segunda-feira, 28 de outubro de 2013


Finados, 02/11/2013
QUEM CRÊ EM MIM, MESMO QUE MORRA, VIVERÁ!
http://www.kiaunoticias.com/wp-content/uploads/2012/11/dia_de_finados-de-mensagens-2-150x150.gif Felizes quem lembra a morte e ressurreição de Cristo na Páscoa dos fiéis falecidos! Dia de esperança e de comunhão com quem amamos, mesmo sem a presença física, porque cremos na ressurreição como uma luz para quem viveu uma vida de fé. Dia de Finados fizemos memória das pessoas que partiram para o mundo dos viventes, na certeza de uma vida nova com o Criador: http://www.clickgratis.com.br/_upload/scraps/2012/07/24/dia-de-finados-13518.gif“CREIO NA ESSURREIÇÃO DA CARNE, NA VIDA ETERNA”,, rezamos no Credo. Finados é o Dia do Amor, Amar é sentir que o outro jamais morrerá, por isso o amamos na vida eterna. É o viver cristão: UMA COMUNHÃO ÍNTIMA COM DEUS, AGORA E PARA SEMPRE. A morte é a realidade cruel para os homens: no dia de finados não celebramos a morte e sim a vida de quem partiu.
https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTzkEwrVutTEUTYuS5N49kaoEta67Kp62M8d1F_JJNlzxiXhm1c Desde o início do cristianismo, os cristãos visitavam o túmulo dos mártires, nas catacumbas, para rezar pelos mortos. O dia de Finados começou a ser celebrado no ano de 998, na França: o abade Santo http://www.segundavindadejesus.com.br/z1img/06_02_2009__23_24_57635340192b44095603afc0d083b63a8e2425e_640x480.jpgOdílio, determinou que os monges rezassem por todos os mortos, religiosos ou leigos. No século XIII, o Papa, adotou o dia 2 de novembro como o dia de Finados como celebração obrigatória, para a Igreja Católica, já que no dia 1 de novembro é comemoração de todos os santos.  
http://www.clickgratis.com.br/_upload/scraps/2012/10/31/categoria-id-5091d67db4a11.gif Como solidário, nosso gesto cristão, é visitar o cemitério, participar da celebração Eucaristica e nas devoções próprias de cada cultura, como acender velas, oferecer flores e enfeitar os túmulos dos falecidos.https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQxaRbYxO9md1X7kV88zzxwZ3UdZNd9Z-2-YHKEAU3arok2I3WL1wAté os ateus e materialistas visitam seus mortos, construindo mausoléus e monumentos, por isso o culto aos defuntos faz parte de nossa cultura, independente do credo praticado. Que o dia de finados sirva de reflexão sobre o sentido da nossa vida, sabendo que um dia prestaremos contas de nossas ações.
Dia de Finados: momento de oração/reflexão sobre a morte e um olhar cristão no sentido da vida de cada um!
1ª Leitura: 2Macabeus 12,43-46
Uma ação digna e nobre, inspirada na esperança da ressurreiçãohttp://blog.cancaonova.com/curitiba/files/2011/04/Ressuscitado-editato.jpg
A morte não é o fim de tudo. Jó manifesta total convicção de que o Redentor está vivo! E afirma: "Eu o verei com meus próprios olhos!". A certeza da vida após a morte nasce da ressurreição do Senhor, O Cristo ressuscitou! Ele venceu a morte e está vivo no meio de nós. A morte  é passagem para a vida eterna com Ele. Celebrar o dia de Finados é celebrar a vitória de Cristo sobre a morte, rezando pelos irmãos falecidos! Nada de lamentações: muita esperança e fé!
 Salmo Responsorial: O salmista proclama o Senhor como luz e salvação
                                 O Senhor é minha luz e minha salvação
2ª Leitura: Romanos 6,3-4,8-9  Recebemos nos Céus uma habitação eterna
http://igrejamormon.com/files/2013/01/Conselho-nos-C%C3%A9us-M%C3%B3rmon-Jesus-Cristo.jpg Para Paulo: Em Cristo nosso corpo miserável é transformado em um corpo glorioso. No batismo morremos para o pecado para participar da Vida Nova com Cristo. Paulo condena incoerência dos falsos cristãos que duvidam da ressurreição. Se Cristo não ressuscitou, vã será a nossa fé, e nós ainda estaríamos em pecado” (1Cor 15,17). Temos uma única oportunidade de viver no mundo e nos preparar para a eternidade. O próprio Cristo viveu apenas uma única vida humana:  iniciada no momento de Sua concepção no seio virginal de Maria e consumada na cruz.
Evangelho: Mateus, 25,1-13        Eu sou a ressurreição e a vida
http://cristoatividade.com/admin/plugins/gerenciador/files/pascoa_jesus_vive.jpg A Igreja nos ensina: “Creio na comunhão dos santos e na vida eterna”, somos peregrinos em busca de santidade: o batismo nos fez santos rapa vida eterna, não para a morte. Vigiai, pois porque não sabeis o dia nem a hora” . Jesus é nossa esperança: só nos pede vigilância: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crer em mim, mesmo que morra, viverá!" No dia dos mortos aprendemos que na vida: morrer é viver porque Cristo ressuscitou.
http://www.iirestauracao.com/wp-content/uploads/2011/12/parabola-150x150.jpg Na parábola, as dez virgens vieram ao encontro do esposo. Todas com suas lâmpadas e óleo, não se notando diferença entre elas. É o que acontece com cada um de nós, igreja, no encontro com Cristo. Temos consciência de como viver vigilantes? Como na Parábola assim é a vida. https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSTD2xcKI21-YYTnYMzvaIq3O0sOi2w4EmhR_NrXlDUzNAEsvBTAprendemos a mensagem da vinda de Cristo e confiantes O esperamos. Existe um tempo de espera onde nossa fé é comprovada: “Aí vem o Esposo!”, É o momento em que o previdente está preparada com o óleo e lâmpada acesa  (A FÉ) para, cheio do Espírito Santo, ser recebido e amado pelo noivo. Sem a luz do Espírito (a fé viva), o homem não está apto para abraçar o noivo, O Salvador e Redentor: VINDE BENDITOS DE MEU PAI!
http://portalsementinhakids.com/wp-content/uploads/2011/10/9-150x150.jpgAo ouvir o clamor das insensatas, na entrada do banquete, aprendemos duas lições: a) Tudo se consegue no tempo oportuno: o último minuto pode ser tarde. O relacionamento com Cristo é um deles. A vida é uma contínua vigilância; b) Há coisas que não se pode tomar emprestadas. As insensatas não podiam tomar óleo emprestado das amigas prudentes, também não podemos tomar emprestado o relacionamento com Deus. Cada um deve desenvolver o seu jeito amoroso de ser, prudente e sincero com Deus.
“Em verdade vos digo: não vos conheço! Portanto, vigiai, pois não sabeis o dia, nem a hora”.
____________________________
*******************************
Todos os Santos, 03/11/2013
Quem vive as Bem-Aventuranças, caminha para a Santidade.

O povo de Deus é escolhido para ser Santo
http://borba.diocese-evora.pt/site/wp-content/uploads/2012/10/Todos-os-Santos-1-150x150.jpg Existe no coração humano o deseja da Felicidade. Celebrando com alegria a festa da santidade: de Todos os Santos: inscritos no livro da vida. O Deus Santo nos deu a vida para viver a santidade, participando da Páscoa de Jesus, para, com Ele, vencer o mal: somos santificados pela ação do Espírito que habita em nós pelo Batismo.
http://radiomaededeus.com/wp-content/uploads/venera%C3%A7%C3%A3o-de-santos-150x150.jpgA santidade é dom de Deus e resposta fiel de seus filhos: cada santo é exemplo único e exclusivo. SANTIDADE NÃO É SIMPLES OBSERVÂNCIA DE NORMAS E LEIS OU SIMPLES ATOS DE CARIDADE: É VIVER A VIDA, SEGUNDO O EVANGELHO, NO SEGUIMENTO DAS BEM-AVENTURANÇAS. É SEGUIR JESUS, CAMINHO, A VERDADE E A VIDA: OUVINDO Sua VOZ, a voz do mestre.
"Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus". SER SANTO É SER FELIZ/SALVO.
Primeira Leitura: Apocalipse 7,2-4.9-14
Vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas.
http://www.armazemcatolico.com/imagens/armazemcatolico.com/imagenscache/1371152131-150x150-CD_A_Vitoria_pelo_sangue_do_cordeiro_pascal.JPGO branco simboliza o Divino na linguagem bíblica e a visão do profeta. Vestes brancas lembram o Cordeiro que se doou no amor de Deus no seu extremo, dando Sua vida como holocausto: a revelação proclama http://paroquiaespiritosanto.sgcp.com.br/wp-content/uploads/2013/09/pentecostes_maria-150x150.jpga vitória do Cordeiro e a felicidade dos mártires e dos santos na glória celestial. “Não façais mal a terra nem as suas criaturas até que todos tenham a marca de nosso Deus”. O texto mostra a grande multidão, de todos os povos, representando os santos que vivem na glória dos Céus. 144 simbolizam a totalidade dos fiéis a Deus.
http://blog.cancaonova.com/hpv/files/2012/05/mitodedircenocoliseuderoma-150x150.jpg As primeiras perseguições foram cruéis contra a jovem comunidade cristã, com martírios e sofrimentos. O autor se preocupa com comportamento das comunidades, recém estruturadas. As visões proféticas são mensagens de esperança dos que sofreram provações em linguagem codificada, lembrando Roma, a grande perseguidora dos cristãos.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjrO_f4h7XWejmDQKl6MTACh7Ia4rZTQ95ZKBwrctHeUph4K4Jd1zaQAQ-ziVntuVUW3cLKhe2plr-ZcuL6Bn8-LPgJE88hfS5f4y3gfpVEP4yi3E6rnbpD4oq0QMjcA_LfrnYotItWnE/s1600/ascension+of+JC.pngA revelação proclama a vitória do Cordeiro que foi imolado. Lembra o Cordeiro da Páscoa definitiva, o Ressuscitado. Ele, vencendo a morte, transforma em caminho de vida aos que O seguem, sendo numerosos e participam doravante de seu triunfo, numa festa eterna.
“A salvação pertence ao nosso Deus que está sentado no trono e a multidão o adoravam dizendo: Amém.
Salmo Responsorial: É assim a geração dos que procuram o Senhor!
Somos este povo que marcha ao encontro do Deus santo.
2ª Leitura: 1João 3,1-3                   Veremos Deus tal como Ele é.
http://lh6.ggpht.com/-oijyhk60ItE/TxRUFiWPveI/AAAAAAAABBA/Emgl_JW7PNM/palavras-de-jesus_thumb%25255B2%25255D.jpg?imgmax=800 O texto revela a realidade misteriosa de nossa vida em Deus, João, como mensagem de esperança, mostra o grande presente do amor de Deus por nós: somos chamados Seus filhos e nós o somos, pelo batismo. Nossa resposta é praticar a justiça e o amor entre irmãos, seguindo projeto de Deus, revelado por Seu Filho.  Na revelação de Jesus, em resposta as nossas incertezas, Ele manifesta o que seremos: semelhantes a Ele.  Se Deus nos faz seus filhos: não nos vai abandonar. Se seremos semelhantes a Jesus, Seu Filho, Ele assegura nossa pertença à família divina.
https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT3DFmouGhTt-Zit2bllrmrLXyA5FJU_8QgkPnLGPYkLjDyQZXcGgO texto revela a realidade misteriosa da vida em Deus, a partir do batismo. Os que servem a Deus, na visão do mundo são sofredores, pobres, perseguidos, fracassados, mas partidários da paz, da conciliação e da misericórdia, onde triunfam os mais espertos e vencedores.    http://quadrangularvilaantonieta.com.br/wp-content/uploads/2012/09/samaritana-150x150.jpg
Jesus quebra todos os paradigmas, proclamando os desprezados e discrimina como seus verdadeiros amigos e os designa filhos de Deus, integrando-os a Família Trinitária. 

Evangelho: Mateus 5,1-12a: Bem-aventurados os pobres em espírito.
http://pantokrator.org.br/po/wp-content/themes/wp-clear/scripts/timthumb.php?src=http://pantokrator.org.br/po/wp-content/uploads/2011/11/papa-bento-criancas-benin-150x150.jpg&w=150&h=150&zc=1 Aos olhos do mundo ser pobre, suportar sofrimento ou privações de justiça, ser perseguido, adepto da paz, da reconciliação ou da misericórdia, num mundo de violência, lucro e poder: é sinônimo de fracasso e morte. As Bem-aventuranças, ao contrário, revelam a semente da santidade desde o Batismo e a realidade da vida em Deus. http://blog.cancaonova.com/padreanderson/files//var/www/blog.cancaonova.com/wp-content/blogs.dir/2968/files//2009/06/jesus-150x150.jpgCristo proclama felizes todos os seus amigos que o mundo despreza e considera fracasso e morte e os consola, chamando-os de filhos de Deus e herdeiros do Reino, como consequências da Ressurreição: o que se passou com Jesus, realiza-se também com seus amados, os justos para revelá-los no fim dos tempos.
Pessoas ou famílias que partilham suas vidas juntas tornam-se semelhantes: ASSIM NA FESTA DE TODOS OS SANTOS TODOS TRAZEM, NO ROSTO, A IMAGENS E A SEMELHANÇA DE DEUS

http://quecoisaboa.com.br/wp-content/uploads/2013/07/2008-05-21-estacao-trem-rio-grande-serra-150x150.jpgEnquanto vivos, os santos não se consideravam perfeitos: A humildade não permitia. As fraquezas e defeitos os debilitavam: eles combatiam o bom combate para superar os defeitos e a simplicidade os impedia de fazer prodígios. Viver as Bem-aventuranças é viver o contraditório: ser pobre de coração num mundo que glorifica o poder e o ter; ser humilde num mundo duro e violento; ter o coração puro num mundo corrupto; fazer a paz quando o mundo respira guerra. Os santos são pessoas corajosas e apaixonadas pelo Evangelho, ensinando-nos o caminho da vida livre e feliz, mas comprometida com Deus.
http://www.imensagens.ws/home/imagens/pbri.jpg Uma pessoa não é santa porque a Igreja a canoniza, mas a Igreja a canoniza porque ela é santa, porque soube seguir o caminho das bem-aventuranças: o caminho da porta estreita para a eternidade, iniciada no Batismo até a morte: A vida não é tirada, é transformada. As bem-aventuranças representam o ideal cristão de quem deseja a santidade: http://imgcdn.nrelate.com/image_cache/cleofas.com.br/3d11222a5c0f6ce3a8ceb5392f186fa0_thumb_rosario_maria2.jpgum convite a quem deseja participar do Reino de Deus que Jesus veio anunciar e realizar. Ser santo num mundo desigual, violento e desonesto é pelo caminho da humildade e de um coração puro, forte e prudente. As bem-aventuranças é o espelho dos escolhidos por Deus: caminhos da loucura da santidade.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgf9UNjMRZHc_QHovypI8fxN0-sXaRjYPWK9a3iMsaagUyWgDwUNrjs6dECPxPbOSgK5ZuzYwe7UYSEOuhHt0K7UzG_klfo1J_XvWxz8LVhXPBh2E4I0PQZYFsqGEWguMbaVs3UbPdICt0/s640/www.escola-dominical+(10).jpgO Papa João Paulo II lembrou em visita ao Brasi:l “O Brasil precisa de Santos, de muitos Santos”! Todo brasileiros é chamado. O caminho para a santidade, no preceito do Salvador é uma via árdua de grandes tribulações, destinada a heróis da humanidade que abraçam com firmeza o chamado divino. A festa deve abrir nosso coração para as consequência da Ressurreição: As pegadas de Jesus se realizam também com seus amados
Somos filhos de Deus, criados a Sua imagem e semelhança,
por isso chamados a contemplar à cidade santa do céu. A festa de todos os santos: festa de louvor perene e de doce esperança.

   SANTIDADE É FELICIDADE
 SANTIDADE SÓ FAZ SENTIDO NA
 CONVIVÊNCIA COM PESSOAS.
Pelo e-mail, wlimar@yahoo.com.br Participe, dando sua sugestão