segunda-feira, 29 de outubro de 2012


Todos os santos, 04/11/2012
Quem vive as Bem-Aventuranças, caminha para a Santidade.
SER SANTO COMO DEUS É SANTO
%Alegremo-nos, celebrando a festa de Todos os Santos, a festa da santidade, os inscritos no livro da vida. O Senhor, Deus Santo, deu-nos a vida para viver em santidade, participando da Páscoa de Jesus, certos que, com Ele, venceremos as forças do mal porque somos santificados pela ação do Espírito que habita em nós. ÿA santidade é dom de Deus e resposta fiel de seus filhos, por isso, cada santo é exemplo único e exclusivo. Santidade não é simples observância de normas e leis ou simples atos de caridade: É viver a vida, segundo o projeto do Evangelho, explicitado nas bem-aventuranças.  É seguir Jesus, Caminho, a Verdade e a Vida. Nesse domingo, na fidelidade ao batismo, ouçamos a voz do Mestre:
"Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus". SER SANTO É SER FELIZ/SALVO.
Primeira Leitura: Apocalipse 7,2-4.9-14
Vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas.
&Na linguagem bíblica e na visão do profeta, o branco é a cor de Deus. Vestes brancas lembram o Cordeiro que viveu o amor de Deus no seu extremo, derramando seu sangue. A revelação proclama a vitória do Cordeiro. O profeta descreve a felicidade dos mártires e dos santos na glória celestial. O texto revela que a grande multidão, de todos os povos, representa os santos que vivem na glória Celeste. O número 144 simboliza a totalidade dos fiéis a Deus. Ressalte-se que as primeiras perseguições foram cruéis, dizimando, com martírios e sofrimentos, a jovem comunidade cristã. Preocupante, portanto, como iriam se comportar tais comunidades, recém fundadas.  ÿAs visões do profeta são mensagens de esperança dos que sofreram provações. É uma linguagem codificada, lembrando Roma, a grande perseguidora dos cristãos, aplicando-lhe o qualificativo de Babilônia.
âA revelação proclamada é da vitória do Cordeiro que foi imolado. Lembra o Cordeiro da Páscoa definitiva, o Ressuscitado. YEle, vencendo a morte, transforma em caminho de vida a todos aqueles que O seguem, sendo numerosos e participam doravante de seu triunfo, numa festa eterna.
A salvação pertence ao nosso Deus que está sentado no trono e a multidão diz Amém.
Salmo Responsorial: É assim a geração dos que procuram o Senhor!
 Somos este povo imenso que marcha ao encontro do Deus santo.
Segunda Leitura: 1João 3,1-3 Veremos Deus tal como Ele é.
Como mensagem de esperança, o apóstolo João mostra o grande Ypresente do amor de Deus: pelo batismo, somos chamados filhos de Deus e nós o somos para a eternidade, desde que pratiquemos a justiça em nossas comunidades de amor, seguindo o projeto de Deus revelado por Seu Filho. É uma resposta às nossas interrogações e incertezas: O que viremos a ser? Se Deus nos faz seus filhos, com certeza não nos vai abandonar.Ora, se seremos semelhantes a Ele, Jesus, Seu Filho, sentimos nossa pertença à família divina.
&O texto nos revela a realidade misteriosa da vida em Deus, a partir do batismo. Os que servem a Deus, na visão do mundo e sua lógica, são sofredores, pobres, perseguidos, fracassados, além dos partidários da paz, da conciliação e da misericórdia, onde triunfam os mais espertos e vencedores. 
YJesus quebra todos esses paradigmas, proclamando os que o mundo despreza e discrimina como seus verdadeiros amigos e os designa filhos de Deus, introduzindo-os no Reino e na Terra Prometida.
Evangelho: Mateus 5,1-12a: Bem-aventurados os pobres em espírito.
ÿUma pessoa não é santa porque a Igreja a canoniza, mas a Igreja a canoniza porque ela é santa. Ela seguiu o caminho das bem-aventuranças. &O texto revela o caminho para a eternidade: o primeiro caminho é a santidade aqui e o segundo é o caminho que coincide com a Morte. Os santos passaram por essa porta estreita: caminho ao encontro do Cristo Misericordioso. A vida não é tirada, é transformada.   ðSer discípulo de Jesus significa ser santo como Deus, nosso Pai. ÿAs bem-aventuranças apresentam o ideal cristão, que aspira à santidade, seguindo os passos de Jesus e esperança em Deus. A marca do cristão, que deseja saciar a fome e a sede de justiça, amor e paz no seu jeito de ser e agir, deve ser a solidariedade com os sofrimentos dos outros e relacionamento caridoso com os irmãos.
â “As bem-aventuranças” é um convite a todos que desejam participar do Reino de Deus que Jesus veio anunciar e realizar. Como ser santo num mundo marcado pela desigualdade, violência, desonestidade e corrupção? Pergunta dos incrédulos e insensatos. YDeus reserva a seus amigos a fonte de alegria e de felicidade, no seu Reino celeste. Resposta dos humildes e de coração puro, forte e prudente. ÆO mundo nos reserva o transitório: o ter, o poder e o prazer. YJesus nos reserva o PERENE: felicidade e vida plena. ðO desejo de felicidade é para todos, mas sua plenitude depende da vivência feliz nesse mundo. “As bem-aventuranças” é o espelho do que cada um deseja ser. O caminho para Deus parte de Deus.
As bem-aventuranças, caminhos da loucura da santidade, mereceram do Papa João Paulo II, em visita ao Brasil, a seguinte proclamação: â “O Brasil precisa de Santos, de muitos Santos”! Os preceitos ditados por Cristo são uma via árdua de grandes tribulações, destinados a heróis da humanidade que abraçam com firmeza o chamado divino. Cada um de nós (brasileiros) é chamado. ÿA festa nos abre o coração e nos faz refletir as conseqüências da Ressurreição: as pegadas de Jesus se realizam também com seus amados. Para Ele, foi no terceiro dia, para seus amigos, será mais tarde, onde a pedra do túmulo e a vida continuam para revelar o Grande Dia. O futuro que Deus revela a seus amigos, no seu Reino, é Jesus Cristo como fonte de alegria e de felicidade para seus fiéis seguidores.
 
Somos filhos de Deus, criados a Sua imagem e semelhança,
por isso chamados a contemplar à cidade santa do céu. A festa de todos os santos: festa de louvor perene e de doce esperança.