quarta-feira, 14 de agosto de 2013


20º Domingo do Tempo Comum â Assunção de Nossa Senhora á 18 /8//2013
BEM AVENSTURADA MARIA QUE ACREDITOU, CUMPRINDO O ANÚNCIO DO SENHOR.
Dia das Vocações Religiosas - Maria perto de nós.
Eis que: Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-Poderoso fez grandes coisas em meu favor e elevou os humildes”. Maria com o seu “sim” nos trouxe Salvação. O dogma da Assunção foi definido no ano de 1950, no pontificado de Pio XII.
Encerramos a Semana da família, berço da Igreja doméstica e fonte vocacional, festejando Nossa Mãe, a Senhora da Glória, elevada e glorificada aos céus. Lembramos, também, os RELIGIOSOS/AS, que, consagrados e inspirados em Maria, doam-se ao serviço do Reino. Maria visita Isabel e permanece com ela três meses. O encontro delas se torna, também, o de Jesus e João que exulta de alegria diante da presença do Messias. Isabel aclama Maria, a bem-aventurada e escolhida como a Mãe do Salvador. Maria, com seu sim a serviço, como serva, proclama o Magnificat, um cântico profético, olhando os pobres e os humildes como protagonistas da história.
Primeira Leitura: Apocal. 11,19a;12,1.3-6a.10ab Apareceu no céu um grande sinal.
A festa da Assunção exalta a mãe do Senhor, por sua gloriosa participação ao lado do Filho, atribuindo a ela a imagem da mulher vestida de sol e coroada de glórias que no Apocalipse se refere à comunidade dos que crêem em Jesus. O texto revela uma mulher, símbolo da comunidade e adornada com todo o esplendor.
A coroa de doze estrelas lembra o povo de Deus com suas doze tribos, do qual nasceu Jesus, originando o Novo Israel, a Comunidade-Igreja, Corpo de Cristo, o Povo de Deus perseguido pelo dragão. Estar grávida, prestes a dar à luz, é como Maria e a Igreja, fazendo Jesus nascer na história e na vida das pessoas. O menino é o Messias. Maria deu à luz e a Igreja é a manifestação do Messias ao mundo. Seu nascimento é o batismo que traz à terra uma nova humanidade.  
A imagem da Arca da Aliança lembra a Vigem. O menino: ela estava grávida com dores de partoO Dragão é o perseguidor do recém-nascido, mas a maldade não terá a última palavra: Deus veio proteger o seu Filho. O livro do Apocalipse foi escrito em momento de perseguição da jovem Igreja, ainda frágil.  Deus protege seus fiéis.
O mistério da Virgem se insere no mistério da Igreja e a ilumina.
Salmo Responsorial: O salmista canta o hino nupcial messiânico do Rei Messias com a Igreja, tendo Maria como modelo. A vossa direita se encontra a rainha com veste esplendente de ouro de Ofir.
Segunda Leitura: 1Coríntios 15,20- 27a
Entregará a realeza a Deus para que o Pai seja tudo em todos.
Em Adão a morte, em Cristo a vida. Jesus é o novo Adão ressuscitado. Ele é o primeiro fruto da nova colheita (primícias). Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram e Paulo nos exorta à esperança. O texto é um relato entre forças do Bem e forças do mal. Se Cristo venceu a morte, todos que O seguem e se unem a Ele, pela fé, serão vitoriosos como Maria. A Assunção é uma forma privilegiada de Ressurreição. Tem a sua origem na Páscoa do Senhor como nova humanidade em que Cristo é a cabeça, o novo Adão: JESUS É O NOVO ADÃO QUE REINA: sinal da vitória sobre a morte. Na luta da vitória sobre a morte, o cristão deve estar engajado e empenhado como filhos do Filho.
A MORTE NÃO É PONTO FINAL: JESUS É A RESSURREIÇÃO, É O ÁPICE DE NOVA VIDA
Evangelho: Lucas 1,39-56 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha visitar-me?
A grandeza de Maria é a prova de que, como mãe e discípula do Verbo, se fez peregrina na fé, obediente e atenta à Palavra, entregando-se com sei SIM, por isso reconhecida como A Bendita entre as mulheres. Como portadora do Verbo, ao senti-LA, João Batista, no seio materno de Isabel, exulta de alegria como Davi ao receber a arca da aliança. Maria glorifica o Senhor que olha para a pequenez de sua serva por ser portadora das promessas feitas à descendência de Abraão.
O texto mostra duas donas de casa privilegiadas por Deus. Maria visita Isabel, grávidas que se encontram como duas mulheres do povo de um desconhecido lugarejo. Aclamada pela prima como a bendita entre as mulheres, Maria recita uma oração de louvor pelas maravilhas realizadas pelo Senhor, plenificada numa criança em seu ventre. Há uma explosão de alegria no coração dessas mulheres, impossibilitadas de serem mães: Isabel por ser idosa e estéril; Maria, por ser jovem e virgem dedicada.
EM MARIA O EXEMPLO DE MULHER: a) Solidariza com Isabel, passando por caminhos difíceis, vence barreiras para “dar a mão” à prima; b) Em gestos e palavras mostra a grandeza de seu coração: “Ele olhou para a humildade de sua serva”. Maria PRESTATIVA é Modelo de amor e serviço com seu SIM salvador: “Eis a escrava do Senhor!” Maria, jovem, pobre e desconhecida, é elevada a mais alta dignidade, como a bendita entre todas as gerações. Deus poderia ter escolhido uma rainha para mãe de Seu Filho.  A Assunção de Maria é a prova da misericórdia divina.
Maria, glorificada na Assunção, é a imagem e modelo de Mãe perfeita. A Assunção da Mãe de Deus, elo entre o céu e a terra, é uma amostra das maravilhas que Deus, preparado para seus filhos e que está reservado para os humildes servos do Senhor. ELA FOI ELEVADA AOS CÉUS.  Alegremo-nos, pois o Senhor misericordioso, eleva os humildes e sacia de bens os famintos, despedindo os ricos de mãos vazias.
&O Magnificat descreve o plano que Deus, desde a eternidade e, prosseguindo n’Ela, cumpre agora na Igreja para todos os tempos. Na visita à Isabel, Maria conduz Jesus pelos caminhos da terra. Pela Assunção, é Jesus quem leva sua Mãe pelos caminhos celestes, para o templo eterno e definitivo.
Maria é a obra grandiosa de Deus e N’Ela completou sua obra: “dispersou os soberbos e exaltou os humildes”. Humildes são os que ouvem as palavras de Deus e se põem a caminho da Vida Nova que é Cristo; os que acolhem e O anunciam a seus irmãos, carente dessa boa notícia. Deus se debruça sobre eles e neles cumpre maravilhas (religiosos/religiosas).
“A glória dos filhos são seus pais” (Pr 17,6;), por isso, Deus quis glorificar Seu Filho humanado, também, pelo nascimento de uma Mãe toda pura.
Pelo e-mail, wlimar@yahoo.com.br Participe, dando sua sugestão. (Visite o Blog) www.catolicavivencia.blogspot.com