sexta-feira, 11 de outubro de 2013


28º Domingo do Tempo Comum-13/10/2013
É NOSSO DEVER E SALVAÇÃO DAR-VOS GRAÇAS, Ó PAI SANTO e único Senhor da História!   
SABER AGRADECER: ATITUDE DE FÉ.
Como fez o samaritano e um dos leprosos ao sentir-se curado:
voltar-se para DEUS.
Duas histórias de cura: O sírio Naamã, a gratuidade e o gesto de amor, e os dez leprosos: a GRATTIDÃO.
No MÊS DO ROSÁRIO e das MISSÕES, Maria, como a padroeira das missões e dos missionários, através dos mistérios da redenção de Seu Filho, O Salvador, nos ensine a trilhar o caminho da santidade e do amor, como seus filhos, nos tornando exemplos de vida e arautos da fé.
http://www.parsantacruz.org.br/wp-content/uploads/2012/06/leproso-2-150x150.jpg A liturgia nos mostra Jesus no Seu ministério que culmina em Jerusalém, onde encontra e cura dez leprosos. Nos levíticos, os leprosos viviam afastados e eram considerados impuros, por isso param distantes e exclamam: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós”! Jesus os liberta da exclusão e, reintegrados, retornam à vida normal que os tornam aptos a participar do culto. Deus oferece a salvação a todas, mas é necessário abrir o coração para acolher com fé o dom de Deus manifestado a toda a humanidade.
1ªLeitura: 2Reis 5,14-17 Naamã voltou-se para do homem de Deus e fez sua profissão de fé.
http://portalsementinhakids.com/wp-content/uploads/2009/06/naam%C3%A3+3-150x150.jpg O profeta Eliseu era grande defensor da fé em Javé a quem o povo buscava apoio e segurança. O texto apresenta a história de um leproso (o sírio Naamã) que procura o profeta Eliseu, desejando ser curado. Eliseu mandou que se banhasse no rio Jordão e é curado. O relato mostra que a salvação é dom de Deus à disposição das pessoas de fé:  A CURA É OBRA DE DEUS. Naamã acreditou no verdadeiro Deus, exclamando, “agora estou convencido de que só existe um Deus”: teu servo já não oferecerá holocausto ou sacrifício a outro deus, mas somente ao DEUS de Israel. Não é só curado da doença, mas descobre o Deus de Israel, transforma sua vida, tem uma visão diferente do mundo e retorna para sua casa, comprometido com a grande descoberta, convicto de que há um só Deus para todos os povos. Naamã crê no único Deus e expressa sua gratidão.
O nosso Deus é o Deus que oferece a vida a todos a quem ama como filhos: tudo é dom de Deus e merece nossa gratidão e amor.
Salmo Responsorial: O salmista canta louvor ao Senhor que revela  justiça aos oprimidos. O senhor fez conhecer a salvação e às nações revelou sua justiça.
2ª Leitura: 2Timóteo 2,8-13 Se com Cristo ficamos firmes, com ele reinaremos.
Acolher de Deus o dom da fé é viver o amor e a entrega ao serviço vida nova da ressurreição, seguindo os passos de Jesus e tornar-se Seu discípulo. O texto coloca a vivência cristã como requisito para a identificação com Cristo desde a cruz, “sofrendo até às algemas como se fosse um malfeitor”,
na manifestação de Paulo que deseja que cada um fortaleça a missão em meio aos sofrimentos por causa do evangelho, numa atitude confiante nos seus seguidores. Se morrermos com Cristo, viveremos; se formos firmes e fiéis, reinaremos com Ele, complementa o Apóstolo dos gentios. Trata-se de uma exaltação a fé: manter incólume a doutrina recebida de Jesus, dedicando-se ao serviço do Evangelho.
A Palavra de Deus continua a transformar o mundo: Jesus deixou sua marca e a cruz como o caminho libertador, sendo, para o mundo, fracasso.
Evangelho: Lucas, 17,11-19
Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro.
http://www.rudecruz.com/imagens/um-dos-dez-leprosos-retorna-para-agradecer.jpg O texto lembra os leprosos sob vários aspectos. Dez são curados, não imediatamente, como Naamâ, mas somente na promessa de sua apresentação aos sacerdotes. E a gratidão: só um, ao perceber-se curado, voltou glorificando a Deus, atirando-se, grato, aos pés de Jesus, com o rosto por terra. Era um samaritano.
Os samaritanos, por serem pagãos, eram desprezados pelos judeus. Gratuidade do agir de Deus, sem distinção, gratidão por tudo o que Deus faz: tudo é graça. Os leprosos, por serem considerados impuros, rompendo a barreira que separam os puros dos impuros, num clamor de esperança, gritam a Jesus: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós”! Imediatamente o amor compassivo de Deus, dá-lhes nova vida para o convívio humano e social. Felizmente um deles “salva a pátria”: O herege estrangeiro reconhece o dom gratuito da salvação revelado em Cristo, e demonstra sua gratidão. “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”, é a recompensa de Jesus, sentindo a ausência dos outros nove. Eles representam a humanidade sofredora sobre quem Jesus derrama seu amor e salvação. 
Para Lucas, o fato de um ter voltado para agradecer a Jesus e ser estrangeiro, significa a gratidão e o reconhecimento pelo dom de Deus, acrescentando que os hereges, os marginais, os desprezados, os que a teologia oficial considera à margem da salvação, estão ansiosos e atentos aos dons de Deus e ávidos pela salvação. http://blog.cancaonova.com/padreanderson/files//var/www/blog.cancaonova.com/wp-content/blogs.dir/2968/files//2009/04/quest_c_jesus_bom_pastor-150x150.jpgNão somente ao “Povo Eleito”, “os escolhidos”, mas que a Igreja não subestime o amor de Deus, mas saiba responder, com a gratidão e fé, ao povo, o faminto de fé, lembrando que a proposta salvífica de Cristo se destina a todos os povos, sem discriminação.
http://blog.cancaonova.com/amoreadoracao/files/2013/01/jesusmeusalvadorblog-150x150.png A presença do estrangeiro significa que a salvação veio para todos, sem discriminação. A cura não é uma mágica, mas um processo progressivo da caminhada do homem de fé, em conversão: uma transformação do coração, movido pela fé e persistência. Os leprosos, no abandono, solidão e miséria,
http://viajesus.com/web/wp-content/uploads/2011/12/Jesus-cura-a-un-leproso-150x150.jpgformavam um grupo de amigos, atraindo a condescendên cia de Jesus que, ao vê-los unidos pelos sofrimentos, restituiu-lhes a dignidade de pessoas humanas no direito do convívio familiar e social. No mundo competitivo do império do mais poderoso e rico, o evangelho propõe uma civilização de amor com o império da generosidade, doação, partilha e gratidão, onde a família, a comunidade seja geradora de amor, gratuidade, amizade e paz.   
Cabe ao bom cristão a resposta de gratidão e opção à proposta de salvação de Deus: OS DISTANTES DE DEUS, OS HUMILDES, SÃO OS PRIMEIROS A ABRIR SEU CORAÇÃO.
                      MARIA, A CO-REDENTORA, DEU AO FILHO FORMA
                     ÇÃO DE HOMEM, FAZENDO-O SENSÍVEL E ATENTO
                    AS REAÇÕES H UMANAS. E Ela, a autêntica Mãe, acompanhou-O no anonimato
 ELE É O SINAL, A MÃE APARECIDA, DO MESSIAS ESPERADO.
Pelo e-mail, wlimar@yahoo.com.br Participe, dando sua sugestão.