terça-feira, 5 de fevereiro de 2013


5º Domingo do Tempo Comum-10/02/2013, Ano C
OS DISCÍPULOS DEIXARAM TUDO E SEGUIRAM JESUS
O sinal profético do batizado é o seu jeito de ser e de viver na Fé, Discipulado e Conversão.
O profeta diante de Deus sente suas limitações, mas fiel a missão, exclama:
“Aqui estou, Senhor, envia-me!” Assim, a Igreja, consciente de ser a modesta barca de Pedro, com sua dimensão universal, confia no envio e na providência Divina. É o domingo da pesca milagrosa e convocação para a missão, quando somos desafiados por Jesus a lançar as redes em águas profundas como verdadeiros discípulos missionários em missão. Pedro nos dá o exemplo:“Em atenção a tua Palavra, vou lançar as redes”. Através da Palavra se faz experiência de Deus, acolhendo a missão, o envio como discipulo de Jesus. Antes do envio, porém, a liturgia convida todo cristão a passar pela experiência de Deus a fim de participar da missão salvadora. Pedro, como Paulo e Isaías, reconhece sua fragilidade para seu “sim” a missão: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador”. NÃO TENHAIS MEDO!”, diz Jesus
A palavra de Deus é dirigida a Isaías, no templo, a Pedro, na sua barca e a Paulo, pela Escrituras. Hoje, a mesma Palavra é dirigida a nós, vocacionados.
Primeira Leitura: Isaías 6,1-2a.3-8 Aqui estou, envia-me
O texto relata a vocação de Isaías e a iniciativa do Senhor, três vezes santo e glorioso. A majestade de Deus se confronta com o sentimento pecador e de lábios impuros de Isaías. Ao sentir seus lábios urificados pelo enviado de Deus, o Isaías, temeroso diante de Deus, sente-se apto a assumir a missão profética: Aqui estou! Envia-me, Senhor! O mesmo Deus do envio a missão é o que dá as condições e a graça para cumpri-la. O relato é uma catequese teológica da experiência e do caminho da verdadeira vocação, como obra de Deus. Isaias, como protótipo do homem sensível ao apelo de Deus, com coragem, abraça e missão que lhe foi confiada, embora se sentindo indigno. É o sentimento de todo vocacionado: “com tanta gente competente e em condições, logo eu com minhas limitações!...”
Vocação: cada um tem sua história de como Deus o desafia para uma missão.
Salmo Responsorial: O salmo é uma ação de graças a Deus pela salvação. Vou cantar-vos, ante os anjos, ó Senhor, e ante o vosso templo vou prostrar-me.
Segunda Leitura: 1Coríntios 15,1-11 É isso o que temos pregado e é isso o que crestes.
O texto é a síntese da profissão de fé cristã: Cristo morreu por nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou glorioso no terceiro dia. Paulo se sente indigno de ser chamado apóstolo porque perseguiu a Igreja: sou como um abortivo.  A exemplo de Isaias: Deus quis contar com ele. A graça de Deus fez de mim o que sou”. O cristianismo provocou um choque de mentalidade cultural quanto à ressurreição dos mortos, rejeitada pelos gregos. O corpo, para eles, era impuro e a alma uma realidade ideal, dificultando conciliar com a ressurreição. Para Paulo, nós, cristãos, ressuscitaremos, porque Cristo ressuscitou. Por isso Paulo prega o que é para ele, a realidade cristã: Jesus Cristo Salvador, o Cristo vivo e ressuscitado que só a fé pode perceber.
A Ressurreição da Carne, vida nova e libertadora, que afirmamos no credo, como doutrina da Fe católica, é dogma de fé.
Evangelho: Lucas 5,1-11 Os pescadores Deixaram tudo e seguiram Jesus como discípulos.
Deus chama quem está atento e ouve a sua vos, o clamor da necessidade de tornar a vida mais humana e justa. Estar a serviço do Reino é sentir a presença do Senhor que nos convida a ir mais longe: é pescar onde parece não ter peixe; é fazer justiça e levar fraternidade, onde a competição e a lei não funcionam. Deus pesca com quem lança redes em nome de valores humanos e divinos. Assim Jesus, para realizar a missão que o Pai lhe confiou e dar sequência a seu ministério, forma seu exército de seguidores:  A IGREJA.
Jesus chama os primeiros discípulos em meio a uma pesca milagrosa. Eles, tristes, desanimados, recolhem as redes. Jesus ordena avançar para as águas mais profundas e lançar as redes. Simão, perito em pescaria, conhecia o momento e hora oportuna para pesca, mas confia no Mestre e faz a maior pescaria. O milagre o faz professar sua fé em Jesus, como o Senhor. O pescador reconhece a própria fragilidade e abre seu coração à graça divina. Não tenhas medo! De hoje em diante serás pescador de homens.
A proposta de Jesus é o anúncio da Boa Nova aos pobres e desamparados. A resposta é radical: deixaram tudo e O seguiram. O chamado é dom, a resposta cabe a cada um de nós. No episódio de Isaías como dos primeiros discípulos, essa resposta supõe ação despojada e radical. Como profetas, digamos, “Aqui estou! Envia-me, Senhor!”
O texto é uma catequese que procura apresentar as diretrizes da identidade cristã (estar no barco de Jesus), mostrar o que é ser cristão (como comunidade engajada), ser discípulo de Jesus e assumir as conseqüências de segui-LO (ensinar da barca, missão).Para isso o discípulo deve aprender a escutá-lo, fazer o que Ele diz e seguir suas indicações (ao lançar as redes no mar, na messe), entregando-se, confiante, em Suas mãos e reconhecê-LO como o Senhor, o “kyrios”. Em síntese, ser cristão é aceitar a missão proposta por Jesus de: ser pescador de homens, como seguidores de Sua obra libertadora.
Ser Discípulo de JESUS é entrar em Sua Banca com a missão de resgatar homens do mar da perdição que os impede da felicidade eterna.

O Discípulo ouve a voz do Mestre, entra em Sua barca e lança a rede em águas profundas, confiando na Pesca Exitosa.

Pelo e-mail, wlimar@yahoo.com.br
faça uma avaliação, dando sua sugestão sobre o Blog.

<><><>SAÚDE E PAZ!<><><>