quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

3º Domingo doTempo Comum 22/01/2012

A PALAVRA DE DEUS NOS CHAMA À CONVERSÃO
Caminhamos o ano litúrgico com Marcos que nos transmite a boa nova da felicidade com a máxima do cristão: QUEM CRER SERÁ SALVO.
Deus nos chama e nos acolhe, lembrando o chamado de Jesus a seus discípulos para a missão a serviço do Reino e a nós, pelo o batismo, nos fez seus seguidores junto às comunidades para que Ele nos chame e nos envie. A vida pública de Jesus inicia com a proclamação da Boa-Nova e tempo de conversão: o Reino de Deus está próximo e Jesus, ao sentir a conversão do pecador, se compadece. Convertei-vos e crede no Evangelho! A liturgia nos fala de um Deus amoroso que nos chama à plenitude, lembrando que a vida é breve para buscarmos o permanente, o eterno em contínua conversão à serviço de Deus.
Primeira Leitura: Jonas 3,1-5.10
Os habitantes de Nínive converteram-se do seu mau caminho.
O texto apresenta o amor de Deus pelos homens e a todos chama à salvação. Nínive, voltada a seus interesses, afastou-se de Deus para viver suas idolatrias, além de oprimir o povo de Deus. O profeta Jonas, escolhido por Deus para converter os ninivitas, prega a conversão para levá-los ao bom caminho, embora contrariado com a ordem Divina. O povo ouve os apelos de Deus e constitui um modelo de resposta ao chamado de Deus. Trata-se de uma história edificante, embora fictícia, escrita com a finalidade de ensinar e educar o Povo de Judá, o eleito de Deus.
A missão do profeta era converter e salvar Nínive. Jonas anuncia a destruição da cidade. O povo, contrariando as expectativas, ouve seus apelas, converte-se e faz penitência, “amolecendo” o coração de Deus que desiste do castigo e mostra seu grande e universal amor. Ele detesta o pecado, mas ama o pecador. É um desafio ao ninivita que compra a “parada”, ouve seus apelas, converte-se e faz penitência, entregando-se nas mãos de Deus. O desafio é um recado aos habitantes de Judá, e a todo o povo cristão, a assumir a mesma lógica de Deus de ver nos homens afastados de Deus, não como merecedores de castigo, mas como irmãos que é preciso amar.
 Salmo Responsorial:
 O salmista deseja trilhar o caminho proposto por Deus, recordando sua eterna bondade e compaixão.
Segunda Leitura: 1Coríntios 7,29-31
O cenário deste mundo é passageiro.
O texto nos exorta a viver em Cristo ressuscitado, participar dos bens eternos e da vida fazer  anúncio do evangelho. É um convite ao cristão a se conscientizar da finidade dessa vida e da realidade passageira desse mundo. A comunidade de Corintos, de origem grega, é jovem e de cultura própria com valores contrários à pureza das mensagens evangélicas, por isso de difícil entendimento desses valores. A cultura helênica se choca com a fé cristã em questões da ética sexual, resultando a existência de dois extremos típicos de cidade portuária, um voltado a vícios e prazeres da vida e outro pelo desprezo à sexualidade, ao casamento. 
Paulo deseja e prega o equilíbrio. Inicia condenando a desordem sexual, defende os valores do casamento e elogia o celibato ao afirmar que não sugere preceito, mas recomenda que quem se casou que se mantenha fiel e, ao não comprometido, que continue assim. Para ele casamento e celibato, cada um com seus predicados, são realidades terrenas, mas não absolutas. O que importa é viver a fidelidade, porque o tempo de vida é breve, sendo inútil ao cristão viver realidades terrenas quando não vive para esta vida. O essencial para o cristão é o bem maior, o amor a Cristo, vivendo essa peregrinação ao encontro da vida plena com Deus.
Evangelho: Marcos 1,14-20 Arrepender-se é crer no Evangelho.
O texto visa levar a descoberta de Jesus como o Messias que proclama o Reino de Deus. Marcos, resumindo a pregação inicial de Jesus, retrata o convite que Ele faz aos homens a segui-lo e integrar sua comunidade, condicionando, contudo, que a entrada no Reino exige conversão e adesão a seus ensinamentos.  O
 percurso de Jesus pela Galiléia, considerada pelas autoridades religiosas como “terra de onde nada podia vir de bom”, termina com a declaração messiânica de Pedro: “Tu és o Messias”, como exemplo a ser seguido por todo o cristão. Cumpriu-se o tempo e está próximo o Reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho”, é o resumo do projeto de salvação de Deus para o mundo e a mensagem definitiva de Jesus.
O termo “Reino de Deus” resume a esperança de Israel de um mundo novo, de paz e de abundância, preparado por Deus para o seu Povo. Esta esperança transparece em “o tempo completou-se e o Reino de Deus se aproxima”, quando Jesus os exorta à conversão, acolhendo a Boa Notícia. Converter-se é aderir ao projeto de Jesus de amor sem limites e de doação incondicional. É sair do egoísmo e da riqueza (abundância) para a partilha e para uma vida nova.
Jesus, ao apresentar sua proposta, começa a formar sua equipe ministerial para dar sequência a sua missão. Deixando tudo, o seguiram. Os primeiros a responder os desafios do Reino e acreditar no projeto de salvação, são os convidados por Jesus. Na catequese de Marcos o chamado, que é categórico e radical, é de iniciativa de Jesus para aprender com Ele e aderir a seus ensinamentos e, finalmente, com uma resposta pontual, seguir suas pegadas, na divulgação do evangelho, a Boa Nova. É o convite que Jesus faz a todos nós para fazer parte da comunidade do Reino, apresentando um modelo e a forma como devemos escutar e acolher o esse chamado.
Não devemos esquecer a realidade que nos rodeia e o projeto de Deus está num mundo das diferenças de angústia, desilusões, desespero e sofrimentos na vida dos homens, exigindo harmonia, compreensão, justiça, amor e paz, para justificar o mundo novo apresentado por Jesus. Nessa vida efêmera somos convidados a construir com Jesus um mundo onde Deus se faça presente, estendendo sua mão misericordiosa de Pai bondoso e compassivo. Uma coisa é imprescindível: a conversão e missão evangelizadora.

Discípulo é aquele que escuta a voz de Jesus, acolhe no coração e O segue no caminho do amor e do dom da vida.

 Todo batizado é chamado a ser discípulo de Cristo, converter-se e acreditar no Evangelho.

Pelo e-mail, wlimar@yahoo.com.br
faça uma avaliação, dando sua sugestão sobre o Blog.