quinta-feira, 31 de março de 2011

4º Domingo da Quaresma –03/04/2011

DOMINGO DA ALEGRIA E DO CEGO DE NASCENÇA
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRJKdRtnu3nvaB3wlxQOgM2JyBrSXVHYgSNbyIJC8S4BEp8sZgk6g"O homem vê as aparências, o Senhor olha o coração". Quaresma é um convite à conversão e preparação, com alegria, para a profissão de fé na ressurreição e renovação dos compromissos batismal.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT4sQT5sLRQSWWY39Ob1kR_wFjgrbQWiKqS8UEdb71zOOC0Fp29No tempo de Jesus, os doentes, os cegos  eram considerados pecadores e impuros. No sábado era proibido trabalhar. Esta ideologia religiosa reforçava a dominação aos pobres. Na liturgia deste domingo, o Senhor toca e abre nossos olhos para Sua presença que fortalece nossa fé e nos faz passar das trevas para a luz, lutando pela preservação da pessoas e da vida no planeta. Jesus, nesta boa-nova do evangelho, dá sentido a nossa vida batismal. Quem está triste, exulte de alegria e faça, com o cego, a experiência de ver, pela luz de Cristo, o profundo o sentido do batismo.
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSp40m6GaZGYXu3cApe3P8WWiYqR0G7Oa9zAPPc5WDMUzNqy18HNo 4º semana da quaresma, a liturgia segue no caminho da Iniciação Cristã, preparando a vitória da vida sobre a morte.  Nessa caminhada sentimos o amor do Pai e o Filho que nos mostrou as tentações (os bens materiais, o orgulho, infidelidades), Sua divindade (a transfiguração), a água do poço novo (a água viva) e, hoje, revela-se como a luz que ilumina o homem (o ver da fé). No “Eu creio Senhor”, o cego representa a humanidade que tateia, lutando pela vida, cujo caminho só Deus pode desvendar. Os que vêem sem esta luz se tornam cegos. “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”. É a Palavra de Deus nos colocando em prontidão, nos alertando para Seus sinais.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTFfTqtM9GWbr2mNUu6e4SGtnTpEGiFnbQzrWPCSEZ8cPCRfbw7Primeira Leitura:  1Samuel 16,1b.4a,6-7.10-13a
O texto nos apresenta Davi, ungido rei, mesmo não sendo o filho primogênito. O episódio da escolha e da unção de Davi nos leva a entender o sentido do batismo e o simbolismo da unção, sinal de escolha divina. O Senhor toma a iniciativa de conduzir a história, escolhendo pessoas como instrumentos, sem levar em conta os méritos. “O Senhor disse a Samuel: Enche o chifre de óleo, pois escolhi um rei para mim entre os seus filhos. Não se trata de “meritocracia”, mas sinal Divino, apesar de Samuel se deixar impressionar pelas aparências.
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQqCTB8u474OPIonC_xxS1OgeSKdV5DMiz_9i510d8jU40WmzmOA leitura e o evangelho falam da cegueira preconceituosa que mantém o povo em estado de alienação, mendicância e opressão, onde nós cristão devemos ser o sinal do amor de Deus, sem distinção.  A iniciativa salvífica é de Deus, tanto na unção de Davi, prenúncio do Messias, quanto na cura do cego, prenúncio do Batismo. Deus vê o íntimo do coração e a realidade da pessoa, por isso diz a Samuel: “Não olhes, apenas, a sua aparência”!  Assim como Adão, depois do pecado, ficamos escravos e incapazes de avaliar as coisas com clareza.
Segunda leitura:  Efésios 5,8-14  
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSxe0E45L_7Q6mHKq0RflK38HsxnWLUOqoFGetjDNlAcPSoa8exgwSegundo Paulo, o fruto da luz chama-se: bondade, justiça e verdade. Viver como filhos da luz, pelo batismo, é denunciar a maldade, injustiça e mentira. O texto nos orienta como relacionar nossa fé, nossa espiritualidade, nossa vivência cristã e nossa vida comunitária no contexto litúrgico. Éramos trevas e fomos iluminados por Cristo, nos diz o apóstolo e, agora que Ele nos iluminou, somos luz no Senhor e chamados a viver como filhos da luz, devendo viver batismo que nos ressuscitou com Cristo e nos iluminou para s vida como filhos da luz.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTwTRooQODq6C3v0BxQ7UEPSsrdfk8LPruijLVOQpS47JlpPO5LXgO critério é não nos guiar pelo mundo. O critério do mundo é a ganância, o levar vantagens, sem valorizar a luz da família. Nossos desejos  é a vida iluminada por Cristo e sua vinda gloriosa. Nossa missão, embora pecadores, é anunciar a luz, denunciado as injustiças que depõem contra a pessoa, os marginalizados e desprezados pela visão míope da falta de fé naquele que ilumina e dá à vida vigor salvífico. Nascemos pecado em Adão, mas, pela vitória de Jesus Cristo na Cruz e, pelo batismo, nascemos para a vida como filhos da Luz e vida nova em Cristo.
Salmo Responsorial
 "O SENHOR É O PASTOR QUE ME CONDUZ NÃO ME FALTA COISA ALGUMA.
Evangelho: João 9,1-41 
Jesus é a luz que ilumina as trevas de nossas vidas.
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTjqeABPL2twQDh4tFaJ_0YWWqRflZ-oFRr--Xb5Ic8MFPXmVpJ
O evangelho nos apresenta a cura do cego como sinal glorioso da obra do Pai em Seu Filho. A cegueira não é sinal do pecado. Jesus fixa o olhar sobre o cego e o unge com barro, ordenando ir lavar-se na piscina de Silóe (= enviado). Obediente, o cego mergulha na água e renasce para uma nova existência. O povo não entende, mas o cego assume sua façanha: fui, lavei-me e comecei a ver! O pobre mendigo, maltrapilho e marginalizado, sente a grandeza de Cristo e crê no Filho do Homem, fazendo sua profissão de fé. Como represália, por ser cristão e separado da comunidade judaica, é expulso da sinagoga. Em meio a uma realidade de dor e exclusão, os cristãos se identificam com Jesus, o Filho de Deus. O encontro com o Senhor e Sua presença reveladora, ilumina o caminho da fé: Eu creio Senhor!
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS7NY0HyCLJNuyMwPsGrOpmmgM0M2Dmu6ANgkfUTYCa8QBOQFE9ZgComo o cego, é necessário percorrer o caminho do sofrimento, da luta e da incerteza para chegar à luz da fé em Cristo. É preciso mergulhar na graça, aceitando o chamado do Enviado do Pai, para ser testemunho autêntico do evangelho. Guiado pela presença do Senhor, o discípulo cativo não teme passar pelo vale tenebroso da adversidade e exclama: agora eu vejo Senhor!  Ele, que dá a luz ao cego, aparece na cruz, “desfigurado” nas trevas da morte, torna-se para sempre o iluminador, a Luz do mundo.
O texto nos deixa as seguintes mensagens:
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSDr1KZ9CRyGU3U9CHNM0kAusQf0wS8LkY86Xz8op0vRwUEAmjzHg 1) Jesus se revela Luz do mundo; 2) Deus é pai, é amor e perdão. Sua misericórdia é maior que nossos pecados; 3) A idéia religiosa naquele tempo era de que doenças, dores e sofrimentos eram castigos; 4) Jesus corrige esta míope visão, dando nova luz a esta realidade; 5) Sem essa de culpar Deus por sofrimentos ou castigos!
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTjcALCqcJHuYMxAKE5fAUOQz21OqbCdtK8Fxes7zSzakZ_5IIwi2hlyMT66) Nossa missão é seguir Cristo e provar ao mundo que Deus nos criou livres e felizes construtores da própria história, o que contraria a idéia dos incrédulos (os “certinhos”) de nos acusar de cegos;  http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTmp-YQwabf5MLM2UJf7-HB_4emArGsLcmD6_SJW2MTHep0Lz4z 7) Jesus mostra que o apego ao poder e abuso de autoridade é que causa cegueira e fechamento de espírito e que os poderosos não desejam ver a verdade, permanecendo no pecado. 8) Ressalte-se a dignidade como pessoa do cego curado, mostrando sua fé: “eu era cego, agora vejo...” o que confronta com os fariseus, mostrando que fé não combina com autoritarismo.
Eu sou a luz do mundo, diz é o Senhor. E quem se faz meu seguidor vai ter a luz da vida!

www.catolicavivencia.blogspot.com (Espero sua avaliação e sugestões do conteúdo)
SE VC AINDA NÃO RESPONDEU O QUESTIONÁRIO... É MUITO IMPORTANTE.
APÓS 4 MESES DE BLOG, DESEJO SABER SUA OPINIÃO
NÃO SE TRATA DE AVALIAR O AUTOR, MAS O CONTEÚDO DO ASSUNTO.
DESSA AVALIAÇÃO VAI DEPENDER SUA REPERCUSSÃO E,
 CONSEQUENTE, CONTINUIDADE DE SUA PUBLICAÇÃO.
SEJA OBJETIVO E HONESTO SEM MEDE DE MILINDAR, DEVIDO A
SUA SERIEDADE E REPERCUSSÃO CRISTÃ.
1) Deseja continuar a receber o E-MAIL do conteúdo do Blo: sim  (   )    não  (   )

2) Seu conteúdo (comentários das missas dominicais): bom (   )  regular (   )   ótimo  (   )
     satisfaz  (   )  não satisfaz (   )

   Por que:_____________________________________________________________________

3) Explanação: Muito Extensa (prolixo) (    )  Deve ser mais objetivo (    )

   Por que: ____________________________________________________________________

4) Continuidade: Manter (    ) com as seguintes alterações: _____________________________
_____________________________________________________________________________

Não continuar (    ) _____________________________________________________________
_____________________________________________________________________________

COMENTÁRIO FINAL E/OU SUGESTÕES  :_________________________________________
_____________________________________________________________________________

AGRADEÇO DE TODO CORAÇÃO SUA COLABORAÇÃO.