NINGUÉM É MARGINALIZADO POR DEUS
BÍBLIA – O DIVINO NO HUMANO
Dia Nacional da Bíblia. O Livro Sagrado é um sinal de que ninguém é marginalizado por Deus, além das revelações Divinas. Sua palavra é luz para nossos passos, afasta-nos do pecado e nos conduz à Vida. A Sagrada Escritura é o grande tesouro e a força dos cristãos e da Igreja de Cristo
Primeira Leitura: Ezequiel 18,25-28.
Quando o ímpio se arrepende da maldade que praticou, conserva a própria vida
O povo Hebreu, no exílio, privados de templos, de sacerdócio e de culto, vivia desiludido com Jahwéh e do compromisso que Deus
tinha assumido com o seu Povo. O texto acentua a misericórdia do Senhor que acompanha seu povo e propõe um recomeço de vida com nova comunidade, voltada para o futuro. Ezequiel, o profeta da esperança e porta voz de Deus, dá ao Povo a certeza que Deus não abandonou nem esqueceu seu Povo. o convida a novo compromisso com Deus e que cada um assuma sua promessa e viva coerente com sua adesão a Jahwéh e à Aliança. Deus julga pelo que se é hoje, quer vida nova para todos, por isso nunca é tarde para o arrependimento. É um compromisso com Deus, sem meio termo.
O povo de Deus no exílio não pode “sacudir a poeira e dar a volta” se julgando justo e inocente, uma vez que todos, sem exceção, são infiéis a Jahwéh e
aos mandamentos, por isso não se justifica a desconfiança no Senhor. É a consequência social do pecado que cria desequilíbrio, egoísmo e ruptura entre seus membros. A catequese de Ezequiel teve o mérito de fazer cada um sentir-se, perante Deus, responsável por seus atos e atitudes, gerando uma mentalidade coletiva, pela sensação de pertença comunitária. A consequência é o caminho aberto para uma Nova Aliança pessoal e interior, gerando uma nova comunidade comprometida. É o que Deus, misericordioso e justo, espera de cada um de nós, no meio em que vivemos: a superação da mentalidade coletiva, dando lugar ao esforço individual de cada um que fortaleça o coletivo.
Salmo Responsorial- O salmista contempla a bondade e a retidão do Senhor, que ensina a trilhar os seus caminhos.
Segunda Leitura: Filipenses 2,1-11 -
Tende entre vós o mesmo sentimento que existe em Cristo Jesus.
Seguir os passos Jesus Cristo é algo que assusta e
Paulo tem consciência dessa exigência, mas tem convicção de que tal exigência é o caminho para a eternidade e se fundamenta à luz do exemple do Mestre. Que os grandes vitoriosos colocam sua vida a serviço, com humildade e simplicidade. Que o verdadeiro cristão vive num mundo competitivo e explorador, com os olhos do Pai e o coração do Filho. Também a nós é pedido um passo em frente neste difícil caminho da humildade, do serviço, do amor como testemunhas da lógica de Deus.
Evangelho: Mateus 21,28-32 Arrependeu-se e foi.
Na perspectiva de Deus, a parábola ensina que o importante é quem se comportou bem, sem escandalizar os outros. Na lógica de Deus, o importante é cumprir a vontade do pai.
Não bastam boas intenções, mas resposta adequada e coerente aos desafios e as propostas do Pai. Os líderes religiosos, em respeito à Lei de Moisés, foram coerente na resposta, mas uma mentira ao recusar o convite de João à conversão. Jesus ignora as convenções em favor de atitude interior, dos que cumprem à vontade de Deus. O texto nos diz que, para Deus, todos são iguais em responsabilidade na construção do Reino. Seu desejo é que todos seus filhos, sem distinção ou privilégio,
abracem seu projeto.
Ninguém está dispensado de colaborar para um mundo mais humano, justo, fraterno e igual para todos. Essa deve ser a consciência de cada um de nós numa atitude de pertença total e irrestrita na coerência do SIM a Deus. Diante do chamado, a atitude do ouvir ou não Seu convite, nos remete a Parábola do Semeador, onde cada coração (tipo de “solo”) tem seu jeito de acolher a palavra e decidir o que fazer.
A Bíblia é a manifestação da bondade Divina . A Palavra de Deus, em linguagem humana, iguala-se ao mistério do verbo que assumiu a natureza humana com toda sua fragilidade. A Palavra da Escritura, voz Divina, se faz semelhante aos homens.
wlimar@yahoo.com.br
BREVES INSTRUÇÕES SOSBRE A ABÍBLIA
O que é a Bíblia? Bíblia: Livro inspirado por Deus e o principal Autor é DEUS.
A palavra “Bíblia” vem do latim e grego e significa “livro”, nome apropriado, já que a Bíblia é o Livro para todas as pessoas, de todos os tempos. É um livro sem igual, único em sua classe.
A palavra “Bíblia” vem do latim e grego e significa “livro”, nome apropriado, já que a Bíblia é o Livro para todas as pessoas, de todos os tempos. É um livro sem igual, único em sua classe.
Quando foi escrita? Livro escrito em mutirão e traduzido em mais de 1 685 idiomas.
Começou a ser escrito por volta de 1.250 antes de Cristo (tempo de Moisés) e, a última parte, escrita por volta de 100 depois de Cristo, pelo apóstolo João. Como não existia papel, foi escrito em cerâmica, papiro ou pergaminho
BIBLOS ►livro = BÍBLIA ►os livros ou coleção de livros – Sagrada Escritura.
Divisão da Bíblia e em que língua foi escrita: O Antigo Testamento (AT) com 46 livros, escrito em hebraico, aramaico e grego. O Novo Testamento (NT) com 27 livros contam a vida de Jesus e formação da Igreja, escrito em grego. O Evangelho de Mateus escrito em aramaico.
Portanto a Bíblia é formada por 73 livros, sendo 46 Livros no AT + 27 Livros no NT
A palavra testamento significa: ALIANÇA►ANTIGA ALIANÇA e NOVA LIANÇA.
Toda a Bíblia gira em torno da Aliança que Deus fez com seu povo.
ALIANÇA: Um compromisso de fidelidade entre Deus e os homens. No Antigo Testamento essa Aliança foi selada com um sinal visível: Decálogo ►Dez Mandamentos
No Novo Testamento a Nova Aliança gravada no Espírito e selada com o Sangue de Jesus. A Nova Aliança ao contrário da Antiga Aliança que era feita somente com o Povo de Israel, é uma Aliança Universal, aberta a todos os homens que aceitam a proposta da de Jesus.
A Antiga Aliança é a promessa; a Nova Aliança é sua realização. Cristo é a plena realização da Antiga e Nova Aliança. Ele é o "Alfa" e o "Ômega”, significando que JESUS é o início e o fim de todas as coisas.
A Antiga Aliança é a promessa; a Nova Aliança é sua realização. Cristo é a plena realização da Antiga e Nova Aliança. Ele é o "Alfa" e o "Ômega”, significando que JESUS é o início e o fim de todas as coisas.
HAGIÓGRAFO: é aquele que escreve a Palavra de Deus. Ele é inspirado pelo Espírito Santo.
LIVROS APÓCRIFOS: São Livros não inspirados. Também não quer dizer que sejam falsos. São até piedosos e edificantes. Não fazem parte dos Livros Canônicos.