terça-feira, 16 de abril de 2013


4º Domingo de Páscoa, 21.04.2013
JESUS É O BOM PASTOR, NÓS SOMOS SEU POVO E SEU REBANHO.
Dia Mundial de Oração pelas Vocações
Deus deseja de nós ovelhas, seguindo o Pastor para sermos pastores. 
No 50º dia Mundial de Oração pelas Vocações e Domingo do Bom Pastoro, a Igreja nos convida a refletir sobre o tema: As vocações, dom do amor de Deus.  No Dia do Senhor, rezar pelas vocações sacerdotais e religiosas é um pedido de Jesus: “a messe é grande e os operários são poucos”.
http://jesusluzdomundo.files.wordpress.com/2010/09/o-bom-pastor-02.jpgE instituiu Sua Igreja como provedora de um só rebanho e um só pastor. Jesus é o Bom Pastor que dá a vida por Seu rebanho. Paulo, animado pelo Espírito, critica os judeus pela rejeição ao anúncio da Palavra, por isso segue a voz do Senhor na missão aos pagãos. É expulso com toda a Igreja pelos judeus. Os apóstolos “sacudiram contra eles a poeira de seus pés”. Crer com a Igreja significa amá-la e viver com ela e por ela. O Batismo é a marca indelével dos que aceitam a Igreja de Cristo: ela é nossa avalista. O Bom Pastor segue uma única lei: O amor.
Que a alegria da ressurreição esteja presente em nossos corações!
Reunimo-nos para celebrar a Páscoa, neste domingo em que Jesus se revela o Bom Pastor que dá vida por seu rebanho, convidando-nos a ouvir sua voz e seguir sua proposta. Rezar pelas vocações é lembrar o Bom Pastor na vida de quem Ele chama para continuar Sua missão redentora. Felizes porque a vida venceu a morte com a ressurreição de Jesus.  Para seguir o exemplo de Paulo e Barnabé, devemos ser coerentes como profetas do anuncia e da esperança, entregando nossa vida, nosso tempo, nossas idéias pela causa do Reino e como sinal de vida e esperança para todos.
1º Leitura: Atos 13,14.43-52    EIS QUE NOS VOLTAMOS PARA OS PAGÃOS.
Com a recusa dos judeus à Boa Nova, o texto apresenta Paulo e Barnabé evangelizando os pagãos e, cheios do Espírito Santo, levam a salvação a todos os povos que acolhem a Palavra. A mensagem de Cristo, rejeitada pelos judeus, é levada aos pagãos,  os gentios, os não integrantes do povo judeu, descobriram a vida verdadeira. As oposições não impedem que o Reino se estenda por todo o universo: de um lado estão os auto-suficientes, os que rejeitam a Palavra, de outro, estão as ovelhas mansas e humildes de coração, felizes e atentas à voz do Pastor, dispostas a segui-Lo até as pastagens abundantes. É o caminho da Igreja seguindo os passos de Jesus. Jesus, o Cordeiro pascal, vencedor da morte, é o pastor que nos conduz às fontes de água viva. A Boa Nova de Jesus é dirigida a todos os homens, de todas as raças, nações e línguas.
Salmo Responsorial: O salmista convida toda terra a louvar o Senhor, porque Ele guia o rebanho com amor eterno. Sabei que o Senhor, só ele é Deus, nós somos seu povo e seu rebanho.
2º Leitura: Apocalipse 7,9,14b-17
O Cordeiro vai apascentá-los e os conduzirá às fontes da água da vida.
O texto apresenta uma grande multidão de todas as nações em torno do Cordeiro, figura do Bom Pastor, e nada a separa porque o Senhor a cobriu de uma persistência invencível: de vida total e felicidade sem fim. A multidão Representa os mártires que alvejaram suas ventes, pelo sacrifício, no sangue do Cordeiro, merecendo de Deus a libertação definitiva e vida em plenitude. Usam roupas brancas em sinal da vitória junto ao Cristo ressuscitado. É a comunhão dos santos, na casa do Pai, onde não haverá morte nem sofrimentos e o Ressuscitado, no Seu trono, é o Pastor deste novo Povo na plenitude dos bens definitivos. É o nascimento da comunidade escatológica em comunhão permanente com Deus. João mostra que a vida cristã neste mundo é de alegria e esperança, mas também de dor e sofrimento quando o pessimismo pode nos impedir de saborear o dom da vida. Seguir com fidelidade e ver em Cristo o Pastor é seguir o caminho da comunhão dos santos.  A condição de filhos implica comunhão com Deus e com os irmãos.
Evangelho: João 20,27-30 Eu dou a vida eterna para minhas ovelhas.
O texto apresenta Cristo, o Bom Pastor, e Sua missão é trazer vida plena ao seu rebanho. As ovelhas fiéis escutam o Pastor e O seguem na plenitude. Como Ele que seguiu a voz do Pai, é preciso segui-LO para ter a verdadeira filiação: Sua vida e ações manifestam a presença do Pai. A identidade e missão de Jesus revelam a unidade com o Pai: Eu e o Pai somos um.  A união entre Pai e Filho inclui aqueles que nEle crêem: que todos sejam um. Ninguém rouba as ovelhas da mão do Pai, pois elas foram confiadas ao Filho, o Messias, que veio para que todos tenham vida em abundância
Como fiéis a Cristo, somos chamados a seguir a voz do Pastor, apascentando, com amor, as ovelhas a nós confiadas. Paulo e Barnabé mostram que nada impede a difusão do Evangelho.
O Evangelho de João (cap. 10) é dedicado à catequese do Bom Pastor: uma imagem sobre a missão de Jesus. A obra do Messias é levar o homem à casa do Pai e às fontes cristalinas de onde brota a vida em plenitude. O texto plenifica a relação entre o Pastor (Jesus) e as ovelhas (os discípulos), como uma recriação do Homem Novo, o homem que, seguindo Jesus, torna-se filho de Deus, apto para uma vida de amor e que nunca se perderá. Em nossa cultura conhecemos a imagem do líder ou presidente personalista, do chefe exigente que se impõe pelo poder e não pelo carisma do coração. João nos apresenta o bom Pastor como uma figura que evoca doação e amor gratuito capaz de dar a vida para defender os que lhe foram confiados. Nós, cristãos, temos um único pastor: Jesus Cristo, que no dirige através de Sua Igreja.
O caminho proposto por Jesus é o caminho que nos leva A vida plena ao encontro com o Pai.  Sua proposta tem o selo de garantia de Deus.

O que condiciona minhas opções: A conta bancária? A opinião dos outros? O êxito profissional? A posição ou função na Igreja? Ou Jesus, o Cristo Pastor?