terça-feira, 1 de novembro de 2011

Todos os Santos-06/11/2011

Quem vive as Bem-Aventuranças, caminha para a Santidade.

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTWzSfVyjcE2uh0LUWMKLFG2PZQARo-UydoXNImKjw1jTRl--IdwANo domingo anterior Jesus, dirigindo-se aos fariseus e ao falso cristão, condena a “máscara” do “faz o que eu digo e não o que faço e nomina essa falsidade de “sepulcro caiado”, ou pessoas mascaradas de fiéis que tentam fazer de Deus um mentiroso, ou seja, sigo um Deus, mentindo o que sou.  Nesse domingo, na fidelidade ao batismo, ouvimos a voz do Mestre: "Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus". SER SANTO É SER FELIZ/SALVO. http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQrj2FmOX_JuxwVQWjd1eNKCG_ZzJBUWxdfZ82257XZ1HRqPIVvÉ o momento de abraçar essa vocação como o dom do Pai, em Jesus Cristo, que nos desafia a ser santos como seu Pai é santo. Jesus, o Filho que Deus nos deu como exemplo, por sua morte e ressurreição, abrindo o caminho da santidade. Ele, por isso, é o Caminho, a Verdade e a Via. Santidade é viver no amor a Deus e ao próximo. Deus, que tanto desejamos, é íntimo de nós Lembrando todos os santos, unamos a eles como a grande família do Senhor, nosso Deus.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQkVgryfXZ2KPomC0bgvKfyf27WEtjF_LQTMNvflqT97WCUxe9n5QJesus vê a multidão sofredora e ensina como Moisés, que deu ao Povo  o Decálogo, com leis e instruções de convivência com Deus e com a natureza. Como Mestre e cercado por seus discípulos, Ele proclama as bem-aventuranças, que começam e terminam com a mesma promessa: o Reino de Deus e sua justiça.  Os pobres em espírito e os humildes que confiam no Senhor e são felizes, porque ouvem Deus e são fiéis a Sua vontade. Os santos seguem com firmeza o caminho estabelecido pelas bem-aventuranças e vivem como filhos de Deus, construindo a verdadeira paz fraterna. Que possamos, em Cristo ressuscitado, vencer as vicissitudes da vida e sentir seu amor e felicidade.
Primeira Leitura: Apocalipse 7,2-4.9-14 Vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas.
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRliKmxE9O76PS3-kc11zBFvQymXEQ_ogsDAJCvxseN75d63q_8LQNa linguagem bíblica e na visão do profeta, o branco é a cor de Deus. Vestes brancas lembram o Cordeiro que viveu o amor de Deus no seu extremo, derramando seu sangue. A revelação proclama a vitória do Cordeiro; de um Cordeiro imolado que transformou o caminho da morte em caminho de vida a seus numerosos seguidores que participam de Seu triunfo, numa festa eterna. O texto afirma que uma grande multidão, de todos os povos, representa os santos que participam da glória Celeste. O número 144 simboliza a totalidade dos fiéis a Deus.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRBdMhLvE5tbJ_xY7Q8UtFypMhm8qFVwkMB_0rxQNmgtC4QUI9AfARessalte-se que as primeiras perseguições foram cruéis, dizimando, com martírios e sofrimentos, a jovem comunidade cristã. Preocupante, portanto, como iriam se comportar tais comunidades, recém fundadas. Com suas visões, o profeta trouxe mensagem de esperança ao povo perseguido. Em linguagem codificada, o profeta evoca Roma, de forma indireta, como a perseguidora dos cristãos, aplicando-lhe o qualificativo de Babilônia. O profeta revela a vitória do Cordeiro, como modelo a ser seguido.
Salmo Responsorial: Salmo 23; O salmo proclama as condições de entrada no Templo de Deus e anuncia as bem-aventuranças dos corações puros. Nós somos este povo imenso que marcha ao encontro do Deus santo.
Segunda Leitura: 1João 3,1-3: Veremos Deus tal como é.
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSllagJKxBoDI_2DTxi_7PpG0p0w02tT6NEjbbpJtPcWTuVyt6CPgPelo batismo, somos chamados filhos de Deus e o nosso futuro tem a marca da eternidade (a santidade). O texto recorda que a Vida Divina, que vai se manifestar no final da vida, já está presente em nós desde nosso batismo, além da mensagem de esperança, respondendo nossas interrogações sobre o destino dos mortos e o que nos espera. Thttp://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSqL6EB0biGbREHWQ3Pskq7t_SJJNED4vDaqsTkDXL114xmwZrQemos como resposta uma dedução lógica de que Deus, no seu imenso amor misericordioso, nos fez seus filhos, não vai nos abandonar e, por meio de Jesus Cristo, vemos, já nesta vida, o caminho a seguir e que nos leva a participar da família divina, quando seremos semelhantes a Ele. Portanto, nossa é a decisão de seguir, com empenho e fidelidade, o projeto do Pai e o caminho que assegure e conquiste a filiação eterna e vê-LO, face a face, como Ele é.
Evangelho: Mateus 5,1-12a:
Uma pessoa não é santa porque a Igreja a canoniza, mas a Igreja a canoniza porque ela é santa. Ela seguiu o caminho das bem-aventuranças.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS3jaH8GN_iiaIL3qYR2FAQOtlHjtm1c2TucAlu4J5fJohpQUgBO texto nos revela a realidade misteriosa da vida em Deus, a partir do batismo. Os que servem a Deus, na visão do mundo, são sofredores, pobres que suportam privações; párias mal vistos, perseguidos, injustiçados, fracassados, em fim, os partidário da paz, da conciliação e da misericórdia, vivendo num mundo de violência e de lucro e ganância onde sobrevivem os mais espertos, os vitoriosos e vencedores. Jesus, no entanto, quebra todos esses paradigmas, proclamando os que o mundo despreza e discrimina como seus verdadeiros amigos e os designa filhos de Deus, introduzindo-os no Reino e na Terra Prometida.
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcROWZleFLayA4WWuaRbJlhIrWTp6jUaKU9a9iv7lYLnmpLD2xJ3As bem-aventuranças, caminhos da loucura da santidade, mereceram do Papa João Paulo II, em visita ao Brasil, a seguinte exclamação: “O Brasil precisa de Santos, de muitos Santos”! Esses preceitos do próprio Cristo são uma via árdua de grandes tribulações, destinadas a heróis da humanidade que abraçam com firmeza o chamado divino. Cada um de nós é chamado. A festa nos abre o coração e nos faz refletir as conseqüências da Ressurreição: o que se passou com Jesus, realiza-se também com seus amados. Para Ele, foi no terceiro dia, para seus amigos, será mais tarde, onde a pedra do túmulo e a vida continuam para revelar o Grande Dia. O futuro que Deus revela a seus amigos, no seu Reino, é Jesus Cristo como fonte de alegria e de felicidade para seus fiéis seguidores.
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRCeVTUEE_99gRiJXtx8BZhqnKvZD0Nf7iofMpfGo00kXq21awAZA
A ação dos misericordiosos de Deus é sinal da presença transformadora do Reino. A pureza ou retidão em viver e agir de forma coerente proporciona a esperança de ver a Deus.http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTjUKCbnhQv-bDcEO_3LQnlo6R0NVeBJfRmILsCbtM8W-St--aY-w Os que promovem a paz serão chamados filhos de Deus, pois buscam o bem e a felicidade plena dos irmãos, especialmente os sofredores e perseguido, lembrando que as perseguições são conseqüências do compromisso com a Boa Nova do Reino revelada em Jesus. Por isso, hoje, celebramos a cidade do céu, a Jerusalém celeste, como nossa mãe, onde a Igreja triunfante, por seus santos, canta e louva ao Altíssimo e para onde nós peregrinamos com fé e esperança na misericórdia Divina.
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTREBZtRRsAcf7fVavCa1iDUpumxghn6TMs_2lYY9cjkqVVx8OK_A
SANTIDADE É FELICIDADE
SANTIDADE SÓ FAZ SENTIDO NA
CONVIVÊNCIA COM PESSOAS

Pelo e-mail (wlimar@yahoo.com.br), 
faça uma avaliação, dando sua sugestão sobre o Blog.

domingo, 30 de outubro de 2011

Fiéis Defuntos-02/11/2011

  BEM AVENTURADOS OS QUE OUVEM E PRATICAM A PALAVRA DE DEUSE    

Cristo ressuscitou, vencendo a morte, Aleluia! Ser sábio é não prender-se à realidade da morte, como se fosse o ponto final de nossa caminhada. Devemos pensar, sim, que ela é passagem para a vida, para o encontro com Deus. Portanto, celebrar a morte é celebrar a vitória de Cristo sobre ela, sem lamentações, mas alegria pelo encontro com o Cristo glorioso.  
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQhV2KKFsj5NNTGHE6AwUIDOxsMZ8RXXM1KmtH6Hx1ruzZ7pCLEvgA origem dessa celebração teve início com o abade, Santo Odilon, que instituiu, no calendário litúrgico da abadia, a Festa dos Mortos, dando a seus monges a oportunidade de lembrar os já falecidos, como estímulo a alcançar a bem-aventurança eterna no Céu.  Por sua vez, incluído no calendário católico, http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRLyUUFmNXk4mq9HU0R9y_A_AXgRfC1fI-Gktxsuks_Wsl21j_P0ga liturgia nos lembra os entes queridos, os que partiram para a vida plena no Reino e viver, com esperança, essa realidade. O triunfo dos santos nos anima a conquistar a glória dos céus, por isso  a Igreja dedica especial atenção aos que sofrem no purgatório e imploram como o salmista: Tirai-me desta prisão, para que possa agradecer ao vosso nome, e aclamar: “O Senhor é minha luz e minha salvação!”
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT5YY2how795cbfdsKM1JgH-n2aUOEriRxnprOedfx2lNkEqbQgigAs pessoas tinham o costume de visitar o cemitério para recordar e rezar por seus familiares e amigos falecido. Muitos cristãos, por falta de orientação ou cultura, levavam flores, muitas lágrimas e lamentações, esquecendo o principal: aliviá-los com suas prece, rezando por suas almas, em especial, as que esperam apagar suas penas no Purgatório.  A Igreja, com essa intenção, estabeleceu rituais especiais para tais celebrações, criando um clima, não de tristeza, mas de alegria e esperança na ressurreição dos mortos. Ela nos convida descobrir que o projeto de Deus, para o homem, é um projeto de vida em Jesus Cristo que, vencendo a morte, conquistou a vida plena a todos os que abrem seu coração ao plano de salvação.
Primeira Leitura: 2Macabeus, 12,43-46  
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQVd3FwzhLxmMD4C2DdOmV5_Us43HUmUvnlPGIj7HqVZ4IeBe9-9gUma ação digna e nobre, inspirada na esperança da ressurreição. A morte não é o fim de tudo. Tudo passa, mas com esperança na ressurreição, por isso Judas fez sacrifícios pelos pecados, crendo em algo além da morte e na misericórdia divina. Lembremos Jó que manifestou total convicção de sua salvação ao afirmar: “Eu o verei com meus próprios olhos e sei que meu Redentor está vivo!”
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRNXZbYXTaIe7c8Jr1ibgEiFJKscIOkxLIKQ-luTjQSGBjnBLv8jwSalmo Responsorial: Salmo 26 
O salmista espera ver a bondade do Senhor na terra dos viventes,pois confia totalmente em seu auxílio e proteção diante das adversidades. A busca de viver na presença do Senhor e de seguir com fidelidade seus caminhos asseguram uma vida feliz. “O Senhor é minha luz e salvação”.
Segunda Leitura: Romanos 6,3-4.8-9.http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQoR5te2bOrhZ-sg2Rz2nRFePf_dSVH41s-lMOD4aHtKH0_HQVt Somos batizados em Jesus Cristo e na Sua morte.
No texto, Paulo ressalta que o batismo, como sinal de morte em Jesus Cristo  é,  acima de tudo, sinal de vida na misericórdia de Deus, porque Cristo é a nova aliança que nos leva a uma vida nova, pois que, se com Ele morremos, cremos que com Ele viveremos para a eternidade. O novo céu e a nova terra é o grande sonho profético onde a felicidade será plena onde viveremos junto a aquele que é o princípio e o fim de todas as coisas. Com a vitória de Cristo sobre a morte, nos dando a vida, Deus revela sua misericórdia para com a humanidade.
Evangelho: Mateus, 25,1-13 “Eis que vem o Esposo, sai ao seu encontro! As que estavam prontas entraram com Ele para o banquete nupcial”.  A esperança é reforçada por Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá”.
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQPa9OxQW3WJFFUGBRrUbcxwVOf8qVdIRxj9ryqpPTiUteo2npDtA
O desejo das dez virgens era encontrar-se com o Esposo. Ir ao encontro do coração é viver na espera da sua chegada. Ele demorou e todas adormeceram e passam pelo sono da morte. “No meio da noite, um grito se ouviu e ninguém esperava”. Ele virá no momento inesperado: ”Não vos compete conhecer o tempo ou a hora do Senhor, porque Ele virá como um ladrão, em plena noite, por isso vigiai para não serdes surpreendidos. A trombeta soará e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, transformados:  “Eis que o esposo vem e todos se levantam”. Todas se levantam, desejando o encontro com esposo e viver sua chegada. As imprudentes ficam sem azeite para as lâmpadas. O azeite, símbolo da graça do Espírito Santo, significa o esplendor da glória, com a consciência do dever cumprido e se habilitar à recompensa. O Espírito Santo vem habitar nas nossas almas, habitação do Todo-Poderoso.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSpNATL-ai8RWrTMG5Nj35DArsVo9BXTnTja5KdxgLiYdkvGdkc"Vigiai, porque não sabeis o dia nem a hora”. O Senhor fale assim para todas, contudo, estas palavras dizem respeito a todos os homens, para cada um de nós;  o último dia chegará, assim como o fim dessa passagem, o dia em que cada um deixará esta vida. É preciso, pois, estar preparado como se o julgamento aconteça hoje e a qualquer momento. Devemos velar e não nos dispersar, permanecendo vigilantes, para que, quando o Senhor chegar, não nos apanhe desprevenidos. Pois aquele, a quem o último dia da sua vida apanhar sem estar preparado, no mesmo estado se encontrará no último dia deste mundo. “Vigiai e orai”, diz o Senhor.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTeiQtiD892RBDIr_QWlFdTPKns4SIk7rLUm0lxMiwJ2DZcOKhdAg
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSRGZq119FIR0sDZSngq9kkiv2u_xDP8sVB48k24pWnbeqhFmQM  Quando morremos, deixamos atrás de nós tudo o que possuímos e levamos tudo o que somos.
Por e-mail (wlimar@yahoo.com.br), 
faça uma avaliação, dando sua sugestão sobre o Blog.