terça-feira, 31 de dezembro de 2013


CRISTO É A MANIFESTAÇÃO De DEUS INVISÍVEL PARA A SALVAÇÃO DE TODOS

JESUS É A SALVAÇÃO OFERECIDA A TODOS: A MANIFESTAÇÃO DO AMOR DO PAI
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTgkLZFULCb-ZLef5_VwuzwZsSxoMXhzFogsiYwMwRcd6n9J2UDgQ2laO86ITPmXMZk-tndlSVxYSYw-je02Gbafcexkfv9mkGXn8bcjWC4r4_QVaeEx_-ysQeiO2FDeNnBUilATLwOzc/s1600/Epifania.jpg A liturgia mostra Jesus como A LUZ que atrai a Si a humanidade. Essa LUZ vem iluminar os caminhos dos homens com uma proposta de amor, paz e salvação. O mistério se manifesta em Cristo às nações. Epifania, como mistério, confirma a vinda de Jesus para todo.
http://www.raizesespirituais.com.br/wp-content/uploads/2013/06/reis-magos-300x189-150x150.jpg A Epifania, como ápice Natalino, apresenta os pastores e reis magos: os amigos que acolhem o Menino. Ele agora tem o rosto e gestos humanos. Nhttp://soucatequista.com.br/wp-content/uploads/2011/05/eucaristia3-150x150.jpgatal e Páscoa se completam: no Natal o menino traz a vida nova que se manifesta na Epifania. Na Páscoa, a vida renasce no Senhor que é fecundada pelo Espírito do Pentecostes e produz frutos nos seus seguidores.  Os Magos viram o menino e voltaram por outro caminho para mostrar que: quem encontra Jesus muda de vida.

1ª Leitura: Isaias 60, 1-6 Apareceu sobre ti a gloria do Senhor.
http://farm4.static.flickr.com/3059/2698492439_b7f54ee2b9.jpg?v=0 Isaias anuncia a chegada da luz salvadora de Jahwéh para alegrar Jerusalém como a cidade de Deus que atrai os povos de todo o mundo. O texto, com palavras proféticas, prova o compromisso de fidelidade de Deus à aliança com todos os povos: O Senhor os ilumina para construir a nova cidade, no amor e na justiça. A restauração da cidade Luz é a alegria pela glória de Deus, como Luz salvadora que liberta os Povos: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTrGOe_qDeplXIpdo4COmg7dKu8AjCEN6rxoIoKfMKcO_dTuTlKoQTeus filhos chegam com tuas filhas e, ao vê-los, ficará radiante. O povo virá com suas riquezas (incenso, mirra) para louvar o Senhor. 
O sonho do profeta é ver Jerusalém levantar-se no seu esplendor, na chegada de Deus, atraindo seus filhos e a atenção de todos os povos, cantando os louvores de Deus. A fidelidade de Deus em salvar os homens nos faz confiar em seu amor infinito, através de Jesus: a luz libertadora,
A CATEQUESE QUE REFLETE E ILUMINA ESSA NOVA LUZ DE DEUS É A IGREJA QUE ACOLHE E FAZ REFLETIR NOS IRMÃOS A FÉ.

Salmo Responsorial: O salmista canta a libertação de seu povo e o rei fará justiça em favor do povo: As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor.

2ª Leitura: Efésios 3, 2-3a.5-6                                                            
Agora nos foi revelado que os pagãos são co-herdeiros das promessas.
https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS05_L65F--D3WrGjrXEFX6wUQIqV0Jp-qeSoszLmedxsvsIavs O texto apresenta Deus salvador como uma realidade que vai atingir toda a humanidade: judeus e pagãos numa mesma comunidade de irmãos - a comunidade de Jesus. Paulo relata como foi dado conhecer o Filho de Deus e nos tornar seus herdeiros, como privilegiados de todos os tempos: Este mistério Deus não revelou aos homens das gerações passadas, mas acaba de revelar agora pelo Espírito, incluindo os pagãos na mesma herança. Somos chamados a usufruir de Sua herança, formando um só corpo, A IGREJA, e participar de Sua família: COMO PLANO SALVÍFICO UNIVERSAL. Lembrando que a salvação não é privilégio de ninguém, mas de toda a humanidade.
A Igreja, como o Corpo de Cristo, é a comunidade dos que acolhem o mistério da salvação, unindo judeus e pagãos: TODA HUMANIDADE.

Evangelho: Mateus 2,1-12 Uma procura sincera: VIEMOS DO ORIENTE ADORAR O REI.
http://santaluziamikail.com/site/wp-content/uploads/2013/01/epifania-150x150.jpg A Epifania é a celebração da universalidade da salvação e convoca os povos à unidade pela fé, reconhecendo Deus como único, vivo e verdadeiro. O Evangelho mostra a concretização da promessa: Os Magos vão ao encontro de Jesus, atentos aos sinais da chegada do Messias e O acolhem e adoram como o salvador de Deus. Uma estrela abriu-lhes o caminho, o suficiente para despistar o cruel Herodes.
https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTkIO1IdgKUiwrpiBQ71ktVK4JSp74pHyyzbMAkmEa-1cedCRbOfgOs sábios, seguindo os sinais de Deus, em Jerusalém, perguntam pelo rei dos judeus que acaba de nascer. Herodes e seu séquito da maldade, sabendo das promessas messiânicas, ficam alarmados. Da pequena Belém deverá surgir o verdadeiro pastor para apascentar e guiar o povo no caminho da salvação. Os gentios o ferecem presentes. A tradição reconheceu no ouro: a realeza de Cristo, no incenso: Sua divindade e, na mirra: Sua humanidade. O gesto dos magos simboliza reconhecimento ao Salvador, por todos os povos. Sua fé na caminhada até Cristo significa a missão universal de fazer discípulos todos os povos.
https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSC2-mgrNKBJfaVGwaujKYuQ1SxS4tCNC_kDVcQzKVIpeEAlshs Jesus manifesta a salvação para o povo de Deus. O reconhecimento, a adoração dos sábios contrasta com a cegueira dos que ignoram o Salvador, como ameaça a seus interesses de poder e riqueza. Mateus, aos que rejeitam Jesus como Messias, confirma a certeza do verdadeiro caminho, verdade e vida. Cabe ao discípulo a missão de partilhar a grande herança da salvação, formando um só povo em comunhão e fraternidade universal. A Epifania mostra que Deus não é propriedade particular de ninguém, por isso nos convoca a apresentar o Rei dos reis a todos os povos e raças.
http://jesusluzdomundo.files.wordpress.com/2010/12/nascimento-de-jesus-09.jpg?w=604O encontro dos Magos com Jesus e os fez retornar por outro caminho, significa transformação de vida, como deve ser nosso encontro com Ele. Mudança de rota na Bíblia simboliza a conversão. Viver a Epifania é assumir o evangelho, tende Jesus como estrela guia e luz que ilumina a nova caminhada na história. A caminhada é pedregosa, mas iluminada por Deus, gera força e vida.
http://blogs.odiario.com/inforgospel/files/2010/12/jesus-nascimento-150x150.jpg Jesus é a luz como sinal de sua presença no meio de nós Que Ele nos guie em comunhão com os irmãos marginalizados, pobres e desamparados através de Sua Igreja. O episódio é uma catequese que apresenta Jesus como o enviado do Pai a restaurar Seu reino de amor e paz, O sinal de contradição é parte da natureza humana. A revelação nos faz refletir sobre essa diversidade de personagens que oscila do ódio à alegria e amor pelo mistério da salvação Atitudes que levam a indiferença ou a adoração. 

O Papa Francisco, para a Jornada da Juventude, não trouxe ouro nem prata: trouxe Jesus Cristo. Os magos trouxeram ouro, incenso e mirra e receberam o Salvador

As Revelações chegaram até  nós pela Sagrada Escritura (escritos inspirados por Deus) e pela Tradição (inspiração do Espírito Santo nas pessoas que vivenciaram pela fé e vida).

 

 

EM PRETO & BRANCO E SEM IMAGENS

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CRISTO É A MANIFESTAÇÃO De DEUS INVISÍVEL PARA A SALVAÇÃO DE TODOS
JESUS É A SALVAÇÃO OFERECIDA A TODOS: A MANIFESTAÇÃO DO AMOR DO PAI

A liturgia mostra Jesus como A LUZ que atrai a Si a humanidade. Essa LUZ vem iluminar os caminhos dos homens com uma proposta de amor, paz e salvação. O mistério se manifesta em Cristo às nações. Epifania, como mistério, confirma a vinda de Jesus para todo.

A Epifania, como ápice Natalino, apresenta os pastores e reis magos: os amigos que acolhem o Menino. Ele agora tem o rosto e gestos humanos. Natal e Páscoa se completam: no Natal o menino traz a vida nova que se manifesta na Epifania. Na Páscoa, a vida renasce no Senhor que é fecundada pelo Espírito do Pentecostes e produz frutos nos seus seguidores.  Os Magos viram o menino e voltaram por outro caminho para mostrar que: quem encontra Jesus muda de vida.

1ª Leitura: Isaias 60, 1-6 Apareceu sobre ti a gloria do Senhor.

Isaias anuncia a chegada da luz salvadora de Jahwéh para alegrar Jerusalém como a cidade de Deus que atrai os povos de todo o mundo. O texto, com palavras proféticas, prova o compromisso de fidelidade de Deus à aliança com todos os povos: O Senhor os ilumina para construir a nova cidade, no amor e na justiça. A restauração da cidade Luz é a alegria pela glória de Deus, como Luz salvadora que liberta os Povos: Teus filhos chegam com tuas filhas e, ao vê-los, ficará radiante. O povo virá com suas riquezas (incenso, mirra) para louvar o Senhor. 

O sonho do profeta é ver Jerusalém levantar-se no seu esplendor, na chegada de Deus, atraindo seus filhos e a atenção de todos os povos, cantando os louvores de Deus. A fidelidade de Deus em salvar os homens nos faz confiar em seu amor infinito, através de Jesus: a luz libertadora,

A CATEQUESE QUE REFLETE E ILUMINA ESSA NOVA LUZ DE DEUS É A IGREJA QUE ACOLHE E FAZ REFLETIR NOS IRMÃOS A FÉ.

Salmo Responsorial: O salmista canta a libertação de seu povo e o rei fará justiça em favor do povo: As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor.

2ª Leitura: Efésios 3, 2-3a.5-6                                                            

Agora nos foi revelado que os pagãos são co-herdeiros das promessas.

O texto apresenta Deus salvador como uma realidade que vai atingir toda a humanidade: judeus e pagãos numa mesma comunidade de irmãos - a comunidade de Jesus.

Paulo relata como foi dado conhecer o Filho de Deus e nos tornar seus herdeiros, como privilegiados de todos os tempos: Este mistério Deus não revelou aos homens das gerações passadas, mas acaba de revelar agora pelo Espírito, incluindo os pagãos na mesma herança. Somos chamados a usufruir de Sua herança, formando um só corpo, A IGREJA, e participar de Sua família: COMO PLANO SALVÍFICO UNIVERSAL. Lembrando que a salvação não é privilégio de ninguém, mas de toda a humanidade.

A Igreja, como o Corpo de Cristo, é a comunidade dos que acolhem o mistério da salvação, unindo judeus e pagãos: TODA HUMANIDADE.

Evangelho: Mateus 2,1-12

Uma procura sincera: VIEMOS DO ORIENTE ADORAR O REI.

A Epifania é a celebração da universalidade da salvação e convoca os povos à unidade pela fé, reconhecendo Deus como único, vivo e verdadeiro. O Evangelho mostra a concretização da promessa: Os Magos vão ao encontro de Jesus, atentos aos sinais da chegada do Messias e O acolhem e adoram como o salvador de Deus. Uma estrela abriu-lhes o caminho, o suficiente para despistar o cruel Herodes.

Os sábios, seguindo os sinais de Deus, em Jerusalém, perguntam pelo rei dos judeus que acaba de nascer. Herodes e seu séquito da maldade, sabendo das promessas messiânicas, ficam alarmados. Da pequena Belém deverá surgir o verdadeiro pastor para apascentar e guiar o povo no caminho da salvação. Os gentios o ferecem presentes. A tradição reconheceu no ouro: a realeza de Cristo, no incenso: Sua divindade e, na mirra: Sua humanidade. O gesto dos magos simboliza reconhecimento ao Salvador, por todos os povos. Sua fé na caminhada até Cristo significa a missão universal de fazer discípulos todos os povos.

Jesus manifesta a salvação para o povo de Deus. O reconhecimento, a adoração dos sábios contrasta com a cegueira dos que ignoram o Salvador, como ameaça a seus interesses de poder e riqueza. Mateus, aos que rejeitam Jesus como Messias, confirma a certeza do verdadeiro caminho, verdade e vida. Cabe ao discípulo a missão de partilhar a grande herança da salvação, formando um só povo em comunhão e fraternidade universal. A Epifania mostra que Deus não é propriedade particular de ninguém, por isso nos convoca a apresentar o Rei dos reis a todos os povos e raças.

O encontro dos Magos com Jesus e os fez retornar por outro caminho, significa transformação de vida, como deve ser nosso encontro com Ele. Mudança de rota na Bíblia simboliza a conversão. Viver a Epifania é assumir o evangelho, tende Jesus como estrela guia e luz que ilumina a nova caminhada na história. A caminhada é pedregosa, mas iluminada por Deus, gera força e vida.

Jesus é a luz como sinal de sua presença no meio de nós Que Ele nos guie em comunhão com os irmãos marginalizados, pobres e desamparados através de Sua Igreja. O episódio é uma catequese que apresenta Jesus como o enviado do Pai a restaurar Seu reino de amor e paz, O sinal de contradição é parte da natureza humana. A revelação nos faz refletir sobre essa diversidade de personagens que oscila do ódio à alegria e amor pelo mistério da salvação Atitudes que levam a indiferença ou a adoração. 

O Papa Francisco, para a Jornada da Juventude, não trouxe ouro nem prata: trouxe Jesus Cristo. Os magos trouxeram ouro, incenso e mirra e receberam o Salvador

As Revelações chegaram até  nós pela Sagrada Escritura (escritos inspirados por Deus) e pela Tradição (inspiração do Espírito Santo nas pessoas que vivenciaram pela fé e vida).

 

domingo, 29 de dezembro de 2013


Solenidade da Santa Mãe de Deus - 01/01/2014Ano A
 DEUS ENVIOU SEU FILHO, NASCIDO DE UMA MULHER. (Galatas 4,4)
DEUS NOS DÁ SUA GRAÇA E SUA BÊNÇÃO.
Dia Mundial da Paz
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjIRU-k-jKPn1u8N9iKZVMn01R6qh3XWeh3PdpjD1UGMnUzenGU5UKTaBBZ1guLxHYHvCvioQjNsHw8vh7K8duV1xQUNCu-zPJxuNqd1N1Nrb1gcmq8HtT_MGjwk4EOt77nTMHhZ9CqQH4/s1600/o-se-na-bencao-de-Deus_thumb%5B4%5D.jpg A liturgia nos coloca diante de evocações diversas. Iniciamos pela Solenidade da Santa Mãe de Deus, contemplando Maria, a mulher do SIM no plano salvífico de Deus para a humanidade em Jesus, Seu Filho. Celebramos o Dia Mundial da Paz: em 1968, o Papa Paulo VI propôs que, neste dia, se reze pela paz no mundo. https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEissMrcGeSyDF5H09W58ksYbMjmibtd2DeLGSj67Ddocw5RmlOmma5CtSGomA3aOf8zdx5HlaAykzfFc7WrsHoZKBBlclKH-uLDTTkyVVGrHQWEul0FduHKVle-AVH2E_1OoM-rApiFe12h/s400/alian%C3%A7a+com+Deus.jpg
Celebramos, finalmente, o primeiro dia do ano civil, (o FELIZ ANO NOVO! como forma de abençoar): é o início de uma caminhada de mãos dadas com esse Deus que nos ama e nos cumula de bênção e vida plena. As três leituras falam de bênção: https://padrepauloricardo-staging.s3.amazonaws.com/uploads/imagem/imagem/435/icone-da-graca.jpga bênção de Aarão; Paulo se reporta a nossa adoção filial e Lucas escreve que “a bênção chegou à humanidade mediante a maternidade de Maria”.
 Deus santificou a maternidade, tornando humano Seu Filho no ventre materno de Maria que acolheu Deus, em Jesus que nasceu de uma mulher como todo ser humano.  E Verbo se fez carne para viver entre nós, tornando abundante o convívio com o Pai no Reino a ser construído.

1ª Leitura: Num 6,22-27O
Invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel e eu os abençoarei.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj8ZTBsEB_nP6ap5SXrHDLcUXRExTUN1WyYJFLrZKc6UhAhT-EK2JtYIfhtYvh48bHLrjcmJDKgbYCBk0KdWtp30P2k5nkE5EvU9_dED64MUW3rbZ5D9sy_v9CvvsphMZLIh2k58r2rIk0/s400/Sao+Bonifacio+derriba+arvore+sagrada+paga,+Emil+Doepler+(1855+%E2%80%93+1922).jpg O texto sublima a dimensão da presença de Deus em nossa caminhada e recorda que a sua bênção nos proporciona vida plena ao invocar o meu Nome. Abençoar é uma maneira de comunicar vida, não é qualquer vida, mas a vida no Espírito Santo.  É bendizer alguém. O texto salienta a dimensão da presença de Deus em nossa caminhada, lembrando que sua bênção é vida fecunda, na forma dita a Moisés: Fala a Aarão e aos seus filhos, assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo:
“O Senhor te abençoe e te proteja. O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te seja favorável. O senhor volte para ti os seus olhos e te conceda a paz”.
http://promessasdeamor.zip.net/images/presente_mundo_de_paz_shalom.gif  “Quem invocar o meu nome sobre os filhos de Israel, Eu os abençoarei”. Nós também somos chamados a este encontro pessoal e a liturgia nos coloca diante desse poder vital, recebido no Batismo. A mensagem acontece no Sinai, local da celebração. A bênção Israelita tem o sentido de lembrar que pronunciar três vezes o nome Jahwéh é atualizar a aliança e suas promessas recebidas como dom do Deus. A invocação corresponde aos três pedidos: Bênção (Proteção), Graça e Paz - Shalom.  Shalom significa a felicidade plena.
Salmo Responsorial: Peçamos que o Senhor, em Cristo, nos abençoe e nos conduza ao caminho da paz,  e que seu Nome seja reconhecido em toda a terra.

2ª Leitura: Gálatas 4,4-7 Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher.
http://www.cristoepoder.com.br/wp-content/uploads/2013/09/filhos-de-deus-150x150.jpg A liturgia proclama o amor de Deu ao enviar seu Filho para libertar os homens da escravidão da Lei e torná-los seus filhos. É nessa situação privilegiada de FILHOS livres e amada, que podemos invocar nosso Deus e chamá-Lo ABBA (Papai) que nos chama de filhos no Filho.  Phttp://www.p69.com.br/wp-content/uploads/2013/03/Fotos-de-Jesus-10-150x150.jpgaulo mostra que Jesus assume a natureza humana para nos tornar livres, como filhos e herdeiros de mesmo Pai. Sendo filhos do mesmo Pai nos convida a viver a fraternidade como irmão em Cristo, com Cristo e por Cristo, como os pastores ao encontrar Maria, José e o Menino. Eles reconheceram o Messias e testemunharam, ao povo, os sinais que viram como anúncio da salvação, deixando-os maravilhados e felizes.
Para Paulo: a salvação é um dom de Deus e não conquista humana, acrescentando que ser cristão é ser livre.

Evangelho: Lucas 2,16-21 Encontraram Maria e José e o recém-nascido. E, oito dias depois, deram-lhe o nome de Jesus.
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http://santaluziamikail.com/site/wp-content/uploads/2012/08/holy_fam-thumb-300x394-150x150.jpga testemunhá-LO como o Deus libertador no meio de nós, através de Maria. A atitude de Maria interioriza e aprofunda os acontecimentos, como A Missionária dos pastores que proclamam o Deus-Menino, em Seus braços. Ela é capaz de perceber os sinais de Deus libertador, no Filho, a quem dera a luz.
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Em Maria nos encontramos com Jesus, com o Pai e com o Espírito Santo, e com os irmãos. Que estes encontros tornem nossa vida frutuosa como portadores da Boa Nova ao mundo.
http://verdade.nitlink.com.br/wp-content/uploads/2011/08/jesus-e-o-ide.jpg Lucas (continuando o texto da noite de Natal) apresenta sua catequese, mostrando quem é esse menino e a missão recebida do Pai: Jesus, o Messias libertador, enviado a trazer a paz e a resposta que Deus espera dos homens para atingir a plenitude do tempo salvífico.  Jesus é o Deus que salva, por isso a voz do alto é de que Deus ama os pobres e marginalizados e os convoca a fazer parte da sua família.
http://www.cnbb.org.br/images/stories/novenamissionaria2010.jpg A resposta à boa nova é ecoada pelos pastores que glorificaram e louvaram a Deus pelo que viram e ouviram como algo espetacular que merece ser compartilhado para que mais pessoas possam participar da mesma experiência. Essa é nossa missão como verdadeiros discípulos missionários. É o fio condutor da história da salvação, sendo Maria a chave guia inseparável.
"DONDE ME VEM ESTA HONRA DE VIR A MIM
A MÃE DO MEU SENHOR?”

Feliz 2014, com as bênçãos do Céu, muita Paz de Deus, Amor, Saúde e Vida Plena!!!
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EM PRETO & BRANCO E SEM IMAGENS

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Solenidade da Santa Mãe de Deus - 01/01/2014Ano A
 DEUS ENVIOU SEU FILHO, NASCIDO DE UMA MULHER. (Galatas 4,4)
DEUS NOS DÁ SUA GRAÇA E SUA BÊNÇÃO.
Dia Mundial da Paz
A liturgia nos coloca diante de evocações diversas. Iniciamos pela Solenidade da Santa Mãe de Deus, contemplando Maria, a mulher do SIM no plano salvífico de Deus para a humanidade em Jesus, Seu Filho. Celebramos o Dia Mundial da Paz: em 1968, o Papa Paulo VI propôs que, neste dia, se reze pela paz no mundo. Celebramos, finalmente, o primeiro dia do ano civil, (o FELIZ ANO NOVO! como forma de abençoar): é o início de uma caminhada de mãos dadas com esse Deus que nos ama e nos cumula de bênção e vida plena. As três leituras falam de bênção: a bênção de Aarão; Paulo se reporta a nossa adoção filial e Lucas escreve que “a bênção chegou à humanidade mediante a maternidade de Maria”.

 Deus santificou a maternidade, tornando humano Seu Filho no ventre materno de Maria que acolheu Deus, em Jesus que nasceu de uma mulher como todo ser humano.  E Verbo se fez carne para viver entre nós, tornando abundante o convívio com o Pai no Reino a ser construído.

1ª Leitura: Num 6,22-27O Invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel e eu os abençoarei.
O texto sublima a dimensão da presença de Deus em nossa caminhada e recorda que a sua bênção nos proporciona vida plena ao invocar o meu Nome. Abençoar é uma maneira de comunicar vida, não é qualquer vida, mas a vida no Espírito Santo.  É bendizer alguém. O texto salienta a dimensão da presença de Deus em nossa caminhada, lembrando que sua bênção é vida fecunda, na forma dita a Moisés: Fala a Aarão e aos seus filhos, assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo:

“O Senhor te abençoe e te proteja. O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te seja favorável. O senhor volte para ti os seus olhos e te conceda a paz”.

 “Quem invocar o meu nome sobre os filhos de Israel, Eu os abençoarei”. Nós também somos chamados a este encontro pessoal e a liturgia nos coloca diante desse poder vital, recebido no Batismo. A mensagem acontece no Sinai, local da celebração. A bênção Israelita tem o sentido de lembrar que pronunciar três vezes o nome Jahwéh é atualizar a aliança e suas promessas recebidas como dom do Deus. A invocação corresponde aos três pedidos: Bênção (Proteção), Graça e Paz - Shalom.  Shalom significa a felicidade plena.

Salmo Responsorial: Peçamos que o Senhor, em Cristo, nos abençoe e nos conduza ao caminho da paz,  e que seu Nome seja reconhecido em toda a terra.

2ª Leitura: Gálatas 4,4-7 Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher.
A liturgia proclama o amor de Deu ao enviar seu Filho para libertar os homens da escravidão da Lei e torná-los seus filhos. É nessa situação privilegiada de FILHOS livres e amada, que podemos invocar nosso Deus e chamá-Lo ABBA (Papai) que nos chama de filhos no Filho.  Paulo mostra que Jesus assume a natureza humana para nos tornar livres, como filhos e herdeiros de mesmo Pai. Sendo filhos do mesmo Pai nos convida a viver a fraternidade como irmão em Cristo, com Cristo e por Cristo, como os pastores ao encontrar Maria, José e o Menino. Eles reconheceram o Messias e testemunharam, ao povo, os sinais que viram como anúncio da salvação, deixando-os maravilhados e felizes.

Para Paulo: a salvação é um dom de Deus e não conquista humana, acrescentando que ser cristão é ser livre.

Evangelho: Lucas 2,16-21 Encontraram Maria e José e o recém-nascido. E, oito dias depois, deram-lhe o nome de Jesus.

E Maria “conservava estas coisas, meditando-as em seu coração”. Ela sabia que estava diante do maior acontecimento da história. O texto revela alegria e felicidade dos excluídos no acesso à salvação: os pobres e os marginalizados (os pastores que encontraram o Menino numa gruta) e nos convoca, também, a louvar a Deus pelo seu amor e a testemunhá-LO como o Deus libertador no meio de nós, através de Maria. A atitude de Maria interioriza e aprofunda os acontecimentos, como A Missionária dos pastores que proclamam o Deus-Menino, em Seus braços. Ela é capaz de perceber os sinais de Deus libertador, no Filho, a quem dera a luz.

Encontraram Maria, José e o recém-nascido. E, oito dias depois, deram-lhe o nome de Jesus.  Somos chamados ao encontro pessoal com Jesus para que dele frutifique nosso ser e nosso agir: somos discípulos missionários, chamados a espalhar o Evangelho no coração do mundo.

Em Maria nos encontramos com Jesus, com o Pai e com o Espírito Santo, e com os irmãos. Que estes encontros tornem nossa vida frutuosa como portadores da Boa Nova ao mundo.
Lucas (continuando o texto da noite de Natal) apresenta sua catequese, mostrando quem é esse menino e a missão recebida do Pai: Jesus, o Messias libertador, enviado a trazer a paz e a resposta que Deus espera dos homens para atingir a plenitude do tempo salvífico.  Jesus é o Deus que salva, por isso a voz do alto é de que Deus ama os pobres e marginalizados e os convoca a fazer parte da sua família.
A resposta à boa nova é ecoada pelos pastores que glorificaram e louvaram a Deus pelo que viram e ouviram como algo espetacular que merece ser compartilhado para que mais pessoas possam participar da mesma experiência. Essa é nossa missão como verdadeiros discípulos missionários. É o fio condutor da história da salvação, sendo Maria a chave guia inseparável.

"DONDE ME VEM ESTA HONRA DE VIR A MIM A MÃE DO MEU SENHOR?”

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