segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

4º DOMINGO DO ADVENTO -19/12

E M A N U E L: DEUS ESTÁ CONOSCO

ABRI AS PORTAS PARA QUE O REI POSSA ENTRAR
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcShyW0GxCOttKJXaMLmtCw7G59kpgy73HY6DPzXDvBFyvjl6OzIbAÉ a preparação para o Natal de Jesus. A liturgia do Advento reitera que Deus deseja estar conosco e que Jesus é o DEUS-CONOSCO. Ele veio ao encontro dos homens, por meio de Maria, como o mistério da infinita misericórdia Divina, oferecendo uma proposta de salvação e de vida nova. A humanidade fiel e envolvida no amor e na fidelidade de Deus, que fez nascer o "Menino" no coração dos que nEle crêem, encontra-se “grávida” desse Reino, tornando-se coadjuvante da justiça e da paz.
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQbi_KbuIUz6zKgCK07HxSjVSDtJrsgo0EYzOQ7PqN5S4oG4PCx0QÉ assim que Deus quer o homem aqui na terra, vivendo unido a Ele para que possa ser chamado “Emanuel”. É Cristo quem realiza este sonho: “quem Me vê, vê o Pai”, desejando que toda a humanidade seja como Ele, a presença de Deus para todos os irmãos e irmãs. Essa é a missão de cada um de nós: ser o sinal do amor de Deus.
PRIMEIRA LEITURA (Isaias 7,10-14)
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQOCH2ssquIwik6g6I1YhXD5BM4b7igwXhOnkU2NQ2X_tY3Fqkr0gNa primeira leitura, o profeta Isaías anuncia que Jahwéh é o Deus que não abandona o seu Povo e deseja andar com ele o caminho da história. O reino de Judá vive momento de prosperidade, contrastando com anúncio de complicações políticas e lutas que preocupa o povo. Isaias aconselha o rei a pedir a Deus um sinal do Céu, no que Acaz se recusa, acreditando no seu poder e de aliados, com riscos a seu povo. O profeta insiste a ouvir O sinal Divino: o sinal do SEMPRE Deus conosco - o Emanuel. Ele, da descendência de David e que nascerá de uma virgem, será a esperança de seu povo.
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR1jI5ssafrbSl1rqqcWjpW9WF0yLyIi_IrCFUNvZMfkh8N7r0xQwA prova, de que Deus nos ama e continua a vir a nosso encontro, está no Natal de Seu Filho. Neste tempo de espera, temos que nos conscientizar desse amor permanente e insistente de nosso Criador a caminhar conosco nos desafios do dia-a-dia. Acaz confiava mais na segurança de seu exército que no Senhor. Nós, homens, confiamos no dinheiro, riquezas, políticos... e nosso “porto seguro” está nas estruturas humanas ou nos sinais do Alto?
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRBtCtqinU7Ur468wh3MNPZXLXwh8JGgECgoAL8o46KvV6ap7F3QgO rei Acaz não quis ler os “sinais” que lhe foi apresentado, podendo levar seu povo à desgraça. Os sinais são os guias para o nosso bem. Nós, homens, estamos atentos aos sinais que Deus semeia nos caminhos de nossa vida ou andamos ao sabor dos engodos que o mundo nos apresenta? É n’Ele que devemos colocar a nossa esperança.
SEGUNDA LEITURA (Romanos 1,1-7)
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSdy-jPIfwdSZklwbJTujLyzqgICWzpGZMjdY1PgUvpHaYNc4eFPaulo sugere que, do encontro com o Senhor Jesus, resulte em testemunho: tendo recebido a Boa Nova da salvação, o discípulo deve levá-la aos homens e fazer com que o anúncio se torne realidade libertadora, como verdadeira missão. Ele, como apóstolo por vocação, se preocupa com a expansão da Igreja de Cristo. Ele percebe, na igreja de Roma, diferenças sociais, culturais e religiosas, por isso justifica sua insistência no amor e fraternidade que os torne um único Povo de Deus. O apóstolo, fiel ao Mestre e a sua mensagem libertadora, põe sua vida a serviço desse projeto missionário, desejando o mesmo aos que se sentem chamados
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRyP8ygSygiPDTVgl3MyZH8NpPLsGHO7EBMPXaeYqGr7ndsAPfI1APaulo nos diz que Cristo, o enviado do Pai, veio trazer uma promessa de salvação, um caminho seguro para chegarmos à vida plena de Deus.
Ele, nas entrelinhas, nos diz que ser cristão é ser chamado a testemunhar os sinais de vida nova libertadora.
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTrgyTK6sdDIkjb8t6XGZBFhdvJFWCiwXFS1mHOVdnTJsvd3lw6Ser Cristão de fachada é fácil e confortável, difícil é ser sinal de vida autêntica que transforma e liberta. Testemunhar é uma missão que Deus confia aqueles que Ele elege para ter espírito de serviço,  não é, portanto, estar acima do irmão ou ser importante. Tempo de Advento deve ser para nós, esta esperança salvadora que Deus vem nos oferecer.
EVANGELHO (Mateus 1,18-24)
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRLzAnhca85USzlR8hxGJdhduWqMA4N2FRvxY76-3_pqKw1x3u1FQ
Mateus nos apresenta Jesus como a encarnação viva do “Deus conosco”, que vem ao encontro dos homens para lhes apresentar uma proposta de salvação, significando que Deus salva. Ele deseja que os homens abram seu coração, acolhendo a proposta do Senhor e se deixem transformar por ela.http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS8tYPY3_K03qY9tm217UT6ba_j-8JyjLtPKOeqaWTA71qkoj6D O texto  nos apresenta Maria que, comprometida com José, está grávida sem a consumação do casamento com o marido, o que o deixa de preocupado, imaginando traído pela prometida (o casamento hebraico tinha duas fases: o da promessa - tipo noivado - e do compromisso definitivo)
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQT08oqAaO_jXn0Pk0w9E0FPtovM39_nETbQV4KY3qLGFna-bb8José, sendo um homem justo e não querendo difamá-la, por não entender os desígnios de Deus, pensa abandonar Maria. Deus, no entanto, intervém, através de seu Mensageiro, que o designa filho de David, capacitando José para sua missão, como pai adotivo do Filho de Deus, o qual deveria dar-Lhe o nome de Jesus – DEUS SALVA, comprovando sua origem Divina. José, neste caso, foi mais fiel que Zacarias, pai de João Batista, não duvidando da ordem recebida.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT9Mxzkj_Ztpg6gqvQFNG9jaUcYcBAmyXIARsAn6HPouo4vJRxs3wSegundo Mateus, Jesus é o “Deus que vem ao encontro dos homens”, oferecendo-lhes a salvação. Denominou tal evento de “a festa do Natal”, como o encontro de cada um de nós com este Deus, desde que tenhamos coração aberto para O acolher. Portanto, o Natal não pode ser reduzido a uma mera festa pagã, consumista, presentes, seguida de ceia farta e muita bebida. A grande ceia deve ter sua apoteose na celebração litúrgica, num compromisso fraterno com os irmãos e irmãs.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTq968ltBmT8jDy3PrWyfawyNCob1K8nisF5EJ1DcNowI0XDbqaNão podemos esquecer Maria e José. A Maria do “sim”, Mãe de Jesus,  esteve sempre disponível, seguindo os passos de  seu filho até o fim e,  como mediadora, acolheu seus discípulos. José, o Pai adotivo e envolvido nos planos de Deus, foi um Homem fiel e obediente. Que eles sejam modelos e espelhos em nossa relação com Deus. 

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ-pE330w0GvWdrGi7tBSaTLHI1iZyRnc_dszV9HXI6a65Zh1lwIQBENDIGAMOS AO PAI PELA MANIFESTAÇÃO DE SEU FILHO NO SEIO DE MARIA. POR ISSO DEVEMOS NOS REUNIR E NOS “ENGRAVIDAR” COM MARIA DA PALAVRA DE DEUS E, ASSIM, PODER GERAR UM MUNDO NOVO.

ANTES DE AGIR, VAMOS OUVIR A VOZ DE DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário