terça-feira, 27 de novembro de 2012


Domingo do Advento - 02/12/2012 – Ano C
O SENHOR VAI CHEGAR: “Levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima” (Lucas 21, 28)
Na esperança do novo ano litúrgico, o Ano da Fé, instituído pelo Papa Bento XVI, vai de outubro de 2012 a outubro de 2013. É tempo visto pela Igreja como propício para o redescobrimento da fé católica. O Papa deseja que todo o cristão tenha sua convicção e sua identidade na fé católica num mundo pós-moderno.
Iniciamos um novo ano litúrgico, ano "C" com o Evangelho de Lucas, e com ele uma nova caminhada. Advento é tempo de meditação e de oração e, para a Igreja, momento de encontrar na liturgia sua mística cristã. Momento que nos aproxima da encarnação de Deus na pessoa de Jesus, criando um clima de aproximação com Deus e com o irmão. Nesta preparação (de 02 a 16/12) salienta o aspecto escatológico e nos orienta à espera do Messias. Tempo de espera é como a noiva vigilante à espera do amado. A liturgia nos convida a viver a esperança na vinda do Senhor: a vinda gloriosa de Jesus, o Senhor da história, e o final dos tempos.  A segunda parte (de 17 a 24/12) nos convoca à alegre preparação para viver o Natal, a primeira vinda de Jesus.
As velas simbolizam as etapas da salvação, sendo a primeira, o verde da esperança. E isso nos confronta: diante dos sofrimentos, catástrofes e guerras que dizimam populações, a humanidade se pergunta sobre a ação de Deus, mas não se pergunta sobre a recusa e a ação do homem. Sejamos barro nas mãos de Deus, o Oleiro, para que Ele transforme nossa vida e nos ilumine da certeza da vinda do salvador e nos desperte com responsabilidade para a construção de um mundo novo. Como o patrão ao se ausentar delega poderes a seus súditos, a Igreja nos exorta à vigilância, com um apelo aos cristãos pela fidelidade ao Senhor, ávidos por Sua vinda, como tempo especial da graça de Deus revelada em Cristo: é como uma mulher a espera do filho que vai nascer.
Primeira Leitura: Jeremias 33,14-16 Farei brotar de Davi a semente da justiça.
Com a destruição de Jerusalém (587 a.C.) e a deportação para a Babilônia, Jeremias anuncia a salvação ao povo sofrido. Ele prega o Deus fiel da Aliança que vai se manifestar através de um descendente da família de Davi. Um rei que fará justiça, estabelecendo bem-estar e vida em abundância a seu povo.
 Jeremias, em nome de Jahwéh, vendo o povo de Deus abatido, desolado e sem esperança, vem proclamar a chegada de um tempo novo abundante de paz e esperança. Desacreditado por tantas promessas, o mensageiro de Deus é acusado de profeta da inutilidade. Jeremias insiste na fidelidade de Deus a Davi que prometeu um descendente com poderes de paz e salvação para a casa de Israel e casa de Judá, garantindo a seu Povo futuro fecundo, de justiça e de bem-estar.
Como povo de Deus e católicos comprometidos com nosso batismo, devemos mostrar, em palavras e ações, que “O Senhor é a nossa justiça”.
Salmo Responsorial: O salmista ora com o desejo de ser instruído em seus caminhos. Amor, justiça e fidelidade o fazem íntimo com Deus em sua aliança. (Senhor meu Deus, a vós eleva a minha alma!)
Segunda Leitura: 1Tessalonicenses 3,12-4,2
Que o Senhor confirme os vossos corações na vinda de Cristo.
Parece estranho a liturgia começar falando do fim dos tempos, antes do nascimento de Jesus! É preciso, no entanto, entender que o menino, Filho de Deus, que veio no Natal, virá de novo e vitorioso no fim dos tempos. O desejo de Paulo é que Deus nos conceda amor fraterno e santidade a Seus olhos para estarmos preparados para o dia da vinda do Senhor Jesus. O texto nos convida a fugir da mediocridade e do comodismo, e um apelo à vivência de uma vida cristã, comprometida com os irmãos. O amor mútuo e universal é o caminho da perfeição, o jeito de ser do filho vigilante na espera do Senhor.  Deve despontar nosso testemunho pessoal, comunitário, eclesial a exemplo dos primeiros cristãos.http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS7V8D6mjJiQ53jA0zPTANz8VLKpFtyzgJig5-pwl7eIh6sUwucwA
Para Paulo a caminhada cristã é uma jornada permanente que recomeça a cada dia da vida. O cristão é aquele que não se contenta com o que já fez, nem se acomoda. É nesta atitude que somos chamados a viver este tempo de espera do Messias. Nessa dimensão cristã está à prática da caridade que nos identifica com Aquele que partilhou a vida com todos, até a morte na cruz. Vivendo a caridade podemos, como igreja, construir comunidades de irmãos que partilham juntos o amor, mostrando o rosto de Deus que ama.
Evangelho: Lucas 21,25-28.34-36 A vossa libertação está próxima.
O texto nos apresenta Jesus, o Messias filho de Davi, a anunciar aos que se sentem prisioneiros: “alegrai-vos, a vossa libertação está próxima. O mundo velho a que estais presos vai cair e, em seu lugar, vai nascer um mundo novo, onde conhecereis a liberdade e a vida em abundância.
 Estai atentos, a fim de acolher o Filho do Homem que vos traz o projeto desse mundo novo”. Jesus recomenda prudência por causa da indiferença aos sinais dos tempos que faz com que a chegada do Filho de Deus caia sobre nós como uma armadilha, por isso, nos pede vigilância e oração constante para vencer os vícios e o pecado e permanecer puros e dignos para a presença de Jesus.  
O momento dessa catequese aos discípulos acontece no final do ministério de Cristo e nos últimos dias de Sua vida terrena, após Sua entrada triunfal em Jerusalém, quando Ele se refere à vinda do Filho do Homem com grande poder e glória para concretizar Seu projeto de salvação e libertação da humanidade. Suas palavras e gestos são apresentados como o resgate de um povo prisioneira do egoísmo, do pecado, da morte para a plenitude de um mundo novo, de alegria e de plena felicidade. Os “sinais” catastróficos apresentados não são do fim do mundo, mas imagens utilizadas pelos profetas para falar do dia do Senhor e de Sua vinda gloriosa.
O quadro não visa criar terrorismo, mas abrir os corações à esperança, por isso o Senhor nos convoca a vigilância. E sem essa de destruição ou fim do mundo. É possível, sim, a destruição do planeta pelo ódio, egoísmo e guerra entre potências gananciosas que geram miséria e sofrimento, roubando vidas e dignidades. O alegrai-vos, pois a vossa libertação está próxima, se cumprirá com a vinda de Jesus com vida nova e felicidade a Seus fiéis seguidores, como uma realidade escatológica, plenificada com Sua vitória definitiva.
Estar vigilante e preparado, como o povo do êxodo, para acolher a salvação de Deus: é viver com os olhos aos Céus e em a oração.
Nossa libertação está próxima:
“Vem, Senhor Jesus”.

Pelo e-mail (wlimar@yahoo.com.br), 
faça uma avaliação, dando sua sugestão sobre o Blog.

 Curiosidades:

A arca de Noé media 134m de comprimento, 23m de largura e 14m de altura. Tinha uma área total dos três pisos de 9.250 m2 e um volume total de 43.150 m3 aproximadamente, ou seja, semelhante a um transatlântico dos nossos dias (cfr. Gênesis 6:15-16). Noé e sua família permaneceram na arca e com os animais 375 dias (Gênesis 7:11 e 8:13-19)