quarta-feira, 19 de setembro de 2012

25º Domingo do Tempo Comum-23/09/2012

“QUEM ME ACOLHE, ESTÁ ACOLHENDO, NÃO A MIM, MAS ÀQUELE QUE ME ENVIOU.” (Marcos 9,37)
ÿCom a revelação de Pedro sobre Jesus (“Tu és o Messias”) Jesus começa a instruir os discípulos de forma mais profunda e pessoal (íntima) como salvador. Cristo é aquele que veio como servidor dos pequenos. &Ele nos ensina que o caminho é uma jornada que se faz com paciência e mostra com exemplo e palavras: quem quer ser o primeiro deve ser o último e, em vez de competir, deve servir a Deus e aos irmãos, como coadjuvante e companheiro de missão. Os textos nos fazem refletir sobre o serviço gratuito e humilde: % a acolhida. Enquanto Jesus pensava na missão salvadora, os discípulos discutiam quem teria o cargo mais importante. âEm nossas comunidades (Igreja) não é diferente: Há pessoas que ainda não captaram que trabalho feito em equipe é mais produtivo e, perante Deus, somos iguais, tanto o que fala bonito e preside quanto o que faz as mais simples tarefas.  
ÿO discípulo de Cristo prescinde da sabedoria do mundo e opta pela sabedoria de Deus que lhe abre o caminho para a vida plena e feliz
Primeira Leitura: Sabedoria 2,12.17-20 Vamos condená-lo à morte vergonhosa
&O texto apresenta a figura do justo, perseguido e humilhado, é defendido e protegido por Deus, prefigurando Jesus que em sua morte é socorrido pelo Pai. Optar pelas coisas de Deus provoca ódio e perseguição como conseqüência de uma vida coerente: o justo incomoda e “mexe” a consciência dos transgressores.&O livro da sabedoria, último do Antigo Testamento, é dedicado a sabedoria do mundo helênico, defendendo a fé e a cultura do povo hebreu, numa exortação aos pagãos a aderir a Jahwéh, o verdadeiro e único Deus. ðO texto critica a atitude incoerente dos ímpios em relação aos justos, numa referência de que vale a pena ser Justo e descreve o castigo dos idólatras e a sorte dos fiéis a Jahwéh.
âOs “ímpios” zombam dos costumes e valores religiosos dos justos porque tal atitude os incomoda e os interpela. Assim é a vida moderna: ser católico praticante, de forma visível, é ser “careta”, piega ou “papa” hóstias. ÿA coerência, a honestidade e a fidelidade dos bons constituem um permanente espinho que magoa os infiéis, não  deixam em paz com a sua consciência. É uma realidade que os justos de todos os tempos conhecem bem:  a eterna luta entre a sabedoria do mundo (o fechamento, o ter sobre o ser)  e a Sabedoria de Deus (seguir os passo de Cristo), diante da qual devemos optar.
Quem escolhe a “sabedoria de Deus”, não tem uma vida fácil.
Salmo Responsorial: O salmista mostra a pessoa aflita, confiante, clama por justiça e oferece sacrifícios de ação de graças.
Segunda Leitura: Tiago 3,16-4,3
 O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz.
&Para Tiago a vida numa comunidade conduzida com a sabedoria que vem do alto, se edifica e produz obras boas e frutos bons. A vida conduzida segundo a lógica da sabedoria do mundo, como a inveja, a cobiça, a rivalidade, gera discórdia, divisões, conflitos, guerra e dissabores: a infelicidade. ðSua catequese é fazer com que o Cristão rejeite a “sabedoria do mundo” (inveja, falsidade, rivalidade) e acolha a “sabedoria que vem de Deus” (pura, pacífica, generosa) para evitar a discórdias que envenena a vida das comunidades e não perder de vista os valores cristãos autênticos. Uma oração com base egoísta não pode ser escutada por Deus.
ÿO batismo é o momento da opção por Cristo que oferece vida nova, deixando conduzir sua vida pelos critérios de Divinos. Num mundo que vive à margem de Deus, o cristão deve ser o rosto dessa Vida Nova que Deus oferece ao mundo,âcomo exemplo de vida e de ação comcreta de partilha generosa com os irmãos. O Batizado estabelece relações, mas a ambição, a inveja, o orgulho, a competição, o egoísmo, criam divisões e destroem relações e comunidades (que devem ser exemplo de amor).  Optar por Deus é seguir o caminho da Cruz. O cristão deve viver num processo permanente de conversão na certeza da vitória final com Cristo. 
Para falar com Deus é preciso mudar o nosso coração e aprender a ver o mundo,
a vida com os olhos de Deus
 Evangelho: Marcos 9,30-37 O Filho do Homem vai ser entregue... Se alguém quiser ser o primeiro que seja aquele que serve a todos!
&O tema central é a acolhida. Ser grande no Reino é ser pequeno e servir os humildes. O mundo moderno não entende isso, especialmente quando uma pessoa humilde chama Deus de Pai. A grandeza não importa e Jesus se centraliza numa criança. E não apenas uma criança, mas os pequenos e oprimidos: é servir a Cristo neles para se tornar grande.
ÿAprender com Jesus a viver como servo. Ele, na lógica do Pai, aceita fazer de sua vida um dom de amor aos homens, contrariando os discípulos que, na lógica humana, não entendem essa opção. ðA catequese de Cristo é mostrar que ouvir Deus é aceitar fazer da vida um serviço ao irmão, em especial ao pequeno, pobre e humilde.
&Marcos apresenta Jesus como Filho de Deus que veio ao mundo cumprir um desejo do Pai e não para triunfar ou angariar glórias humanas. ðNeste contexto Jesus fala de sua paixão e morte aos discípulos que nada entendem. ÿEles imaginavam um Messias glorioso e disposto a superar os dominadores romanos. Não entendiam, ainda, as dimensões do Reino. ðO desejo de Jesus é a lógica do Reino: o maior é aquele que se faz servo de todos. ÿNa missão do Pai Ele veio propor aos homens um caminho de realização plena, de felicidade sem fim, passando pela Cruz. Os discípulos preferem o silêncio diante deste anúncio. %De que estais discutindo? É a pergunta de Jesus, extensivo a todos nós: âJesus deseja saber onde se pretendem chegar, quais os desejos e como alcançá-los.
FNa comunidade de Jesus não existe hierarquia: só é grande quem é capaz de servir e de oferecer a vida a seus irmãos. Toma como protótipo uma criança (na Palestina eram seres sem direito): quem acolhe uma criança acolhe a Mim e acolhe o Pai. O discípulo de Jesus é grande quando abraça, ama, serve os pequenos, os pobres, os marginalizados. Por isso Jesus, com serenidade, anuncia sua Paixão de que tinha plena consciência. Sua postura era de quem vive a vontade de Deus, longe de interesses. ðO recado de Jesus é fugir do jogo do poder, dos sonhos de grandeza ou de prestígios: “quem quiser ser o primeiro, será o último, o Servo”.
NA COMUNIDADE CRISTÃ, A ÚNICA GRANDEZA É A HUMILDADE E A SIMPLICIDADE, É FAZER DA VIDA UM SERVIÇO DE AMOR. NELA NÃO PODE EXISTIR PRIVILEGIADO, MAS IRMÃOS.
 wlimar@yahoo.com.br

A Bíblia é a manifestação Divina: a Palavra de Deus, em linguagem humana, iguala-se ao mistério do verbo que assumiu a natureza humana com toda sua fragilidade. A Palavra da Escritura, voz Divina, se faz semelhante aos homens.
  
BREVES INSTRUÇÕES SOSBRE A ABÍBLIA
O que é a Bíblia? Bíblia: Livro inspirado por Deus e o principal Autor é DEUS.
A palavra “Bíblia” vem do latim e grego e significa “livro”,  nome apropriado, já que a Bíblia é o Livro para todas as pessoas, de todos os tempos. É um livro sem igual, único em sua classe.
Quando foi escrita?  Livro escrito em mutirão e traduzido em mais de 1 685 idiomas.
Começou a ser escrito por volta de 1.250 antes de Cristo (tempo de Moisés) e, a última parte, escrita por volta de 100 depois de Cristo, pelo apóstolo João. Como não existia papel, foi escrito em cerâmica, papiro ou pergaminho.
BIBLOSÆLIVRO = BÍBLIAÆos livros ou coleção de livros – Sagrada Escritura.
Divisão da Bíblia e em que língua foi escrita: O Antigo Testamento (AT) com 46 livros, escrito em hebraico, aramaico e grego.  O Novo Testamento (NT) com 27 livros contam a vida de Jesus e formação da Igreja, escrito em grego. O Evangelho de Mateus escrito em aramaico.
Portanto a Bíblia é formada por 73 livro sendo 46 Livros no AT + 27 Livros no NT
A palavra testamento significa: ALIANÇAANTIGA ALIANÇA e NOVA LIANÇA.
Toda a Bíblia gira em torno da Aliança que Deus fez com seu povo.
ALIANÇA: Um compromisso de fidelidade entre Deus e os homens. No Antigo Testamento essa Aliança foi selada com um sinal visível: Decálogo Dez Mandamentos
No Novo Testamento a Nova Aliança gravada no Espírito e selada com o Sangue de Jesus. A Nova Aliança ao contrário da Antiga Aliança que era feita somente com o Povo de Israel, é uma Aliança Universal, aberta a todos os homens que aceitam a proposta da de Jesus.
A Antiga Aliança é a promessa; a Nova Aliança é sua realização. Cristo é a plena realização da Antiga e Nova Aliança. Ele é o "Alfa" e o "Ômega”, significando que JESUS é o início e o fim de todas as coisas.
Hagiógrafo: é aquele que escreve a Palavra de Deus. Ele é inspirado pelo Espírito Santo.
Livros apócrifos: São Livros não inspirados. Também não quer dizer que sejam falsos. São até piedosos e edificantes. Não fazem parte dos Livros Canônicos.