quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A ESPERANÇA É A RESSURREIÇÃO

A  M O R T E  -  PORQUE TANTO TEMOR!...  

SALÁRIO DO PECADO É A MORTE
no entanto,
O dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus
PARTE
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS-pGvntokj4bf2xLriLM2TRrkkwgUEaOu8YMk15wIybW-P45MBDeus ao criar os anjos, deu-lhes inteligência superior e liberdade para decidir entre o bem e o mal. Sob o comando do Príncipe da Luz, um grupo de anjos, desejando ser igual a Deus, se revoltaram, foram expulsos do Paraíso e jogados no inferno, juntamente com, o agora, príncipe das trevas, Satanás.
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS3nRAIR-DMOLz5RxJcGtdJE5l3XV5Isslp3aMfWrl1B4WDn6fwDeus criou os homens, dando-lhes Inteligência e liberdade para decidir entre o bem e o mal. Tentados por Satanás, traíram a confiança de Deus e foram expulsos do Jardim do Éden. Pelo pecado, perderam as benesses do Criador que lhes sentenciou: “viver do suor de seu rosto”, em consequencia, a morte.
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTgJ0MOiHsoY1qAqNh_Drf4REQJIZkwhmmc5YXXHOdUS9iQWZ89PREPARAÇÃO PARA O JUÍZO FINAL: Que acontecerá na volta gloriosa de Cristo” (cat 1040), “que virá em sua glória, e todos os anjos com ele” (cat 1038). Tudo depende de como viveremos esta vida: aceitando ou rejeitando a graça Divina. Em aceitando: significa viver o amor de Deus. É nesta vida presente que faremos nossa escolha entre a VIDA (o bem) e a MORTE (o mal), o que exige CONVERSÃO permanente. Pela conversão a Cristo, pelo sacrifício e pela fé confiante e generosa ao amor Divino do Pai, o pecador passa da morte para a vida “sem ser julgado” (Jo.5,24 e Cat 1470). Para tanto, foi instituído o Sacramento da Penitência e as obras de caridade que nos conduzem a reconciliação com Deus – Convertei-vos e fazei penitência!
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT-8mIy1WTd3N427tn0mfGszNYRCdyYZlpUiujC5RvMCbMbmxoQJesus Cristo já nos redimiu: mas o ser humano é livre para optar entre o amor de Deus ou recusar Sua Graça. Não é pela vontade de Deus que alguém se condena, Ele deseja a salvação de todos. É pela recusa de Sua graça, nesta vida, que uma pessoa se julga a si mesmo, rejeitando o amor de Deus e, por isso, recebendo a condenação eterna” (cat 679).
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRwFqCwlXDueYdtGS7P6ftCjMoWK-LiKvb7v1YwekqDAr24GhxWEAO imaginário das pessoas, sobre o Juízo Final, tem tirado o sono de muitos incautos e desinformados. Verdadeiramente, o Juízo Final nos deve alimentar a esperança na misericórdia de Deus, quando Jesus Cristo, vitorioso, voltar para colher os frutos de sua missão, cumprindo a vontade do Pai. Estes frutos são conseqüência de sua morte e ressurreição, da ação do Espírito Santo sobre sua esposa predileta, a Santa Igreja, por Ele instituída e dos que receberam a Palavra e a acolheram. 
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRbvGmAdIyhjyQV1BtHgcdZFd7mN5QIZulR8KFZaaJVlkjhraMYAwA Parusia – a vitória do Filho de Deus, quando o mundo será um “novo céu e uma nova terra” – será a volta gloriosa de Cristo, então a morte não existirá mais”. O Juízo Final é um apelo à conversão, significando que ainda há tempo para uma mudança de vida e seguir os caminhos do Senhor” (Cat 1041), porque o tempo presente é o tempo favorável, o tempo da salvação (2Cor 6,2). Quando acontecerá tudo isso? Só o Pai sabe o dia e a hora” (Mt 24,36). A Ele compete decidir sobre a Sua vinda. Cabe a nós viver, cada dia ,como se fosse o último, testemunhando aqui na terra a realização da vontade de Deus sobre o mundo.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTcNmPMDKRCAEgCkLwuwNKC7jbyzuypZPyUds1XJfAiX2JlRDVlPQA ESPERANÇA É A RESSURREIÇÃO: Rezamos na profissão de fé Cremos na ressurreição da carne e na vida eterna”. A Ressurreição é a verdade fundamental da nossa fé. Cremos e vivemos na fé de Cristo vivo, ressuscitado dos mortos, após a consumação de nossa salvação na cruz” ( Jo 19.28-30).  Se Cristo não ressuscitou é vã a nossa fé  (I Cor 15.13-14,17,20)  Isto é, se não houvesse ressurreição tudo seria inútil. Mas Deus não permitiu que o Seu Dileto Filho vivesse a corrupção. “O ressuscitou e disso todos nós somos testemunhas” (Atos 2.27-32). Portanto, “que todo o povo de Israel saiba, com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes” (Atos 2:36). “Deus ressuscitou a Cristo dentre os mortos e Ele estará entre nós todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt. 28:6-8). Aparição às mulheres (Mt 28. 9-10) e estará, sempre, guiando-nos e nos fortalecendo na pregação da Boa Nova do Evangelho. “Deus ressuscitou Cristo dentre os mortos, Ele é as primícias entre os mortos e Ele ressuscitará a nós e nos levará para Si e, assim, estaremos para sempre com o Senhor (I Ts 4:13-17).
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQTd7CNCxMbzZ1yU0-fFlms-TnyDHWDLsz1HEmrOKSH4kmJu-FDNós vivemos e pregamos o Cristo vivo, poderoso e santo, que, para alguns, é loucura, para outros, é escândalo, para nós, os que cremos, é a certeza de vida eterna. Paulo nos dá o veredicto decisivo:SE CRISTO NÃO RESSUSCITOU É VÃ A NOSSA FÉ e a nossa pregação é sem fundamento”; “na realidade, Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram” (1Cor 15,12-14-20). 
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRFFZtUhf37dKRE80DfdfVFGTx8bbKqXT00dDAjOuxPUaSL6nwRApós a ressurreição, algumas aparições: Maria Madelena (Jo.20,1-2); Pedro e outros discípulos (Jo.20,3-9), grupo de discípulos (Jo.20,19-31). Era o mesmo Jesus, como sempre foi, comendo com eles, trazendo paz, partindo o pão e os enviando à missão. O exemplo mais fantástico foi o encontro com os discípulos de Emaús, no partir o pão (Lc 24, 30-32).http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQulK6S96brkYNC-Bs6Jx-LavANjqKK69XKAsGen0zM9cvg7xW6GA
Ressurreição e Batismo: A ressurreição começa no Batismo, sinal indelével do Povo de Deus, que vive a esperança da eternidade. O batizando, como condição, procura optar por uma vida aberta ao Espírito Santo da graça e a viver a justiça no amor a Deus e ao próximo, como verdadeiro caminho para a vida eterna. 
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRjXqE_xiw5T-zSYBaLsryZ9F_GwDtgH9u5PjyKGKKqGPh_B9Qu5AA certeza de que Deus sempre comprovou sua fidelidade à ressurreição, lemos as seguintes comprovações: a) no antigo Testamente, o exemplo vivo dos irmãos Macabeus quando, enfrentando a sedução e a maldade do Rei, o jovem exclama: Tu, ó malvado, nos tira a vida presente, mas o Rei do Universo nos fará ressurgir para uma vida Eterna (2Mac.7,9. 14.17). b) Esta fidelidade aos justos e sofredores, à vida eterna, no Novo Testamento, Lucas nos apresenta a parábola do rico avarento e o pobre Lázaro (Lc.16,19-31).
MEMORANDO:
Em virtude da ”comunhão dos santos”, a Igreja recomenda osdefuntos à misericórdia Divina, oferecendo preces a seu favor, de modo especial, na celebração eucarística.
Como lembrar a morte:
 “Maior ansiedade do ser humano: simplificar a morte.” Mário Quintana
“Morrer é o apagar da lâmpada ao nascer do dia e não o apagar do sol.” Tagore
“Aceito a morte não apenas por ser inevitável como também construtiva. Se não morrêssemos, não apreciaríamos a vida.” Jacques Cousteau
“O homem fraco teme a morte; o desgraçado a chama; o valente a procura. Só o sensato a espera.” Benjamin Franklin
“A morte não está mais perto do idoso do que do recém-nascido. Nem a vida.” Khalil Gibran 

 “Disse à vida: ‘Gostaria de ouvir a morte falar.’ E a vida ergueu a voz um pouco mais alto, e me disse: ‘Estás ouvindo-a agora.’” Khalil Gibran
“A tragédia da vida é o que morre dentro do homem enquanto ele vive.” Albert Schweitzer



Nenhum comentário:

Postar um comentário