terça-feira, 6 de novembro de 2012


32º Domingo do Tempo Comum, 11/11/2012
            ELE OFERECEU TUDO, ATÉ A PRÓPRIA VIDA!
O que estou oferecendo a Deus: as sobras ou a vida?
YGesto de partilha é a entrega do último punhado de alimento que restou na dispensa para satisfazer um irmão ou família faminta, é doar ao templo de Deus o real que sobrou no bolso, como expressão de confiança na providência divina. ðDeus nos fala dos gestos de duas viúvas que, por amor e desprendimento, abriram mãos de sua sobrevivência para fazer o bem, certas do cumprimento de um dever e confiantes na bondade Divina. &A liturgia, por sua vez, nos alerta sobre a caridade que devemos ter com os irmãos necessitados, o desapego dos bens materiais e honrarias, como  resposta à fidelidade do amor de Deus por nós. Diante de Deus, conta o que fazemos de modo simples e humilde pelo bem dos irmãos, sem a intenção do ser visto ou lisonjeado. âÉ um alerta a nos avaliar nosso modo de viver e a sinceridade de nossos atos, pois um dia nós estaremos diante de Deus...
FHá gente que acha o cristão é calculista e mesquinho: só faz o bem para ganhar o céu e salvar sua alma... &O ensinamento de Cristo é o amor gratuito, radical e incondicional. Assim Ele exalta a generosidade de uma pobre viúva, mostrando que uma humilde esmola vale mais que a fantástica esmola do rico que tirou de seu supérfluo. Ela deu de sua sobrevivência e miséria, entregando sua vida nas mãos de Deus, como fez aquela que deu o que tinha para o homem de Deus, Elias.
'Com Deus não se faz negócios: se dá tudo sem pedir nada de volta.
Primeira Leitura: 1Reus,17,10-16
A viúva, do seu punhado de farinha, fez um pãozinho e o levou a Elias.
& A viúva anônima da entrada do templo lembra a de Sarepta que ofereceu hospitalidade e partilhou o pouco alimento que possuía com um desconhecido. Sua esperança na palavra de Deus gerou um gesto solidário que garantiu a sobrevivência durante a seca, no tempo do profeta Elias. ÿO ímpeto da viúva é confiar em Deus, já que vive uma despedida.
Elias foge do ódio mortal da rainha Jesabel, filha do rei da Fenícia. A fome o obriga a recorrer à casa de uma pobre viúva, oposta à rainha. Sua reserva alimentar está no fim. Vai cozinhar sua última farinha para si e seu filho e esperar a morte. ÿMesmo assim, dá preferência ao “homem de Deus” e lhe entrega seu último “viver” e Deus a recompensa. âA história da viúva com o profeta nos mostra que a generosidade, a partilha, a solidariedade não empobrecem, mas geram vida em abundância.
Para nos entregar nas mãos abertas e generosas de Deus, é preciso ter o coração das viúvas e uma fé viva.
Salmo Responsorial: O convite do salmista é confiar no Deus da vida que ampara a viúva e o órfão e confunde os caminhos dos opressores.
Segunda Leitura: Hebreu, 9,24-28
Cristo ofereceu-Se uma só vez para tomar sobre Si os pecados de muitos - Nossa vida deve ser uma oferta generosa a Deus e aos irmãos
&O texto apresenta a figura de Jesus, o Filho de Deus e sacerdote por excelência, que entregou Sua vida pela salvação dos homens e entrou no santuário do Céu, junto ao Pai. Ele deu o exemplo do caminho que devemos seguir, mostrando o que Deus quer e espera de cada um de nós: o dom da vida, seguindo o exemplo de Seu Filho, mais do que dinheiro ou outros bens materiais.
Paulo, em sua catequese, diz aos hebreus que o sacrifício de Jesus O torna o mediador da Nova Aliança, por isso cada um deve ser fiel a sua fé, confiantes no intercessor.  Cristo veio ao mundo para libertar o homem do egoísmo e de todo o pecado, além das estruturas opressoras que geram injustiças e morte.
âA vitória sobre a morte e a ressurreição de Jesus, revelou que Deus aceitou Seu sacrifício pela humanidade e não permitirá que o pecado roube e tome conta de Seus filhos. ÿ Ao aderir a Jesus, o autêntico cristão procura viver vida digna, cada dia, seguindo Seus passos para fazer da própria vida um dom de amor aos irmãos.
Deus ama quem dá com alegria e deposita confiança, como a viúva que deu o que tinha e recebeu o que não esperava.
Evangelho: Marcos, 12,38-44 Esta pobre viúva deu mais do que todos os outros
&Jesus em visita ao templo de Jerusalém, centro da vida e da religião de Israel, lugar de orações e onde as pessoas faziam suas oferendas e sacrifícios, observa o jeito de ser e de agir das pessoas.
ðSuas palavras são um alerta a tomar cuidado com “os que devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações”, elas que, além de marginalizadas, eram exploradas. “Cuidado com os doutores da lei (os políticos de hoje) que gostam de aparecer, serem cumprimentados e elogiados!” No gesto da viúva, Jesus explode: “Esta pobre viúva deu mais que todos”! Sua atitude é elogiada porque ela ofereceu o que tinha para viver. 
&O texto critica o jeito interesseiro e utilitário da sociedade, a generosidade calculista dos ricos, contrapondo-se à generosidade dos humildes e simples de coração: Fazer o bem sem olhar a quem é uma imagem ética de uma ação. 'Num mundo competitivo onde tudo se faz pelo lucro, a marca do cristão deve ser a generosidade. A finalidade do amor não é “ganhar o céu” que Jesus já conquistou por nós, mas abrir o coração ao necessitado.
Marcos cita o exemplo da viúva que, ao depositar moedinhas no templo, coloca “todo o seu viver” nas mãos de Deus, enquanto as pessoas abastadas e com muita ostentação, dão o que sobra, o supérfluo. O episódio mostra a falsa piedade dos escribas - a hipocrisia, e a verdadeira piedade de suas vítimas, as viúvas, os pobres e marginalizados, sinônimos de pessoas desprotegidas. ÆÉ que certos “homens da religião” estão muito longe do mistério da generosidade dos “homens de Deus”.
Cristo mostrou o caminho do amor solidário onde a partilha dos bens e da vida expressam fidelidade ao projeto de Deus.
MUITAS PESSOAS GENEROSAS DE HOJE, OUVINDO A VOZ DE DEUS, LUTAM CONTRA O MAL E OS PODEROSOS QUE TENTAM DECIDIR O DESTINO DO MUNDO.
 
wlimar@yahoo.com.br