sábado, 16 de fevereiro de 2013


Domingo da Quaresma - 24/02/2013
ESTE É MEU FILHO, O ESCOLHIDO. ESCUTAI O QUE ELE DIZ!(Lucas 9,35) 
A Liturgia nos apresenta a transfiguração de Jesus diante de seus discípulos e o convite do Pai a acolher o que seu Filho Amado tem a dizer. A Campanha da Fraternidade com o tema “Eis-me aqui, envia-me!”, mostra a responsabilidade da Igreja em defender e promover a vida. Com esta nova cultura desafiadora, ela é chamada a se posicionar, anunciar e a denunciar, com motivação e responsabilidade, a divulgação da justiça, doa a quem doer, lembrando que quaresma é tempo de conversão e de renovação.
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSH8rhnu_FXrjHAWsRVxy59IUMjgLQT2d0LRbfNoUvZEkWhvF6ABgNo Domingo da transfiguração do Senhor, a Palavra de Deus define o caminho do verdadeiro discípulo. O caminho é a escuta atenta à voz do Pai seguindo seu plano de salvação. Por isso, subir a montanha com Jesus é fazer a experiência de Sua intimidade, sentir Sua glória e a escuta de Sua Palavra. A transfiguração nos ensina a valorizar os momentos “de Tabor”, que são os momentos de paz, de reflexão, de oração. http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR5z8KiEC1IXzRMcx7_dZ2xQ79uuVqd9zcWDcOlv_lC-I-dXF8eFgViver na fé é fazer a experiência “de Calvário”. Teremos dificuldade de suportar os espinhos da vida, contando somente com nossas próprias forças. A oração, a Palavra de Deus, a meditação é o caminho que nos eleva ao alto, como fizeram os três discípulos, seguindo Jesus. A Liturgia nos convida a ouvir a voz brotada das nuvens: “Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutem o que ele diz!” Ouvir é o caminho para vencer os Calvários da vida. O caminho para descer e “lavar os pés” dos irmãos, é subir o Monte Tabor e ser transfigurado com e como o Senhor.
Primeira Leitura: Gênesis 15,5-12.17-18 Deus fez Aliança com Abraão, homem de fé.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTKBa318QPG2GcEVG2i7oTo34wajtlFkwwzMf7C-Z7otVC8FNvX Deus faz uma aliança com Abraão e seus filhos, prometendo-lhe uma descendência tão numerosa quanto às estrelas do céu. A promessa da terra orienta Abraão a seguir o caminho da fé obediente, mantendo a esperança no Deus da aliança, como fidelidade a sua palavra. Com razão Abraão simboliza o protótipo da fé inabalável, ao aceitar o plano de Deus, significando que ele teve uma atitude correte em sua relação com Jahwéh. http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSKlyrmDfd1QHiA_OxcD8nJwwuTk-SFLYx25zaMlqiRNHErEtMkEgDois temas vitais para o Povo de Deus: descendência e posse da terra. Como garantia desse pacto, Deus exige uma grande celebração com sacrifícios de animais, selando o compromisso. Seguindo o modelo humano de pacto, o catequista bíblico acentua a idéia de um compromisso solene e irrevogável que Deus assume com Abraão, sem exigir nada dele, apenas de passar entre os animais mortos. Deus passa em forma de fogo. A promessa de Deus fica assim selada e garantida. É preciso ter a fé de Abraão.
Deus se revela a Abraão como um Deus fiel, por isso seguir Abraão é construir nossa existência, confiante no amor eterno e misericordioso no Deus que nos criou.
Salmo Responsorial: O salmista tem confiança em viver na presença do Senhor e seguir seus caminhos. O Senhor é a minha luz e a minha salvação.
Segunda  Leitura: Filipenses 3,17-4,1 Cristo transformará o nosso corpo e o tornará semelhante ao seu corpo glorioso.
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQGAQsJ5FAS0X_gI1Z4MK-icRZ02l3SlU4ab3b3SKdMu7vfUmdc O texto ressalta nossa cidadania no céu, por isso somos chamados a uma relação amorosa com nosso salvador que nos conduz a uma vida nova e semelhante a seu corpo glorioso.  Nossa transfiguração resulta de uma conversão sincera e coração contrito, construída sob o sinal da cruz, da doação, do amor e da entrega ao irmão,
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRO9gRdLGFbS9rsgHXvLQnoWK7CZKJc6Am36VRH7LwKr-CZsTV4wQlonge dos prazeres, do orgulho e da ganância deste mundo. O alerta de Paulo é fugir do triunfalismo e do mau exemplo, porque a salvação é um processo em que o cristão vai amadurecendo seu coração no amor do Pai, seguindo os passos de Cristo. Se Deus é por nós, quem será contra nós? Nosso destino, segundo Paulo, é um corpo transfigurado pela ressurreição. Temos
 como garantia Jesus Cristo, O Senhor e Salvador.
Só a transformação radical do coração nos conduzirá a essa vida nova, transfigurada pela ressurreição.
Evangelho:  Lucas 9,28b-36 Enquanto Jesus rezava, seu rosto mudou de aparência.
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRBlBmRJWAxqPcUzivjC21MkCVLQ3-XWrPM7bGFn1_bHogVmsyM5wO Evangelho relata a transfiguração de Jesus. Os discípulos, Pedro, Tiago e João, sentem na carne a experiência mística e antecipada da ressurreição, sem entender seu significado. Moisés e Elias conversam com o Salvador sobre a morte. Eles, na glória, representam a Lei e os Profetas. O texto revela a identidade de Jesus: Este é meu Filho, escutem o que Ele diz.http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRMKzuXxriMiuMqbfrGc0loPdV147eSmVMp6S25mjEzaRTjDwq8EQ Os três discípulos têm uma reação humana compreensível. Desejam permanecer na companhia de Jesus, Moisés e Elias onde algo maravilhoso aconteceu, esquecendo seus problemas de vida normal. As pessoas ávidas pela santidade fazem da Igreja o que aqueles três queriam fazer: um lugar de refúgio, perto de Deus e longe dos atrativos da vida cotidiana.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR76c5rnSELST4LtgrV78VFvMJzSn6l5oHu-ug-wKkLsz-t9hcNPedro, Tiago e João sentem, no episódio, a missão de Jesus como salvador, em obediência à vontade de Deus, por isso nada revelam o que viram. O sono dos discípulos mostra nossa pobreza diante do mistério de Cristo, enquanto o Messias sofredor passa pelo caminho da cruz para chegar à glória, como o ápice desta revelação. Seguir Jesus supõe a compreensão da paixão e da cruz, o que os discípulos somente abriram seus olhos após a ressurreição do Senhor.
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS4pyFsqNvXiec6Hdd13CDahdPCjzdsueGsFiLzVsDhfZXOhS5Z Na transfiguração do Senhor, vamos subir a montanha com Jesus, viver o mistério salvífico e renovar nosso compromisso de ouvir e praticar a voz do Pai que, por amor, entregou a própria Filho pela redenção do mundo.

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSRmf7mn0FW3QO0b649FdVSNbDOV7d1it2-AVanJZFMumUnno3oA transfiguração tem sua mensagem e simbolismo: 1) a montanha como lugar de retiro, oração; 2) As vestes brancas como transformação pessoal; 3) as tendas como sinal da presença de Deus; 4) a nuvem como presença de Deus ou como a escuridão da vida; 5) a VOZ como a palavra de Deus; 6) Moisés e Elias como as figuras símbolos do antigo testamento; e 7) o rosto resplandecente como as alegrias na glória de Deus.. A transfiguração é o prenúncio da glória que há de vir: a Pátria Celeste. É preciso descer o monte, assumir o batismo, a filiação e enfrentar os conflitos que nos esperam, com dedicação e amor.

A transfiguração de Jesus nos acena do alto do monte: não desanimeis, pois Deus não conduz ao fracasso, mas à ressurreição, à vida e à felicidade sem fim.
A religião não é um ópio que nos adormece, mas um compromisso com o amor de Deus que gera amor aos irmãos e nos transforma.
, wlimar@yahoo.com.br
Faça sua avaliação, dando sua sugestão sobre o Blog.


REFLETINDO A Campanha da Fraternidade 2013

Objetivo geral: Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.
Objetivos específicos: 1- Propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a elaboração de seu projeto pessoal de vida; 2- Possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos; 3- Sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário