segunda-feira, 21 de novembro de 2011

1º Domingo do Advento - 27/11/2011 – Ano B


O SENHOR VAI CHEGAR, VAMOS ESPERÁ-LO VIGILANTES!
Advento quer dizer o "que está para vir", sendo, para toda aIgreja,http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQaL-RlnrxVvVJjaqroUroHk8mwZTOMo2m9azGUStGR4AaFDoyJ momento de mergulhar na liturgia e sua mística cristã. Neste tempo de esperança, vigilantes preparamos a vinda do Senhor, como a noiva se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado. As duas primeiras semanas nos preparam para a vinda gloriosa de Jesus, o Senhor da história, no final dos tempos. http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ5fJxAtokIP6SFMBmlKNUHvv5vXCrouhIKItzDiF9IdeePWVp9tgAs últimas, de 17 a 24 de dezembro, nos preparam para o Natal, a primeira vinda de Jesus. Tempo de Advento nos convoca uma piedosa e alegre expectativa. No entanto, diante dos sofrimentos e catástrofes sobre populações, a humanidade se pergunta sobre a ação de Deus, quando na realidade é a recusa do homem. As velas simbolizam as etapas de salvação em Cristo, sendo a primeira, o verde da esperança.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQX79p8SZ-YBR_ID0IWqSHIfW54A_hUUNlygQGGpQ7DUOdmYXMDIniciando o ano Litúrgico com o Advento, desejamos louvar a ação libertadora de Deus na expectativa do Natal para, ardorosos, preparar nosso coração para Senhor fazer nele sua morada, celebrando com a Igreja a campanha pela Evangelização.Sejamos barro nas mãos de Deus para que Ele, como bom oleiro, transforme nossa vida em algo agradável e leve nossa caminhada à luz da certeza que o Senhor vem. Como suas obras, que Ele nos proteja e nos desperte para construir o mundo novo. 
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRhCvCNGcuFXGukjEwFE2rIj--nCMLcIx3OA-4959yR7-7zdnkdGgA liturgia é uma exortação à vigilância, como aquele que, antes de viajar, delega tarefas a seus outorgados, com um apelo a todo o cristão pela fidelidade ao Senhor, como meio de preparar Sua vinda. É tempo especial da graça de Deus revelada em Cristo, o Messias Salvador.
Primeira Leitura: Isaías 63,16b-17. 19b; 64,2b-7- Ah! Se rompesses os céus e descesses!
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTX3n6CHYmFqdq5t45Om6FX6oCkli7-LtkQ8OtDKH_ileIxIh77O texto, em prece tipicamente judaica, num apelo a Javé, mostra que o povo reconhece que se desviou dos caminhos do Senhor e deseja sua vinda, na esperança de seu socorro paterno.  A seguir, brotam súplicas, lamentações e arrependimentos, concluindo com um ato de entrega a Deus que é Pai e Criador: “Senhor, tu és nosso Pai, nós somos barro, tu, nosso oleiro, e nós, obras de tuas mãos”. O profeta tem certeza que a bondade, o amor e a misericórdia de Deus são garantias da salvação de Seu Povo. Ele implora que o Senhor venha recriá-lo com um coração novo.
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRbLXL2M1Yl12k9EkLZT2GBnjhZXha9Xey7Dgbed1eZvkraQ06fxwIsaias apresenta um Povo de coração duro, rebelde, indiferente, prescindindo de Deus e fugindo dos compromissos da Aliança. É época da reconstrução de Jerusalém e a população é pequena e pobre, além dos inimigos sondando, à espreita. Os profetas se preocupam, fazendo invocações dramáticas no sentido de alertar a reacender a lembrança da sua aliança com Deus. No entanto, está consciente de que o Povo é incapaz de sair, por si, dessa rotina de rebeldia e de infidelidades, implorando o socorro de Javé. O povo, crendo na ação Divina, reage a ponto de chamar Deus de Pai.  
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQzX2RLqnZbAsU_faNKMhDzUdO1q1gqB5jn2z5xjJdqLj9IL_sv►Este quadro não difere da vida de muitos homens e mulheres em nossos dias, quando deve entrar em ação os verdadeiros discípulos, estendendo a mão profética e sacerdotal de socorro e amor salvador.
Salmo Responsorial: Iluminai a vossa face sobre nós, convertei-nos, pra que sejamos salvos!
Segunda Leitura:  1Coríntios 1,3-9-
Somos chamados á comunhão plena com Cristo, esperando sua revelação.
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS9jJkIn-d5LVMKsENdz_-zgV82a_sK_5g8-Octu7UkElQYmy0PPaulo, ao contemplar a fidelidade dos cristãos de Corinto, deseja à comunidade graça e paz, como a bênção messiânica concedida em Cristo, onde o sentido do Evangelho é orientar a pessoa para Cristo. Expressa ação de graças a Deus por tudo o que se realizou na comunidade por meio das mensagens evangélicas, apresentando sua mais profunda esperança. O texto mostra, ainda, que Deus se faz presente na história e na vida do cristão, por meio de dons e carismas derramados, fazendo com que povo fiel espere Sua manifestação plena da salvação.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSKcGlV6JsVWah4wsNBo1yIbyFgPYi8UckwKhImnDnr0uIvQVg1fgCorinto, grande centro grego, uma cidade plural de raças, filosofias e religiões, com cerca de 500 mil habitantes, dos quais dois terços eram escravos. A cidade, influenciada por marinheiro e viajantes, ávidos por prazer e riqueza, contrastava com a miséria e a fome. Com sua pregação ardorosa, apesar dos atritos com os judeus e expulso da sinagoga, Paulo faz nascer uma comunidade fiel, viva e fervorosa, na maioria de origem grega e condições humildes. A comunidade nasceu em ambiente hostil, marcada pela cultura pagã e valores contrários às mensagens evangélicas. Por isso, Paulo, extasiado, renda graças a Deus pelos dons, por Jesus Cristo, que fez um povo fiel e modelo.  É uma comunidade rica pela vida de Deus que lhe manifesta seu amor fiel e salvífico, gerando vigilância permanente. Em outro texto ele chama de Carismas.
Evangelho:  Marcos 13,33-37- Estar vigilante é assumir a presença de Deus na vida!
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSYlX_QhtzJaVO_npl4Hp_P7f9kEHolzhXwMWq6N7jyn7NkPHE8_Q
Temos dois olhos, um para contemplar Jesus que vai nascer e outro para contemplar Jesus nos irmãos que nos rodeiam e fazem parte da nossa vida em família, comunidade e no trabalho. Os que permanecem atentos a modo de ver, experimentam a alegria da vinda do Senhor. Com razão Jesus adverte os discípulos a enfrentar tudo com coragem e esperança na certeza de Sua vinda, mas que esse tempo seja de vigilância e participação na construção do Reino. O batismo nos faz partícipes da missão de Jesus, “ai de mim se não evangelizar”, levando a boa novos a todos sem discriminação, atentos e preparados, pois Deus quer nos visitar.
O texto acontece em Jerusalém antes da Paixão e Morte de Jesus, dias polêmicos e radicais com os líderes judaicos que precederam o chamado Discursohttp://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQULIxCs4--gQ7_qJmk14jL131p5elowYwp9Ba6STLugbQLXw4TKw Escatológico de Jesus, linguagem apocalíptica e profética da história humana até a instauração do novo céu e nova terra e sua vinda gloriosa. Jesus sabe que a missão de seus discípulos é penosa e exige fidelidade, coragem e vigilância até o reencontro definitivo com Ele, por isso deseja orientá-los a enfrentar a história com determinação e esperança. O parâmetro à parábola do “dono da casa” que confia seus bens é uma referência a fidelidade à missão de fazer frutificar o tesouro do Reino, confiado a cada um.
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRvDDD25big3Wj6eA-LjHXfY0wHHckg7w1NAN-8dy8zuYBDXTM8FQTodo batizado é missionário e “porteiro”, portanto, vigilante ativo da missão delegada pelo Senhor e atendo a seu cumprimento, não um burocrata que fiscaliza, mas um comprometido com a construção do Reino na realização da missão. A mensagem do Senhor assegura que o objetivo final do fiel discípulo é o encontro definitivo com o Mestre. http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR1-wPuuzy5SOVXEndiTSmiJyVyGYedJnXhLd-MpmYrCUGGmQDX0gMesmo que tudo pareça ruir, o discípulo deve fixar seu olhar e ver a realidade do mundo novo renascer, na certeza da vinda do Senhor, brotada da infalível palavra de Jesus, o que alegra a caminhada de cada um. Portanto, a palavra mágica do advento é vigilância, que deve ressoar no coração de todos nós, abertos e irmanados, como filhos do mesmo Pai que ama e espera que cada um cuide do irmão que Deus lhe confiou.
Nossa libertação está próxima: “Vem, Senhor Jesus”.
Pelo e-mail (wlimar@yahoo.com.br), 
faça uma avaliação, dando sua sugestão sobre o Blog.