terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Liturgia Dominical – 16/01/2011

JESUS, AQUELE QUE TIRA O PECADODOMUNDO
Do ciclo natalino passamos ao tempo comum que vai até a quarta feira de Cinzas.   
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A liturgia deste domingo coloca a questão da vocação e nos convida a situá-la no projeto de Deus para os homens e para o mundo. Ele deseja vida plena aos homens, elegendo pessoas para serem testemunhas desse desejo. Jesus é o Cordeiro de Deus que se entrega e aceita ser imolado por nós, para a nossa salvação. Ele merece ser acolhido com alegria e amor. É o mistério que celebramos hoje.http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTjfmJRLBgA7Aa5hx_lyCspQyVrxDAv-DgsrI7lVgEYq6ayYZHa
É o domingo que liga a festa do Batismo do Senhor a seu ministério público na Galiléia. João Batista no Jordão O reconhece e O apresenta como o Servo fiel, o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo e batiza no Espírito para que o mundo seja renovado. Hoje, bendizemos o Pai que nos molda à imagem do Filho amado, o Cordeiro que nos liberta e santifica pela força de seu Espírito, fazendo-nos cúmplices desta sua missão.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTnorhsSknDSKd8vZobqU3hly_-gDiGbjRv4X-KOZr4WoDlKJHTComo filhos amados do Pai, pelo Batismo, somos testemunhas vivas de vida nova no Espírito, e evangelizadores de nossos irmãos, procurando vencer o pecado e proclamar a vitória da vida sobre a morte, pelo exemplo de reconciliação, de justiça e de paz. As leituras têm como foco o convite de Deus para que a humanidade assuma como próprio o projeto do Reino, divulgando, em liberdade e sinceridade, uma maneira nova de ser filhos de Deus, portanto, criaturas divinizada, de ser criação e sociedade.
Primeira Leitura Isaias 49,3. 5-6
Cristo se apresenta como a luz das nações e salvação de Israel
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTyvUJSO9EV7jqcNpA_mGqb67JW6FF5B1_2-fWwLoZITAiHuxbaIsaias nos apresenta um personagem misterioso, Servo de Jahwéh, a quem Deus elegeu desde o seio materno, para que fosse um sinal no mundo e levasse aos povos a Boa Nova e seu projeto libertador. A origem de toda a vocação profética vem de Deus que escolhe que chama e que envia. Israel existe porque Deus o escolheu, revelou-lhe o seu rosto e o constituiu como seu Povo e, libertando da escravidão, estabeleceu com ele uma comunhão, uma aliança. 
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRRObOV4xeW-HfKVpn-rOtE3XbMp_fKeLJoRMZTAInsJWG4qcK7Este Israel, entretanto, não representa todo o povo de Deus, mas uma pequenina comunidade de crentes, desterrada na Babilônia, que mantém viva a esperança e a fé. Esse grupo que, apesar de estar longe de sua terra, mantém sua confiança de que Javé virá salvar o povo de Israel e ao mundo inteiro. Deus olhou para ele e lhe concedeu a missão de expressar a toda criação o seu desejo mais profundo: a salvação da humanidade.
A leitura nos faz refletir e nos conscientizar http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcROBAsIInc3ekFUUomRdJTMUtwWN2g_SxcFHnqmEn8JkJEjNDj9sobre a vocação. Não se trata de dons especiais, ou pessoas especiais na comunidade, mas de um desafio que Deus lança a cada um de seus filhos. A vocação tem sua origem em Deus: Ele chama, elege, confiando a cada um uma missão. O eco depende de cada um de nós: ser ou não parceiro de Deus. Ele é paciente e está sempre a nossa espera. O homem chamado por Deus é um sinal vivo de Deus, dos seus valores e das suas propostas diante dos outros homens.   
Salmo Responsorial:
Eu disse: Eis que venho, Senhor, com prazer faço a vossa vontade!
Segunda Leitura 1 Coríntios 1,1-3
A graça e a paz de Deus aos que foram santificados por Cristo
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTZhJlFo8xTj-U0NM3KNfozgFDuFm6E_VNped_TsWooQZpSoopJA leitura nos apresenta um chamado de todos à santidade. Paulo inicia sua carta confirmando a universalidade do Reino de Deus, expressando que sua mensagem de salvação é para todos os que, em qualquer tempo e lugar, invocam o nome de Jesus. Ainda que Paulo tenha escrito a uma comunidade, sua mensagem ultrapassa os limites, adquirindo em todo momento atualidade e relevância, pois é uma Palavra dirigia à humanidade inteira. 
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Homens e mulheres recebem de graça a vocação da filiação Divina, por meio de Jesus Cristo. Em síntese, Paulo, por sua pregação, criou a mais fervorosa comunidade cristã de origem grega, mas sujeita às crenças de origem pagã, justificando seu empenho pela santidade pura por vocação.
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Sua carta, aos cristãos de Corintos, serve aos cristãos de todos os tempos e épocas. Se fomos consagrados por Deus para realizar em nossa vida a santa vocação, significa, em nossa linguagem, a missão (de enviados) de tornar presente, SEMPRE, o reino de Deus e fazer deste mundo um lugar mais justo e solidário, menos violento, livre e fraterno. 
Para Paulo, santo é aquele que acolhe a proposta libertadora do Salvador, abraçando seus valores evangélicos. Cabe a cada um a consciência desse chamado e seguir caminhos de sacrifícios e privações, mas certos da presença constante do Senhor.
Evangelho – João1, 29-34
Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTnPL4c_EKfxB9SLwi0XaOX85_CsQFGlMGFNfihoqFW9BaD7Lu8O Evangelho nos apresenta Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ele é o Deus que veio ao nosso encontro, investido pelo Pai de uma missão.  Esta missão consiste em libertar os homens do pecado que oprime e dificulta o acesso à vida plena. É o testemunho de João Batista a respeito de Jesus. Ele é a “voz que clama no deserto, anunciando a vinda do salvador e O ungido do Espírito Santo que tira os pecados do mundo”. Ele anuncia, portanto, o Salvador da Humanidade. É o cordeiro oferecido para proporcionar vida e vida em abundância.  Ele é o caminho para o Alto: por isso não só toma a Cruz, sinal de sua obra salvífica, mas faz com que seus discípulos o sigam no caminho para o Calvário, assegurando-lhes tornar o caminho leve e o sacrifício suave pela recompensa eterna. Paulo garante que não existe proporção entre o sacrifício com a glória que há de se manifestar, desde que cada um se deixe cativar pelo Cordeiro que se entregou obediente à vontade do Pai.
A catequese sobre Jesus aqui expressa duas afirmações de impacto teológico: é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e é o Filho de Deus que possui a plenitude do Espírito.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlKSNtxCpeuw9sYaHcl5FLFbLTZgwDgvx86X71kT786k1Vbv3j3AA tarefa da comunidade que crê é testemunhar esse encontro profundo com Cristo, usando expressões novas que comuniquem este momento sublime. Será uma forma de concretizar uma vida fundada na entrega e no amor, na justiça e na comunhão com a Vida. Nossa missão como discípulos missionários é dar testemunho de Jesus Cristo, numa comunhão cada vez mais profunda de paz e reconhecimento humilde de nossa pobreza, confiantes na bondade e misericórdia de Deus, na certeza de seu amor.
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRWgC2ZjiOaGfMaF6OOwXLw5NpmRmMOtsxL79cIsy4QFCXMTQiAA Comunhão é a participação no Sacrifício de Cristo toda a vez que o sacerdote pronuncia as palavras de Batista antes de administrar a Sagrada Comunhão, suscitando nosso agradecimento por ter se entregado à morte para a nossa salvação e por ser alimento para nossas almas. É, pois, com a saudação litúrgica de Paulo que demos graças ao Pai que revela sua paz em Jesus Cristo e nos chama a viver em comunhão.
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRE88L9Ro7xI6znU4_VLhx2JrlrisiJp3e5xBijqrA9_sfQ0uVBA história humana, portanto, não é uma história de fracasso, de caminhada sem sentido para um beco sem saídas, mas é uma história onde é preciso ver Deus que conduz o homem pela mão, apontando-lhe, em cada curva do caminho, a realidade feliz do novo céu e da nova terra. Jesus é, agora e sempre, a verdadeira fonte da vida e da liberdade.
Deus nos falou PELOS PROFESTAS e nos fala, HOJE E sempre, através de seu Filho, Jesus Cristo. Na cruz Ele não fala, mas diz tudo. Nós fazemos de conta que não é conosco.
wlimar@yahoo.com.br