Tempo de Advento: Imaculada Conceição– 08/dez/2013
- Ano A
ALEGRA-TE, CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR É
CONTIGO! (Lucas 1,28)
MARIA, A
Cheia DE GRAÇAS E SEM PECADO
Por
concessão especial da Santa Sé, a solenidade é celebrada, mesmo caindo em
domingo.
C elebramos a Imaculada Conceição de Maria,
a modelo do SIM no Plano do Pai: a redentora e salvadora que nos enche de
esperança na graça de Deus que pode fazer prodígios em nós, apesar de nossas
fraquezas e limitações. Celebrada no Advento, esta solenidade nos ajuda a ver, em
Maria, o cumprimento de uma missão na história da salvação, por isso pedimos
para sermos purificados de nossas culpas por sua intercessão. Unidos à Igreja
que vê na Mãe de Jesus e nossa como a portadora de um Advento alegres e feliz
na vinda do Senhor.
A Igreja apresenta Maria como
alguém que vive o desejo de Deus (Imaculada): livre de todo pecado e cheia de graça.
1ª Leitura: Gênesis 3,9-15.20
Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela.
O texto mostra a desobediência (Adão: “onde
estás?”, “fiquei como medo e me escondi” e Eva: “A serpente enganou-me”) como
portadora do pecado no mundo, anunciando, ao mesmo tempo, à vitória de uma
mulher sobre a maligna serpente (o mal). Na plenitude dos tempos, Deus entra na
história humana através de um anjo: a força de Maria é estar disponível para a graça no seu Sim, por isso a Igreja a venera
como símbolo perfeito da mulher, da humanidade, de como agir e vencer a
tendência para o mal. O Espírito Santo, descido em Maria, é a força que nos
liberta do pecado para que, livres pelos méritos do Menino, possamos servire amar
melhor como fez a Mãe de Jesus. Deus nos escolheu para que, em Cristo, sejamos
santos e imaculados.Eva, significai a mãe de todos os viventes.
“Maldita
sejas entre os animais domésticos! hás-de rastejar e comer do pó da terra. A
Mulher esmagará tua cabeça com o calcanhar”.
SALMO Responsorial:
O salmo é um poema que exalta a vitória de Deus
sobre o mal e convoca todo o universo à alegria e à exaltação por seus
prodígios.
Cantai
ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios
2ª Leitura: Efésios, 1,3-6.11-1213,11-14a
Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo.
Deus apresenta um
projeto de vida plena para a humanidade: um projeto que sempre esteve nos
planos de Deus (porque não somos um acidente casual) e foi apresentado aos homens através de Seu
Filho, Jesus, que exige de nós fidelidade e resposta livre e decidida: Deus, através de Jesus,
enriquece os homens de bênçãos e graças. O
texto é uma síntese da teologia paulina, no final de sua missão apostólica no
oriente, como um projeto salvador de Deus que revela e se concretiza plenamente em Jesus
Cristo, comunicando aos apóstolos e, nos últimos tempos, tornado presente no
mundo pela Igreja. É um hino que glorifica a Deus, que é fonte única de graças,
pela ação do Pai, do Filho e do Espírito Santo para oferecer aos homens a
salvação, escolhendo-nos para ser santos e irrepreensíveis sob o Seu olhar
amoroso e predestinado a sermos seus filhos adotivos em Jesus Cristo.
Da ação redentora de Cristo nasceu um O Homem Novo (homens e mulheres) capaz de se
relacionar com Deus e com toda a criação
EVANGELHO: Lucas, 1,26-38
Eis que conceberás e darás à luz um filho
A cena acontece na Galiléia, cidade de Nazaré, considerada estranha
pelos judeus, pobre e de costumes pagãos: para eles “da Galiléia
não pode vir nada de bom”. Maria: “uma virgem prometida a um homem chamado José, da casa de Davi”. O anjo a surpreende:
“Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus”. “Ele será grande e chamado o Filho do Altíssimo e que lha dará o trono do seu pai Davi”. A resposta de Maria contextualizou o plano de Deus. Ela, com o seu fiel e humilde SIM, conforma sua vida de maneira total e radical ao projeto de Deus. Maria, com fidelidade, abre seu coração à mensagem angélica, contrariando a fraqueza e infidelidade de Adão e Eva que se deixaram enganar pela vaidade e pretensão de ir além da vontade e desígnios do Criador.
O Evangelho de Lucas apresenta a infância de Jesus, não como um simples relato histórico, mas uma catequese para proclamar Sua realidade salvífica, como o Messias que vem de Deus: O Deus conosco.
“Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus”. “Ele será grande e chamado o Filho do Altíssimo e que lha dará o trono do seu pai Davi”. A resposta de Maria contextualizou o plano de Deus. Ela, com o seu fiel e humilde SIM, conforma sua vida de maneira total e radical ao projeto de Deus. Maria, com fidelidade, abre seu coração à mensagem angélica, contrariando a fraqueza e infidelidade de Adão e Eva que se deixaram enganar pela vaidade e pretensão de ir além da vontade e desígnios do Criador.
O Evangelho de Lucas apresenta a infância de Jesus, não como um simples relato histórico, mas uma catequese para proclamar Sua realidade salvífica, como o Messias que vem de Deus: O Deus conosco.
“Cheia de graça” significa a predileta e do amor de
Deus. Lucas nos descreve o relato de vocação de Maria: a visita do anjo que
apresenta à jovem de Nazaré a proposta de Deus e exige uma resposta clara de
Maria, assegurando-lhe o poder do Espírito Santo sobre ela. Deus propõe que ela seja a mãe de seu Filho que se
chamará Jesus: “Deus salva” e seu Reinado não terá fim. “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”, embora assustada
com a perspectiva do compromisso, ela é categórica, mostrando o poder de Deus
em fazer de uma frágil mulher instrumento de salvação da humanidade. Prova do
imenso amor de Deus pelos homens, mostrando que é através de pessoas
disponíveis para o serviço do amor que Deus atua no mundo.
A
vocação de Maria, na lógica de Deus, mostra que não é pelo poder, cultura ou
riqueza que determinam a capacidade de realizar uma missão, mas a
disponibilidade e o amor.
PERMANECE CONOSCO,
SENHOR, NO “MEIO DE NÓS!”
COLORIDO
E COM IMAGENS
q
Tempo de Advento: Imaculada Conceição– 08/dez/2013
- Ano A
ALEGRA-TE,
CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR É CONTIGO! (Lucas 1,28)
MARIA, A
Cheia DE GRAÇAS E SEM PECADO
Por
concessão especial da Santa Sé, a solenidade é celebrada, mesmo caindo em
domingo.
Celebramos a Imaculada
Conceição de Maria, a modelo do SIM no Plano do Pai: a redentora e salvadora
que nos enche de esperança na graça de Deus que pode fazer prodígios em nós,
apesar de nossas fraquezas e limitações. Celebrada no Advento, esta solenidade
nos ajuda a ver, em Maria, o cumprimento de uma missão na história da salvação,
por isso pedimos para sermos purificados de nossas culpas por sua intercessão. Unidos à Igreja que vê na Mãe
de Jesus e nossa como a portadora de um Advento alegres e feliz na vinda do
Senhor.
A Igreja apresenta Maria como alguém que vive o desejo de Deus (Imaculada): livre
de todo pecado e cheia de graça.
1ª Leitura: Gênesis 3,9-15.20
Porei
inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela.
O texto mostra a
desobediência (Adão: “onde estás?”, “fiquei como medo e me escondi” e Eva: “A
serpente enganou-me”) como portadora do pecado no mundo, anunciando, ao mesmo tempo,
à vitória de uma mulher sobre a maligna serpente (o mal). Na plenitude dos tempos,
Deus entra na história humana através de um anjo: a força de
Maria é estar
disponível para a graça no seu Sim, por
isso a Igreja a venera como símbolo perfeito da mulher, da humanidade, de como
agir e vencer a tendência para o mal. O Espírito Santo, descido em Maria, é a força que nos liberta
do pecado para que, livres pelos méritos do Menino, possamos servir melhor como
fez a Mãe de Jesus. Deus nos escolheu para que, em Cristo, sejamos santos e
imaculados.
“Maldita sejas entre os animais domésticos! hás-de rastejar e comer
do pó da terra. A Mulher esmagará tua cabeça com o calcanhar”. Eva significai a mãe de todos os viventes.
SALMO Responsorial:
O salmo é um poema que exalta a vitória de Deus sobre o
mal e convoca todo o universo à alegria e à exaltação por seus prodígios.
Cantai
ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios
2ª Leitura: Efésios, 1,3-6.11-1213,11-14a
Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do
mundo.
Deus apresenta um projeto de vida plena para a
humanidade: um projeto que sempre esteve nos planos de Deus (porque não somos um
acidente casual) e que foi
apresentado aos homens através de Seu Filho, Jesus que exige fidelidade em
resposta livre e decidida: Deus, através
de Jesus, enriquece os homens de bênçãos e graças. O texto é uma síntese da teologia paulina, no final de sua
missão apostólica no oriente, como um projeto salvador de Deus que revela e concretiza plenamente em Jesus
Cristo, comunicando aos apóstolos e, nos últimos tempos, tornado presente no
mundo pela Igreja. É um hino que dá graças a Deus que é fonte única de graças,
pela ação do Pai, do Filho e do Espírito Santo para oferecer aos homens a
salvação, escolhendo-nos para ser santos e irrepreensíveis sob o Seu olhar
amoroso e predestinado a sermos seus filhos adotivos em Jesus Cristo.
Da ação redentora de Cristo nasceu um
O Homem Novo (homens e mulheres) capaz de se relacionar com Deus e
com toda a criação
EVANGELHO: Lucas, 1,26-38
Eis que conceberás e darás à luz um filho
A cena acontece na Galiléia, cidade de Nazaré, considerada
estranha pelos judeus, pobre e de costumes pagãos: para eles “da Galiléia não pode vir nada de
bom”. Maria: “uma virgem prometida a um homem chamado
José, da casa de Davi”. “Não temas, Maria, porque encontraste
graça diante de Deus”. “Ele será grande e chamado o Filho do Altíssimo que lha dará o trono
do seu pai Davi”. A resposta de Maria contextualizou
o plano de Deus. Ela, com o seu fiel e humilde SIM, conforma sua vida de
maneira total e radical ao projeto de Deus. Maria, com fidelidade, abre seu
coração à mensagem angélica, contrariando a fraqueza e infidelidade de Adão e
Eva que se deixaram enganar pela vaidade e pretensão de ir além da vontade e
desígnios do Criador. O Evangelho de Lucas apresenta a infância de Jesus, não
como um simples relato histórico, mas uma catequese para proclamar Sua
realidade salvífica, como o Messias que vem de Deus: O Deus conosco.
“Cheia de graça” significa a
predileta e do amor de Deus. Lucas nos descreve o relato de vocação de Maria: a
visita do anjo que apresenta à jovem de Nazaré a proposta de Deus e exige uma
resposta clara de Maria, assegurando-lhe o poder do Espírito Santo sobre ela. Deus propõe que ela seja a mãe de seu Filho que se chamará
Jesus: “Deus salva” e seu Reinado não terá fim. “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”, embora assustada com a perspectiva do
compromisso, ela é categórica, mostrando o poder de Deus em fazer de uma frágil
mulher instrumento de salvação da humanidade. Prova do imenso amor de Deus
pelos homens, mostrando que é através de pessoas disponíveis para o serviço do
amor que Deus atua no mundo.
A vocação de Maria, na lógica de Deus, mostra que não é pelo poder, cultura
ou riqueza que determinam a capacidade de realizar uma missão, mas a
disponibilidade e o amor.