sexta-feira, 17 de junho de 2011

Corpus Christi, 23/06/2011


       A FESTA E SUA ORIGEM        
O nome vem do latim e significa Corpo de Cristo. A festa visa celebrar o mistério da Eucaristia - o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.   A festa é celebrada numa quinta-feira, lembrando a Quinta-Feira Santa, a da instituição da Eucaristia, na última ceia de Jesus com seus apóstolos. Ele disse: "Fazei isso em minha memória"  em sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, transformados em seu Corpo e Sangue. Quem come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55).
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSMwr6TabsHrieDQTlYxBDTsA418wdWl4FgbXF6tM8b2egf218F"Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida" (Jo 6, 55 - 59). Na Eucaristia, Jesus está presente ao nosso lado e se faz alimento para nos dar força e vigor. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTAOqsIb0hrodLMCJwQgmoS0pLyJ7p8EtEdJAadJZVilNWStGN3kQORIGEM: A Festa de Corpus Christi é a celebração em que solenemente a Igreja Católica comemora a instituição da Eucaristia, a presença real e mística de Jesus pela transubstanciação do pão e do vinho no seu Corpo e no seu Sangue, sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às ruas.  
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTT08oEjDen7KGNPPvcP_vikJld-Jgx4DhyDOK_xbLVn-7XaPpFmgA celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Agostiniana, Juliana de Mont Cornillon (canonizada em 1599, pelo papa Clemente VIII) recebeu visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra do sacramento da Eucaristia. Em 1264 o papa Urbano IV, que foi cônego Diocesano de Liège na Bélgica, através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", pedindo a Santo Tomás de Aquino preparar os textos litúrgicos a serem usados durante a celebração. O Papa Clemente V confirmou a Bula Papal, em 1313, estendendo a festa Eucarística para toda a Igreja, como dever canônico.http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTU32ezvqjOn9J2UjajEA0bf_5p7AtBltHDp_276GF4qs86tQczOgA comemoração iniciou na paróquia de Saint Martin em Liège, com autorização eclesiástica para procissão dentro da igreja, a fim de proclamar a gratidão a Deus pelo benefício da Eucaristia. Em 1247, foi realizada a 1ª procissão eucarística pelas ruas de Liège, já como festa da diocese. Depois se tornou festa nacional na Bélgica.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQwpIsxbQ9-nCyPrjJeuxcARLkcHk9w5b78oJLaEKgWycG22Uc_VwA celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento, esse povo foi alimentado com o maná, no deserto. Hoje, é alimentado com o próprio corpo de Cristo. http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRcfnmZD8VtpnWuu-L-daze0BYzEG5LL51zdaLKCFIRwr9nrWzORA A procissão, com a hóstia consagrada, conduzida em um ostensório, é seguida de grande cortejo em ação de graças.  Em 1317, o Papa João XXII publicou esse Corpus Júris com o dever de levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas. Durante a missa é consagrada duas hóstias: uma é consumida na celebração e a outra é apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja. O Corpus Christi deu origem aos Congressos Eucarísticos, às Quarenta Horas de Adoração e inúmeras outras homenagens a Jesus na Eucaristia.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRa1jIG5IE_aBpLNCq-ZNw9FeDtjIkHCY7AzAAhVL06erybPVSrjgNo Brasil, a festa de Corpus Christi chegou com os colonizadores portugueses e espanhóis. Na época colonial, a festa tinha uma conotação político-religiosa. Um exemplo que comprova esse fato ocorreu em 16 de junho de 1808, quando D. João VI acompanhou a primeira procissão, realizada no Rio de Janeiro. http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTi4JJ35d0Jg0QRcnL1CTVQRt6HeGmO_06MhKaOOSpPe2iX3qhkAQ
Passou, entretanto, a integrar o calendário religioso em 1961, em Brasília, quando uma procissão saiu da Igreja de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQONzR4ZudmZYMwd1YfOXRKWeaz4C6IgEzcVrz6Wr5ebvV0jJYpaA
A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.
wlimar@yahoo.com.br