quinta-feira, 11 de novembro de 2010

33º DOMINGO DO TEMPO COMUM (17/11/10)

A PROMESSA DE DEUS NÃO PASSA

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQtzOs-tPF8BRpQdULeoGLqT2y2vNKvArzd3mjvdJPn4u5gerg&t=1&usg=__y6J3gpn-hzz__p7mGhLYeElk5-M=A liturgia deste domingo, final do ano litúrgico, reflete o sentido da história da salvação: o final dos tempos.  A liturgia nos remete ao final feliz dos justos e humildes de coração e o que o pai nos reserva: UM  NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA DE FELICIDADE PLENA. É o renascer de uma esperança viva no coração dos que trilham com fé os caminhos do Senhor e, desta esperança, faz brotar, no fiel discípulo, a graça de optar entre os desafios e engodos do mundo pela palavra do Senhor que não passa. Até porque a esperança cristã se fundamenta na vitória de Jesus Cristo sobre a morte.
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQWrGxpWxTcb8N4BmMBH5zr_S4FUonyzORFpdLi9SI0cV5MwjM&t=1&usg=__3Wmr_qd51DICQV5JJfXgJnK2irs=
A vinda do Senhor um dia é certa, mas a vida continua, devendo ser vivida em plenitude e com toda a responsabilidade. Deus quer precisar de nós, para que, sua vontade, se faça no meio de nós. Que essa missão seja de compromisso com a transformação do mundo, visando não frustrar esta vinda gloriosa do Senhor.   Acima de tudo, devemos CRER que a Salvação é gratuita, mas exige compromisso com o Reino de Deus.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!
 PRIMEIRA LEITURA (Mi 3,19-20a)
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTvyGzznuv7f4YUQplkfNtvaalluSMuJ0dRvm88K-HaJ1MfP-U&t=1&usg=__8DT1lKt9Lwl2DwZdNRoT-7aobQU=O texto refere-se ao dia do julgamento. O mensageiro de Deus anuncia a uma  comunidade desanimada e apática  e que Jahwéh não abandonou o seu Povo. Vale a pena acreditar e lutar por um mundo melhor, porque, no final, vencerão os justos. Malaquias (meu mensageiro) é o último profeta mas que exerceu uma influência muito grande no Judaísmo e, posteriormente, no Cristianismo (Bíblia da CNBB). Seu último capítulo fala do dia de Jahweh - pode ser considerada a síntese de toda a mensagem profética. Tudo o que foi falado nos prepara para a vinda do Messias, posteriormente, para a vinda de Jesus, ou seja, a Segunda Vinda. 
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQd9eZxj0ecKCMqmSKl0_Irb3ko3BqueL2M7e4V8wr5A0q14GI&t=1&usg=__qIwl-9MNVsjEYlGxRR-5atmlW2c=A afirmação de Malaquias denuncia a injustiça e condena os ímpios e soberbos, premiando os que persistem até o fim, quando verão o próprio Jahweh como o Sol da Justiça. 
O profeta fala com autoridade, em nome do Senhor. Ele refere-se ao DIA DO SENHOR, para designar que a intervenção de Deus acontece sempre, o que não significa, necessariamente, o fim dos tempos. Deus é o Deus libertador e não vingador. Perturbações sempre tivemos, significando que os sinais dos tempos é algo muito relativo e que só Deus sabe o dia e a hora. Cuidado com os falsos “profetas”!
SEGUNDA LEITURA (2Ts 3,7-12)
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ6TPv99S_Cz2ctLPzVwcASPNvIlxmyPfW_w9COyVFYPEvM_1I&t=1&usg=__zUWQCD2hYZ5_Z3EFUOr9xJKaYGM=
A segunda leitura reforça a idéia de que, enquanto esperamos a vinda definitiva, sem comodismo e acomodação, devemos viver unidos às grandes questões do mundo pela construção do Reino. Paulo rejeita o comodismo e dá exemplo de vida ativa-laboriosa, rejeitando qualquer auxílio por sua Missão. Ele exige união na comunidade sem “parasitas”, onde todos, como irmãos, têm direitos e deveres, devendo viver em harmonia e responsabilidade participativa. “Quem não quer trabalhar, também não deve comer”. 
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTB0QsqmErZLvbkhaDdx_H1MKuslPQq2nBdgf1jnkX3tlZMHkA&t=1&usg=__YurvQ3_dG09An1iuwQwIWSP3naM=O cristianismo exige verdade, coerência e seriedade para a construção de um mundo justo, fraterno e humano. 
É comum em nossas comunidades aqueles que atrapalham, falam e mandam muito, fazendo pouco e exigem dos outros sem dar exemplo. Vale a todos, incluindo o clero e religiosos. As equipes de Pastoral devem primar pelo exemplo de união e fraternidade. Elas são uma luz no Alto. Nossa missão é ser sinal vivo do amor de Deus.
EVANGELHO (Lc 21,5-19)
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRoSWcO61UJNSsu4dfX-LlZE-oEgsxg3sp0KihFesBGTvvknxg&t=1&usg=__ZZZTn_mwgz2aeZc0QQD56UkuObg=
O Evangelho nos oferece uma reflexão sobre o percurso que a Igreja é chamada a percorrer, até a segunda vinda de Jesus. Lucas conclui a pregação de Jesus com um discurso escatológico nos dias que antecedem sua paixão, com três momentos fundamentais na história da salvação: a destruição do templo (Jerusalém é o local para onde convergirão os povos), a missão da Igreja (rejeitada por Jerusalém, a igreja parte para a conversão de todos os povos) e a vinda do Filho do Homem (o tempo da Igreja). Lucas alerta sobre os falsos messias e visionários. Um conselho para nós sobre a febre escatológica: não viver obcecado pelo fim, o cristão deve se preocupar com uma vida cristã autêntica e comprometida com o Reino, com o mundo novo que há de vir.  Luca admoesta sobre as perseguições que se abaterão sobre a Igreja e seus seguidores, não poupando traição dos próprios familiares, deixando o seu conselho: Deus está sempre presente e não abandona seus filhos. Isso define a missão da Igreja na construção do Reino com a força de Deus.
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSIYeC1ErzIJGPh8s3HED9hTMfvkxuiNFC7kPsxP5VzqGcd0l8&t=1&usg=__zQdp0wOKNWCYBXZL153QXADkD3E=Como mensagem: tudo nos evidencia o caminho a seguir para a plenitude da história humana, com alegria e esperança. É uma luta entre o bem e o mal, onde o fiel seguidor deve distinguir os sinais desse Reino, para tornar possível essa realidade de justiça, de amor e de paz. Nessa caminhada, o discípulo fiel deve ter a certeza de não andar só, mas o Pai amoroso vai com ele, através de seu Filho:
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSJvO9DtdSHoffcfT6TcN5qplhdBH_R-KpZZuNWhgYd4AEL1sg&t=1&usg=__BgZE8rWyXku5Cd0uFhTk65GWbnw=
“Estarei sempre convosco, até o fim dos tempos!”
 
RELEMBRANDO
TEMPO COMUM – é o tempo de aprofundar a doutrina e onde
celebra os mistérios de Deus, em sua plenitude.
VEJAMOS OS ÚLTIMOS DOMINGOS:
27º: SENHOR AUMENTA NOSSA FÉ – FÉ E HUMILDADE
28º: A FÉ QUE SALVA – TUA FÉ TE SALVOU (ao referir-se ao Leproso)
29º: FÉ E ORAÇÃO (A viúva) – A PALAVRA VIVA (o juiz justo)
30º: RECONCILIAÇÃO EM CRISTO Humildade e Fé (Fariseu e Publicano)
31º: DEUS AMA SUA CRIAÇÃO A salvação entrou nesta casa (Zaqueu)
32º: VOCAÇÃO À SANTIDADE–A ALEGRIA DOS SANTOS (Serm da Montanha)