30º Domingo do
Tempo Comum-28/10/2012
CRISTO É A LUZ QUE NOS
LIBERTA DAS TREVAS.
DIA NACIONAL DA JUVENTUDE Jcom o tema “Juventude e Qualidade de Vida” e Lema “Qual vida vale a pena ser vivida?” Rezemos pelos jovens que sonham por dias melhores e felizes, tanto na vida profissional como cristã que os levem ao verdadeiro sentido da vida.
No encerramento do mês missionário, bendigamos ao Pai em Jesus Cristo que, como Deus, se
fez servo para a salvação de toda a humanidade. ÿJesus personifica o rosto
humano de Deus, o rosto divino do homem, onde o ser humano é elevado à condição
divina. Por isso, somos missionários, voz de Deus e amados servidores do Reino,
um pequeno e fiel rebanho de Cristo na Igreja, fiel ao Evangelho, procurando
viver o que se prega. Caminhamos para o final do tempo
comum onde a sagrada liturgia nos coloca diante de temas que fazem parte do
cotidiano, das coisas simples na vida dos homens
&A
liturgia nos apresenta o Profeta incentivando o povo sofrido a confiar no amor
salvador e misericordioso de Deus e proclamar a liberdade: “Façam
festa, gritem de alegria!” O
Senhor salvou seu povo que proclama:
% “Maravilhas
fez conosco o Senhor, exultemos de alegria”. Paulo, por sua vez, revela que em
Cristo a figura do sumo sacerdote realiza-se plenamente. ÿEle é o único a levar nossas
necessidades e orações a Deus, como o novo Adão, em favor de seu povo sofredor.
Primeira
Leitura: Jeremias 31,7-9
Os cegos e aleijados, suplicantes, eu os receberei.
&O Profeta afirma que no momento mais
difícil da caminhada histórica dos israelitas para a terra prometida e o Povo
mergulhado na escuridão e no abandono, Deus se faz presente para libertá-lo e
conduzi-lo pela mão, com amor de Pai, ao encontro da liberdade e da vida plena. ÿA
cura de cegos e coxos sinaliza a chegada da salvação messiânica em Cristo,
revelando o amor predileto de Deus pelos marginalizadas: eu os conduzirei
para as torrentes da Água Pura.
&O
profeta Jeremias, nascido por volta de 650 a.C., exerceu sua missão no reino de
Judá entre 627/626 a.C., até depois da destruição de Jerusalém pelos Babilônios
(586). No exercício de sua missão, ele sofre e é perseguido. Pelo texto o profeta começa com um convite, ÿsuscitando à alegria e louvor porque Jahwéh vai reunir o
seu Povo e conduzi-lo através do deserto para retornar a sua pátria. Na
imagem da mulher grávida e da que deu à luz, o profeta representa a dor e o
sofrimento, além da fecundidade, alegria e a esperança de um povo livre e feliz.
A Palavra de Deus nos assegura que
não estamos sozinhos frente a nossos sofrimentos: Deus, com amor de
pai, cuida de nós. Cabe-nos reconhecer esse Amor.
Salmo
Responsorial: O salmista celebra as maravilhas do
Senhor, na esperança de ver a restauração plena da vida.
Segunda
Leitura: Hebreus 5,1-6
Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de
Melquisedec.
&Ao apresentar Jesus como o sumo
sacerdote, chamado e enviado pelo Pai ao mundo, “Tu és o meu Filho,
eu hoje te gerei”, para libertar os homens do egoísmo
e do pecado e conduzi-los à comunhão com Deus, “Tu és sacerdote
para sempre”, Paulo nos convida a contemplar a
grandeza do amor que Deus nos dedica através de Seu Filho. Na
apresentação da Carta aos Hebreus, ele mostra o grande Yamor de Deus pelo aos hebreus (e
toda a humanidade) e pede-lhes que creiam, confiem e acolham a proposta de Jesus, transformando em
gestos concretos de vida. ðO desejo de Paulo é orientar os cristãos a
redescobrir o entusiasmo inicial de conversão e fé num compromisso coerente e
comprometido com Cristo, fazendo
da vida um contínuosacrifício de louvor, de entrega e de amor.
Assumindo nossa humanidade, Jesus abraçou
nossa fragilidade, nossa fraqueza e nossa dependência, trazendo-nos, como
intercessor, esperança e confiança em Deus, nosso Pai.
Evangelho: Marcos
10,46-52 Senhor, que eu veja!
&O
episódio da cura do cego é um símbolo que salta aos nossos sentidos, representando
a humanidade, cada um de nós, a caminho da salvação e que necessita do amor
salvador. Jesus em Jericó, cidade mais velha do mundo, perto de Jerusalém, assume
o comando do povo para dar-lhes uma pátria eterna definitiva. A subida de
Jerusalém é decisiva para Jesus e para a humanidade. Jericó representa a velha
humanidade, o velho mundo. Bartimeu representa o ser humano que não consegue
caminhar sozinho: somos a família de Deus, da Trindade, onde ninguém se salva
sozinho. YBartimeu
nos deu exemplo de humildade, fé e confiança em Jesus.
&No
relato, o catequista Marcos nos apresenta o caminho de Deus para libertar o
homem das trevas para a luz: “Jesus, Filho de
Davi, tem compaixão de mim”. Como Bartimeu, o cego (situação do
homem no mundo), o cristão é convidado a acolher a
proposta de Jesus, trocar o homem velho pelo novo e segui-LO no caminho do amor
e do dom da vida. É a receita de Marcos para
passar da escravidão à liberdade, da morte à vida: “que queres que
te faça?”
Rabbuni: que eu veja!
Pelo
exemplo do cego, Jesus ressalta que o discípulo precisa de luz para segui-LO no
caminho da paixão. Tua fé te salvou! – o caminho da
Salvação. ÿSer discípulo é se comprometer, abrindo o coração para as obras
de solidariedade com os que continuam sentados à beira do caminho. É ser sinal,
estendendo a mão apra a vida.
O cego representa os iluminados pelo
Cristo que se comprometem a seguir um projeto de vida nova.
Jesus de Nazaré, que Se cruzou com o cego em Jericó, continua a
cruzar com cada um de nós nos caminhos da vida, oferecendo-nos a proposta
libertadora de Deus.
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