segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Assunção de Nossa Senhora 19 /8//20121

FELIZ ÉS TU QUE CRESTE, PORQUE SE CUMPRIRÁ O QUE O SENHOR TE ANUNCIOU.
Dia das Vocações Religiosas - Maria perto de nós
Eis que: Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-Poderoso fez grandes coisas em meu favor e elevou os humildes”.
 No encerramento da Semana da família, festejamos uma das festas mais populares à Maria, Nossa Senhora da Glória, glorificada, é elevada aos céus. Homenageamos, neste dia, os irmãos e irmãs consagrados que, inspirados na Mãe de Deus, † se doam ao serviço do Reino. Os religiosos/as, como Maria, proclamam as maravilhas operadas em nós no amor a Jesus Cristo, por isso, o coração  humano de cada um(uma) palpita Deus. 
Maria visita Isabel e permanece com ela três meses. O encontro das duas se torna também o de Jesus e João. O Precursor exulta de alegria diante da presença do Messias. Isabel aclama Maria como bem-aventurada e escolhida como a mãe do Salvador. Maria acreditou, pondo-se feliz a serviço, como serva, ao proclamar o Magnificat, um cântico profético de uma realidade que torna os pobres e os humildes protagonistas da história. A Igreja crê, desde o princípio, que a Imaculada Conceição e Assunção ao céu foram duas dessas grandes coisas proclamadas.ÿO Senhor manifesta seu amor e dispersa os soberbos, derrubando do trono os poderosos e elevando os humildes.
Primeira Leitura: Apocalipse 11,19a;12,1.3-6a.10ab
Apareceu no céu um grande sinal.
O texto revela uma mulher, símbolo da comunidade, adornada com todo seu esplendor: vestida de sol, sinal da glória do Senhor, tendo a seus pés a lua, símbolo da vitória, usa uma coroa de doze estrelas, simbolizando o povo de Deus, o antigo Israel, com suas doze tribos, do qual nasceu Jesus que dá origem ao novo Israel, a Comunidade-Igreja, Corpo de Cristo, Povo de Deus perseguido pelo dragão. ÆEstar grávida, prestes a dar à luz, é como Maria e a Igreja, fazendo Jesus nascer na história e na vida das pessoas. &O menino é o Messias. Maria deu à luz e a Igreja é a manifestação do Messias ao mundo. Seu nascimento é o batismo que traz à terra uma nova humanidade.
A imagem da Arca da Aliança lembra a Vigem. O menino: ela estava grávida e gritava dores de partoO Dragão é o perseguidor que põe tudo em ação para destruir este recém-nascido. Mas a maldade não terá a última palavra, pois o poder de Deus veio proteger o seu Filho. &O livro do Apocalipse foi escrito em época de perseguições que se abatiam sobre a jovem Igreja, ainda frágil. O Autor evoca estes acontecimentos numa linguagem codificada e misteriosa, em que os animais terríveis designam os perseguidores, mas Deus tira da morte seus fiéis.
O mistério da Virgem se insere no mistério da Igreja e a ilumina.

Salmo Responsorial: O salmo é um canto nupcial que adquire sentido messiânico e passa a referir-se às núpcias do Rei Messias com seu povo.
Segunda Leitura: 1Coríntios 15,20- 27ª
 Entregará a realeza a Deus-Pai, para que Deus seja tudo em todos
O texto é um relato entre forças do Bem e forças do mal. O sinal da vitória  de Reino representa a derrota da morte. Paulo proclama que Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram e nos exorta a nos fixar na meta da esperança. Como Cristo venceu a morte, também todos os que se unem a Ele pela fé, serão vitoriosos. ðSua glória resplandece na humanidade redimida que O segue fiel como fez Maria. ÿA Assunção é uma forma privilegiada de Ressurreição. Tem a sua origem na Páscoa do Senhor e o surgimento de uma nova humanidade, em que Cristo é a cabeça, como o novo Adão.
A  morte não significa o ponto final,  porque a   ressurreição é o ápice de nossa vida.
Evangelho: Lucas 1,39-56 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha visitar-me?
O texto é muito familiar e nos apresenta duas donas de casa privilegiadas por Deus. Maria visita Isabel, ambas grávida que se encontram como duas mulheres do povo em um simples e desconhecidos lugarejos. Aclamada pela prima como a bendita entre as mulheres, & Maria recita uma oração de louvor pelas maravilhas nela realizadas pelo Senhor, as quais seriam plenificadas na vida da criança em seu ventre. Há uma explosão de alegria no coração dessas mulheres, impossibilitadas de serem mães: Isabel por ser idosa e estéril; Maria, por ser jovem e virgem.
Lucas ressalta dois momentos: a) Mostra Maria a socorrer Isabel, passando por caminhos difíceis para se solidarizar com a prima e, corajosamente, vence todas as barreiras. b) Mostra em gestos e palavras a grandeza de seu coração:
“Ele olhou para a humildade de sua serva”. Maria, obediente e desapegada dos bens materiais é Modelo de Humildade, com seu SIM salvador: “Eis a escrava do Senhor!” Maria, jovem pobre e desconhecida, é elevada a mais alta dignidade, como a bendita entre todas as gerações. Deus poderia ter escolhido uma rainha para mãe de Seu Filho...  A Assunção de Maria é uma prova da misericórdia divina.
Maria, glorificada na Assunção, é a imagem e modelo de Mãe, liberta e  perfeita. A Assunção da Mãe de Deus, a união entre o céu e a terra, é uma amostra das maravilhas que Deus preparou para seus filhos e é uma pequena amostra do que está reservado para os humildes servos do Senhor. Ela foi elevada aos céus.  âAlegremo-nos, pois o Senhor, sempre misericordioso, eleva os humildes e sacia de bens os famintos, despedindo os ricos de mãos vazias. Que Ele liberte nosso coração para acolhê-lo e anunciá-lo, sem medo, abrindo o nosso coração às pessoas necessitadas.
&O Magnificat descreve o plano que Deus desde a eternidade e, prosseguindo n’Ela, cumpre agora na Igreja, para todos os tempos. ÆNa visita à Isabel, Maria conduz Jesus pelos caminhos da terra. ÆPela Assunção, é Jesus quem leva sua Mãe pelos caminhos celestes, para o templo eterno e definitivo. 
Cumpre-nos proclamar, com Maria, a obra grandiosa de Deus. Em Maria, Ele já completou sua obra “dispersou os soberbos, exaltou os humildes”. Os humildes são aqueles que crêem no cumprimento das palavras de Deus e se põem a caminho da Vida Nova que é Cristo. Eles acolhem e O anunciam a seus irmãos, carente dessa boa notícia.ÿ Deus se debruça sobre eles e cumpre neles maravilhas.
“A glória dos filhos são seus pais” (Pr 17,6;), por isso, é certo que Deus quis glorificar Seu Filho humanado, também, pelo nascimento de uma Mãe toda pura.