sábado, 8 de fevereiro de 2014



5º Domingo do Tempo Comum, 09/02/14ano A
"Vocação cristã: ser sal da terra e luz no mundo pelo testemunho de suas obras"
Ser luz para fazer memória da ressurreição de Cristo como luz verdadeira que ilumina toda pessoa humana, por isso a Palavra de Deus nos convida a refletir sobre o compromisso cristão.
É preciso viver a Igreja comunitária, fundamento e berço de nossa Igreja. É lá que brilha a nossa luz e nosso sal dá gosto, sabor e o valor da vida. Para sermos sal e luz, Cristo pede nossa adesão sincera e íntima a Seu amor e a sua comunidade (Igreja). “Sois o sal... sois a luz...” Aderindo à comunidade do Reino que ele convoca. O verdadeiro discípulo comunica gosto e sabor ao mundo, com gestos de justiça, amor e paz, levando o irmão a ver nele a força de Deus, por isso a comunidade celebra a ação eucarística não para sua auto-satisfaças, mas como alimento espiritual e força para ser presença no mundo.
Deus nos convida a fazer nossa parte e nos desafia ir ao encontro do outro, dos necessitados, levando a luz da esperança. Ele deseja nossa parceria na construção de um mundo novo (não é exclusividade Clerical: padres e religiosos, mas de todo batizado): Ele chama e nos envia. O mundo está carente: somos a esperança de Deus como discípulos missionários,
1ª Leitura - Isaías 58,7-10 A tua luz brilhará como a aurora
O texto mostra a reação do profeta contra uma prática religiosa de ritualismo, deixando de lado o serviço ao pobre e necessitado. O Povo de Deus, voltando do exílio da Babilônia, se depara com a dura realidade da reconstrução da pátria. Algumas pessoas insistiam na necessidade de se restaurar as leis e costumes e do culto. Outras se preocupavam com os pobres e sofredores, visando seu atendimento com as necessidades mínimas de sobrevivência, organizando justiça social. 
O Profeta, neste espírito, acentua que não existe verdadeira religião sem justiça social ou amor fraterno. Ser luz significa ser solidário e repartir alimentos, acolher o pobre, vestir o nu.  Agindo com justiça, a glória do Senhor será seu guia e, a resposta do Senhor a seu clamor, será mediata e Ele responderá: "Aqui estou”!.


Na perspectiva messiânica, o cumprimento da Lei e dos mandamentos de Deus se realiza na pessoa de Jesus, que conta com nossa vocação de mensageiros da justiça, vivendo o amor sem egoísmo como prenúncio de vida plena.
Salmo ResponsorialO homem reto de coração não teme noticias más.
Uma luz brilha nas trevas para o justo, permanece para sempre o bem que faz.
2ª Leitura1Coríntios 2,1-5 Anunciei entre vós o mistério de Cristo crucificado
Paulo anuncia Cristo Crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos, com fortes apelos a prática da justiça social. Alerta os Corintos da dificuldade em evangelização e tirar dessa experiência reflexões para a conversão e fé: De nada adianta jejuar quando o jejum acoberta injustiças. Ele não pede que as pessoas olhem e auxiliem os famintos, os que não têm onde morar ou o que vestir: Pede amor e justiça. Ele salienta que o sucesso de seu ministério está na ação do Espírito Santo e na graça Divina, não na sua capacidade humana ou oratória: sua missão é levar a boa nova. Mostra que ser sal da terra e luz do mundo é fazer o mínimo com exemplo de vida e amor entre os irmãos na fé.
Palavra sábia terá sua eficácia plena no exemplo de doação, testemunho de vida de  amor e de acolhida, sem distinção.
Evangelho - Mateus 5,13-16 Vós sois a luz do mundo e o sal da terra
É assim brilhe vossa luz diante das pessoas.
Ao proclamar as bem-aventuranças, Jesus se dirige aos discípulos para falar de sua missão: sal e  luz: O sal dá gosto à comida e a luz ilumina.  Não se acender uma lâmpada para colocá-la debaixo da mesa. Ele convoca seus discípulos a vir para frente e ser o sal que dá sabor ao mundo e luz que aponta um Reino de liberdade e de esperança, fortalecendo a fé para se comprometer com o Reino, na comunhão com Ele que optou pelos pobres, como os felizes do Reino. Segundo Isaías: não existe culto agradável a Deus sem justiça social. Nossa força está na Graça de Deus, na força dos fracos, avisa-nos Paulo. O cristão deve incentivar os novimentos populares a favor da vida: Mostrando que existe outro mundo possível de amor e paz.
Vós sois o sal da terra. O sal dá sabor e preserva os alimentos: é símbolo de sabedoria e da aliança: "Jamais deixarás faltar o sal da aliança do Senhor às ofertas". Ao comparar seus seguidores com o sal, Jesus mostra o sentido da missão no mundo, como sinais da aliança de Deus. Não ser sinal é perder a identidade como sal, deixamos de viver as bem-aventuranças. A imagem do sal insosso, jogado fora e pisado pelas pessoas é um alerta para permanecer no caminho de Cristo, dando sabor ao mundo.
VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO:  A imagem da cidade iluminada, atraindo os povos, mostra a missão cristã, irradiando fé e compromisso com o evangelho, onde os fieis discípulos iluminam a todos, como uma vela acesa no alto. Assim deve brilhar a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai que está nos Céus: EXEMPLO É VIDA.
Todo batizado é chamados a ser sal da terra e luz do mundo, mostrando a imagem misericordiosa de Cristo para atrair as pessoas ao projeto de Deus. Na Mesa da Eucaristia se reparte o Pão da Vida e o Pão da Palavra, recebendo a força de ser sal da terra e luz do mundo
“Viver unido a Cristo é ter a alegria produzir muitos frutos de vida para a salvação do mundo”. Então, o que nos falta para ser sal da terra e luz do mundo? Optar por Jesus Cristo. É fácil acolher a Palavra de Deus, Caminho, Verdade e Vida, difícil é se adaptar a ela, pretendendo que Ela se adapte a nós, em nosso modo de vida. Tudo é relativo. Esquecemos que para Deus não existe meio termo.
A luz se opõe às trevas e o sal se opõe aos dissabores da vida
Que nossa fé missionária torne nossa missão o sal do bom sabor e a luz que ilumina, sem vaidade e em louvor ao pai. Por isso, como seguidores de Cristo, nas celebrações litúrgicas, com atos e cânticos vibrantes (o bom sal) sejamos exemplos de vida com simplicidade e amor para que o participante se sinta feliz e atraída para a casa do Pai, tornando-se, também, sal e luz do mundo.