terça-feira, 23 de julho de 2013


17º Domingo do Tempo Comum â28/07/2013
ÿ PAI NOSSO: A ORAÇÃO QUE NOS CONGREGA NA FÉ Y
Pai nosso que estais no Ceu
Rezar é uma profunda necessidade do homem: Deus sabe nossas carências, mas deseja de nós um coração aberto: diálogo. Em Sua catequese, Jesus incentiva a perseverar na oração confiante e amorosa no Pai. O Pai-Nosso é a oração dos discípulos de Jesus que ensina a chamarDeus de forma carinhosa e filial: PAI. Para ilustrar a bondade do Pai que ouve seus filhos, Jesus utiliza a figura do amigo que ajuda outro amigo e do pai que alimenta seu filho:a resposta da mão amiga e amorosa, atenta a um coração carente, a exemplo do Filho Pródigo.
A liturgia nos convida a refletir como rezar. No exemplo, o diálogo familiar de Abraão com Deus e de Jesus com o Pai, a Palavra de Deus repercute a importância da oração e reflete a atitude que o discípulo de Jesus deve assumir no seu diálogo com Deus que está no céu e nos coloca em situação privilegiada. Rezar Pai Nosso é viver em comunhão com Deus. A oração ilustra o caminho que nos aproxima de Deus: Tudo que o pai deseja para o filho. Os sete pedidos mostram o cuidado com vida: Se pedimos a Deus, com Ele devemos nos envolver. Jesus nos dá o exemplo: só no evangelho de João Ele clamou 56 vezes o nome do Pai.
O Pai Nosso lembra nossa filiação: somos bem-vindos à Casa de Deus porque fomos adotados pelo Dono.
1ª Leitura: Gênesis 18,20-32 Que o meu Senhor não se irrite, se eu falar.
Diante da eminente destruição de justos com os ímpios, Abraão suplica a Deus pelos justos de Sodoma e Gomorra e o Senhor, pelos justos, se compadece dos pecadores. Oração é um diálogo face a face do homem humilde, mas confiante, que apresenta a Deus suas preocupações e anseios, tentando entender os desígnios de Deus com a humanidade. O autor, no diálogo, enfatiza o peso do justo e o peso do pecador diante de Deus, preocupado com o número de justos que justifique suplicar perdão de todos.
Na mentalidade religiosa da época, a solidariedade no bem e no mal, em caso de erro, toda comunidade era castigada. A catequese, no entanto, pretende justificar que a justiça de uns, para Deus, em nome dos bons, beneficie os pecadores. Assim, o desejo de Abraão é mostrar, aos olhos de Deus, o peso dos justos para rogar-lhe que suspenda o castigo a todo o povo. Nesse diapasão, Abraão dialoga com Deus, “regateando” o perdão com base na misericórdia divina. O que encanta nessa conversa é a humildade e a confiança, quanto atrevida, de Abraão diante de um Deus onipotente e misericordioso. O episódio mostra que Deus veio ao encontro do homem, O acolheu, estabelecendo com ele comunhão. Deus Se revela e dialogo com amor paterno, cabendo ao homem, sem temor, ouvi-LO e pedir, na forma do Pai Nosso. 
Deus, próximo de nós e cheio de amor, vem a nosso encontro e partilha nossa vida: rezar é descobrir esse Rosto de Deus.
Salmo Responsorial: O salmista invoca o Senhor e é atendido, colocando sua vida em suas mãos. Naquele dia em que gritei, vós de escutastes, ó Senhor.
2ª Leitura: Colossenses 2,12-14
Deus vos trouxe para a vida, junto com Cristo, e a todos nós perdoou os pecados.
O texto identifica os membros do Corpo de Cristo e com Ele ressuscita para a Vida Nova: Todo o Batizado. Viver com Cristo é rezar como o Mestre na forma e frequência como Ele se dirige ou dialoga com o Pai. Paulo, após exortar os Colossenses sobre os falsos mestres, assegura que Cristo é a plenitude da divindade e, como salvador, a cabeça da Igreja, afirmando que todo o batizado, que morreu para o pecado, se identifica com Cristo e nEle encontra a plenitude da vida. O morrer e o ressuscitar referidos por Paulo é o documento da conta a ser paga que Deus eliminou com a morte e ressurreição de Cristo, iniciando vida nova para o cristão de jamais se afastar  do essencial.
Palavra de Deus reafirma a absoluta centralidade de Cristo na vida cristã: Ele perdoa os pecados, reabilitando o Homem Novo.
Evangelho: Lucas 11,1-13: Pai Nosso â Pedi e recebereis.
O texto nos coloca no banco da Escola de Oração de Jesus, como uma criança confiante no colo do Pai. Em atenção a seus discípulos, Cristo ensina o caminho que leva ao Pai: quem pede recebe, quem procura acha. A oração inicia bendizendo a Deus numa profissão de fé: santificado seja o vosso nome, pois Seu nome é Santo. Ele está acima de tudo e sua vontade é universal; que o seu Reino esteja junto de nós com o pão de cada dia.
Jesus nos diz que Deus nos perdoará na medida em que perdoamos. Receber o perdão significa oferecê-lo na mesma dose ao irmão. Por fim, que peçamos ao Pai que nos livre de todos os males. A oração deve nos levar a uma relação viva e pessoal com Deus, fazendo com que a fé fortaleça em nós a esperança e a caridade.  Que, na oração, Jesus coloque em nossa vida Seu jeito de amar, servir e rezar.
Lucas é o evangelista da oração do Senhor. O ensinamento de Jesus é um modelo de como Ele se dirigi a Deus: um diálogo de filho com o Pai. A novidade é que, no Antigo Testamento, Deus é como “Um Pai” que ama seu povo, no Novo Testamento, com Cristo, a palavra PAI vem com sentido real:  Deus é O Pai, do aramaico abba, maneira comum e familiar como Jesus manifesta intimidade, amor que O liga a Deus, O Pai. Sentir-se “filho” desse Deus que é o mesmo Pai de Cristo, significa reconhecer a fraternidade que nos liga a uma imensa família de irmãos. É a maneira como Jesus convida os discípulos a assumir essa relação com Deus.
A fome de pão que Jesus quer saciar simboliza a fome
de vida que faz sofrer nossos irmãos famintos.
As duas parábolas coroam o texto: insistência do amigo importuno que conta com a boa ação do outro. Ora, se como humanos, somos capazes de escutar um amigo importuno, com mais razão, Deus que é Pai, ouve o apelo de um filho. Na segunda, Jesus nos pede confiança em Deus que, como Pai, sabe o que necessitamos.
Quando pedimos pão, Ele não vai nos dar pedra. Por isso, Jesus nos convida a assumir uma atitude amorosa e confiante com Deus, seguindo Seu exemplo no relacionamento com o Pai chamando-0: Abba – Papai. Ele é o papai a quem amo, recorro e confio. Não é um Deus distante, inacessível, um negociante a quem procuro quando “a corda aperta”.
O Pai-Nosso é a oração do cristão, que anseia pela realização plena do Reino, com as luzes do Espírito Santo que nos une ao Pai.
Pelo e-mail, wlimar@yahoo.com.br Participe, dando sua sugestão.
(Visite o Blog) www.catolicavivencia.blogspot.com