sábado, 25 de dezembro de 2010

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA-26/12

JESUS, MARIA E JOSÉ: graça e paz no lar
LEVANTA-TE E FOGE PARA O EGITO
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQVVwU7LxfgBIwvYooyh-HRYcMbQ0lEEUzo5Ih4Uiy0AzckmfRZyQA liturgia nos apresenta a festa da Sagrada Família. O Filho de Deus, tornando-se homem, escolheu uma família para nascer, mostrando como é bela a família pensada e instituída por Deus.  Ela deve servir de exemplo e modelo às nossas comunidades familiares que geram amor, perdão e alegria. A páscoa de Jesus se manifesta em todos os lares que, vivendo os valores da família de Nazaré, servem como exemplos de obediência à vontade de Deus e, assim, generosa, geram comunidades santas. 
PRIMEIRA LEITURA (Eclesiástico 3,2-6.12-14)
O Eclesiástico, um livro de caráter sapiencial, nos apresenta o Deus de Israel que vai se revelando na vida das pessoas e essa revelação passa de boca em boca, de pai para filho, desde os tempos mais antigos.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTTzrdqtS9XWLMXpHaOFA4LNECbkKwtlHvuSGwPeimPJDg5gt6hO texto em evidência nos orienta, de forma muito familiar, amorosa e prática, as atitudes que os filhos devem ter para com seus pais, honrando-os e assistindo-os na doença e na velhice.  O texto se aproxima muito da novidade do homem, Jesus de Nazaré: “o que eu quero é a misericórdia, e não o sacrifício”. É uma forma de concretizar esse amor referido na segunda leitura.  
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQge7SQlWRNNS_UNKgl6BggJAHac_JBonFF-qykmfstPBUEhTXmvQAmar, obedecer e respeitar os pais, a fonte da vida, é amar, obedecer e respeitar a Deus, origem de toda a vida. Os pais reproduzem, em parte, o ser pretendido e querido por Deus, que é por excelência  doação. É uma perpetuação da vida, onde ninguém produz para si, mas para os outros. Não é uma sociedade de consumo, descartável, que vale enquanto produz, mas uma sociedade que valoriza o ser humano enquanto vive.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR7vaSPib__E3HrrAqRfIHZCJ6AGyWKSNpbJciVkg9wofN8orlRtwInfelizmente a vida moderna e as exigências da vida profissional, cria obstáculos, muitas vezes, insuperáveis na relação entre pais e filho. O inaceitável é o afastamento do pai ou da mãe do convívio familiar e o seu internamento indiscriminado, por puro egoísmo do filho, que não está para “aturar o(a) velho(a)”. É o desfazer-se daquele que representa, para nós, instrumento do Deus criador e fonte de vida.
A recompensa de quem honrar os pais, o autor promete o perdão dos pecados, a alegria, a vida longa e amor de Deus.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT0IDITk_FagimBlOjQ3AkKLp4oKhgFtOyPSGwAOfStJBrknjbcOgÉ o momento de nossa gratidão aqueles que nos geraram e demonstrar sermos instrumentos na mão de Deus, lembrando que a maturidade e a sabedoria de vida que os mais idosos nos delegaram deve ser considerado, por nós, uma riqueza ou, ao contrário, um desafio à nossa modernidade e às nossas incertezas.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS0wLEwd8eJiGF_WCP7bOItJHhfK8h6Rpv_iOH_cvP7DDapOntV
SEGUNDA LEITURA (Col  3, 12 – 21)
A leitura ressalta  a dimensão do amor que deve brotar, em gestos e atitudes, dos que vivem, em Cristo, e se revestem do Homem Novo. Esse amor deve atingir, de forma muito especial, todos os que conosco partilham o espaço familiar, traduzido em atitudes de compreensão, de bondade, de respeito, de partilha e de serviço.
Paulo, sabendo que os colossenses corriam o risco de se afastar do verdadeiro Evangelho, influenciados por doutrinas divergentes da cristã, dirige-se a seus irmãos, amados por Deus e seus santos eleitos, admoestando-os que o Batismo os transforma em homens novos, ressuscitados com Cristo. 
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRsIgqzNPGkbj6wipVpJo4m0QqX-bLkgy4HtefjUvF-iTQ0jM4fEle ensina que viver a Igreja doméstica é viver com humildade, paciência, mansidão e misericórdia, suportando uns aos outros – a síntese do Homem Novo. Desta vivência resulta uma íntima relação do cristão com Cristo, implicando viver com Ele no amor total, no serviço e no dom da vida. Por isso “tudo o que fizerdes seja feito em nome do Senhor Jesus”.  Que as esposas sejam solícitas aos esposos, os maridos amem suas esposas e os filhos sejam obedientes. O espaço familiar é o caminho para uma vida comunitária autêntica, onde o amor deve ser o vínculo da perfeição.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSDbsGCI5oR4GhbAeGL5mH85cyPmP5hyqsOwiJCNBDReel472w_fgA verdade nos diz que é da igreja doméstica, célula básica da sociedade humana, que nasce o verdadeiro e autêntico cristão. É no lar que ele inicia seu verdadeiro caminho para uma vida de amor e dedicação a seu Criador e a seus irmãos. A autenticidade no lar deve ser aquela que transpira fora dele, na comunidade, no trabalho, na sociedade, o que exige de cada um de nós, a verdadeira autenticidade em nosso viver em Cristo.
EVANGELHO (Mateus, 2,13-15, 19-23)
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTGYR_dSUj4_ibQ7MsKnUWx_l64IHMBD8eEjrYwnsV0ZaPMo1ej8gMateus apresenta uma catequese sobre Jesus e a missão que o Pai lhe confiou, sobretudo, propõe-nos o quadro de uma família exemplar – a família de Nazaré. O texto do Evangelho da Infância de Jesus nos apresenta uma família, a Sagrada Família, que, como qualquer família de ontem, de hoje ou de amanhã, enfrenta crises, dificuldades e contrariedades. No entanto, esta é uma família onde cada membro está solidário com o outro e disposto a partilhar os riscos e alegrias; é uma família onde cada um aceita renunciar ao comodismo e se sacrifica para o viver do outro; é uma família onde os problemas de um são os problemas de todos e onde todos estão dispostos a arriscar, quando se trata da defesa de todos.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS3S3PblsVArRTvh8rJrBGOi8ubZVrUYVmP100e-PP1i0Hr9YmxMateus nos relata as dificuldades enfrentadas por José na defesa de Maria e seu Filho Jesus. Ressalta a figura de José, homem justo e obediente a Deus, seguindo a mensagem do Anjo do Senhor.
Com a perseguição de Herodes, Mateus antecipa os conflitos de rejeição que Jesus vai enfrentar em toda sua vida, até a morte. Além do que a narrativa nos apresenta uma inversão da história do êxodo: o Povo de Deus, oprimido, foge do Egito. Agora, ocorre o inverso, o menino anunciado como o messias, por causa da ameaça de morte às crianças nascidas em Belém, deve fugir, com seus Pais, exatamente para o país de onde seus descendentes fugiram - o Egito.
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSSrHcFEoFEAbYqvXZDuHNtB5bFcvKdLQnyTMed8NSQiijd_v-3Estes meninos, de Belém, representam, hoje, os que vivem nas ruas ou nas pontes; são as vítimas que sofrem nas filas dos hospitais e mendigam atendimento; são os que vivem com salários indignos, os sem-tetos, sem vez e nem voz. Estes bradam pela luz de Cristo e pela justiça do Reino: os maus políticos e falsos profetas, representados por Herodes.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQP7Zj1-4Gg_B5GbdfOFQHtQ49prPsfP3hkp4tAi_rfjUg5_DUQObserve-se que os primeiros cristãos não se interessaram pela infância de Jesus, sua origem, sua história, mas na sua mensagem, sua vida pública e sua paixão. Mateus está mais interessado em desenvolver uma reflexão teológica para explicar “quem é Jesus”, partindo de Sua própria figura e sua missão, dos relatos proféticos e históricos bíblicos. Ele relaciona o caminho de Jesus e o caminho do Povo de Israel, a própria fuga para o Egito e o retorno a região da Galiléia, para confirmar quem é esse Filho de Deus.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ822nfmhFzTTs7aJimYr8sDa4ujqjXP7aCM8wT9denmoaBJ62bNgNeste tempo de Natal convém lembrar o tema central do Evangelho que hoje nos é proposto: Jesus é Aquele que vem ao nosso encontro para cumprir o projeto de salvação que o Pai tem com os homens; que Sua missão é constituir um novo Povo de Deus e conduzi-lo a liberdade de vida definitiva. E nós estamos dispostos a acolher este Messias como o nosso libertador e a embarcar com Ele nessa caminhada, da terra da escravidão para a terra da liberdade? Somos verdadeiramente famílias a exemplo da de Nazaré como autênticos núcleos na Igreja Universal?
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSy1l9oLnAamlyQN1pxieDD3ueOo-PNg7phTSTML9EQiITKt2bKDevemos ser família que prima pelo  amor e verdadeira solidariedade entre os seus membros, e onde a escuta à palavra de Deus, seguindo, com confiança, os seus desígnios, se aprende a ler os sinais Deus. Onde existe amor tudo se resolve, seguindo o exemplo de José e Maria na defesa de seu lar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário