segunda-feira, 22 de abril de 2013


5º Domingo de Páscoa, 28.04.2013 
EU VOS DOU UM NOVO MANDAMENTO: O AMOR.
EIS O MEU MANDAMENTO: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI.
O tema fundamental da liturgia deste domingo é o do amor: o que identifica os seguidores de Jesus é a capacidade de amar até ao dom total da vida. Amor-serviço-doação. Jesus orienta a comunidade dos discípulos a viver o amor fraterno. Viver o egoísmo, a auto-suficiência, fechando-se ao irmão, é interromper essa relação, frustrando o mandato do Senhor: é morrer. O mandamento de Jesus sublima a união vital dos discípulos com o Ressuscitado e do batizado com sua comunidade de fé. Esta união explica o fundamento da fonte vital: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTvrC14cwOA1loz7kyn-YAWigoq1SomJQXjJAg9H7zFcgBU24u_CQEle a fonte de água viva, nós o rio dessa fonte. A existência da relação de amor com Cristo e os irmãos, nos torna uma comunidade feliz, como Igreja una e santa, na Eucaristia, celebrada com o Pão do amor. Na feliz expressão do Concílio Vaticano II, a liturgia é fonte e cume da vida cristã, lugar onde se busca a seiva para produzir frutos para renovar o dinamismo da vida. Cada pessoa, na celebração, é chamada a produzir essa seiva da vida nova recebida na páscoa, e unidos no amor fraterno, somos convidados a produzir frutos de justiça, amor e paz.
1º Leitura: Atos 14,21b-27 Contaram à comunidade tudo o que Deus fizera por meio deles.
O texto relata as dificuldades e lutas dos primeiros cristãs em missão s e a importância da ajuda mútua que fortalecia uns aos outros para testemunhar o amor de Deus. Com esse projeto Paulo e Barnabé visitam as novas comunidade, designando lideranças locais para mantê-las unidos no amor e na fé. Concluída a primeira viagem missionária, relatam as maravilhas operadas por Deus na evangelização.
A catequese de Paulo visa estimular os novos cristãos, por meio de lideranças, com a missão de garantir a participação na comunidade, no caminho de Jesus. Cumpre à Igreja estimular o apoio mútuo que gere comunidades de irmãos. As visitas pastorais devem ser um elo de animação diante dos desafios enfrentados pelas comunidades. 
Paulo como o grande ícone da Igreja, o apóstolo dos gentios, teve no batismo de sua missão repleta de luta e de dor. A história da Igreja é recheada de conflitos e perseguição. A missão da Igreja é formar comunidades pontuais, priorizando a união de irmãos em torno da fé. Cristianismo é encontro com Deus na partilha da fé e do amor entre irmãos. Barnabé foi definitivo nessa integração que incluiu Paulo e o levou à vida apostólica.
A VOCAÇÃO CRISTÃ É MISSIONÁRIA NUMA FAMÍLIA DE IRMÃOS, A IGREJA, O CORPO DE CRISTO.
Salmo Responsorial: O salmista louva a Deus que é bom e compassivo com toda a criatura.
Bendirei o vosso nome, ó meu Deus, meu Senhor e meu Rei para sempre.
2º Leitura: Apicalípse 21,1-5a Deus enxuga as lágrimas de seus olhos,
dizendo: Eis que faço novas todas as coisas”.https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYt5sEWZJsd4JTuWHvwirL-qTrSsO3mzj4WYjYY2Wv7jCbTM9kn1hkfni5V_Ctef9Wjo8LED8jDG8XsNrYw7Xh72txS2rd1DDg4SuoWNo79bXP8phG5KL7HS-8sMT8b1SJoWYzrgsb4uSM/s1600/NOVO+CEU.jpg
O texto apresenta a meta final da caminhada cristã:  "um novo céu e uma nova terra”, a realização da utopia, o rosto final dessa comunidade, chamadas a viver no amor. A Igreja, como comunidade escatológica, é renovada pela ação salvadora de Deus na história: A nova Jerusalém descida do céu, da casa do Pai, é o ápice da humanidade, a meta última de nossa historio, a nova criação, a vitória definitiva da vida sobre a morte. A partir daí, tudo será novo, definitivo, acabado, perfeito.
O Apocalipse foi escrito para orientar os cristãos em meio às perseguições. João mostra que a comunidade glorificada representa os fiéis anunciadores do Evangelho, com o primeiro anúncio vivo e real. Em sua linguagem apocalíptica João mostra a longa história amorosa entre Deus e o seu Povo como uma história de amor com um final feliz. A catequese de João, visando iluminar nossa caminhada, como Igreja, santa e pecadora, é assegurar que estamos destinados à vida plena e de felicidade sem fim juntos a Deus, na Pátria Celeste.
A Ressurreição de Cristo é o caminho de renovação das estruturas da comunidade cristã e da sociedade para este mundo novo de paz, igualdade e fraternidade.
Evangelho: João 13,31a.34-35
Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros.
No discurso de despedida, Jesus deixa o grande legado do Pai: O mandamento Novo (o Amor), imagem da comunhão vital com Ele e os irmãos na fé. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”. É nessa entrega radical da vida que se cumpre a vocação cristã, dando testemunho ao mundo do amor de Deus. Somos discípulos do amor fraterno. O texto nos leva a viver em comunhão com Cristo.  Que Sua palavra nos liberte do egoísmo, da arrogância para produzir frutos de amor fraterno, paz e justiça. A missão da Igreja, em sua caminhada, como comunidade, é produzir os frutos de justiça, amor e paz que Jesus produziu.
Ele a criou (a Igreja) viva e dinâmica com a missão de testemunhar em gestos concretos o amor do Pai. Não criou um “gueto” fechado e livre, mas uma instituição que transparece, em cada membro, a vida no amor e na alegria, ou na dor até a cruz. Como arautos da reconciliação, nosso gesto ao irmão deve ser de justiça pelos direitos e dignidade da pessoa humana, a fim de atraí-lo à missão que Jesus nos confiou. O amor na dor e na alegria em Cristo, com Cristo e para Cristo.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjO6aiTNZEulG3vGSOJ3JesTddUUV8_uNE2Goj20o0hRnWjYrRj_XDo1eG1_0VZ2h53p4e0tyKyFSYylTHwPd1RqZtMg3cARkDBz1Fwvj-Rn65tCzuu9nxae9WGnu9gqctmExnmMEcvkPmQ/s1600/ame.jpgJesus ensinou o modo de amar como Ele amou junto com o Pai: “Misericórdia e piedade é o Senhor. Ele é paciência, é compaixão”. É um amor universal.  A comunidade é o novo céu, a nova terra. Ser espiritual não retira o dever de ser concreto, como vimos no testemunho do Papa Francisco. Celebrando a Eucaristia realizamos nossa comunhão com Deus.  
Jesus nos deixa o grande legado: (1) O amor resume Sua Vida e Missão“Amar como Eu vos amei”. Assim deve ser a vida da Igreja; (2) Comunidade glorificada é a que constrói. A Igreja é anúncio pelo testemunho, por isso ela representa o novo céu e a nova terra. Ela delega porque ninguém vai "em seu próprio nome"; (3) Jesus ensina como aprendeu do Pai que é misericórdia e piedade. O amor é sempre a realidade em Cristo no Pai. Ninguém dá o que não tem.
Isolar-se da comunidade cristã (a Igreja), lugar de encontro com Cristo, e não produzir frutos é como o ramo separado do tronco, buscando vida noutra fonte.
Pelo e-mail, wlimar@yahoo.com.br
Participe, dando sua sugestão e críticas.