►DOMINGO DA ALEGRIA E DO CEGO DE NASCENÇA
"O homem vê as aparências, o Senhor olha o coração". Quaresma é um convite à conversão e preparação, com alegria, para a profissão de fé na ressurreição e renovação dos compromissos batismal.
No tempo de Jesus, os doentes, os cegos eram considerados pecadores e impuros. No sábado era proibido trabalhar. Esta ideologia religiosa reforçava a dominação aos pobres. Na liturgia deste domingo, o Senhor toca e abre nossos olhos para Sua presença que fortalece nossa fé e nos faz passar das trevas para a luz, lutando pela preservação da pessoas e da vida no planeta. Jesus, nesta boa-nova do evangelho, dá sentido a nossa vida batismal. Quem está triste, exulte de alegria e faça, com o cego, a experiência de ver, pela luz de Cristo, o profundo o sentido do batismo.
No 4º semana da quaresma, a liturgia segue no caminho da Iniciação Cristã, preparando a vitória da vida sobre a morte. Nessa caminhada sentimos o amor do Pai e o Filho que nos mostrou as tentações (os bens materiais, o orgulho, infidelidades), Sua divindade (a transfiguração), a água do poço novo (a água viva) e, hoje, revela-se como a luz que ilumina o homem (o ver da fé). No “Eu creio Senhor”, o cego representa a humanidade que tateia, lutando pela vida, cujo caminho só Deus pode desvendar. Os que vêem sem esta luz se tornam cegos. “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”. É a Palavra de Deus nos colocando em prontidão, nos alertando para Seus sinais.
Primeira Leitura: 1Samuel 16,1b.4a,6-7.10-13a
O texto nos apresenta Davi, ungido rei, mesmo não sendo o filho primogênito. O episódio da escolha e da unção de Davi nos leva a entender o sentido do batismo e o simbolismo da unção, sinal de escolha divina. O Senhor toma a iniciativa de conduzir a história, escolhendo pessoas como instrumentos, sem levar em conta os méritos. “O Senhor disse a Samuel: Enche o chifre de óleo, pois escolhi um rei para mim entre os seus filhos”. Não se trata de “meritocracia”, mas sinal Divino, apesar de Samuel se deixar impressionar pelas aparências.
A leitura e o evangelho falam da cegueira preconceituosa que mantém o povo em estado de alienação, mendicância e opressão, onde nós cristão devemos ser o sinal do amor de Deus, sem distinção. A iniciativa salvífica é de Deus, tanto na unção de Davi, prenúncio do Messias, quanto na cura do cego, prenúncio do Batismo. Deus vê o íntimo do coração e a realidade da pessoa, por isso diz a Samuel: “Não olhes, apenas, a sua aparência”! Assim como Adão, depois do pecado, ficamos escravos e incapazes de avaliar as coisas com clareza.O texto nos apresenta Davi, ungido rei, mesmo não sendo o filho primogênito. O episódio da escolha e da unção de Davi nos leva a entender o sentido do batismo e o simbolismo da unção, sinal de escolha divina. O Senhor toma a iniciativa de conduzir a história, escolhendo pessoas como instrumentos, sem levar em conta os méritos. “O Senhor disse a Samuel: Enche o chifre de óleo, pois escolhi um rei para mim entre os seus filhos”. Não se trata de “meritocracia”, mas sinal Divino, apesar de Samuel se deixar impressionar pelas aparências.
Segunda leitura: Efésios 5,8-14
Segundo Paulo, o fruto da luz chama-se: bondade, justiça e verdade. Viver como filhos da luz, pelo batismo, é denunciar a maldade, injustiça e mentira. O texto nos orienta como relacionar nossa fé, nossa espiritualidade, nossa vivência cristã e nossa vida comunitária no contexto litúrgico. Éramos trevas e fomos iluminados por Cristo, nos diz o apóstolo e, agora que Ele nos iluminou, somos “luz no Senhor” e chamados a “viver como filhos da luz”, devendo viver batismo que nos ressuscitou com Cristo e nos iluminou para s vida como filhos da luz.
O critério é não nos guiar pelo mundo. O critério do mundo é a ganância, o levar vantagens, sem valorizar a luz da família. Nossos desejos é a vida iluminada por Cristo e sua vinda gloriosa. Nossa missão, embora pecadores, é anunciar a luz, denunciado as injustiças que depõem contra a pessoa, os marginalizados e desprezados pela visão míope da falta de fé naquele que ilumina e dá à vida vigor salvífico. Nascemos pecado em Adão, mas, pela vitória de Jesus Cristo na Cruz e, pelo batismo, nascemos para a vida como filhos da Luz e vida nova em Cristo.Salmo Responsorial
"O SENHOR É O PASTOR QUE ME CONDUZ NÃO ME FALTA COISA ALGUMA.
Evangelho: João 9,1-41 Jesus é a luz que ilumina as trevas de nossas vidas.
O evangelho nos apresenta a cura do cego como sinal glorioso da obra do Pai em Seu Filho. A cegueira não é sinal do pecado. Jesus fixa o olhar sobre o cego e o unge com barro, ordenando ir lavar-se na piscina de Silóe (= enviado). Obediente, o cego mergulha na água e renasce para uma nova existência. O povo não entende, mas o cego assume sua façanha: fui, lavei-me e comecei a ver! O pobre mendigo, maltrapilho e marginalizado, sente a grandeza de Cristo e crê no Filho do Homem, fazendo sua profissão de fé. Como represália, por ser cristão e separado da comunidade judaica, é expulso da sinagoga. Em meio a uma realidade de dor e exclusão, os cristãos se identificam com Jesus, o Filho de Deus. O encontro com o Senhor e Sua presença reveladora, ilumina o caminho da fé: Eu creio Senhor!
Como o cego, é necessário percorrer o caminho do sofrimento, da luta e da incerteza para chegar à luz da fé em Cristo. É preciso mergulhar na graça, aceitando o chamado do Enviado do Pai, para ser testemunho autêntico do evangelho. Guiado pela presença do Senhor, o discípulo cativo não teme passar pelo vale tenebroso da adversidade e exclama: agora eu vejo Senhor! Ele, que dá a luz ao cego, aparece na cruz, “desfigurado” nas trevas da morte, torna-se para sempre o iluminador, a Luz do mundo.
Como o cego, é necessário percorrer o caminho do sofrimento, da luta e da incerteza para chegar à luz da fé em Cristo. É preciso mergulhar na graça, aceitando o chamado do Enviado do Pai, para ser testemunho autêntico do evangelho. Guiado pela presença do Senhor, o discípulo cativo não teme passar pelo vale tenebroso da adversidade e exclama: agora eu vejo Senhor! Ele, que dá a luz ao cego, aparece na cruz, “desfigurado” nas trevas da morte, torna-se para sempre o iluminador, a Luz do mundo.
O texto nos deixa as seguintes mensagens:
1) Jesus se revela Luz do mundo; 2) Deus é pai, é amor e perdão. Sua misericórdia é maior que nossos pecados; 3) A idéia religiosa naquele tempo era de que doenças, dores e sofrimentos eram castigos; 4) Jesus corrige esta míope visão, dando nova luz a esta realidade; 5) Sem essa de culpar Deus por sofrimentos ou castigos!
6) Nossa missão é seguir Cristo e provar ao mundo que Deus nos criou livres e felizes construtores da própria história, o que contraria a idéia dos incrédulos (os “certinhos”) de nos acusar de cegos; 7) Jesus mostra que o apego ao poder e abuso de autoridade é que causa cegueira e fechamento de espírito e que os poderosos não desejam ver a verdade, permanecendo no pecado. 8) Ressalte-se a dignidade como pessoa do cego curado, mostrando sua fé: “eu era cego, agora vejo...” o que confronta com os fariseus, mostrando que fé não combina com autoritarismo.
Eu sou a luz do mundo, diz é o Senhor. E quem se faz meu seguidor vai ter a luz da vida!
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