quarta-feira, 12 de dezembro de 2012


ALEGRAI-VOS sempre no Senhor. Repito: ALEGRAI-VOS! (Fl 4, 4)
O SENHOR ESTÁ PERTO!
Dia da Campanha Nacional da Evangelização
Campanhas da Fraternidade, como compromisso pelo Reino de Deus, é a busca pela justiça e solidariedade à Missão, significando o uso correto e a partilha dos bens com as pessoas que sofrem necessidades e buscam, na conversão, a razão da fé e mudança de vida.
Celebramos, com fé e esperança, o domingo da alegria pelo Natal do Senhor. A liturgia nos convida ao regozijo pelo projete de Deus aos homens: salvação e vida nova, através dAquele que foi anunciado por João Batista. Lucas fala da universalidade da salvação: todos são chamados.
João Batista não pede deixar tudo e viver no deserto como ele, mas pede cumprimento nos deveres: fazer o bem e evitar o mal, preparando à vinda do Senhor, que Deus cuida do resto. João foi taxativo: “Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem. E quem tiver comida, faça a mesma coisa”. Que sejamos honestos!
A celebração do 3° domingo, o Domingo da Alegria, Laetare, é um convite ao júbilo pela chegada do Senhor que nos pede, por sua Palavra, a conversão e mudança de vida. Comunidade que vive Feliz e unida na fé, prepara-se para receber o Senhor. Segundo Lucas, não são os líderes religiosos, os pretensos chefes do povo, prontos para se arrepender, mas o povo comum e até pessoas que vivem à margem da sociedade, como cobradores de impostos, soldados e prostitutas. Serão estas pessoas que irão responder e abraçar a pregação do próprio Jesus, como o Messias prometido.
 “O que devemos fazer?” É o dilema e a frase lapidar no Evangelho de Lucas, como preocupação constante em nossa caminhada: NINGUÉM ESTÁ PRONTO.
Primeira Leitura: Sofonias,3,14-18a
O Senhor, teu Deus, exultará por ti, entre louvores.
O texto mostra Deus fazendo declaração de amor a seu povo através do profeta. Sofonias, por isso, convida o povo à alegria e ao júbilo pela salvação que vem do Senhor. A ação de Deus consola e encoraja o povo de Israel: “Não temas, Sião, não te deixes levar pelo desânimo, pois o Senhor está no meio de ti e, afastando o inimigo, revogou a sentença”. Deus, que não precisa de nada, alegra-se por nós. Que esse amor nos renove. No caminho da conversão Deus, que nos ama, está a nossa espera. Ele está no meio de nós e, apesar de toda nossa infidelidade, insiste em caminhar convosco.
O que renova o mundo é o amor que nos torna mais humanos, não o medo que gera insegurança e sofrimento: esta deve ser a meta do evangelizador
Salmo Responsorial:
 O cântico de Isaías é uma ação de graças ao Senhor Fonte de salvação. Exultai cantando alegres, habitantes de Sião porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!
Segunda Leitura: Filipenses, 4,4-7 O Senhor está próximo. "Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: Alegrai-vos! O Senhor está perto!"
“O reino está próximo e vem trazer alegria, confiança e paz”, assim Paulo nos orienta a viver alegres pelo Senhor tão próximo e tão interessado em nós. A seguir, aponta o caminho do reconhecimento desse amor gerador de alegria: “Que seja de todos conhecida a bondade do Senhor!” O mundo, cansado e angustiado, precisa dessa alegria, dessa paz que Paulo diz exceder toda inteligência. Cada um de nós é anunciador dessa paz que leva à esperança. Mas não anunciamos sozinhos, fazemos parte da Igreja que se compromete a ser sacramento do Reino e sinal de salvação. Testemunhar o evangelho com alegria e bondade é a missão de todo o batizado com confiança e ação de graças.  Paulo, da prisão, retribui com gratidão à solidariedade dos filipenses, convidando-os a alegria e persistência na fé no Senhor que vem trazer a salvação.
A alegria na partilha e a bondade na acolhida, pela vivência cristã, devem estar presente no tempo de Advento pela certeza da presença libertadora do Senhor junto aos irmãos.
 Evangelho: Lucas, 3,10-18 Que devemos fazer?
Em “Nós o que devemos fazer?” Converter-se. João mostra que a conversão consiste em praticar a justiça e a fraternidade. Preparar o caminho significa questionar os nossos limites, nosso modo de ser e de viver, e aprender a partilhar, respeitando a dignidade do outro, a fim de transformar nossa vida no sentido de Deus.  
João Batista, através de Lucas, indica como proceder para percorrer esse caminho (da metanóia) que é preparar a vinda do Senhor: Não vos conformeis com a lógica do mundo, mas procurai transformar o mundo num reino de justiça e paz. João deseja evitar crimes contra o irmão por ser crime contra Deus: Ao povo em geral pede a partilha com os necessitados, aos fiscais: a não exploração e enriquecimento ilícito e, aos soldados: alerta para ação sem violência.
João evita ser confundido com o Messias, por isso se antecipa e anuncia a Boa Nova: “Eu batizo com água, mas virá quem é mais forte do que eu.
Eu não sou digno de desatar as correias das suas sandálias.
Ele vos batizará com o Espírito Santo e com o fogo”, como referência a transformação que Cristo operará no coração dos que acolhem sua proposta de libertação: vida nova e purificada. O precursor do Messias nos chama a conversão e sinaliza, no domingo da alegria, que o Senhor está próximo e a salvação está atuando em nós pela ação do Espírito Santo. É aqui que devemos nos perguntar: O que devemos fazer?
Os bens que temos disposição são dons de Deus e, portanto, pertencem a todos e não para benefício próprio de quem pode mais. No entanto, a desigualdade é chocante, a indiferença fecha o coração aos gritos de quem vive abaixo da dignidade humana e o egoísmo impede a partilhar com quem nada tem, são alguns obstáculos que impedem o Senhor de nascer para todos. Cabe às comunidades, pela ação do Batismo, ser exemplo de fraternidade e de vivência do amor e da partilha. Os atos devem estimular a acolhida do Senhor que vem, portanto exercer violência sobre alguém é violentar o próprio Deus.  Campanha pela Evangelização é SER IGREJA que EVANGELIZA.
O batismo de João simboliza a conversão e Jesus, como Messias, batizará no Espírito Santo e no fogo, realizando Boa Nova das promessas de salvação.

Com Maria é ser Igreja no mundo atual. Vinde, Senhor Jesus!