domingo, 30 de janeiro de 2011

5º Domingo do Tempo Comum – ano A

"VOCÊ TAMBÉM PODE SER LUZ DO MUNDO!"
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS2w42CDs1p_Hu7Yo5nPKK44Y82mtmPfYge3q1IRq4VuJjB_U1DJesus continua o sermão da montanha. Depois de ter proclamado a felicidade dos pobres e pequenos, ele apresenta a missão dos discípulos. Ele ressalta a prática humilde das boas obras, sendo por nosso testemunho que o Pai é louvado e glorificado. São nossas boas ações que nos fazem sal da terra e luz do mundo.
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQc4A9kaDmfbVdGh6vUW1RjQMTVCrwZQ88RH7XRz2qq9qTS38myzg O Senhor nos faz um convite, um desafio: despir-nos, de nós mesmos, e ir ao encontro do mundo, dos necessitados, levando-lhes uma luz de esperança. O Senhor, nosso Deus, nos convida a fazer nossa parte, no que estiver ao nosso alcance, porque Ele deseja nossa parceria na construção de um mundo novo (não é exclusividade Clerical: padres e religiosos, mas de todo batizado).
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR-MAOVKZ33X5yZ4M1WETWZNUuPbQdy888Lk9lBTCcTGUVUuql_Ele nos chama e nos envia para todas as pessoas desanimadas e dominadas pelos poderosos e sem rumo: o mundo está carente de Deus e os mensageiros, de braços cruzados! Nós somos a esperança de Deus, como promotores da vida e no resgate à alegria de Sua Igreja. Deus não tem braços, pernas, bolso, Ele tem os seus enviados: nós, discípulos missionários.
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTQ7JVGY6nfL7ZjynhhCECXSst5sR_9Z3rxnWjVNHwlimQLts2KEVe2f1ROPrimeira Leitura - Isaías 58,7-10
O povo de Deus, voltando do exílio da Babilônia, se depara com a dura realidade da reconstrução da pátria. Algumas pessoas insistiam na necessidade de se restaurar as leis e costumes e do culto. Outras se preocupavam com os pobres do país, visando seu atendimento com as necessidades mínimas de sobrevivência, organizando justiça social. 
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRRMyC3nKp3IYeMMr5SRWgYhV6YMYM9bZzd7vQhhOEhlzvFpdqfJQO Profeta, neste espírito, acentua que não existe verdadeira religião sem justiça social ou amor fraterno. Ser luz significa ser solidário e repartir alimentos, acolher o pobre, deficiente, vestir o nu.  Agindo com justiça, a glória do Senhor será seu guia e a resposta do Senhor a seu clamor será imediata e Ele responderá: "Aqui estou”!.
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSJ3sw4zB6x340Y2R-osbSUQpdOnOlIpH-Cq-dQvNSFCMpTuC_l9w Na perspectiva messiânica, o pleno cumprimento da Lei e dos mandamentos de Deus se realiza na pessoa de Jesus, que conta com nossa vocação de mensageiros da justiça, vivendo o amor sem egoísmo como prenúncio de vida plena na terra.
Salmo ResponsorialUma luz brilha nas trevas para o justo, permanece para sempre o bem que faz.
Segunda Leitura 1Coríntios 2,1-5
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSRbKvIGcn6Yd5r90Jbr39DFzxSsQUQdrPRTp8lSC998M9yiv7nPaulo anuncia Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos, sendo para ele a razão e o sentido de sua missão, lembrando à comunidade de Corinto de como foi difícil sua evangelizada e tirar, dessa experiência, reflexões para a conversão e fé. Ele salienta que o sucesso de seu ministério está na ação do Espírito Santo e na graça Divina, não na capacidade humana ou na oratória.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSJ2uhPLlu2-JPPjDRsY2BE1zxam-rvwAmSLDxrFAwM-ur0B9MSbQPaulo quer nos mostrar como ser sal da terra e luz do mundo, fazendo o mínimo com o exemplo de vida e amor entre os irmãos na fé. Palavras, por mais sábias que se apresentem, terão sua eficácia plena no exemplo de doação, sem egoísmo, e pelo testemunho de vida, no amor e na acolhida, sem distinção.
Evangelho - Mateus 5,13-16
É assim brilhe vossa luz diante das pessoas.
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRFiIzeaE5VaqEFVcLCRSwJqzU_zjWCIznKf97OtESPGxvCL9SanADepois de proclamar para a multidão as bem-aventuranças, Jesus se dirige aos discípulos, valendo-se de duas imagens fortes para falar da sua missão: o sal e a luz. O sal só serve na comida e a luz para iluminar e ninguém vai acender uma lâmpada para colocá-la debaixo da mesa.
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTicqmFMmNjaZY6qj5ZGAycccoQMJxULgrqeIwbEJt7VDsktDUgyAVós sois o sal da terra. Como o sal dá sabor e preserva os alimentos, é símbolo de sabedoria e da aliança: "Jamais deixarás faltar o sal da aliança do Senhor às ofertas". Ao comparar seus seguidores com o sal, Jesus mostra o sentido da missão no mundo, como sinais da aliança de Deus. Eles perdem sua identidade como o sal, quando cessam de viver conforme as bem-aventuranças. A imagem do sal insosso, jogado fora e pisado pelas pessoas, adverte para permanecer no caminho de Cristo, dando sabor ao mundo.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTLFK2W-_icy7xaWl5n0MKBri__dme05DTwvh30U29VHy83v3kSjAContinuando o discurso aos discípulos, Ele afirma: VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO.  A imagem da cidade irradiando luz, desde o alto, e atraindo os povos, mostra como deve ser a missão do cristão no mundo. Mediante a fé em Cristo Jesus e o compromisso com o evangelho, os fieis discípulo iluminam a todos, como uma vela acesa no alto. Assim deve brilhar a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai que está nos Céus. Que a ação eficaz e o estilo de vida do Discípulo Missionário, leve outras pessoas a reconhecer e dar graças a Deus. EXEMPLO É VIDA.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRJQYXJe42EcGM-v9Ce57jPVgL9DzkEJ4w0s2qje3GTzPmn-ryjdgCom razão nós, batizados, somos chamados a ser sal da terra e luz do mundo mediante as boas obras de justiça e misericórdia. Como fiéis seguidores, recebemos a força do Cristo crucificado, para contagiar o gosto e o sabor ao mundo, ajudando as pessoas a permanecer fiéis ao projeto de Deus. Na Mesa da Eucaristia se reparte o Pão da Vida e o Pão da Palavra, recebendo a força de ser sal da terra e luz do mundo
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQUE-EddHvGlXrBo9MUeorVFCARS0ToE7vBeOTo2Zu9aZKeasiw “Que possamos viver unidos em Cristo e tenhamos a alegria de produzir muitos frutos, de vida, para a salvação do mundo”. Então, o que nos falta para ser sal da terra e luz do mundo? ESCOLHER A VIDA É UMA ÓTIMA OPÇÃO. O incrível é que não temos  dificuldade em acolher a Palavra de Deus - Caminho, Verdade e Vida, nossa dificuldade é nos adaptar a ela, pretendendo que Ela se adapte a nós ou em nosso modo de vida. Tudo é relativo... Esquecemos que para Deus não existe meio termo, Ele é radical.
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT6Fkchpg390IylIo6CNtMVU4rLJDfMeGZ_-F0Qxes2v85ku4k7
Que nossa FÉ MISSIONÁRIA NOS TORNE SAL QUE DÁ SABOR E LUZ PARA ILUMINAR, não por vaidade e, SIM, PARA O LOUVOR DO PAI. A LUZ SE OPÕE ÀS TREVAS E O SAL SE OPÕE AOS DISSABORES DA VIDA, sem Deus.  
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTmWE0mV2XLmq5yPQCbtWqyNm-Aj-sg1W3QE1RWZLYzwr9XdqfNpA Por isso, como discípulos missionários de Cristo, NAS CELEBRAÇÕES LITÚRGICAS, COM ATOS E CÂNTICOS VIBRANTES (o bom sal) SEJAMOS ENTUSIASTAS E ENCANTADORES DA COMUNIDADE para que SE SINTA FELIZ E ATRAÍDA PARA A CASA DO PAI E SE TORNE, também, SAL E LUZ do MUNDO. 
QUE DEUS SEJA LOUVADO!