segunda-feira, 8 de outubro de 2012


A VERDADEIRA RIQUEZA É SEGUIR JESUS
E SEUS ENSINAMENTOS
“Deus é o único Senhor da História!”
Vivemos o MÊS DO ROSÁRIO e das MISSÕES. Maria, a protetora das missões, nos ensine, através dos mistérios da redenção, a trilhar o caminho da santidade e do verdadeiro discípulo missionário
&A proposta de Jesus é exigente: “Vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e depois, segue-me. Terás um tesouro no céu”. ÿA liturgia nos convida a refletir sobre as escolhas que fazemos. É preciso renunciar valores perecíveis para adquirir os valores eternos. A riqueza terrena, caduca. A Sabedoria não se extingue, é perene. Comparando as duas, ðo autor sagrado considera a riqueza como o nada. O ouro e a prata, à vista da sabedoria, são como a areia e o lodo. FAssim, somos chamados a rever nossa relação com os bens materiais e sentir o que nos faz feliz e onde está a verdadeira sabedoria na qual colocamos a nossa segurança.
Primeira Leitura: Sabedoria 7,7-11
Em comparação com a Sabedoria, julguei a riqueza sem valor.
ÿO verdadeiro sábio é aquele que ouve e opta pela proposta de Deus, aceita seus desafios e segue o caminho que Ele indica. No texto,& um sábio de Israel apresenta um hino à sabedoria e um convite aos judeus a optar pela verdadeira Sabedoria, que é um dom de Deus, e a fugir dos valores passageiros, efêmeros que em nada realizam o homem. O autor, ðao defender os valores da fé e da cultura do seu Povo, faz elogios à Sabedoria e compara o destino do idólatra e do fiel a Jahwéh, ao mencionar os sábios da cultura helênica que tentam desviar o povo judeu da verdadeira felicidade: “Só Jahwéh garante a verdadeira sabedoria e felicidade” - Ele é o Senhor da voda. âO sentido dessa Sabedoria é a capacidade de fazer a escolha certa nas opções que mundo apresenta dentro de sua lógica.
Salomão pediu a Deus a “sabedoria” e Deus lhe deu um coração sábio e perspicaz que fê-lo encontrar todos os bens e muita riqueza, pois na sabedoria está toda a base.
Salmo Responsorial:
O salmista pede um coração sábio, capaz de reconhecer a graça de Deus a cada manhã.
Segunda Leitura: Hebreus 4,12-13
A Palavra de Deus julga os pensamentos e as intenções do coração
ÿO texto nos convida a ouvir e acolher a Palavra de Deus proposta por Seu Filho, Jesus. Ela é viva, eficaz e atuante e nos leva ao caminho da salvação, é como uma espada afiada. âUma vez acolhida no coração, ela transforma, renova e ajuda a discernir e a optar corretamente entre o bem e o mal, indicando o caminho certo para chegar à vida plena e definitiva. &O desejo de Paulo é estimular a comunidade cristã, debilitada e distante dos ensinamentos apostólicos, a crer e viver a verdadeira fé. Mostra o mistério de Cristo, o sacerdote por excelência, cuja missão é integrá-los ao Pai e inseri-los nesse Povo Sacerdotal que é a comunidade cristã. ðPara nós a Palavra de Deus, proclamada diariamente em nossa Liturgia, após dois mil anos, será que perdeu a sua eficácia e sua força transformadora? ÿÉ preciso voltar a ESCUTAR a Palavra e ouvi-la, acolhendo com amor, para que Ela nos transforme, ecoando em nosso coração, nos torne, em palavras e gestos, imagens de Cristo.
A Palavra de Deus, VIVA E EFICAZ, mesmo que pareça frágil e débil, é uma força decisiva que enche a história e traz ao homem vida e salvação.
Evangelho: Marcos 10,17-30 Vende tudo o que tens e segue-me!
&Um homem, angustiado, deseja conhecer o caminho para alcançar a vida eterna. Jesus o acolhe com carinho e o convida renunciar suas riquezas e escolher o caminho do Reino, caminho de partilha, de solidariedade, de doação, de amor. Nesse caminho, diz Jesus aos seus discípulos, o homem se realiza plenamente e encontra a vida eterna. ÆJesus revela que cumprir ao mandamento, não ter feito o mal ou prejudicado alguém é o mínimo. É preciso ir além. Y“Uma só coisa falta a você: venda tudo, dê o dinheiro aos pobres e terá um tesouro no céu, depois, venha e siga-me! Quem me seguir, será recompensado, no tempo presente e no futuro. Encontrará a felicidade já aqui na terra, apesar das perseguições”.
“Se vocês querem receber o cêntuplo, a condição necessária é abandonar o que amarra e dificulta o seguimento do amor”, disse Jesus. ÿSer missionário é esvaziar-se do que é estritamente seu para encher-se da sabedoria de Deus e dos outros. ÆJesus não deseja o desprezo aos bens e às riquezas terrenas, um favor divino. Simplesmente adverte para o perigo de se deixar escravisar por eles. ðA riqueza é uma armadilha quando, pela ganância do ter e do poder, aprisiona e cega o coração para solidariedade, não permitindo praticar e viver o amor, a doação e o estender a mão ao pobre e abandonado. âNas riquezas acumuladas se enquadram os detentores do poder científico, os manipuladores do pensamento e da consciência. ÿA verdadeira riqueza que nos leva à segurança definitiva só se encontra em Deus.
O caminho para a salvação exige desprendimento como forma de colocar a vida e os bens a serviço do Reino, seguindo os passos de Jesus, numa entrega total ao Pai e em comunhão com os irmãos.

DICAS PARA AVISOS:
Outubro: a) mês missionário destacar a vocação missionária, seja por preces ou pelos símbolos da celebração. b) mês do Rosário, na procissão de entrada, entrar o rosário com as cores dos continentes, que pode ser colocado junto à imagem de Nossa Senhora Aparecida. c) dia 15, dia do professor, fazendo uma prece por eles. d) dia 18, dia dos médicos. Lembrá-lo, pedindo a proteção de São Lucas.

MARIA, ALÉM DE CO-REDENTORA, DEU AO FILHO FORMAÇÃO DE HOMEM, FAZENDO-O SENSÍVEL E ATENTO AS REAÇÕES HUMANAS.
Ela, a autêntica Mãe, vive no anonimato
 ELE É O SINAL, O MESSIAS ESPERADO.
Como exemplo, AS BODAS DE CANÁ.