quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

4º Domingo do Tempo Comum-22/01/2012

JESUS PROCLAMA COM AUTORIDADE UM ENSINAMENTO NOVO
Aquele que nEle crê e se converte, deve anunciá-LO com todo o ardor: profeta é um porta-voz.
Com autoridade de seus ensinamentos, Jesus veio libertar a humanidade e decreta o final do reinado do mal. A liturgia nos apresenta esse Cristo que revela, por meio de palavra e gestos, Sua autoridade de verdadeiro Mestre, realçando seu caráter profético de vida e ação, numa alusão aos patriarcas e profetas. Profeta é uma pessoa de Deus que fala e faz o que Deus deseja revelar com autoridade divina e vencer as forças do mal. O povo vê nele algo superior aos mestres da lei e autoridades religiosas e, embora incrédulo, crê em Sua autoridade e espalha a boa notícia: Ele é o Filho de Deus feito homem, O libertador, O Mestre que tem uma doutrina segura e dá testemunho do que vive. ELE BATE A NOSSA PORTA.
Primeira Leitura: Deuteronômio 18,15-20.
Farei surgir um profeta e porei as minhas palavras na sua boca.
O texto se refere ao papel e significado do profetismo. Deus nos apresenta a figura do profeta, o anunciador de suas palavras e de realizar sinais, como fez na aliança do Sinai. Moisés, o mediador entre Deus, que faz conhecer sua vontade, e Seu Povo, deixa ao Povo testamento espiritual que lembra os hebreus dos compromissos com Jahwéh. A missão do profeta, como alguém escolhido por Deus e que viva no meio dos homens, é ser Sua Palavra que perenize fidelidade à aliança.  O fundamento teológico é da existência de um só Deus, que deve ser adorado por todo o Povo num único local de culto, Jerusalém.   Jahwéh elegeu Israel como o Povo para essa aliança.
O fenômeno profético, comum entre os povos e normalmente ligado a adivinhações e coisas do gênero, fez com que a catequese do autor discernisse com critérios o falso do verdadeiro, colocando Moisés como o protótipo do verdadeiro. A iniciativa de escolhê-lo foi de Deus. Na vocação de Moisés está Deus que o enviou em missão a seus irmãos. O profeta transmite Sua mensagem que deve ser ouvida e seguida. O próprio Deus pedirá contas de quem fechar seu coração às mensagens recebidas. ►A vocação profética é um dom de Deus que o torna instrumento a agir com fidelidade e humildade na comunidade eclesial. A missão profética do batizado é o serviço de Deus e ser protagonista de Seus ensinamentos, cumprindo uma missão, sem esquemas pessoais, interesseiros e egoístas.
Salmo Responsorial:
O salmo exorta a não fechar o coração para ouvir a voz do Senhor, sendo obediente a sua palavra.
Segunda Leitura: 1Corintos 7,32-35.
A virgem preocupa-se com os interesses do Senhor, para ser santa.
O texto é um ensinamento de como viver a alegre disponibilidade a serviço do Reino junto aos irmãos. É um convite a repensar prioridades sem deixar que realidades transitórias se tornem o imperativo da vida que transtorne nossa relação com Deus e o irmão. A comunidade de Conrintos, pela diversidade filosófica contraditória existente, tinha uma perspectiva diversa do sentido da vida, sobre a forma de realização completa e ser feliz, conforme o evangelho. Tratava-se da questão da ética sexual: casamento x celibato.
Paulo prega o equilíbrio, face aos exageros. Condena a desordem sexual, defende o matrimônio e elogia o celibato, a virgindade. Afirma, para este fim, que o Senhor nada preceitua, mas recomenda ao casado, fidelidade e, ao celibatário, que se mantenha. O cristão, ao fazer suas opções, deve lembrar que o tempo é breve. A vida casta consagrada, sinal de desprendimento, está mais disponível às coisas de Deus e dos irmãos. O casado vive a família e seu sustento, o mundo. Ambos os estados de vida fazem parte da vida humana. O que importa é viver a fidelidade na vida real, voltada para a vida em e para Deus. O essencial para o cristão é o bem maior, o amor a Cristo e ao irmão, nessa vida peregrina rumo à casa Paterna.
Evangelho: Marcos 1,21-28. Ensinava-os com autoridade de Mestre.
Preso João Batista, Jesus volta para Cafarnaum, na Galiléia, de onde irradia seu ministério por meio de ensinamentos e ação salvadora, como o Messias, o consagrado de Deus. O texto mostra como Jesus, o Filho de Deus, cumprindo o projeto misericordioso do Pai, por suas palavras e ações solidárias, renova e transforma em homens livres aqueles que vivem prisioneiros do egoísmo, do pecado e da morte.   Diante dessa força divina o espírito impuro, símbolo do poder opressor, retrocede e se afasta: “Que queres de nós, Jesus Nazareno? Tu és o Santo de Deus”.  “Cala-te e sai dele!” Intima Jesus. ►Como seguidores e profetas do Senhor, escutar a Boa Nova que traz vida e salvação para os oprimidos, doentes e marginalizados, devemos ser sinais do céu para nossos irmãos na comunidade, na Palavra e na eucaristia.

Marcos deseja a descoberta de Jesus como o Messias que proclama o Reino de Deus. Com suas palavras catequéticas nos convida a ouvir as revelações de Jesus e seguir Seu anúncio, fazendo de nós Seus discípulos que abraçam Sua proposta salvadora a dizer como Pedro: “Tu és o Messias”. A cena acontece em Cafarnaum, onde Jesus inicia Seu ministério, como o verdadeiro Messias libertador, cercado pelos primeiros discípulos.
Imaginemos Jesus, um simples judeu, entrando na sinagoga onde acontece uma liturgia sabática com ações próprias como leituras, cânticos e bênçãos. Ele, ao comentar alguma leitura, faz suas alusões, fugindo do comum dos escribas, causa “frenesi” aos participantes, maravilhados com suas palavras ditas com autoridade e firmeza.
Um homem com um espírito impuro aparece em cena. Para o Judeu uma pessoa com doenças tinha origem desses espíritos e, por isso, considerada impura e afastada da comunidade. Só Deus podia curá-la. Jesus com proposta libertadora veio curar os doentes e pecadores. A ação da cura do homem possuído de espíritos maus se constitui na prova da proposta libertadora, vinda de Deus. Este homem é o protótipo das pessoas excluídas e violentadas pelos poderosos do mundo egoístico e explorador cuja cultura é a auto-satisfação.  Deus, porém, não desiste da humanidade, propondo aos homens um projeto de liberdade e de vida plena, capaz de renovar o mundo.

A MISSÃO DO DISCÍPULO É CONTINUAR A OBRA DE JESUS E ASSUMIR A LUTA PELA IGUALDADE.

Seguir Jesus é arregaçar as mangas e lutar contra a lógica do mundo que rouba vida e liberdade.

Pelo e-mail, wlimar@yahoo.com.br
faça uma avaliação, dando sua sugestão sobre o Blog.