quarta-feira, 22 de agosto de 2012

21º Domingo do Tempo Comum 26/8/2012

DIA DO CATEQUISTA E DAS VOCAÇÕES LEIGAS
A QUEM IREMOS, SENHOR, SE SÓ TU TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA?!
A liturgia de hoje nos convida, pela Palavra de Deus, a uma escolha decisiva que nos leva a assumir as conseqüências da missão vocacional. A Palavra de Deus é uma força sedutora e reveladora de Seu amor vital. Não basta saber quem é Jesus, mas compreender que a missão de cada um é ir, com Ele,  a Jerusalém, fazer a vontade do Pai e vencer a morte em favor da humanidade. Com razão o(a) catequista é pessoa que assume com coragem e dedicação a vocação batismal como anunciador do Reino em nossas comunidades.âConcluindo o mês vocacional  destacamos A CATEQUESE e outros ministé­rios comunitários em que a Igreja cumpre o seu papel de formadora de discípulos missionários de Jesus. Aderir a Cristo é manifestar comunhão com o Deus presente na história do povo. Muitos se entusiasmam, mas falta fé, tropeçam e abandonam o Mestre.
Rezemos pelos catequistas para que sejam verdadeiros discípulos  a serviço do amor, em Cristo.
Primeira Leitura: Josué 24,1-2a.15-17.18b
Serviremos ao Senhor, porque ele é o nosso Deus
A lembrança das ações de Deus na história, a exemplo da libertação da escravidão do Egito rumo à terra prometida, leva Josué a reunir as tribos de Israel em Siquém para lembrá-los e questioná-los sobre que Deus  servir. O povo decide pelo Deus da vida, aderindo com liberdade e alegria, e promete abandona os ídolos da morte. ð “Longe de nós o deseja de abandonar o Senhor para servir deuses estranhos”. Eles lembram que Javé realizou, por eles, grandes prodígios. &O livro de Josué é um livro catequético que deseja mostrar o poder de Javé a serviço de seu povo: foi Ele que ofereceu a Israel a Terra Prometida, restando ao povo fidelidade à aliança. Josué é determinante: “escolhei hoje a quem quereis servir… porque eu e a minha casa serviremos o Senhor”.

Josué mostra ao Povo como Jahwéh é um Deus em quem se pode confiar: este é o desejo da Igreja de Cristo a todos nós batizados.

“Escolhei a quem quereis servir-
é repensar nossa vida, nossas opções e valores. Servir a Deus não é servidão, mas opção de liberdade plena.
Salmo Responsorial: “Provai e vede quão suave é o Senhor”
 O salmo expressa a confiança em Deus, que volta os olhos para os justos.
Segunda Leitura: Efésios, 5,21-32 Este mistério é grande em relação a Cristo e à Igreja.
Paulo ensina que a vocação do leigo é fazer da família uma comunidade deY amor a exemplo e à imagem da Igreja como fiel em sua aliança com Cristo. âEle lembra como viver a proposta de Jesus, na convivência amorosa do casal, com mútua fidelidade, a exemplo do compromisso entre Cristo e a Igreja. Assim, optar por Cristo é optar pela fidelidade familiar onde se manifestam Seus valores como valores do Reino e onde
Y o casal cristão é chamado a ser sinal e reflexo da união de Cristo com a sua Igreja.
A catequese de Paulo visa lembrar o cristão do compromisso assumido no Batismo de viver como Homens Novos, à imagem de Cristo, e com atitudes dignas, como a observância de normas de relações familiares. &Ao apresentar os deveres dos esposos, ele deseja, de forma teológica, relacionar essa união à figura da união ente Cristo e a Igreja: sede submissos uns aos outros no temor de Cristo”.
O “ser submisso” é estar com o irmão em atitude de serviço humilde e prestativa, sem dominação ou prepotência. O casal forma um só corpo, indissolúvel sob o invólucro do amor. “Submissão” sem escravidão, mas amor e doação incondicional que deve refletir em toda a família, a exemplo de Cristo e Sua Igreja, formando um só corpo.
Um corpo dividido pelo egoísmo, prepotência e servidão, sem a seiva do amor, perde a vitalidade, morre e não produz vida nova.
Evangelho: João 6,60-69 A quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna.
Jesus, tendo realizado sinais, anúncio e proposições, alguns discípulos o abandonam, por causa de suas duras palavras e exigentes propostas. &O texto apresenta dois grupos de discípulos, com opções diversas diante do que propõe Jesus. O primeiro prioriza os bens materiais, a ambição, poder, glória, de acordo com a lógica do mundo; o outro grupo, Ysentindo que Jesus é a Palavra de vida, abre seu coração às ações de Deus e do Espírito Santo, pronto a seguir o Mestre no caminho do amor e da solidariedade com os irmãos.
No questionamento dos discípulos por Jesus, Pedro aparece como o salvador da pátria: “Se só Tu tens palavras de vida eterna, a quem vamos seguir, Senhor?” Conosco acontece de forma idêntica: ao ouvir o Evangelho e meditar a mensagem de Cristo, experimentamos, às vezes, um grande entusiasmo e outras vezes vimos as nossas esperanças sendo desfeitas. Ele veio pedir compromisso de segui-LO e viver Sua proposta e não para satisfazer vontades e interesses.
O texto é o final do relato de João sobre a “multiplicação dos pães”, seguido do “discurso do pão da vida”, gerando confusão nos ouvintes que desejam um messias rei, oferecendo vida confortável e pão em abundância. Jesus mostrou que não veio “dar coisas”, mas oferecer-Se por amor e salvação da humanidade. ðA proposta de Jesus está na mesa: segui-LO é viver com Ele no amor e no dom da vida.
O grande dilema é abandonar nossos projetos e embarcar com Jesus no Seu projeto exigente do amor e da partilha com os irmãos: âo caminho da radicalidade. A subida do Filho do Homem, após a cruz, para a casa do Pai, será o prêmio de que a vida oferecida por amor conduz à vida em plenitude. Por isso,ÿsó à luz do Espírito Santo nos fará perceber a lógica de Jesus, abrindo nosso coração a aderir Sua proposta de doação que conduz à vida. ÆAderir a Cristo exige fidelidade e não uma mera manifestação externa e superficial. Jesus tem consciência dessa realidade, inclusive de que um dos discípulos vai traí-LO. Ele propõe, não exige e é fiel a Seu discurso.  O discípulo é livre para optar e, ao ouvir a voz do Pai, ser fiel.
Simão Pedro é a palavra final: “Para quem iremos nós, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna”. Outro caminho é a morte
É fundamental entender o “politicamente correto” em nossa vida e não fazer como o avestruz: é mostrar a “cara” e ser o Rosto de Jesus em ações e atitudes e sem essa de tentar suavizar as exigências evangélicas. Impossível agradar a Deus e ao diabo, vivendo vida “morna” ou “cara-de-pau”, lembrando que Jesus não está preocupado com quantidade, mas na qualidade de seus fiéis seguidores. Vocês também querem ir embora? ðJesus se revela o Deus misericordioso que nos liberta porque Ele é o caminhos, a verdade e a vida.

"DINHEIRO FAZ HOMENS RICOS,  O CONHECIMENTO FAZ HOMENS SÁBIOS E A HUMILDADE FAZ GRANDES HOMENS!"