quarta-feira, 23 de outubro de 2013


A MISERICÓRDIA DE DEUS SALVA O HUMILDE PECADOR
DIA NACIONAL DA JUVENTUDE
A OARAÇÃO DO POBRE SOBE ATÉ O CÉU
http://setimodia.files.wordpress.com/2011/05/a-parc3a1bola-do-fariseu-e-do-publicano.jpg A parábola do fariseu e do publicano inicia revelando os destinatários da mensagem. Ambos, no Templo, buscam se relacionar com Deus mediante a oração.  O Fariseu (os separados): surgiu antes de Cristo e se constituiu em movimento de renovação do judeu, pelo resgate da palavra de Deus em sua vida pessoal. O fariseu seria o protótipo do judeu justo e aberto às necessidades do povo. 
http://crislima.zip.net/images/2519482814_fe2f1eaf69.jpgO Publicano (coletor de imposto): na dominação romana na Palestina estava a serviço do poder de arrecadar e enviar imposto ao império romano, por isso considerado traidor do povo, com fama de ambicioso e desonesto. O Publicano se declara pecador e é justificado, contrariando o fariseu, e mostra que a oração e a relação com Deus não depende de seus méritos ou erros, mas de autenticas virtudes.
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQH7y45Di8zfrc4uSTyCKHXGDMDhg1dqVgtn3hpgR-n-LDdoNI3ogA liturgia apresenta o amor natural de Deus pelos humildes, pobres e sofredores: pela disponibilidade em acolher o dom misericordioso de Deus e mais perto em aceitar a salvação e participar da família trinitária. Jesus instrui os discípulos sobre a atitude de quem se dirige a Deus em oração: contrastando a hipocrisia e a falsidade do fariseu e a humildade do publicano.  
1ª Leitura:  Ecleco 35,15b-17.20-22ª A prece do humilde atravessa as nuvens.
https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSF03nmQmVSlBP1IXbpZn8kwGxHnykObow3r1LmtPHSzSWRHbM3SgO texto define Deus como um juiz justo que submete os poderosos e gananciosos e ama os humildes, escutando suas súplicas. Deus é um juiz justo que não faz distinção de pessoas e ouve a oferta e  oração de seus amigos, representados aqui pelo pobre, órfão e viúva que praticam o bem e a justiça. Rejeita as ofertas mentirosas dos poderosos que, por meio delas, desejam estabelecer uma relação comercial com Deus, como um suborno. O Senhor nos convida a vencer o orgulho que desvia nossa missão de amor. Amor a Deus só tem sentido nas relações sociais: “Tu tens fé, eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras” (Tiago). Fé é um testamento público.
Religião verdadeira é aquela comprometida com o amor a Deus e aos irmãos: Religião e Igreja se completam no respeito à dignidade humana.
Salmo Responsorial:  O salmista bendiz o Senhor que atende os oprimidos.
O pobre clama a Deus e ele escuta: o Senhor liberta a vida dos seus servos.
2ª Leitura: 2Tim 4,6-8.16-18  Agora está reservada para mim a coroa da justiça.
https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSs7d7eS0ZjjtkHelN7AGtYZXB57s-HOEv5ZL5v5M17UGbZKmlgtw Paulo nos convida a viver o caminho cristão com entusiasmo e vida dedicada, dando seu exemplo de vida: Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Só me resta a coroa da justiça do Senhor justo juiz. Desde o seu encontro com Cristo, entregou-se à missão de salvar todos os povos, como compromisso e resposta ao Evangelho pela causa do Reino, restando, como seu último desejo, a coroa do martírio. Que nossa oração e nosso louvor ao Pai façam brotar em nós a experiência missionária de SEU FILHO e não de nossos méritos. https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQFkUWz9H5ewpiRDbK6yTZr85NguuVKKlnOrBzXXjcyy1oSk0fcjA
Paulo, que fez de sua vida um dom total, queixa-se da solidão e do abandono, mas a fé em Deus sempre o acompanhou, por isso anima seus seguidores para que, na hora do desânimo, sintam o amor de Deus que os mantêm fiéis: O Senhor me libertará de todo o mal e me salvará para o Reino Celeste”. Na sua fé afirma: “Quem escolhe Cristo não está só: Ele é da Família de Deus”. A recompensa é a glória eterna.  Ao Senhor a glória pelos séculos dos séculos! Amém. Finalmente, Paulo deseja mostrar como dar a vida por Cristo: 1) Espalhar sua mensagem (Missão); 2) Dar o testemunho pela fé (martírio).
Imitar Paulo é um desafio que o texto faz aos discípulos do seu tempo e de todos os tempos.
Evangelho: Lucas 18,9-14 O cobrador de impostos voltou para casa justificado, o outro não.
http://www.redemaranatha.com.br/wp-content/uploads/2013/04/30-fariseu_publicano1-150x150.jpg A parábola do fariseu e do publicano é uma lição para quem confia na própria justiça, desprezando os outros. As pessoas subiam ao templo para orações, ação de graças pelos benefícios recebidos e oferendas a Deus. Apegado à Lei, o fariseu revela superioridade sobre o publicano e agradece pelos seus atos, esperando recompensa pelos seus feitos. O renegado publicano implora a misericórdia de Deus: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS_X3eJhEhp0TQEJr19fhaGU--StOTDIsXRW7ToYYMvxUv6ZZtDiABate no peito em sinal de arrependimento e conversão, implorando a compaixão de Deus, mostrando que o sacrifício agradável a Deus vem de oração autêntica e contrita. Jesus abre seu coração e mostra o rosto misericordioso do Pai aos pequenos e excluídos: Este último voltou para casa justificado, pois quem se humilha será exaltado.  
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRhDKlu-ji1WiNWoW0nLz1QPVQk8PvoXhHCmEXNct2OnJ_zeOLYTQO texto de Lucas resume o antagonismo da vida real: O fariseu, fundamentalista, se considerava sério e piedoso por cumprir a letra fria da lei, por isso orientava o povo a santidade e observância à Torah. Mas orgulhoso e soberbo: “eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, nem como este publicano”. O publicano, com a fama de utilizar o cargo para enriquecimento ilícito, por isso impuro, estava privado de alguns direitos civis, políticos e religiosos.
https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRWZ2zfFlYGaoHZui1B0LTWOV6btlTFJ4jfhxj41YyBdMgRQHfOMas humilde: reconheceu sua pequenez e fez de sua própria pobreza, uma prece de entrega a Deus. O confronto de duas atitudes perante Deus: do homem correto perante a Lei, cumpridor das regras e de vida íntegra e sem pecado perante os homens; e do homem modelo de pecador que explora os pobre, se diverte com a miséria e não cumpre as Leis, mas bate do peito e pede: “meu Deus, tende compaixão de mim que sou pecador”, merecendo justificativa de Jesus.
Essa situação nos leva a concluir que: apesar dos pecados dos homens, Deus, na sua infinita misericórdia, o salva.
https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSZFPT8MTOnph3_FdMI65gVxvrg_4VKsnwho6xuh-f5rCabEkT74A Concluindo: o fariseu, auto-suficiente, julgava santificar-se por si mesmo e Deus tinha que salvá-lo, como um contabilista que recebe e paga. O publicano apoiava-se em Deus, de mãos vazias, sem pretensões, não nos seus méritos, implorando-Lhe compaixão e Deus o justifica porque ele aceitava a salvação.
https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSrzH6LQJT__OVYDSR0DeYGxdAStnjZVp_NGUJ1HQuORIkA4ZALYA Refletindo: Deus não é um burocrata que, como julgador, recompensas e castigo, mas um Deus amoroso e misericordioso que perdoa e conduz o homem à salvação, como dom gratuito, bastando que o homem aceite com humildade a oferta salvífica: Ninguém chega à salvação apenas por seus próprios méritos.
Lembrando que:
https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSQaw-VYw9S8OEhw-bNxlik1HFfEi2DPHz_KuNViZ0ZYZmnva7K A oração cristã e sincera consiste na abertura a Cristo e ao Pai, onde o ser humano descobre sua condição de ser amado e, por isso, perdoado. É  na atitude humilde que o homem torna deus bondoso, compassivo e generoso..
VIDA                          E                        SAÚDE
Um ocidental em visita à China ficou surpreso de ver a quantidade de velhos saudáveis e, curioso sobre os aspectos da milenar medicina chinesa, indagou de um experiente médico qual o segredo para se viver mais e melhor.
"É muito simples. É só:
1- Comer a metade.
2- Andar o dobro.
3- E rir o triplo."
E uma pitadinha do amor a Deus
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