quarta-feira, 15 de maio de 2013


Domingo de Pentecostes â19/05/2013
    A CADA UM É DADA A 
  A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO
    EM VISTA DO BEM COMUM
“VINDE, ESPÍRITO DIVINO COM VOSSOS DONS e ENCHEI OS CORAÇÕES DOS FIÉIS”
Pentecostes é o oposto da dispersão que aconteceu em Babel.
Durante sete semanas celebramos a Ressurreição do Senhor, a Páscoa. Concluído o Tempo Pascal, somos convidados a acolher o dom do Espírito Santo, o Paráclito. O Espírito vital que transforma, une a comunidade e nos faz pessoas novas para o serviço da Igreja, superando medos e incertezas. Cristo, com sua presença e os sinais da paixão, comunica paz, alegria e motiva a superaração. O sopro do Espírito infunde a vida e proporciona paz e fraternidade. É pelo dom do Espírito Santo que a Igreja se abre a todos os povos. O Espírito que dá vida transforma e une comunidades, tornando pessoas novas para o serviço do irmão. Deus soprou e tornou o ser humano capaz de seguir os seus desígnios.
Jesus envia os discípulos a testemunhar o dom da paz, a fim de reconciliar o mundo com Deus, contribuindo para libertá-lo das forças do mal.
A liturgia mostra a ação do Espírito no milagre de Pentecostes e nos carismas da Igreja como sinais da unidade e da paz que o Cristo veio trazer. O entusiasmo dos apóstolos supera divisões de raças e línguas pela diversidade de dons. A Igreja é a confirmação do Mistério Pascal pelo dom do Espírito que continua em nós a obra de Cristo. Cabe-nos, agora, renovar a face da terra. “Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio”, pelo o sopro do Espírito e da vida nova.
O verbo encarnado cumpriu todas as etapas do plano salvífico do Pai.
Primeira Leitura: Atos 2,1-11 “Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar!”
http://www.cancaonova.com/portal/canais/pejonas/images/materia_180120070.jpgO vento forte e o fogo simbolizam a presença de Deus, para que o povo siga sua a caminhada; é como um fogo abrasador que escuta e anuncia a palavra de Cristo na própria língua, nas diferentes culturas. O texto do milagre de Pentecostes e o nascimento da Igreja, 50 dias após a Ressurreição, lembram o povo de Deus livre da escravidão, 50 dias após a saída do Egito, comemorando a Primeira Aliança com Deus. No Pentecostes, com os mesmos sinais, realiza-se a Segunda Aliança: nasce a Igreja universal, aberta a todas as línguas e culturas.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQecRLPf6gj8U_6LEuxLdCC2Q1k1thJaXZe-TZZKUj2hvDFc0gFHw O Livro dos Atos é como o Evangelho do Espírito Santo que acompanha a Igreja desde o Pentecostes. É pelo Espírito que chamamos Deus de Pai e Jesus de Senhor. Segundo Lucas, o Espírito é a nova lei que orienta a caminhada do cristão. É Ele que cria e une, na comunidade de amor, povos de todas as raças e culturas, fazendo com que os homens sejam humildes para ultrapassar suas diferenças, transformando em amor e paz a relação entre povos: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRzFgpqqsiwNoQT0JYKkm9JNeE-CojJfvYA4w6UF-6cArr4OJuU
“todos os ouviam proclamar na sua própria língua as maravilhas de Deus”. A mensagem de amor e partilha é a consequência do anúncio do Evangelho que gera comunidades, falando a mesma língua do amor e represente a Igreja como união de irmãos em Cristo, a grande Comunidade Universal de amor e liberdade, como testemunhos de Seu Ministério.
O novo cristão, com sua própria cultura, deve ser adaptado, formando com ela o novo discípulo.
Salmo Responsorial: No salmo, Deus oferece o dom da vida às criaturas através de seu espírito ou sopro vitalEnviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda face renovai.
2ª Leitura: 1Cor 12,3b-7.12-13 Todos fomos batizados num só Espírito para formar um só Corpo”.
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQANqqMztS6UWsqL5447nYca65c-dt2YqWwrU0YFVnfMTrTCCA0 Para Paulo o Espírito é a fonte de onde brota a vida da comunidade cristã, através dos dons que enriquece seus membros para o bem comum. A comunhão no mesmo Espírito, na diversidade de dons e ministérios em benefício da comunidade que forma o corpo de Cristo.
Paulo lembra que fomos batizados no mesmo Espírito, fonte de vida da comunidade cristã, enriquecendo todos seus membros. Nos alerta que esses dons, com sua diversidade de ministérios, devem ser usados em benefício de todos. O verdadeiro carisma nos leva a confessar que Jesus é o Senhor para o bem da comunidade, conscientes de que essa diversidade atua em todos em nome do Senhor. Não existe “classe” de cristãos porque o Corpo, que dá vida, é um só, Jesus Cristo, no Espírito.
O verdadeiro cristão exerce funções e a faz com a dignidade de igualdade, ciente do bem comum: se sente depositário de um dom, por isso o faz com humildade. A igreja não pode ser uma pirâmide cujo topo está uma elite que preside e decide, cabendo ao rebanho dizer “amém”. O que não faz sentido à luz da doutrina de Paulo. Os dons que recebemos não podem gerar conflitos e divisões, mas servir o bem comum e reforçar a vivência comunitária pelo Espírito que alimenta e dá vida conforme as necessidades.
A cada um é dada a manifestação dos dons do Espírito para o bem comum.
Evangelho: João 20,19-23
”Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio: Recebei o Espírito Santo”!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrz_Z8y1CME5gcHRxWdz86oUQKhIWJQgchyphenhyphenlDgYI8GzJjINLj9ehltL6COwzHp6YlA9RYu-qmTogafR1t6NK6vT5Fr4ZSbS_x_-NHJojfGyjOqtiRlmwoRE3wn7JN85jYq3KTanxDTomCE/s1600/pentencostes.jpgSegundo João, o Pentecostes coincide com o dia da Ressurreição (os discípulos com medo e reclusos), Jesus põe-se no meio deles e CRIA A COMUNIDADE CRISTÃ: sopra sobre eles o vento forte do Espírito de Deus para que a Igreja espalhe seu projeto de salvação, levando a todos os povos o perdão dos pecados e a vida nova – “Como o Pai me enviou, eu também vos envio”. Que o milagre do Pentecostes, pelo testemunho de todo o batizado enviado e comprometido, aconteça no mundo através do diálogo entre religiões, na busca do autêntico ecumenismo, que vise compreender e viver a unidade na diversidade, na superação da miséria, por intermédio de organizações fraternas.http://www.aveluz.com/rosari18.jpg
O Evangelho apresenta os discípulos, no cenáculo, reunidos à volta de Jesus ressuscitado. Para João, esta comunidade passa a ser uma comunidade viva, recriada, nova, a partir do dom do Espírito. É pelo Espírito que o discípulo supera o medo, as limitações e testemunha ao mundo esse amor que Jesus viveu até as últimas conseqüências. É essa ação perene do Espírito que manifesta ao mundo o mistério da salvação que redime a humanidade.  http://www.arquidiocesebh.org.br/opiniao_e_noticias/imgsNews/5223.jpg
Pentecostes é a festa da plenitude da Páscoa. A saudação (Shalom), como mensagem do Senhor, é um dom messiânico de paz com o sopro do Espírito que faz nascer o Homem Novo. O espírito profético de Jesus é o grande dom da Igreja, tornando-a comunidade que proclama e dá testemunho.  É nesse sopro no Espírito que professamos nossa fé, proclamamos em alta voz que Cristo é o Senhor e sua obra é maravilhosa. O identificar-se como cristão é dar testemunho dos sinais que definem Jesus Cristo como o Salvador: A vida dada e o amor compartilhado.
                           BENDIGAMOS AO PAI QUE NOS ENVIOU O ESPÍRITO SANTO
E NOS REVESTIU DE FORÇA PARA TESTEMUNHAR
COM ALEGRIA O CRISTO RESSUSCITADO.  
Vinde, Espírito Santo,
Vinde, Esplendor de Deus Pai!
 
Pelo e-mail, wlimar@yahoo.com.br Participe, dando sua sugestão e críticas.