro com os irmãos

A resposta ao amor de Deus é o amor. Amor com entrega  e compromisso de respeito pelo irmão e pela sua dignidade.
Pelo e-mail, wlimar@yahoo.com.br
faça uma avaliação, dando sua sugestão sobre o Blog.