quarta-feira, 4 de setembro de 2013


23º Domingo do Tempo Comum,de 08.09.2013
CHAMADOS A TOMAR A CRUZ: EIS NOSSA MISSÃO!
A Sabedoria do desapego que guia os Discípulos de Jesus.
A Bíblia, a Palavra de Deus, é alimento para a Alma. É luz guiando o caminho para um mundo fraterno e sem egoísmo. Neste mês da Bíblia, bendigamos o Pai por Jesus que nos ensina a deixar tudo para segui-LO, revelando Seu plano de salvação com o dom da sabedoria O próprio Cristo abre nosso coração com Sua mensagem salvadora, assim, nEle, somos mais irmãos que escravos. A liturgia nos convida a tomar consciência do quanto é exigente o caminho do Reino. Assumir o projeto de Deus é aceitar percorrer um caminho de renúncias, sentindo a presença de Deus junto de nós. Ele mesmo nos confia essa missão e nos auxilia.
Como Pai, comprometido com a vida e a felicidade dos filhos, está pronto a transformá-los para que possam atingir a vida plena de Homem Novo: “Quem carregar sua cruz e seguir meu caminho pode ser meu discípulo”. Optar pelo Reino não é escolher o caminho fácil, mas aceitar percorrer caminho de renúncia e do dom da vida. 
 
1ª Leitura:Sabedoria,9,13-18 A sabedoria de Deus revela o caminho da Salvação.
Decidir-se pelo Reino do único e verdadeiro Deus é encontrar a verdadeira felicidade e o sentido da vida: o caminho que leva à felicidade plena. O livro, de caráter sapiencial, ensina a arte de bem viver, ter êxito e ser feliz. O autor, de forma elevada, deseja que seu povo persevere na fé e na justiça e fuja da idolatria: só a sabedoria, dom de Deus, permite o homem fazer o que agrada a Deus para se salvar. Somos limitados e finitos, problemas comuns do ser humano. Só descobriremos o sentido de nossa vida, acolhendo a sabedoria que vem de Deus: somente a ação de Deus permite ao homem discernir o verdadeiro do falso, o útil do inútil. O Evangelho é o caminho, o critério que nos ajuda a ver e optar pelo caminho de Deus, fugindo da falsidade e das benesses do mundo em que vivemos.
Deus acolhe quem age com sabedoria e justiça, procurando dar sentido
à vida que conduza ao Reino de paz e felicidade sem fim.  
Salmo Responsorial: O salmista medita sobre a fragilidade da vida, confiando no Senhor que nos salva. Vós fostes, ó Senhor, um refúgio para nós.
2ª Leitura: Filêmon, 9b-10.12-17 O amor é fundamental para quem aceita a dinâmica do Reino.
Paulo, já na sua velhice e prisioneiro de Cristo, recorda que o amor é o fundamenta para quem aceita a plenitude do Reino; Reino que é o único a colocar em igualdade todos os homens, como filhos do mesmo Pai e irmãos em Cristo. Aceitar viver essa lógica é reconhecer em cada pessoa um irmão e agir com fraternidade. É a carta mais breve de Paulo. Onésimo, escravo de Filêmon, refugiou-se na casa de Paulo e tornou-se cristão. Dar guarida a um escravo era crime e Onésimo corria o risco de ser castigado. Um problema eclesial com implicação social a ser solucionado com ética cristã e amor. A solução foi devolver ao seu dono com carta de recomendação cristã: uma obra prima de sentimentos e de coração fraterno. Para Paulo, só o amor é a suprema norma que pode condicionar o comportamento e as decisões dos cristãos como filhos do mesmo Pai. A escravidão fere esses paradigmas.
Seguir Jesus é ser testemunho dos valores evangélicos
(fraternidade, amor, misericórdia: as normas de Cristo).
Evangelho: Lucas, 14,25-33 Seguir Jesus é assumir a Cruz, tornando-se Seu discípulo.
http://pesformosos.com/wp-content/uploads/2012/01/O-reino-de-Deus-150x150.jpg No domingo anterior, Jesus apresenta o Banquete do Reino e Seu convite. Lucas, neste texto, apresenta as condições para entrar nesse Banquete e dele fazer parte. A ação sacramental da Igreja aponta os sinais que Jesus deseja de cada batizado: a renúncia dos bens materiais, opção fiel, assumindo sua cruz com prioridade ao Reino.
Jesus, a caminho da cruz, apresenta as condições do caminho do discípulo missionário a serviço da vida: desapegar-se de laços familiares e de amigos, fidelidade e renúncia de interesses pessoais, abraçar sua cruz e subir o calvário com Ele; ser como um rei prudente que sabe enfrentar as vicissitudes e riscos por amor a seu povo.
 “Quem não carrega sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo”, é a proposta de Jesus à multidão que O segue para Jerusalém e deseja sentar-se com Ele à mesa do Reino. Jesus prioriza a renúncia total de tudo que nos prende e nos afasta de Seu plano de salvação. Bens e apegos à valores, como deuses e prioridades de vida, podem nos desviar do caminho do reino. Para cumprir essas condições e fazer o caminho de Cristo, em sua vida pessoal e comunitária, o discípulo necessita de sabedoria e forças Divinas. Viver para si, sua família e trabalho pode contrapor ao serviço missionário de Cristo: só a sabedoria divina nos poderá discernir tais valores.
Optar pelo Reino não é um caminho fácil: Jesus recomenda pensar em suas implicações e exigências para ser fiel, a exemplo de quem deseja fazer uma grande construção com critério e projeto viável para não fracassar, ou do rei que antes de ir para a guerra, pensa nas condições, táticas e capacidade bélica para não sofrer a derrota e a humilhação. Jesus, por isso, convida os candidatos a discípulos  medir suas condições e consciência de força, de vontade e de sua decisão em corresponder aos desafios do Evangelho para, então,  assumir, com radicalidade, as exigências do Reino.
Jesus não é um demagogo de promessas fáceis: é o Deus que veio a nosso encontro com uma proposta de salvação e de vida plena, através da Cruz.
Deus age no mundo através dos Amigos de Jesus: NOSSA MISSÃO DE DISCÍPULO É SER A FACE DE CRISTO.
Pelo e-mail, wlimar@yahoo.com.br Participe, dando sua sugestão. (Visite o Blog) www.catolicavivencia.blogspot.com

 

MÊS DA BÍBLIA

BREVES INSTRUÇÕES SOSBRE A ABÍBLIA 

O que é a Bíblia? Bíblia: Livro inspirado por Deus e o principal Autor é DEUS.
A palavra “Bíblia” vem do latim e grego e significa “livro”: a Bíblia é o Livro para todas as pessoas, de todos os tempos, único em sua classe.
Quando foi escrita?  Livro escrito em mutirão e traduzido em mais de 1 685 idiomas. Começou a ser escrito por volta de 1.250 antes de Cristo (tempo de Moisés) e, a última parte, escrita por volta do ano 100 depois de Cristo, pelo apóstolo João. Como não existia papel, foi escrito em cerâmica, papiro ou pergaminho
Biblos=Livro=BÍBLIA: livros ou coleção de livros: Sagrada Escritura
46 livros, escrito em hebraico, aramaico e grego.  O Novo Testamento (NT) com 27 livros contam a vida de Jesus e formação da Igreja, escrito em grego. O Evangelho de Mateus escrito em aramaico.
A Bíblia, assim é formada por 73 Livro, sedo 46 do AT e 27 do NT
A palavra testamento significa: ALIANÇA: a ANTIGA e a  NOVA LIANÇA.
Toda a Bíblia gira em torno da Aliança que Deus fez com seu povo.
ALIANÇA: Um compromisso de fidelidade entre Deus e os homens. No Antigo Testamento essa Aliança foi selada com um sinal visível: Decálogo ou os Dez Mandamentos. No Novo Testamento a Nova Aliança gravada no Espírito foi selada com o Sangue de Jesus. A Nova Aliança ao contrário da Antiga Aliança que era feita somente com o Povo de Israel, é uma Aliança Universal, aberta a todos os homens que aceitam a proposta da de Jesus.
 A Antiga Aliança é a promessa; a Nova Aliança é sua realização. Cristo é a plena realização da Antiga e Nova Aliança. Ele é o "Alfa" e o "Ômega”, significando que JESUS é o início e o fim de todas as coisas.
HAGIÓGRAFO: quem escreve a Palavra de Deus, inspirado pelo Espírito Santo.
LIVROS APÓCRIFOS: São Livros não inspirados. Não significa que sejam falsos. São até piedosos e edificantes. Não fazem parte dos Livros Canônicos.